Como fazer modelo de ficha técnica para restaurante?

Como fazer modelo de ficha técnica para restaurante?
Existem muitos modelos de ficha técnica para restaurante, mas você sabe como escolher uma ficha técnica funcional para o seu negócio? Vamos te ensinar!

Existem muitos modelos de ficha técnica para restaurante, mas você sabe como escolher uma ficha técnica funcional para o seu negócio? Vamos te ensinar!

É difícil, muitas vezes, calcular custos e precificar os produtos de um restaurante, certo? Afinal de contas, são muitos ingredientes que vão em cada prato e muitos pratos diferentes também. 

A ficha técnica para restaurante ajuda a resolver esses problemas. Quando bem desenvolvida, ela permite a padronização dos processos de cada ingrediente e facilita o trabalho da administração. 

Quando você faz uma ficha técnica, fica mais fácil saber quanto você gasta em cada ingrediente e cada elemento da sua produção. Isso também vai ajudar a balancear as contas e ver o que está encarecendo suas receitas. 

A ficha técnica permite que você conheça profundamente seus custos, e dessa forma consiga calcular sua real margem de lucro. Essa é uma prática comum em grandes restaurantes ou franquias. 

Se você quer saber como montar uma ficha técnica na prática, leia esse artigo até o final.

O que você verá nesse artigo:

  • O que é uma ficha técnica de restaurante?
  • Ficha técnica para restaurante: modelos e possibilidades
  • Como fazer ficha técnica para restaurante (tópicos)
  • Como montar uma ficha técnica para restaurante
  • Por que fazer ficha técnica para restaurante: Benefícios
  • Programa para restaurante Simpliza de gestão e vendas

O que é uma ficha técnica de restaurante?

A ficha técnica é uma peça fundamental da gestão em restaurantes, desempenhando o papel tanto de documento quanto de poderosa ferramenta administrativa.

Sua abrangência se estende a todos os pratos que saem da cozinha do estabelecimento. Isso se deve ao fato de ser por meio dela que se alcança o equilíbrio entre estabelecer um preço lucrativo e, ao mesmo tempo, garantir que ele seja considerado “justo” pelos clientes.

Simplificando, a ficha técnica para restaurantes é um documento e uma ferramenta de administração.

Ela se aplica em todos os pratos preparados no seu negócio. Afinal, é por meio dela que é possível chegar a um preço lucrativo e ao mesmo tempo, “justo”.

Ficha técnica para restaurante: modelos e possibilidades

Mais do que uma lista de ingredientes que compõem uma receita de um restaurante, com preços e quantidades, a Ficha Técnica mantém os seus custos e lucros sob controle.

É a partir dela que gira toda operação do restaurante.

É importante para o sucesso do seu negócio, que cada produto tenha a sua própria ficha. Ex: entradas, pratos principais, acompanhamentos, sobremesas, drink’s, etc.

1) Ficha técnica operacional 

A ficha técnica operacional diz respeito aos procedimentos e produtos da cozinha. Refere-se a um passo a passo que descreve a preparação de pratos e bebidas. 

Nesse passo, além dos ingredientes e procedimentos, é necessário incluir os profissionais e os equipamentos a serem utilizados nos processos. 

Além disso, é necessário descrever não só os utensílios e produtos da preparação do prato, mas também da apresentação. Basicamente do processo de preparação do começo ao fim. 

A pessoa responsável pela organização da cozinha normalmente preenche essa ficha técnica, e é a responsável por fazer com que ela seja cumprida à risca. 

Esses processos descritos na ficha operacional devem ser aprendidos e seguidos por toda a equipe da cozinha. Dessa forma não há surpresas e gastos desnecessários. 

Além disso, sua cozinha passa a ser mais eficiente quando segue o mesmo modo de preparo para todos os pratos

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Processos bem definidos impactam diretamente na qualidade do produto, permitem maior agilidade no atendimento e aumentam a satisfação do cliente.

2) Ficha técnica gerencial 

A ficha técnica gerencial, por sua vez, diz respeito aos processos de gestão do restaurante. 

