Plano de Negócio Restaurante: O que é e Como Montar o Seu!

plano de negócio restaurante

Manter um estabelecimento funcionando não é uma tarefa simples, e um plano de negócio restaurante pode ser uma excelente maneira de definir metas e promover crescimento no local. 

Ter uma visão mais estruturada sobre um restaurante evita também diversos problemas futuros no empreendimento. 

Para começar, você sabia que 75% dos negócios fracassam antes de completar 15 anos? Tudo decorre de falta de planejamento e de consistência.

Por isso, iremos te orientar nesse artigo para traçar um plano adequado e não cair nessa estatística, siga conosco!

Simplifique as vendas do seu restaurante, atenda seus clientes de um jeito mais rápido, seguro e eficiente!

Plano de negócio restaurante: O que é?

Um plano de negócio para restaurantes é como uma visão de raio x do estabelecimento: ele permite visualizar estimativas de vendas, custos altos e oportunidades de crescimento do restaurante.

Sendo assim, é uma excelente forma de definir os caminhos a serem seguidos e ainda identificar melhorias no negócio.

Vale coletar informações detalhadas sobre o negócio para definir um plano mais preciso e que possibilite o crescimento da empresa.

Plano de negócio restaurante: Para que serve?

O plano para restaurante serve para orientar e facilitar as decisões a favor do crescimento do negócio. 

Trata-se de uma estratégia fundamental para que o empreendedor ou gestor não se perca nas tarefas e possa ser estratégico com o estabelecimento. Mas, afinal, como isso pode ser feito? Bem, podemos exemplificar:

  1. Um plano de negócio para restaurante self-service é elaborado na fase de planejamento do negócio.
  2. Assim, definem-se ideias geográficas do estabelecimento, e a localização escolhida é favorável ao trajeto de profissionais que voltam do serviço em horários de pico;
  3. Quando passam pelo restaurante, sentem o cheiro dos pratos e visualizam inúmeras opções para montar sua própria refeição.
  4. Com toda a praticidade, o restaurante self-service acaba por ganhar popularidade maior que os concorrentes, já que surge em um local com muito movimento. 

plano de negócio restaurante para que serve

Outro ponto importante é que um plano de negócios bem estruturado facilita o financiamento com instituições financeiras. 

Isso acontece porque se nota maior seriedade no restaurante, além de que é muito mais simples entender o negócio e seu potencial de retorno.

Agora, resumidamente: o plano de negócios para restaurante é fundamental para adquirir uma visão estratégica do negócio. Com ele, é possível otimizar ganhos e diminuir perdas, explorando ao máximo o potencial do estabelecimento. 

Como fazer um plano de negócios para um restaurante?

Separamos um passo a passo detalhado para montar um plano de negócio para restaurante, acompanhe:

1. Nada se cria, tudo se transforma (análise de concorrência)

A lei de Lavoisier resume o passo inicial para seu plano de negócio restaurante. Tenha em mente que o modelo de negócio precisa ser baseado em experiências e atividades comprovadamente rentáveis.

Como assim? O primeiro passo é analisar a concorrência e o cenário do mercado de seu restaurante. Avalie o que os negócios como o seu estão fazendo, e entenda o porquê. 

É fundamental incorporar o que funciona se você deseja concorrer diretamente com restaurantes já consolidados. 

O mesmo vale para os pontos negativos: destaque-se dos restaurantes concorrentes investindo em transformar os pontos negativos deles em vantagens no seu. 

Por exemplo: Shepherd’s Master é um bar reconhecido por oferecer opções diversificadas de pratos, incorpore esse ponto positivo e ofereça também. 

Por outro lado, os clientes desse bar reclamam frequentemente da demora no atendimento. Sendo assim, pense em maneiras de tornar o atendimento do seu negócio mais rápido, de modo a se sobressair em relação a ele.

2. Escolhendo produtos estrategicamente

Depois de entender os pontos fortes a se investir e listá-los, o plano de negócios pode conter informações sobre o que será comercializado no restaurante. 

