Como calcular ticket médio em restaurante: Passo a passo

ticket médio
Sabe como calcular ticket médio e a importância desse cálculo para seu restaurante? Nesse artigo vamos te explicar mais sobre esse índice!

Sabe como calcular ticket médio e a importância desse cálculo para seu restaurante? Nesse artigo vamos te explicar! 

O ticket médio é um cálculo que deve ser feito mensalmente no seu restaurante.

O cálculo que precisa ser feito para encontrar o ticket médio de restaurantes é bastante simples: você deve apenas dividir o montante diário em reais ganho no seu restaurante pela quantidade de pessoas que estiveram no local. O resultado dessa divisão será o seu ticket médio diário.

Você sabe quanto fatura por cliente em seu restaurante?

O cálculo do ticket médio vai te ajudar a responder essa pergunta, que é fundamental para medir o desempenho do seu restaurante. 

A resposta desse cálculo deve guiar a maneira como é feita a gestão do seu restaurante. Afinal, para todo seu esforço valer a pena, precisa ser convertido em vendas, certo?

Relaxa, vamos te ensinar estratégias para gerenciar seu negócio da melhor maneira possível!

O que você verá nesse artigo:

  • O que é ticket médio
  • Por que calcular seu ticket médio? 
  • Como calcular o ticket médio de restaurantes
  • Com qual frequência calcular o ticket médio de restaurante?
  • Como aumentar o ticket médio: Dicas e estratégias
  • Sistema gratuito que calcula o ticket médio automaticamente
  • Conheça o sistema Simpliza de gestão
  • Conclusão
  • Leia mais…

O que é ticket médio? 

O ticket médio é um cálculo, um índice, que demonstra o valor médio de vendas por cliente. 

Normalmente, ele é calculado pela administração no fechamento das contas, seja no final do dia, da semana ou do mês. 

Esse indicador mostra o comportamento do cliente no seu restaurante e pode estar relacionado à satisfação dele. Determinado pela média entre o valor total, montante de suas vendas ou a quantidade de clientes que geraram esse volume de compras.

O ticket médio está diretamente relacionado ao seu lucro, afinal, ele mostra quanto cada cliente consome em média no seu estabelecimento.

Se você é dono de restaurante, com certeza já ouviu falar sobre esse cálculo, mas você sabe da importância de fazer essa estimativa?

ticket médio em calculadora.
Como calcular ticket médio em restaurante: Passo a passo

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Porque você precisa calcular seu ticket médio? 

O ticket médio é um dos cálculos necessários para entender como seu negócio está indo, e ele deve ser comparado com outros cálculos para ser interpretado de maneira consistente. 

Por exemplo, você confronta o ticket médio de um mês com o de outro, para descobrir se seus clientes estão gastando cada vez mais ou menos. 

Naturalmente, o aumento do ticket médio deve ser um  dos objetivos principais do seu restaurante.

Isso porque é mais fácil vender para quem já é cliente do que conquistar novos clientes, então é preciso fazer esse valor aumentar com o tempo. 

Outras métricas que precisam ser confrontadas com o ticket médio são a lucratividade, rentabilidade, margem de contribuição e outras métricas financeiras. 

O mais importante é fazer uma média ao longo do tempo para checar a estabilidade do seu ticket médio. 

Muitas vezes, o empreendedor tem uma falsa percepção de seu faturamento, pois se baseia apenas no movimento do estabelecimento, no resultado do fechamento do caixa etc. 

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ticket médio em computador.
Como calcular ticket médio em restaurante: Passo a passo

Como calcular o ticket médio de restaurantes

O cálculo é bem simples e deve ser feito sempre no mesmo período – semanalmente, mensalmente, diariamente – como você conseguir.

Basta você dividir a arrecadação desse determinado período pelo número de clientes.

Por exemplo, o total de vendas do dia foi R$ 5 mil, e a quantidade de clientes que passaram pelo seu estabelecimento nesse dia foi de 100 clientes. 

Ao dividir essas proporções, você tem que seu ticket médio é de R$50. 

Vamos retoma o cálculo de ticket médio do exemplo:

  1. Determine um período de tempo 
  2. Verifique quantos clientes foram atendidos nesse período
  3. Verifique o valor registrado das vendas nesse período
  4. Divida o valor de vendas pelo número de clientes

Uma dica valiosa é separar o ticket médio por origem de pedidos, como balcão, delivery, telefone, aplicativos, site, etc. 

Muito simples, não é? Essa média te dá um valor mais adequado para estimar quanto as pessoas gastam no seu restaurante. 

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Com qual frequência calcular o ticket médio de restaurante?

O mais indicado é que o ticket médio do seu restaurante seja calculado mensalmente. Para isso, os cálculos são feitos no final de cada mês — pois é nesse período em que há mais volume de informações para embasar as suas mensurações.

O cálculo que precisa ser feito para encontrar o ticket médio é bastante simples: você deve apenas dividir o montante diário em reais ganho no seu restaurante pela quantidade de pessoas que estiveram no local. O resultado dessa divisão será o seu ticket médio diário.