Com essa ficha você irá calcular os custos e gastos do seu restaurante. Afinal, aqui você vai inserir despesas operacionais, custo dos fornecedores, impostos, tributos e outras atividades gerenciais. 

Na ficha técnica gerencial, as informações estão diretamente relacionadas à composição de preços que é baseada nos custos de produção.

Nela você vai inserir os dados referentes aos impostos, encargos administrativos e trabalhistas, fornecedores, custos básicos com água, luz, gás, entre outros. Nesse sentido, a ficha técnica gerencial é a base tanto da definição dos preços de venda, quanto para a margem de lucro que cada produto final gera.

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Pode ser consultada, com frequência, pelo gerente ou administrador do restaurante, uma vez que fornece informações essenciais para a tomada de decisões estratégicas, como a análise e aumento do faturamento.

Vale lembrar que é possível e aconselhável ter esses dois tipos de ficha técnica no seu restaurante, para que fique tudo o mais detalhado possível. 

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Como fazer modelo de ficha técnica para restaurante?

Como fazer ficha técnica para restaurante

Existem alguns modelos disponíveis no mercado, mas, apresentamos aqui alguns itens básicos fundamentais de uma ficha para restaurante: 

  • nome do produto;
  • foto dos itens;
  • preço de custo dos insumos;
  • preparação e métodos utilizados;
  • equipamentos utilizados para o preparo;
  • mão-de-obra
  • rendimento total;
  • tamanho das porções;
  • custo final;
  • cotação atualizada do fornecedor;
  • cálculo de uso do item;
  • tempo de elaboração de cada prato;
  • receituário;
  • impostos;
  • encargos;
  • custos administrativos;
  • instruções especiais sempre que houver
  • conservação do produto;
  • temperaturas de armazenamento;

Esses dados são importantes para qualquer tipo de ficha técnica. Tanto a ficha técnica operacional quanto a gerencial vão precisar desse levantamento. 

Tendo em vista ainda que essas fichas podem ser classificadas de maneiras distintas, é preciso conhecer os tipos disponíveis para saber qual utilizar.

A maneira mais básica de fazer sua ficha é fazer uma planilha e organizar as informações por prato, colocando as seguintes informações:

  • Nome do produto
  • Foto do produto
  • Quantidade de cada insumo utilizado para o preparo
  • Preço isolado daquela quantidade utilizada

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Essa quantidade de informações já te dão uma boa noção do custo de produção daquele prato. Somado ao custo fixo que você deve adicionar a todos os pratos, você terá o custo real e completo daquele prato. 

Para somar o custo fixo, pegue sua ficha técnica gerencial e calcule os gastos com coisas como salários, benefícios, manutenção da infraestrutura, contas de luz, água etc. e outros custos administrativos. 

Com este valor em mãos, é hora de multiplicá-lo pelo percentual de participação daquele produto nas vendas mensais da casa e, depois, dividir pela sua quantidade vendida por mês.

Se quiser complementar sua ficha técnica pode adicionar itens como:

  • Método de preparo
  • Fornecedor de cada insumo
  • Informações nutricionais
  • Custo da mão de obra
  • Tempo de preparo

Atenção: Todos os processos que custam dinheiro para o seu restaurante devem ser adicionados às fichas técnicas. Tente ser o mais detalhista possível nesse momento. 

ficha técnica para restaurante
Como fazer modelo de ficha técnica para restaurante?

Como montar uma ficha técnica para restaurante

Ter o conhecimento e a capacidade de criar uma ficha técnica é uma habilidade essencial para qualquer estabelecimento gastronômico.

