Como vender comida pela internet? Confira as dicas e vantagens

como-vender-comida-internet

Descobrir como vender comida pela internet traz diversas possibilidades de abrir um negócio de sucesso. Isso porque, a praticidade e a conveniência fizeram o sistema delivery cair no gosto dos consumidores.

Contrate o sistema de vendas para lanchonete mais completo para sua gestão DE GRAÇA!

Em 2021, as informações da Confederação Nacional de Dirigentes e Lojistas (CNDL) indicaram que cerca de 54,8% dos internautas fazem pedidos por delivery. Em comparação com 2019 houve crescimento, já que a estatística era de 30%.

Ao que tudo indica, o setor está promissor! Ainda assim, para os estabelecimentos, é importante saber por onde começar. Para te ajudar nesta trajetória, criamos este artigo para você. Acompanhe!

Simplifique as vendas do seu restaurante, atenda seus clientes de um jeito mais rápido, seguro e eficiente!

Leia também:

4 Formas de Como Vender Comida Pela Internet Sendo Iniciante!

No ambiente digital, você pode abrir diferentes empreendimentos no ramo alimentícios, como hamburgueria, pizzaria, marmitaria, etc.

Também há diversas maneiras de como vender comida pela internet. Tudo depende de qual modelo atenderá melhor suas expectativas e necessidades.

Inclusive, também é possível utilizar mais de um método para aumentar suas possibilidades de vendas.

Aplicativo Terceirizado

vender-comida-na-internet-aplicativo

Uma maneira bastante popular e prática de vender comida online é por meio de aplicativos como IFood e UberEats.

Para começar é bastante simples, basta entrar em contato com a área comercial do aplicativo, cadastrar seu estabelecimento e disponibilizar informações de cardápio no sistema.

Aplicativo próprio 

Também é possível fazer vendas por delivery em um aplicativo nativo do seu negócio, usando redes como o WhatsApp para a comunicação. 

A grande vantagem desse sistema é que você não precisará arcar com taxas das empresas que disponibilizam as plataformas. 

Além disso, os clientes podem ter contato com sua marca de forma muito mais profissional, melhorando sua experiência. Na prática, ao longo do uso você ainda encontrará diversas vantagens de um aplicativo próprio no delivery.

Para isso, o ideal é contar com um profissional ou sistema para restaurante que possibilite a criação de um app para delivery.

E-commerce

Outro método de como vender comida pela internet é por meio de um e-commerce. Por lá, você conseguirá disponibilizar a lista de produtos, cardápio, preços e permitir que o cliente faça o pagamento diretamente pelo seu sistema.

O interessante desta opção é que você poderá ter um site próprio para sua empresa e customizá-lo da forma que desejar. Assim, você gera um diferencial para sua marca, além de se livrar de taxas e comissões.

Redes Sociais

As redes sociais servem, principalmente, como apoio dos dois métodos anteriores, já que te ajudarão a divulgar seu negócio e manter um relacionamento próximo com seus clientes.

Se você quiser, também é possível vender diretamente pelo Facebook e Instagram, pois a interação com o cliente poderá ser feita por direct ou inbox.

Porém, para que esse método funcione, é indispensável ter uma pessoa dedicada exclusivamente para o acompanhamento das redes sociais. A agilidade é essencial para que nenhum pedido passe despercebido.

Outra ferramenta importante e muito utilizada por estabelecimentos que vendem online é o WhatsApp. Por lá, você poderá finalizar vendas e tirar dúvidas dos clientes.

Contudo, apostar nas redes sociais como único canal de venda não é o ideal. Elas proporcionam melhores resultados quando integradas ao uso de aplicativos e/ou e-commerce. 

O Que É Preciso para Vender Comida Online?

Agora que já sabe como vender comida pela internet, é importante descobrir o que você precisará para tirar sua ideia do papel. Confira algumas dicas importantes:

Tenha um planejamento

O primeiro passo para suas vendas no delivery é projetar e definir tudo o que será necessário para a prestação desse serviço em seu restaurante. 

Isso porque vender comida requer diversos cuidados, como na escolha de fornecedores e logística de entrega. Afinal, os produtos precisam ter uma excelente qualidade e chegar ao consumidor sem perdê-la. 

Vale também estar atento ao controle financeiro e orçamentário que você está disposto a investir. O ideal é sempre ter um valor de reserva caso seja necessário substituir equipamentos ou realizar pedidos excedentes de produtos. 

Não deixe de avaliar seu plano de negócio ou formular um incluindo também o sistema de delivery! Essa forma de vendas pode oferecer muitos benefícios, portanto é fundamental planejar-se de acordo para esse crescimento.

Adapte seu Produtos e Cardápio

Nem todos os produtos são rentáveis ao vender online. Fatores como dificuldades de armazenamento e exigência de temperaturas específicas para conservação, por exemplo, podem fazer com que a comercialização não compense financeiramente.

