Como administrar um restaurante pequeno? 13 dicas essenciais

Saber como administrar um restaurante pequeno é fundamental para que seu empreendimento seja bem-sucedido.

Afinal, o gerenciamento de um negócio não é uma tarefa fácil. É preciso lidar com clientes, funcionários e fornecedores, realizar um bom planejamento, se atentar ao marketing e muito mais!

Em um cenário competitivo, a boa gestão é ainda mais importante. Por essa razão, não deixe de acompanhar o artigo e descubra tudo o que você precisa fazer para que seu negócio decole!

Simplifique as vendas do seu restaurante, atenda seus clientes de um jeito mais rápido, seguro e eficiente!

Como administrar um Restaurante pequeno? 

Segundo relatório do Sebrae, uma das principais causas da falência de uma empresa é justamente a gestão empresarial. 

Além disso, conforme revelou uma pesquisa da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), mais da metade dos bares e restaurantes (53%) operam no vermelho.

Portanto, se você quer evitar essa situação e fazer seu negócio prosperar, é preciso saber como administrar um restaurante na prática.

Há práticas que ajudam a aumentar a rentabilidade e simplificar a gestão. Confira nossas dicas para montar e administrar um restaurante pequeno:

1) Escolha uma boa localização

A localização fará toda a diferença para a movimentação do seu restaurante. Visibilidade é muito importante e é preciso estar onde seus clientes estão.

Também é preciso levar em consideração os estabelecimentos próximos e os hábitos de consumo dos moradores e frequentadores da região.

Como escolher o melhor ponto comercial para restaurante?

2) Fique atendo a todas regras e a legislação do setor

Uma das dicas essenciais sobre como administrar um restaurante e evitar situações desagradáveis, como multas, é conhecer a legislação do setor.

Fique atento às regras sanitárias e de higiene, conheça as leis trabalhistas do segmento e não se esqueça dos impostos obrigatórios, como ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) e CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido).

Para te ajudar, considere contratar um profissional ou uma consultoria contábil e tributária.

Legislação para Restaurantes: O Que Você Precisa Saber!

3) Use um sistema de gestão e vendas

A administração do restaurante fica muito mais fácil com um sistema de gerenciamento de restaurante. Basta lançar as informações, que a tecnologia irá cruzá-las e te apresentar tudo o que você precisa saber sobre seu negócio. 

De forma rápida e prática, você terá em mãos tudo o que precisa para controlar seu negócio, como:

  • gerenciamento de caixa;
  • administração de estoque;
  • controle do fluxo de vendas;
  • controle fiscal;
  • etc.

Sistema para restaurante: 10 vantagens do software para bar e restaurante

4) Tenha um aplicativo de delivery

Pedir comida em casa se tornou um hábito muito comum entre os brasileiros, ainda mais com a pandemia do novo Coronavírus.

Por isso, adotar um sistema de delivery é fundamental para aumentar as possibilidades do seu negócio e atender a um público maior.

Você pode considerar ter um aplicativo de delivery próprio, o que pode ser bastante vantajoso, ou inserir seu cardápio digital nos apps mais famosos.

5) Analise a concorrência

Fazer uma boa pesquisa sobre os restaurantes que estão competindo com o seu te ajudará a identificar como você poderá se destacar da concorrência.

Analise os serviços que seus concorrentes oferecem, os preços, a qualidade da comida e também os feedbacks deixados em apps de delivery e redes sociais.

6) Procure bons fornecedores

A qualidade dos seus produtos e serviços está totalmente relacionada ao fornecimento de insumos. Por isso, escolha bem seus fornecedores! 

Priorize os que oferecem melhores preços, sem abrir mão da qualidade. Outros diferenciais são as entregas no prazo e boas opções de pagamento. 

Como escolher fornecedores para restaurante?

7) Tenha um ambiente agradável

Cada detalhe do restaurante é importante para melhorar a experiência do cliente. Portanto, é importante estar atento ao ambiente que você proporciona.

Alguns pontos a se observar são: conforto, distância entre mesas e cadeiras, sensação de aconchego, climatização, decoração e até uniforme dos funcionários.

8) Cuide da higiene

Pensar em como administrar um restaurante da forma correta está totalmente relacionado a higiene, que é um dos pontos chaves de quando se trabalha com produtos alimentícios.

Oferecer um ambiente impecável e que atende às normas de higiene é imprescindível, tanto para melhorar a percepção do consumidor, como para evitar problemas com a vigilância sanitária e a transmissão de doenças.