Vamos adentrar a prática e entender os elementos-chave que compõem uma ficha técnica:

  1. Foto: A imagem é de vital importância, especialmente para pratos que são elaborados com elementos decorativos, como bolos e tortas. Ela serve como referência visual, permitindo a reprodução fiel ou semelhante da aparência do prato. Certifique-se de usar imagens de alta qualidade e tamanho adequado.
  2. Nome da Receita e Tamanho: Esta parte é autoexplicativa. Os nomes dos pratos são usados para identificação e devem ser acompanhados do tamanho (P, M, G) para facilitar a identificação por outros funcionários.
  3. Rendimento e Peso: Informações cruciais para calcular a quantidade necessária a ser produzida para atender à demanda dos clientes.
  4. Custo Total da Receita: O custo total da receita é calculado considerando o preço de compra dos ingredientes, as quantidades usadas e outros custos indiretos, como energia e mão de obra. Evita erros de cálculo que poderiam resultar em prejuízos.
  5. Tipo de Embalagem e Valor: Essencial para food services que atendem takeaway, delivery e presencialmente. Deve incluir qualquer tipo de embalagem utilizada e os custos associados.
  6. Ingredientes Especificados: Esta seção é fundamental e exige detalhamento. Inclui o nome preciso do ingrediente, a marca (quando necessário para manter a qualidade), tipo de embalagem, preço da embalagem fechada, conteúdo da embalagem, unidade de medida e quantidade necessária para a receita. O custo do ingrediente é calculado com base no preço da embalagem, a quantidade na embalagem e a quantidade necessária para a receita.
  7. Gastos Adicionais: Inclui despesas além dos insumos, como gás, energia elétrica, água, aluguel, etc. O cálculo desses custos pode ser mais complexo e requer um acompanhamento detalhado.
  8. Mão de Obra: O custo de mão de obra é calculado com base no tempo médio necessário para preparar o prato e na taxa de pagamento por minuto dos funcionários envolvidos. Contratar funcionários experientes pode economizar dinheiro a longo prazo.
  9. Lucro: Define a margem de lucro desejada sobre a venda do prato.
  10. Utensílios Utilizados: Enumera todos os utensílios necessários para a preparação do prato, como colheres medidoras, copos medidores, formas, panelas, espátulas, etc.
  11. Equipamentos Utilizados: Indica os equipamentos necessários para a preparação, como fornos, fogões, batedeiras, etc.
  12. Modo de Preparo: Descreve detalhadamente o passo a passo da preparação da receita, incluindo técnicas, temperaturas e tempos.

Criar uma ficha técnica detalhada é um investimento que permite um melhor controle de custos, qualidade consistente dos pratos e determinação de preços de venda que sejam lucrativos e justos para os clientes. É um componente essencial na gestão eficaz de um restaurante.

Por que fazer ficha técnica de restaurante: Benefícios

Padronização de processos

A padronização da produção, principalmente na cozinha, ajuda a diminuir erros e desperdícios, que acabam adicionando no custo do seu negócio.

Ter um processo bem definido e quantidades exatas de insumos garante que não haja surpresas nem nas contas e nem nos pratos apresentados para os clientes. 

Controle de custos

É necessário saber exatamente quanto você gasta no seu restaurante para calcular o preço correto de cada venda. 

A ficha gerencial te dá essas informações para que você não esqueça os custos administrativos na hora de precificar os pratos.

Otimização do tempo de preparo

Além de ajudar a equipe do seu restante, a padronização das regras de preparo ajuda a ensinar para possíveis novos funcionários de forma prática o passo a passo da cozinha.

Principalmente quando se trata de bebidas, listar a forma de preparo diminui muito o tempo que sua equipe vai gastar, otimizando a produção.

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Como fazer modelo de ficha técnica para restaurante?

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Conclusão

É difícil, muitas vezes, calcular custos e precificar produtos e serviços. Afinal de contas, estamos lidando com muitos ingredientes para montar uma única receita.

Para que o controle, seja financeiro ou mesmo do estoque, seja eficaz, um documento que pode te ajudar nesta empreitada é, sem sombra de dúvidas, a ficha técnica. 

Lembre de fazer a ficha da maneira mais detalhada possível e incluir todas as informações disponíveis. 

Não se esqueça também de atualizar a ficha técnica quando mudarem os custos dos seus insumos ou serviços.

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