Por isso, comece com uma avaliação do que vale a pena entrar em seu cardápio. Compare a lucratividade de cada produto, porém não se esqueça de considerar os itens mais vendidos.

Defina um Meio de Divulgação

Para alcançar seus clientes é necessário promover seus produtos e seu estabelecimento. Portanto, um passo essencial para que você consiga vender na internet é a divulgação.

Análise em qual rede social seu público mais utiliza e esteja presente. Faça publicações constantes, compartilhe materiais de divulgação e interaja com seus seguidores.

Por lá, você poderá divulgar promoções, fotos de seus pratos, informações interessantes sobre seus produtos e muito mais. 

Tenha um Sistema de Pedidos

Para operar com delivery ou take away, é importante contar com um sistema de pedidos. Essa tecnologia não apenas facilita na organização das demandas, como também é capaz de ajudar na gestão do seu negócio.

Você poderá realizar vendas simplificadas, acompanhar o painel de pedidos e controlar melhor o tempo dos pedidos, além de gerenciar seus entregadores com mais praticidade.

Saiba Como Cobrar

Quando falamos sobre como vender comida pela internet, não podemos deixar de mencionar os métodos de cobrança.

Você deverá definir preços base dos produtos, custos de produção e de entrega, antes de determinar o preço de cada item do seu cardápio de forma que te garanta lucro. Análise também possibilidades de criar preços promocionais e taxas de entregas gratuitas.

Também é importante pensar nos métodos de pagamento. Você irá aceitar pagamentos online e permitirá pagamentos na entrega por meio de maquininha de cartão?

Defina os métodos de entrega

Além de entender como vender comida pela internet, também é essencial explorar as formas de entregá-la aos clientes. A exemplo, você pode contratar um profissional para a entrega ou uma empresa terceirizada.

Também é necessário planejar o processo de entrega, estabelecendo como o pedido irá circular até a saída para a entrega. Planeje quais serão as etapas de preparo, embalo e envio, otimizando o tempo para que os envios sejam mais ágeis.

Quais erros não cometer ao vender comida pela internet?

Por fim, na hora de vender comida pela internet você também deve se atentar a alguns erros que podem dificultar muito o crescimento do seu delivery:

  • Armazenagem: deixe sempre os produtos organizados para o momento em que for preparar os pedidos. É fundamental separar e conservar esses alimentos para evitar que percam a qualidade.
  • Cardápio: deixe disponível para pedidos somente os pratos que você pode oferecer. Quando fizer alterações nessas opções, o ideal é atualizar o sistema sempre, evitando reclamações. 
  • Atendimento: saiba que é um ponto-chave para seu crescimento! Atender adequadamente torna sua entrega mais atrativa e faz com que o cliente se sinta à vontade para pedir mais vezes.
  • Tempo: estipule um prazo de entrega que você possa atender. Evite ao máximo atrasos, pois são erros que tiram a credibilidade das entregas.

Não se preocupe! É comum que erros aconteçam em qualquer negócio, portanto caso você esteja cometendo algum deles, basta reaver a estratégia e corrigi-los. 

Por que Vender Comida pela Internet?

Os hábitos de consumo mudaram com o passar dos anos. Agora, estamos cada vez mais conectados e fazemos grande parte das nossas atividades pela internet.

Além disso, muitos clientes buscam por praticidade para realizar suas refeições em casa ou no trabalho. Portanto, é cada vez mais comum pedir delivery!

Como vimos, a pandemia do novo Coronavírus fez com que os gastos com compras de comida pela internet aumentassem 149% em 2020. 

Além disso, segundo pesquisa desenvolvida pela Galunion e a Qualibest, durante esse período, 90% das pessoas estão evitando comer fora. A expectativa é que as mudanças nos hábitos alimentares persistam mesmo no pós-pandemia.

Por isso, quando você sabe como vender comida pela internet, tem grandes chances de aproveitar esse mercado em ascensão.

Quais as Vantagens de Vender Comida Online?

vantangens-de-vender-comida-online

Além do setor estar em crescimento, vender comida online também pode ser bastante vantajoso. Conheça alguns benefícios de optar por esse modelo de negócio:

  • agilidade na criação do seu negócio e implementação do sistema de delivery;
  • possibilidade de vender mais;
  • facilidade de adquirir novos consumidores;
  • baixo custo de adesão;
  • facilidade de gerenciar seu negócio;
  • divulgação em massa;
  • maior comodidade para os clientes.

Simplifique as vendas do seu restaurante, atenda seus clientes de um jeito mais rápido, seguro e eficiente!

Conclusão

Seja para ampliar a atuação do seu restaurante ou dar início a um novo negócio, o setor de  delivery proporciona ótimas oportunidades, já está em ascensão.

Porém, é fundamental saber como vender comida pela internet! Divulgar seu estabelecimento e contar com soluções que simplificam as suas vendas te ajudarão a criar um negócio de sucesso.

Continue lendo…

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You May Also Like