8 Etapas da Produção de Cerveja Artesanal: Como Montar uma Cervejaria

Aprenda a fazer cerveja artesanal!

Antes de eu te falar sobre o porquê você deve investir em uma cervejaria artesanal, deixa eu te explicar primeiro o que é cerveja artesanal!

O nome técnico para a bebida é American Lager, que são as cervejas com aromas mais tímidos de malte e pouco amargor. São essas com sabor massificado denominadas de “tipo Pilsen”, famosas por serem cervejas suaves de se beber e o mais importante, baratas de se produzir! A cerveja artesanal é produzida com foco na variedade de cores, sabores e aromas, e quase sempre fabricadas por pequenos e médios empreendedores.

Agora, eu te respondo o porquê de investir em uma cervejaria artesanal ou, as microcervejarias:

Segundo a pesquisa realizada pela Kirin Beer University, divulgada no Anuário de 2015 da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), o Brasil é o 3º maior produtor de cerveja no mundo! E isso acaba por acarretar um ótimo mercado que cada vez se expande mais e mais!

Com isso em mente, o Simpliza separou para você as 8 etapas da produção de cerveja artesanal. Bora?!

Aprender criar cerveja é fácil
bora aprender a produção de cerveja artesanal!

Malteação

É a primeira etapa da produção da cerveja artesanal, e consiste em germinar os grãos dos cereais. Para fazer isso, eles são umedecidos, para depois secar e torrar. É aqui que definimos o sabor e aroma da cerveja, pois o tipo do malte é o responsável por essa definição. Quanto mais torrado o malte, mais escura fica a cerveja.

Essa etapa pode não ser necessária, basta comprar o malte torrado e moído.

Mosturação ou Brassagem

Depois de ser moído, o malte deve ser fervido, sendo levado ao fogo para cozinhar em temperatura pré-determinada. Nesse processo, o amido se transforma em açúcar, responsável por ativar as leveduras. Essa etapa tem duração de 60 a 90 minutos.

Filtragem

Na filtragem, separa-se o mosto (nome da cerveja antes da fermentação) das cascas e do grão. Média de duração de uma hora.

Fervura

Agora, o que sobra de bagaço é lavado, e coloca-se no mosto a águe com o resto dos açúcares. O processo dura em média 60 a 90 minutos. É esse tempo que vai garantir que a cerveja alcance o resultado desejado, e por conta disso é muito importante cronometrar. Durante a fervura, é possível corrigir a densidade do mosto adicionando água.

Resfriamento

Agora deve-se resfriar o mosto para que o fermento possa ser inoculado. A temperatura correta para as leveduras atuarem é a da fermentação, definida conforme o tipo de fermento usado. Esses micro-organismos são muito sensíveis e não podem ser expostos a temperaturas altas, senão podem morrer e prejudicar todo o processo até aqui.

Fermentação

O próximo passo é a fermentação, em que as leveduras consomem os açúcares fermentáveis do mosto, transformando-o em álcool e gás carbônico e reduzem o PH da cerveja. A combinação responsável por formar a cerveja.

Maturação

Esse é o passo onde deixamos as leveduras atuarem mais um pouco na cerveja, ajudando a amadurecer a bebida. Além disso, nessa etapa podem ser adicionados mais alguns ingredientes. Apesar de muitos considerarem essa etapa opcional ela é de extrema importância, pois garante a eliminação de possíveis off flavors (depois da fermentação, ainda há leveduras em atividade baixa na cerveja. A atuação delas é fundamental para a reabsorção de compostos que geram falhas na cerveja, como a acetaldeído e o diacetil).

Envase

E por fim, nessa etapa a cerveja é engarrafada. Vale-se lembrar que na produção de uma cerveja artesanal, existem muitos outros processos que não citamos aqui, porém são opcionais e variam de acordo com o tipo de cerveja produzida.

Cerveja produzida artesanalmente

Conteúdo Extra

Cerveja Artesanal – Produção Passo A Passo – Capitão Barley Cerveja Artesanal

Aproveita que está interessado(a) em investir em cervejas e confere nossas dicas de como abrir um delivery de cerveja para se dar bem e oferecer um serviço de entrega de qualidade!

Corre dar uma olhadinha no restante do nosso blog, cheio de conteúdo para os empreendedores e amantes do ramo alimentício! Cheio de dicas e sugestões só pra você.

O Simpliza é especialista em sistemas de vendas para restaurantes. Conheça nosso módulo delivery para você ficar longe de taxas e comissões e também nosso pdv completo!

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You May Also Like