Produção de Cerveja Artesanal: Como montar uma cervejaria e etapas

Aprenda a fazer cerveja artesanal!

Produção de Cerveja Artesanal: Como Montar uma Cervejaria e etapas

Antes de eu te falar sobre o porquê você deve investir em uma cervejaria artesanal, deixa eu te explicar primeiro o que é cerveja artesanal!

O nome técnico para a bebida é American Lager, que são as cervejas com aromas mais tímidos de malte e pouco amargor. São essas com sabor massificado denominadas de “tipo Pilsen”, famosas por serem cervejas suaves de se beber e o mais importante, baratas de se produzir! A cerveja artesanal é produzida com foco na variedade de cores, sabores e aromas, e quase sempre fabricadas por pequenos e médios empreendedores.

Agora, eu te respondo o porquê de investir em uma cervejaria artesanal ou, as microcervejarias:

Segundo a pesquisa realizada pela Kirin Beer University, divulgada no Anuário de 2015 da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), o Brasil é o 3º maior produtor de cerveja no mundo! E isso acaba por acarretar um ótimo mercado que cada vez se expande mais e mais!

Com isso em mente, o Simpliza separou para você as 8 etapas da produção de cerveja artesanal. Bora?!

1) Malteação

É a primeira etapa da produção da cerveja artesanal, e consiste em germinar os grãos dos cereais. Para fazer isso, eles são umedecidos, para depois secar e torrar. É aqui que definimos o sabor e aroma da cerveja, pois o tipo do malte é o responsável por essa definição. Quanto mais torrado o malte, mais escura fica a cerveja.

Essa etapa pode não ser necessária, basta comprar o malte torrado e moído.

2) Mosturação ou Brassagem

Depois de ser moído, o malte deve ser fervido, sendo levado ao fogo para cozinhar em temperatura pré-determinada. Nesse processo, o amido se transforma em açúcar, responsável por ativar as leveduras. Essa etapa tem duração de 60 a 90 minutos.

3) Filtragem

Na filtragem, separa-se o mosto (nome da cerveja antes da fermentação) das cascas e do grão. Média de duração de uma hora.

4) Fervura

Agora, o que sobra de bagaço é lavado, e coloca-se no mosto a águe com o resto dos açúcares. O processo dura em média 60 a 90 minutos. É esse tempo que vai garantir que a cerveja alcance o resultado desejado, e por conta disso é muito importante cronometrar. Durante a fervura, é possível corrigir a densidade do mosto adicionando água.

5) Resfriamento

Agora deve-se resfriar o mosto para que o fermento possa ser inoculado. A temperatura correta para as leveduras atuarem é a da fermentação, definida conforme o tipo de fermento usado. Esses micro-organismos são muito sensíveis e não podem ser expostos a temperaturas altas, senão podem morrer e prejudicar todo o processo até aqui.

6) Fermentação

O próximo passo é a fermentação, em que as leveduras consomem os açúcares fermentáveis do mosto, transformando-o em álcool e gás carbônico e reduzem o PH da cerveja. A combinação responsável por formar a cerveja.

7) Maturação

Esse é o passo onde deixamos as leveduras atuarem mais um pouco na cerveja, ajudando a amadurecer a bebida. Além disso, nessa etapa podem ser adicionados mais alguns ingredientes. Apesar de muitos considerarem essa etapa opcional ela é de extrema importância, pois garante a eliminação de possíveis off flavors (depois da fermentação, ainda há leveduras em atividade baixa na cerveja. A atuação delas é fundamental para a reabsorção de compostos que geram falhas na cerveja, como a acetaldeído e o diacetil).

8) Envase

E por fim, nessa etapa a cerveja é engarrafada. Vale-se lembrar que na produção de uma cerveja artesanal, existem muitos outros processos que não citamos aqui, porém são opcionais e variam de acordo com o tipo de cerveja produzida.

Como abrir um gastrobar/gastropub? Melhor sistema para gastrobar e mais dicas

Sistema para bar Simpliza

Você já conhece o sistema de vendas e gestão Simpliza? 

Simpliza é um sistema para restaurante e bar grátis que te auxilia em todas as funções do seu negócio, simplificando sua gestão e aumentando suas vendas. Nossas ferramentas foram desenvolvidas para automatizar seu restaurante, melhorar seu atendimento e organizar sua gestão financeira!

Com o programa para bares do Simpliza, é possível facilitar atividades como controlar o estoque, delivery, fluxo de caixa e gestão de pedidos.

E o melhor: Somos um software de vendas e gestão 100% online, grátis e não temos taxa de cancelamento.

Conheça algumas ferramentas do nosso sistema:

Ainda não acabou! Nós também temos integração com a Omie, onde você pode contratar nosso Caixa simples e eficaz junto com a gestão financeira poderosa da Omie.

E também temos integração com a Goomer Go, que é referência em autoatendimento no Brasil com tablets e totens de última geração.

Clique aqui e saiba mais!

Conteúdo Extra

Aproveita que está interessado(a) em investir em cervejas e confere nossas dicas de como abrir um delivery de cerveja para se dar bem e oferecer um serviço de entrega de qualidade!

Corre dar uma olhadinha no restante do nosso blog, cheio de conteúdo para os empreendedores e amantes do ramo alimentício! Cheio de dicas e sugestões só pra você.

O Simpliza é especialista em sistemas de vendas para restaurantes. Conheça nosso módulo delivery e também nosso pdv completo!

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You May Also Like