Caso você queira mensurar o ticket médio mensal, basta ter o controle de todos os clientes que estiveram no restaurante durante o período de um mês e fazer o mesmo cálculo do ticket diário — mas com o montante arrecadado nos últimos 30 dias como um dos fatores da divisão.

ticket médio conceito.
Como calcular ticket médio em restaurante: Passo a passo

Como aumentar o ticket médio: Dicas e estratégias 

Agora que você sabe calcular o ticket médio, está interessado em algumas dicas para aumentar seu faturamento e fazer seus clientes gastarem mais no seu restaurante?

1) Engenharia de Cardápio

A partir do cálculo do ticket médio, você pode fazer uma reavaliação do seu cardápio para aumentar suas vendas e lucro.

A engenharia de cardápio é um estudo da precificação dos pratos do estabelecimento, que permite que a empresa possa adequar os valores dos preços que trazem lucro ou eliminar os que não trazem. 

Um cardápio deve ser montado baseado nas preferências dos clientes e deve ter uma variação de preço entre eles. 

Alguns pratos mais caros, mas que pedidos raramente, podem ser reavaliados. Isso vai depender das particularidades do seu negócio.

Por isso, a empresa deve estudar o cardápio profundamente, com o objetivo de verificar formas de aumentar a rentabilidade, sem prejudicar os resultados do estabelecimento.

Por isso, a engenharia de cardápio precisa ser complementada pelo estudo do ticket médio.

2) Fidelize

Programas de fidelidade de clientes são sempre necessários dentro de um restaurante, opções como cartão fidelidade são uma boa alternativa.

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Outra opção são os “cartão fidelidade” de aplicativos como o Ifood, que dão um desconto depois de um número de pedidos. 

Esses incentivos fazem com que o seu cliente prefira pedir do seu restaurante sempre, por querer aquele desconto no final.

Pode ser uma estratégia interessante para aumentar seu ticket médio dependendo da tática adotada. 

3) Ofereça descontos e promoções

O consumidor é atraído pelas promoções e descontos. Sabendo seu ticket médio, você pode escolher quais pratos do seu cardápio devem ter destaque e você pode usar uma promoção para vender mais. 

Cardápios ou promoções em datas comemorativas também é sempre uma boa opção, você pode oferecer descontos para casais no dia dos namorados, por exemplo.

O importante é aliar essas estratégias com os cálculos de faturamento do seu restaurante. 

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4) Crie combos

Os combos são ótimas formas de aumentar seu ticket médio, isso porque você faz com que o cliente consuma, às vezes, dois ou três produtos, quando pretendia consumir apenas um.

Os clássicos são um prato e uma bebida, mas você pode combinar também entradas. Ou pode mudar o combo todos os dias da semana. 

realizando cálculos em computador.
Como calcular ticket médio em restaurante: Passo a passo

Sistema gratuito que calcula o ticket médio automaticamente

De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a pandemia mudou a forma como as pessoas costumam comer.

Isso porque a automatização e os deliverys mudaram a forma de pedir comida e determinaram novas tendências pro mercado alimentício, como o delivery, cardápio digital, take away, auto atendimento e pagamento digitais.

Hoje em dia, a automatização da gestão de restaurantes é uma grande aliada dos empreendedores, que conseguem fazer cálculos, balanços e atividades de gestão de forma online e automática. 

Fazer a gestão do seu restaurante nunca ficou tão fácil. Administrativo de qualidade para seu negócio!

Com um software digital de gestão, você consegue acompanhar as suas vendas no balcão, nas mesas e no delivery. Além disso, os pedidos são impressos diretamente na cozinha e você controla melhor seu faturamento. 

O sistema também oportuniza que você crie suas contas a pagar, contas a receber, taxas de cartão de crédito, conheça o fluxo de caixa e tenha o DRE que apresenta de maneira simples o resultado da sua empresa.

Conheça o sistema para restaurantes Simpliza de gestão

O Simpliza é um sistema para restaurante completo de gestão, que, para além do controle financeiro citado acima, oferece diversos outros serviços, como:

Comanda eletrônica

Delivery

Frente de Caixa (PDV completo)

Painel de controle

Cardápio Digital

Integração iFood e Aiqfome

O Simpliza tem como objetivo ajudar você, empreendedor, a gerenciar seu restaurante e aumentar suas vendas de maneira simples e barata!

Além disso, temos um programa para restaurante 100% online e fácil de usar. E somos destaque no mercado pela nossa equipe de suporte e atendimento humanizada.

Oferecemos diversos planos recheados de vantagens para seu restaurante, e até mesmo um grátis!

Não cobramos taxa de instalação e nem de fidelidade, pois garantimos nossos clientes com base na qualidade de nosso sistema e serviços.

Está esperando o que? Marque uma demonstração sem custo agora mesmo!

Conclusão

O ticket médio é um dos cálculos importantes para sua gestão financeira, ele pode ser utilizado para avaliar o seu desempenho.

Ademais, também pode ser usado para repensar certas estratégias dentro do seu restaurante, aumentando suas vendas.

Para calculá-lo, basta dividir sua arrecadação pelo número de clientes de um certo período. Dessa forma, você sabe quanto cada cliente gasta em média no seu restaurante. 

Super simples, certo? 

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