Quando se trata de estabelecimentos do setor alimentício, sempre pensamos que para se destacar dos demais é preciso ter pratos diferenciados com preços baixos. No entanto, existe algo que pode destacar muito mais o seu estabelecimento e que infelizmente muitos se esquecem.
A experiência do cliente pode ser o fator decisivo para que uma pessoa queira retornar ao seu estabelecimento.
Comida, bebida e seus preços também fazem parte dessa experiência, porém existem mais elementos para compor uma experiência inesquecível e de qualidade.
O que é experiência do cliente?
A experiência do cliente é composta por um conjunto de elementos e ações que focam em priorizar a vivência do cliente, desde a entrada até a saída dele do estabelecimento. Determinada quase sempre por fatores como ambiente, decoração, atendimento, comida e preço.
A experiência é fundamental para atrair um número maior de clientes e quase sempre é o fator decisivo para o retorno deles ao seu estabelecimento.
Por que ela é importante?
Garantir que seu cliente tenha a melhor experiência possível é mais importante do que muitos pensam, uma boa experiência pode transforma o desempenho do seu restaurante.
Uma experiência positiva traz benefícios como:
Clientes fiéis: todo restaurante procura de alguma forma fidelizar seus clientes. A fidelização não é apenas a garantia de retorno, mas é também um indicador de que seu restaurante possui atrativos que seus concorrentes não têm.
É o melhor marketing: acredite, não existe nada melhor para a imagem de um estabelecimento do que ser bem falado entre as pessoas. Investir na experiência dos seus clientes é também investir, de forma indireta, na imagem do seu restaurante. É fazer uma das melhores propagandas que existem.
Boas avaliações: Poder contar com as avaliações dos seus clientes nas redes sócias é ótimo, e claro que clientes satisfeitos atraem mais clientes, e uma visibilidade positiva para o seu restaurante.
Aumento da credibilidade: Quando algum lugar é bem falado e elogiado, desperta ainda mais a vontade de conhecer. Pois acreditamos que quanto mais falado, melhor é o lugar.
Consequências de uma experiência ruim:
Assim como melhorar a experiência do cliente te traz várias vantagens, oferecer uma experiência ruim oferece algumas consequências bem ruins para o seu negócio.
Reclamações constantes: clientes insatisfeitos têm maior probabilidade de relatar sua insatisfação publicamente, seja em redes sociais ou avaliações online.
Perda de clientes: dificilmente alguém que teve uma experiência negativa em um estabelecimento tem interesse em retornar nele. Além disso, ele pode influenciar outras pessoas para evitarem o seu restaurante.
Prejuízos financeiros: Menor fluxo de clientes significa menor faturamento, o que compromete a saúde financeira do seu negócio.
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Como melhorar a experiência do cliente?
Agora que você entende a importância da experiência do cliente, confira 6 passos práticos para oferecer uma experiência ainda melhor para seus clientes.
Conheça seu público
O princípio de tudo é o conhecimento. Se você quer agradar seus clientes, então os conheça primeiro. Pesquise quais os seus principais clientes, quem são os seus maiores consumidores e o que mais gostam de consumir? Procure saber o que leva aquelas pessoas a procurarem o seu estabelecimento.
Através dessas pesquisas você já consegue definir qual o seu público-alvo, se isso já não estiver estabelecido por você, e como você pode oferecer uma experiência ainda mais satisfatória para ele.
Lembre-se de que quem quer agradar a todos acaba não agradando ninguém.
Forneça treinamento para sua equipe
Uma equipe em sintonia, bem treinada, que sabe lidar com os imprevistos do dia a dia faz muita diferença no atendimento, e o atendimento é um dos principais fatores para a experiência do seu cliente.
Forneça um treinamento adequado para seus funcionários com instruções e orientações de como devem agir em determinadas situações que podem aparecer.
Atendimento ao cliente é parte fundamental para restaurantes, porém sabemos que às vezes não é fácil lidar com pessoas, por isso oferecer um treinamento para sua equipe não trará apenas uma experiência melhor para seus clientes, mas também oferecerá um ambiente de trabalho mais satisfatório.
Procure automatizar seu restaurante
Fazer tudo, desde a gestão até o atendimento, de forma manual pode não ser a melhor ideia. Recursos manuais são muito mais propensos a falhas, mas isso pode ser facilmente resolvido. Hoje, no mercado atual, já existem diversas ferramentas tecnológicas para aprimorar o seu restaurante.
Procurar por sistemas que otimizem o seu estabelecimento, oferecendo cardápios digitais, comandas eletrônicas, além de ajuda na gestão com PDV, controle de estoque e gestão financeira, é algo que faz a diferença.
Dê atenção à limpeza do seu restaurante
Manter o ambiente limpo é com certeza o básico, porém é preciso ressaltar como esse ponto é importante. Manter tudo limpo garante um ambiente agradável e saudável, além de atender às exigências da vigilância sanitária.
Ambientação é importante
A ambientação é essencial para a imersão do seu cliente, para que ele fique completamente envolvido em tudo que o seu restaurante tem a oferecer. Por isso, assentos confortáveis, iluminação adequada, música e até mesmo aromas são uma ótima aposta para trazer ainda mais conforto e melhorar toda a experiência dos seus clientes.
Qualidade nos produtos
Nenhuma ambientação ou tecnologia salva um restaurante com comida ruim. Invista em ingredientes de qualidade, padronize os preparos e treine a cozinha para entregar pratos impecáveis, mesmo nos horários de maior movimento.
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A experiência dos seus clientes é uma parte importante demais para ser negligenciada por restaurantes que buscam o sucesso. Saber oferecer isso para sua clientela pode ser o seu diferencial.
Mas sabe o que também será um ótimo diferencial para o seu restaurante? Uma gestão eficiente e de qualidade. Quer saber como você consegue isso? Um sistema de gestão!
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