Planilha de precificação para restaurante: Como calcular?

Image of beautiful young woman sitting while holding a digital tablet in her hands. Business owner, cafeteria, restaurant

Você quer saber como fazer planilha de precificação para restaurante, entender a sua importância e além disso, ainda saber o que é Markup de precificação e o que isso pode fazer pelo financeiro do seu estabelecimento? Então você está no artigo perfeito!

Vamos te mostrar tudo sobre como precificar as vendas do seu negócio, como identificar suas despesas e o passo a passo completo para montar uma planilha de precificação para o seu restaurante!

Sistema para restaurante e painel administrativo grátis: Clique aqui e saiba mais

Ter um controle financeiro organizado é essencial para o sucesso da gestão do seu restaurante. Isso por que a gestão das vendas e precificação é a responsável pelo êxito de todos os outros setores, tais como fidelização de clientes e lucro.

Ou seja, o sucesso do seu restaurante depende diretamente da sua gestão financeira!

Falamos um pouco mais sobre isso em nosso artigo Controle financeiro para restaurante: Como melhorar a gestão financeira do meu restaurante?

O que você verá neste artigo:

  • Planilha de precificação para restaurante: O que é? Qual é a sua importância?
  • Como calcular preço de venda para restaurante? Dicas e como fazer
  • Como identificar as despesas do meu restaurante para conseguir montar a minha planilha de precificação?
  • O que é Markup de precificação para restaurante? E como usar no meu restaurante?

Planilha de precificação para restaurante: O que é? Qual é a sua importância?

A planilha de precificação para restaurante é uma maneira de manter a organização do cardápio do estabelecimento através de um registro de custo dos alimentos.

É essa organização que garante que seu caixa não termine o mês no vermelho e com muitos prejuízos. Afinal, todo restaurante precisa ter uma boa margem de lucro em cada prato do menu, certo?

Contrate o cardápio digital para restaurante com pedidos via WhatsApp!

Fazer o cálculo dos preços de forma correta é importante e indispensável para a gestão financeira dos restaurantes. É crucial saber definir os valores do que se vende.

E por conta de tudo isso que a gestão financeira é um fator determinante para seu restaurante vender bem e lucrar.

E como garantir uma gestão financeira eficaz para seu restaurante?

Bom, além de contratar um sistema para restaurante de qualidade, montar uma planilha de precificação que faça sentido para restaurante é indispensável. Assim, você pode evitar gastos desnecessários, alimentos não utilizados e desperdício.

Mas não se preocupe! Confira agora mesmo tudo o que você precisa saber para montar a sua planilha de precificação para restaurantes:  

Planilha de precificação para restaurante: Como calcular?

Como calcular preço de venda para restaurante? Dicas e como fazer

A lucratividade é um dos principais objetivos de um empreendedor, certo? Afinal, é lucrando que conseguimos investir em nosso empreendimento e traçar estratégias para conquistar os clientes.

E para isso, é preciso organizar a precificação do seu restaurante.

Cada prato possui seu próprio custo de preparo, e a nossa sugestão para você é usar uma fórmula que faça esse cálculo para que sua planilha de precificação não tenha erros!

A fórmula que os restaurantes usam para esse cálculo:

  • [Custos + despesas + lucros = preço de venda]

Sendo:

  • Custos = gastos com fornecedores
  • Despesas = pagamento da equipe de funcionários, água, luz…
  • Lucros = objetivo de retorno após o pagamento de todos os custos de despesas

E para poder calcular o preço de venda dos seus produtos, há uma série de fatores que devem ser levados em conta:

  • Custos fixos: Despesas fixas que movimentam seu caixa mês a mês, como intenet, luz, água, pagamento dos funcionários, fornecedores etc…
  • Despesas variáveis: Despesas não fixas que influenciam no lucro do seu restaurante durante os meses, como manutenção de equipamentos e comissões pagas.
  • Custo de produção: Todo insumo utilizado, por menor que seja, deve ser levado em conta como custo de produção. Isso por que foi necessário não só o comprar, como também mantê-lo em estoque.

Sistema para restaurante com integração iFood grátis e fácil de mexer com PDV completo e eficaz

Como identificar as despesas do meu restaurante para conseguir montar a minha planilha de precificação?

As despesas de um restaurante estão relacionadas aos gastos que você tem com a gestão do seu negócio.

Ou seja, não se deve levar em conta somente em conta preço dos produtos e contas de luz e água.

Todos os custos relacionados com a sua equipe comercial e de administração devem ser considerados, sejam eles:

  • Gastos com marketing
  • Salários da administração e comercial
  • Material de escritório
  • Sistemas utilizados
  • Aluguel
  • Telefone fixo e de celular utilizados somente para seu restaurante

Passo a passo para montar uma planilha de precificação para restaurante

Como já falamos anteriormente neste artigo, planejar sua planilha de precificação para restaurante é essencial para a organização financeira do seu negócio.

