Controle de estoque para restaurante: Como fazer e dicas valiosas

close up female business owner hand hold tablet device checking inventory stock at shop warehouse distributor factory business ideas concept

Realizar um controle de estoque para restaurante bem feito é crucial para uma gestão de negócios eficaz e de qualidade.

Isso por que um controle de estoque organizado ajuda a eliminar gastos desnecessários, ajuda no controle de custo dos alimentos e melhora a lucratividade do restaurante.

Controle de estoque para restaurante: Como fazer e dicas valiosas

É uma tarefa difícil, porém de muita importância! Afinal, mantendo a organização do seu estoque, você evita a compra de produtos em excesso, evita vencimento de alimentos e garante um lucro maior no fim do mês como consequência.

E foi pensando nisso que separamos para você uma lista com dicas para um controle de estoque para restaurante sem erros!

Contrate um painel administrativo para restaurante grátis com o sistema de vendas Simpliza!

Dicas valiosas e práticas de controle de estoque para restaurante

Confira essa lista e veja as melhores dicas e estratégias para aprimorar o controle de estoque do seu restaurante:

  1. Faça a contagem de estoque com frequência, sendo essa diariamente para alguns alimentos e duas vezes por semana para outros. Com isso em mente, recomenda-se que sejam concluídos antes de realizar os pedidos semanais.
  2. Tenha um dia e horário fixo para as contagens de estoque do seu restaurante, para manter assim uma organização de cronograma. Atenção! Faça a contagem antes de abrir ou depois de fechar, e nunca durante o funcionamento do restaurante. Isso ajuda para que não haja itens contados duas vezes devido a possíveis confusões.
  3. Antes de fazer o seu controle de estoque para restaurante, limpe e organize a área. Mantenha tudo sempre organizado e lembre-se sempre de jogar fora os alimentos vencidos e criar um padrão de armazenagem.
  4. Integre ao seu controle de estoque uma base FIFO (primeiro a entrar, primeiro a sair). O que isso significa? Itens mais antigos devem ser postos à frente dos demais para que sejam usados primeiro e não expirem. Além disso, evite a compra de grandes quantidades de alimentos para reduzir possíveis roubos, vencimentos e deterioração.
  5. Mantenha a área de estoque sempre limpa, afinal, a limpeza e a organização são fundamentais em qualquer ambiente que busque oferecer serviços e alimentos de qualidade. Não deixe produtos no chão, mantenha as embalagens lacradas e limpe frequentemente o local.
  6. Um dos pontos mais importantes de um controle de estoque é a listagem de produtos. Com isso em mente, faça uma listagem completa com todos os produtos em estoque, numerados e categorizados. O processo deve ser atualizado com frequência e seguir o fluxo de estoque do seu negócio. Mantenha as informações sempre em dia! 

Sistema para restaurante com integração iFood, controle de estoque e muito mais: clique aqui e saiba mais!

Automatize seu controle de estoque para restaurante com um sistema de vendas e gestão!

Além de seguir essas dicas para realizar um controle de estoque organizado, é importante que você considere contratar um software que te ajude a automatizar o processo.

Com um sistema administrativo eficaz, você evitará possíveis erros, automatizará seu controle de estoque e assim, terá mais tempo para cuidar dos outros setores do seu restaurante. Ou seja, fazer o controle de estoque do seu restaurante fica mais fácil e você consegue estar atento á cozinha, delivery, atendimento, satisfação dos clientes e cuidar da sua equipe (confira aqui 5 dicas para ter uma equipe de atendimento de qualidade).

O sistema para restaurante do Simpliza foi desenvolvido para automatizar sua gestão, simplificar a rotina do seu estabelecimento e revolucionar sua forma de vender! Nosso software oferece comanda eletrônica, PDV/Frente de Caixa, cardápio digital, Painel Administrativo e delivery com integração iFood.

Além disso, uma das grandes vantagens do programa Simpliza são seus valores, oferecendo até mesmo um plano 100% gratuito e que não precisa de cartão de crédito para a contratação.

Fale conosco pelo WhatsApp e vamos marcar uma demonstração sem custo e sem compromisso!

Dicas para um controle de estoque para restaurante eficaz e organizado

Conclusão

E aí, gostou dessas dicas para controle de estoque para restaurante? Não se esqueça de manter o local de armazenagem sempre limpo e de fazer a contagem de estoque com frequência!

Nos siga no Instagram e receba dicas de gestão e vendas além de notícias sobre o mercado alimentício.

Aproveita e corre dar uma olhada no restaurante do nosso blog! Ele está cheio de artigos com dicas, sugestões, novidades e notícias para donos de restaurantes, bares e lanchonetes.  

Continue lendo…

Dashboard para restaurante: Qual é o melhor painel administrativo?

Controle financeiro para restaurante: Como melhorar a gestão financeira do meu restaurante?

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You May Also Like