Assim como em todo negócio, em um restaurante existem cargos que, apesar de se parecerem, possuem funções e níveis hierárquicos distintos. Um ótimo exemplo é o caso das funções de maître, garçom e cumim, que podem ser confundidos, como se fizessem todas a mesma função.
Mas, no post de hoje, vamos mostrar que esses três cargos podem sim ser parecidos, porém, ainda são diferentes.
Conhecendo um pouco mais a fundo as três profissões
Para começar a falar das diferenças entre as funções, primeiro é necessário saber um pouco mais sobre cada uma delas:
Maître: seu trabalho é liderar a equipe de atendimento, coordenar os serviços a serem realizados no restaurante a fim de garantir que os clientes recebam um atendimento excepcional. O maître desempenha um papel importante tanto no atendimento ao cliente quanto na gestão da equipe, sendo o elo entre o salão e a cozinha.
Garçom: É, sem dúvida, o mais conhecido entre os três cargos. Responsável pelo atendimento direto aos clientes, o garçom anota os pedidos, encaminha-os para a cozinha, registra as comandas e serve os pratos e bebidas. Ele é a ponte entre o cliente e o restaurante, sendo uma presença quase obrigatória em qualquer estabelecimento de food service.
Cumim: talvez o menos conhecido entre os três. Desempenha o papel de auxiliador em um salão, mas não se engane, ele é crucial para garantir uma excelente experiência ao cliente. Suas funções incluem arrumação das mesas, manutenção da limpeza, verificação de polimento de talheres, pratos e copos. Ou seja, todos os mínimos detalhes que fazem a diferença, e que muitas vezes nem nos damos conta, passam pelas mãos desses profissionais.
Quais as competências necessárias para desenvolver cada função?
Já sabendo um pouco mais sobre cada profissão, vamos correr atrás de descobrir o que é preciso para desempenhar esses serviços.
Maître: para desempenhar essa função, é preciso ter conhecimentos em gestão de pessoas, já que uma de suas principais responsabilidades é coordenar a equipe de atendimento. Além disso, ele também pode atender os clientes quando necessário. Outras competências essenciais são: liderança, organização, boa comunicação, conhecimento em vinhos e gastronomia, além de uma postura elegante e cordial. Também é importante ter habilidade para resolver conflitos e tomar decisões rápidas e estratégicas.
Garçom: para essa função, atenção, agilidade, boa memória, conhecimento básico de boas práticas de higiene e postura profissional são alguns dos requisitos para desenvolver esse trabalho com excelência. Também é fundamental saber lidar com diferentes perfis de clientes, manter a calma sob pressão e ter empatia.
Cumim: por desempenhar o papel de auxiliar, dando suporte e assistência nas operações do salão, é necessário que esse profissional seja proativo, possua atenção aos detalhes e ágil ao desempenhar suas tarefas. Sua função exige ritmo, organização e muito cuidado com os padrões de apresentação do ambiente.
Quais as diferenças entre esses três serviços?
Mas estão, afinal, qual a diferença entre maître, garçom e cumim? Vamos te responder agora.
Ao longo do post, conseguimos observar que, além de bem diferentes, cada função é vital para uma parte específica do atendimento ao cliente.
As principais diferenças estão nos níveis de responsabilidades no restaurante, além do contato de cada um com o cliente e sua contribuição para construir uma boa experiência para ele.
Enquanto o maître organiza as operações do salão estrategicamente para que tudo seja feito com o máximo de eficiência, faz a gestão da equipe de atendimento e de serviço.
O garçom faz a linha de frente com o atendimento, anotando e servindo os pedidos, servindo os clientes e garantindo que eles estejam bem atendidos.
Já os cumins ficam nos bastidores cuidando da organização e limpeza do ambiente e das mesas.
Extra: como um sistema de gestão pode agregar melhorias no serviço dos seus funcionários
Maître, garçom e cumim são três profissões que não são apenas a base, mas sim todo o atendimento do seu restaurante. Garantir mais eficiência para o serviço desses profissionais também é otimizar operações do seu restaurante.
Um sistema de gestão, como o sistema Simpliza, consegue oferecer ferramentas tecnológicas que beneficiam tanto as tarefas de seus funcionários quanto seus clientes e consequentemente o seu negócio.
Um ótimo exemplo são os cardápios digitais e as comandas eletrônicas, ambos são ferramentas para o atendimento. Aqui o trabalho do garçom se torna mais simples e eficiente, já que os pedidos são enviados direto para a cozinha, reduzindo as chances de erros.
Com o uso de cardápios via QR code, por exemplo, os clientes conseguem visualizar o menu e fazer seus pedidos pelo próprio celular. Isso libera o garçom de parte da demanda e permite que ele foque em outras atividades, como o atendimento personalizado e a entrega dos pratos. O cumim também se beneficia, já que o fluxo de pedidos se torna mais organizado e previsível.