Como criar um app de delivery próprio para meu restaurante?

Você quer aumentar as suas vendas e fidelizar sua clientela? Saber como criar um app de delivery pode ser o diferencial que você precisa para acelerar os resultados do seu negócio.

Engana-se quem pensa que apenas grandes empresas e redes de fast food conseguem utilizar esse recurso. Todo restaurante pode ter um aplicativo próprio de delivery.

Neste artigo, vamos te explicar tudo sobre o assunto. Não perca!

Aprenda a criar um app de delivery para seu bar ou restaurante

Se você quer descobrir como criar um app de delivery e já estava se preparando para lidar com um processo difícil e trabalhoso, temos uma boa notícia para você!

Existem formas rápidas e práticas de criar um aplicativo próprio para o seu empreendimento e qualquer um pode fazer, sem necessidade de dominar técnicas de programação.

Assim, fica muito mais fácil fugir das altas taxas e das demandas acirradas dos aplicativos de entrega.

Confira dicas importantes para criar um app de delivery próprio para seu restaurante.

Antes de descobrir de fato como criar um app de delivery, você precisa reunir algumas informações importantes para colocar seu plano em prática:

1) Entenda o Sistema

Para que você consiga efetuar suas vendas, controlar suas demandas e gerenciar sua equipe de delivery, precisa entender o sistema do seu aplicativo.

Por isso, o grande objetivo é criar algo intuitivo, simples e que seja fácil de adicionar informações sobre o seu cardápio.

Para isso, vale fazer uma pesquisa de campo e analisar as características dos aplicativos existentes, inclusive dos seus concorrentes. Assim, você conseguirá melhorar suas ideias e ter parâmetros de qualidade.

2) Estabeleça suas Demandas

Outro passo importante quando falamos de como criar um app de delivery é estabelecer suas demandas. Ou seja, estipular de onde virão seus pedidos.

Você irá aceitar apenas pedidos feitos em seu aplicativo próprio e site ou pretende continuar recebendo solicitações do IFood? Se optar pelo segundo cenário, um sistema integrado é a melhor opção.

Além disso, se você tem um espaço físico aberto ao público, vale considerar um sistema de gerenciamento de restaurante mais completo para controlar todos os pedidos de maneira mais eficiente e ágil.

3) Pense na Acessibilidade e no Layout

Na etapa de desenvolvimento, não esqueça de considerar a acessibilidade e layout. A sua plataforma deve ser acessível aos consumidores, para que eles achem tudo o que estão procurando com facilidade e rapidez.

Ainda é necessário contar com um layout original, que conta com a logo e as cores da sua marca. Assim, o app ficará com a cara da sua empresa.

Também vale destacar que o aplicativo deve permitir realizar modificações pontuais para caso você crie promoções especiais, por exemplo.

4) Use um Programa já Construído

A maneira mais fácil de criar um app é utilizar um programa já construído, como o Simpliza. Desta forma, você economiza tempo e recursos enquanto ganha em praticidade e agilidade. 

Basta cadastrar seu cardápio, a região e informar os métodos de pagamento que você irá aceitar. Nosso sistema também permite que você organize e controle suas demandas, além de vincular automaticamente os dados do pedido ao entregador.

Você ainda pode ter seu cardápio online por meio do hub de pedidos, que funciona em dispositivos móveis e computadores. Esse sistema é integrado ao WhatsApp e IFood para você ter muito mais controle das suas vendas.

Além disso, é possível personalizar sua plataforma para deixá-la a cara do seu restaurante, ao incluir logo, cores e imagens.

Por que ter um app de delivery proprio?

Agora que já sabe como criar um app de delivery de forma rápida e simplificada, é hora de descobrir um pouco mais sobre as vantagens de ter um aplicativo próprio:

1) Fidelização de Clientes

Sabemos que um dos grandes desafios para o empreendedor é a fidelização dos clientes, não é mesmo? 

A tarefa de transformar o comprador casual em um cliente fixo demanda muito esforço, e traz grandes benefícios à receita da instituição. Atualmente, a importância da fidelização é ainda maior, considerando que o consumidor possui diversas opções de compra.

Quando o cliente perceber que sua plataforma funciona e que seus produtos são de qualidade, maiores as chances dele voltar até seu app para realizar novos pedidos.

Quando ele for procurar por opções de restaurantes delivery, também há mais chances dele lembrar de você. 

Investir em um app de delivery próprio também demonstra muita seriedade por parte da organização. Anunciar por apps de terceiros pode não ser tão vantajoso, considerando que seus concorrentes também estão lá. 

Ao desenvolver o próprio aplicativo, as opções do cliente dentro da plataforma o direcionam mais ao seu serviço. Desta maneira, as chances de que ele compre novamente em seu restaurante aumentam, e o processo é simplificado.

2) Todos os Lucros são Seus

Você não precisará se preocupar com os custos de taxas e comissões que os aplicativos de delivery cobram sempre que receber um pedido.

As taxas cobradas pelas plataformas de delivery podem somar quantidades muito altas, e isso nem sempre é vantajoso para o comércio. O cenário muda quando você possui um App próprio de delivery.

Neste caso, todos os lucros vão para você, o que pode ajudar a aumentar a receita do seu empreendimento e conseguir capital para investir no crescimento do seu negócio.

3) Ser Independente

Você não irá depender de uma plataforma para vender, mas será livre para controlar seus pedidos, seus descontos e seu cardápio da forma que desejar. Também sai muito mais barato e prático ser independente.

4) Fuja das Altas Taxas Abusivas

Ter seu próprio aplicativo é uma excelente maneira de fugir das taxas abusivas cobradas pelos famosos aplicativos de delivery. Afinal, a plataforma é só sua!

5) Receba os Pedidos Diretamente

Os pedidos que você receber no seu próprio canal de vendas irão direto para o seu painel de controle. Por lá, você pode confirmar se os pedidos estão em aberto, se estão sendo preparados ou se já estão com o entregador.

Além disso, não há intermediários entre você e o cliente. Se precisarem entrar em contato um com o outro, será mais fácil e direto.

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Conclusão

Agora que já sabe como criar um app de delivery e conhece as vantagens de ter um sistema próprio já pode inovar em seu restaurante e ser mais independente.

Contudo, você não precisa abandonar os marketplaces de delivery, como o IFood. Por lá, você pode adquirir novos clientes, mas aproveite o momento para informar sobre o seu próprio sistema de entrega.

Assim, você promove um crescimento saudável para o seu restaurante e aumenta suas chances de fidelização.

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