Você também pode definir opções a serem inseridas futuramente, além de estipular quais serão mais rentáveis. A dica para definir os produtos vendidos pode ser baseada a partir da técnica de 4P’s do marketing:

  • Praça: considere as necessidades do público local do seu restaurante.
  • Promoção: defina os meios de divulgação do seu estabelecimento com base nos clientes que deseja atingir.
  • Preço: defina o valor dos pratos de forma estratégica, com base na concorrência e poder aquisitivo dos clientes;
  • Produto: com base nos parâmetros anteriores, identifique quais produtos fazem sentido para o público e para seu negócio. 

Faça uma lista com os produtos mais apropriados e identifique as melhores opções para seu restaurante. Lembre que a montagem do cardápio é fundamental para o sucesso de seu negócio.

3. Planejamento operacional

Defina também as necessidades operacionais para o funcionamento de seu restaurante. Para isso, é fundamental identificar:

  • Quantidade e treinamento de funcionários;
  • Aquisição, manutenção e quais equipamentos utilizar;
  • Períodos de operação (se somente horário comercial, ou feriados);
  • Implementação de delivery;
  • Entre outros.

4. Missão, visão e valores

Desenvolver um perfil para sua empresa no plano de negócio restaurante é fundamental para atrair consumidores adequados em sua empresa. A exemplo, um restaurante ecológico pode ter:

  • Missão: tornar a alimentação mais consciente e preservar raízes humanas;
  • Visão: ser referência em sustentabilidade e reciclagem no ramo;
  • Valores: transparência, acessibilidade, naturalização e saúde alimentícia.

Isso também é válido para proporcionar uma visão mais expansiva do negócio. A partir desses tópicos, é possível traçar toda a estratégia para alcançar os objetivos finais. 

Esses pontos também geram identificação na clientela, e são excelentes para a construção de um branding.

5. Plano financeiro

Seu plano também deve apresentar um planejamento financeiro altamente definido. Para isso, contar com um Dashboard para restaurante pode ser uma excelente maneira de manter o controle sobre os gastos e otimizar a rentabilidade.

Plano de negócio restaurante delivery: Quais os principais pontos?

No momento de definir seu plano de restaurante delivery, o mais importante é explorar oportunidades que tornem o sistema menos custoso e de melhor qualidade. 

Por isso, é fundamental considerar o atendimento, buscando por profissionais com dedicação exclusiva para isso. Também vale entender se é mais vantajoso para o restaurante operar por um aplicativo próprio ou por terceiros.

Plano de negócio restaurante self-service: Diferenças e o que considerar

No restaurante self-service, o plano de negócios é diferente principalmente no que diz respeito ao cardápio e profissionais como garçons. 

Sendo assim, considere a forma de precificação, se será por quilo ou por pessoa, e adapte seu atendimento para pesar e cobrar de acordo. 

É fundamental também considerar os tipos de comida mais relevantes para seu negócio, de modo a adequar as quantias a serem servidas diariamente. 

Vale considerar a concorrência e as tendências de mercado na hora de planejar esse funcionamento. Além disso, é obrigatório dispor de muita organização para evitar que ocorra desperdício ou falta de alimentos no self-service.

plano de negócio restaurante crescimento

Simplifique as vendas do seu restaurante, atenda seus clientes de um jeito mais rápido, seguro e eficiente!

Conclusão: Plano de negócio restaurante

Embora seja extremamente necessário para estruturar e desenvolver um empreendimento saudável, o plano de negócio restaurante nem sempre é efetivado adequadamente. 

Por outro lado, ao considerar o cenário de mercado, traçar planos futuros e definir produtos estratégicos para a venda, é muito mais simples administrar e melhorar um restaurante. 

Vale ainda criar um plano de ação para imprevistos como a pandemia que vivemos. 

Definir a alternativas para o restaurante em momentos de crise é um passo que diferencia seu estabelecimento da concorrência e o deixa em destaque para o consumidor.

Para isso, conte com o Simpliza para te ajudar com as ferramentas necessárias para a adaptação mesmo em momentos de crise!

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You May Also Like