Drive-thru: o que é? Vale a pena investir?

mulher sorrindo dentro de um carro

Em um mercado onde o que mais se procura é agilidade e organização, o drive-thru serve como uma referência no setor de food service.

Adotado grandemente pelas redes de fast food desde os anos 90, o drive-thru foi criado visando oferecer um atendimento mais rápido aos clientes.

Apesar de ser mais comum ver somente grandes franquias usando esse modelo de negócio, você também consegue aderir a esse formato de atendimento se o local do seu restaurante tiver espaço o suficiente para comportar um drive-thru.

Mas será que esse tipo de atendimento vale a pena o investimento? Vamos procurar responder essa pergunta durante o post.

Mas o que é o drive-thru

Drive-thru é um modelo de negócio no qual os clientes vão até o estabelecimento em seus veículos e, sem precisar sair de dentro deles, fazem seus pedidos ali mesmo, geralmente por meio de um atendente que fica em uma janela ou por totens de autoatendimento.

Depois que o pedido é feito, os automóveis, em fila, vão até outra janela onde esperaram seu pedido ficar pronto.

Aqui a ideia é que tudo seja feito da maneira mais rápida e eficiente possível, tanto na parte de atendimento quanto no preparo do pedido.

É importante ressaltar que, apesar de algumas semelhanças, o drive-thru não é o mesmo modelo que o take away. Ambos possuem similaridades, como o fato de ambos serem modelos de atendimento focados apenas em oferecer comida para a viagem. Porém, no drive-thru o cliente não precisa sair do carro em nenhum momento, trazendo uma experiência ainda mais ágil e confortável.

Quais os benefícios de implementar um drive-thru

Muito se fala sobre a agilidade que esse tipo de atendimento se compromete a levar para seus clientes, mas o drive-thru tem vários outros benefícios:

É mais cômodo para os clientes

É claro que um dos benefícios mais óbvios é a comodidade que o drive-thru promove para seus clientes, já que em nenhum momento é necessário que o cliente saia do seu veículo, pois tanto o momento de fazer, pagar e pegar são feitos nas janelas de atendimento sem a precisam do cliente sair de seu carro.

Além de evitar alguns problemas, oferece melhorias como:

Filas de pessoas: ao distribuir o fluxo de pedidos entre o salão e o drive-thru, você reduz as filas dentro do seu restaurante, melhorando a experiência de todos os clientes.

Segurança: o cliente permanece no carro, o que traz uma sensação de segurança, especialmente em horários noturnos ou em regiões de maior movimento.

Praticidade: Para quem está com pressa ou não quer perder tempo estacionando, descendo do carro, entrando no restaurante, o drive-thru é a solução ideal. 

Sistema de gestão gratuito para restaurantes!

Aumento de lucros

Restaurantes drive-thru ou que possuem essa opção tende a faturar mais.

No Burger King, por exemplo, o drive-thru chegou a representar até 50% das vendas em algumas lojas no Brasil, segundo matéria da Exame

O grande segredo aqui é o volume de atendimento. Como o cliente não ocupa mesa e o tempo de atendimento é muito menor, dá para atender muito mais gente em menos tempo. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF) também mostra que modelos de atendimento ágil como drive-thru, delivery e take away cresceram 13,8% em faturamento em 2022.

Baixo custo operacional

Estabelecimentos com a opção de drive-thru costumam a ter um fluxo menor de pessoas no salão, já que a opção de não precisar sair de seus automóveis brilha os olhos de muitos clientes. Isso impacta diretamente na redução de custos com manutenção do espaço físico, limpeza, mobiliário e até equipe de atendimento de salão.

Além disso, investir em sistemas de autoatendimento como cardápios digitais via QR code por exemplo, pode otimizar ainda mais o funcionamento do drive-thru, tornando o processo mais rápido e preciso.

Como implementar um drive thru

Analise o espaço físico

Como já falamos no início, todo restaurante pode ter um drive-thru, desde que tenha um espaço para isso. Pois, é preciso ter espaço o suficiente para que o carro, após fazer o pedido, possa aguardar até a retirada dele e sair sem grandes dificuldades.

O objetivo do drive-thru é ser rápido, no entanto, é claro que para o preparo dos pedidos alguns minutos de espera são necessários. O espaço precisa ser amplo justamente para não ocorrer problemas entre os veículos que estão esperando o pedido e os que estão chegando.

Treine sua equipe

Com esse modelo, é preciso ter uma equipe bem treinada para garantir o máximo de agilidade e eficiência. Treine os atendentes para padronizar as perguntas, organizar o tempo de preparo dos pedidos e lidar com os imprevistos que podem acontecer no atendimento ao carro.

Vale lembrar que, segundo especialistas em atendimento drive-thru, cada segundo economizado no atendimento faz diferença no final do dia.

Organize bem o atendimento

O cardápio para drive-thru precisa ser direto, objetivo e enxuto, além de ser fácil de visualizar. Um cardápio muito grande e muito descritivo pode gerar várias complicações na hora do cliente fazer o pedido.

Outra dica importante é utilizar a tecnologia a seu favor. Sistemas de gestão, cardápio digital e gestão de pedidos conseguem organizar melhor os processos, evitando erros, acelerando o atendimento e reduzindo ainda mais o tempo de espera.

Aposte em divulgação

Por ser um modelo ainda pouco explorado no Brasil, muitos clientes podem nem saber que o seu restaurante tem drive-thru. Por isso, invista em placas na fachada, banners, sinalizações na rua e principalmente em divulgação nas redes sociais.

Mostre como funciona, explique as vantagens e aproveite para criar promoções exclusivas para quem utiliza esse serviço.

Organize a operação

Para que o processo de atendimento de um drive-thru compra o que ele promete, atendimento rápido, eficaz e sem tirar o cliente do conforto do seu carro, todo o operacional do estabelecimento precisa estar alinhado, para que assim possa ser evitado qualquer imprevisto que atrapalhe a experiência do cliente.

Contar com sistemas que automatizam áreas como pedidos, controle de produção e tempo de preparo ajuda muito a evitar gargalos que podem atrapalhar a experiência do cliente.

Simplifique a sua gestão com Simpliza sistema grátis para restaurantes

Invista em sinalização e comunicação

Não subestime a importância de um local bem sinalizado. Muita gente esquece, mas a experiência do drive-thru começa desde a entrada do veículo no estabelecimento, e não somente na janela de atendimento. Por isso, a sinalização adequada no espaço é fundamental durante todo o trajeto. Opte por placas de:

  • Onde parar;
  • Onde fazer o pedido;
  • Onde pagar;
  • Onde retirar o pedido.

Afinal, vale a pena investir em um drive-thru?

Sim, um drive-thru pode valer a pena, desde que o seu restaurante tenha estrutura para isso e você esteja disposto a organizar bem o processo.

O drive-thru é uma excelente alternativa para atender mais pessoas em menos tempo, com mais comodidade e menos custos operacionais.
Além disso, esse modelo oferece uma experiência prática, rápida e mais segura para o cliente, o que pode se tornar um diferencial competitivo.

Com um bom planejamento, treinamento da equipe e uso de um sistema de gestão, como o sistema Simpliza, o drive-thru pode se tornar uma das principais fontes de faturamento do seu negócio.

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

You May Also Like