Normas da Vigilância Sanitária para Restaurantes

9) Preze por um bom atendimento

Um atendimento de qualidade é o segredo para a fidelização de clientes. Para conquistar esse resultado, ofereça um atendimento personalizado, cordial e ágil. Toda a equipe deve estar alinhada com essa diretriz.

Além disso, qualquer reclamação deve ser apurada e solucionada o quanto antes!

10) Monte uma equipe qualificada

Outro segredo de sucesso sobre como administrar um restaurante é contar com uma equipe qualificada.  Mas, não basta buscar por profissionais especializados, também é preciso valorizá-los.

Pagar um salário compatível com o mercado e promover campanhas de incentivo são importantes para manter sua equipe motivada. Funcionários motivados tendem a tratar melhor os clientes!

11) Cuide das finanças do seu negócio

Não tem como abordar dicas sobre como administrar um restaurante sem mencionar as finanças. Um bom gerenciamento de recursos é indispensável para manter seu negócio funcionando e evitar entrar no vermelho.

Sempre faça o acompanhamento de todas as despesas e receitas diariamente. Isso evita que algum dado seja esquecido.

Análise com frequência essas informações para identificar onde você pode gastar menos ou investir em melhorias do estabelecimento com os lucros.

Há sistemas de gestão que ajudam o empreendedor a realizar o controle das finanças. Vale recorrer a automatização para conquistar mais eficiência e evitar erros nesses processos!

Gestão de restaurante: Dicas para evitar prejuízos no caixa

12) Faça um controle de estoque organizado

O estoque precisa sempre estar em dia! Afinal, é uma situação muito desagrável quando o consumidor faz um pedido, mas há ingredientes faltando. 

Portanto, contabilize a entrada e saída de alimentos para sempre comprar o que é preciso na hora certa. Fique de olho também na data de validade para evitar desperdício.

Controle de estoque para restaurante: Como fazer e dicas valiosas

13) Tenha um bom marketing

Por fim, você precisa alcançar seus consumidores e, para isso, é necessário investir em um bom marketing. Deixar panfletos em estabelecimentos próximos costuma ser eficiente para pequenos restaurantes.

Mas não deixe de investir em estratégias de marketing digital, como as redes sociais que permitem a criação de anúncios segmentados para atrair o público da sua região. Outra opção é o Google Adwords, que permite veicular anúncios a uma audiência qualificada.

Marketing para Restaurantes: ideias para alavancar suas vendas

Simplifique as vendas do seu restaurante, atenda seus clientes de um jeito mais rápido, seguro e eficiente!

Sistema para bar e restaurante Simpliza

O sistema para restaurante do Simpliza é grátis, completo com todas as ferramentas que seu restaurante precisa e o nosso maior orgulho: temos um suporte humanizado, especializado e muito “parceiro”. Nosso objetivo, para além de simplificar suas vendas, é construir uma relação de parceria com você!

Com isso em mente, o Simpliza é um software com uma tela fácil de se manusear, simples de entender e foi desenvolvido para automatizar todas as etapas da gestão do seu negócio! Nós queríamos um software que simplificasse a gestão dos empreendedores, e para isso, criamos o Simpliza.

Somos um programa de vendas e gestão 100% online, grátis e não temos taxa de cancelamento.

Nosso sistema para restaurantes, bares e lanchonetes é completo: painel administrativo, fiscal, integração iFood e aiqfome, delivery, cardápio digital, comanda eletrônica e muito mais!

E maaaais! Caso você queira um retaguarda mais robusto e equipado, nós temos integração com a Omie, onde você pode contratar nosso Caixa simples e eficaz junto com a gestão financeira poderosa da Omie.

Também temos integração com a Goomer Go, que é referência em auto atendimento no Brasil com tablets e totens de última geração.

Conheça nosso sistema para delivery gratuito integrado iFood

Conclusão – Como administrar um restaurante pequeno? 13 dicas essenciais

Como vimos, saber como administrar um restaurante é indispensável para o bom funcionamento do seu negócio.

Porém, essa tarefa não precisa ser árdua. Ao seguir as dicas certas e automatizar alguns processos, é possível otimizar a gestão do seu negócio e conquistar melhores resultados!

Aproveita e corre dar uma olhada no restaurante do nosso blog! Ele está cheio de artigos com dicas, sugestões, novidades e notícias para donos de restaurantes, bares e lanchonetes.  

Continue lendo…

3 Formas de Como Vender Comida Pela Internet Sendo Iniciante!
O Que É Take Away e Como Implementar no Seu Restaurante? [PASSOS]
Como Montar Um Delivery? 8 Dicas Fundamentais Para Não Errar!

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You May Also Like