Dessa forma, o processo de precificação dos seus produtos será otimizado e justo. E para fazer isso, você pode seguir esses passos para montar a sua planilha de precificação:

1) Entenda o que seu público-alvo quer e pode pagar

Antes de mais nada, você precisa estudar seu público-alvo e traçar seu perfil. Dessa forma, sua precificação será condizente com o valor que seus clientes podem pagar.

Tenha em mente os limites da precificação e se vale a pena aumentar o valor dos seus pratos ou reduzir gastos e despesas para diminuir os valores.

Não se esqueça, a planilha será a sua aliada e vai te ajudar a analisas os números e ações para definir o valor do seu menu e produtos.

2) Mapeie os pratos mais pedidos

Todo restaurante possui em seu cardápio os pratos mais pedidos e também os que menos saem.

Mapeie quais são estes para conseguir então decidir quais insumos solicitar aos fornecedores e sua quantidade.  

E dessa forma, você poderá aumentar a margem de lucro dos pratos mais pedidos. Essa é uma estratégia assertiva para manter sua lucratividade!

3) Evite usar preços arredondados

Estudos do mercado de alimentação comprovam que os clientes optam por valores quebrados, como R$29,90 do que os arredondados, como por exemplo R$30,00.

4) Cuidado com a barreira de preço

Assim como já explicamos no primeiro tópico, é importante não ultrapassar o limite do preço que é aceitável pelos seus clientes.

Os valores do seu menu devem ser justos para você e também para seus clientes. Não deve ser muito baixo (a ponto de não gerar lucro) mas também não deve passar de uma faixa de valor específico que as pessoas estão dispostas a pagar.

5) Planeje a sua planilha

Algumas ações mais práticas podem ser feitas para um planejamento eficaz da sua planilha de precificação.

Confira essas dicas de ações efetivas que trarão resultados para a organização da sua planilha e do seu negócio:

  • Cadastre todos os produtos do seu cardápio
  • Planeje a produção de todos os pratos que serão oferecidos na semana, se organize!
  • Determine uma lista de compras organizada e de forma periódica
  • Analise seus gastos periodicamente, seja por mês, a cada 15 dias ou semanalmente

O que é Markup de precificação para restaurante? E como usar no meu restaurante?

Markup é uma conta muito utilizada na gestão financeira para indicar o quanto o preço de um produto está acima do seu custo de produção e distribuição.

Ou seja, ele determina a diferença entre o custo do produto ou serviço e seu preço de venda. E a Markup pode ser declarada em quantia fixa ou percentual.

Muito complexo? Não se preocupe, vamos te explicar em mais detalhes:

A Markup é aplicada sobre o custo de um item para obter seu preço de venda, para que assim você obtenha um valor que cubra todos os gastos fixos e variáveis.

Ou seja, utilizando a Markup, você identifica o custo do item e faz uma margem de lucro.

Essa conta é uma ótima estratégia para você usar na organização da sua planilha de precificação e não errar. Vale a pena considerar usá-la 😉

Planilha de precificação para restaurante: Como calcular?

Sistema para restaurante Simpliza: Painel administrativo, controle de estoque e muito mais!

O sistema para restaurante Simpliza é um software fácil de usar, simples de entender e desenvolvido para automatizar todas as etapas da gestão do seu negócio!

Somos um sistema 100% online, grátis e com suporte humanizado e sempre disponível para te auxiliar na gestão do seu restaurante. Oferecemos diversos planos que cabem no seu bolso, incluindo um plano grátis ilimitado.

Nosso software para gestão de restaurantes, bares e lanchonetes é completo: painel administrativo, fiscal, integração iFood, delivery, cardápio digital, comanda eletrônica e muito mais!

E além disso, caso você queira um retaguarda mais robusto, nós temos integração com a Omie, onde você pode contratar nosso Caixa simples e eficaz junto com a gestão financeira poderosa da Omie.

E não acabou! Também temos integração com a Goomer Go, que é referência em auto atendimento no Brasil com tablets e totens de última geração.

Está esperando o que? Marque uma demonstração sem custo agora mesmo!

Conclusão

E ai, está pronto para melhorar a sua organização financeira? Não se esqueça de montar uma planilha de precificação para restaurante que seja organizada, justa e que leve em conta todos seus gastos mensais, sejam fixos ou variáveis.

Nós somos o Simpliza, um sistema de vendas para restaurante completo e fácil de mexer, com as mais diversas ferramentas (comanda eletrônica, delivery, PDV completo, delivery, integração iFood e cardápio digital) para você automatizar seu restaurante, simplificar suas vendas e melhorar sua gestão.

Aproveita e corre dar uma olha­­da no restante do nosso blog! Publicamos semanalmente artigos com dicas, novidades, notícias e sugestões para você, dono restaurante, bar ou lanchonete!

Nos siga no Instagram e receba dicas de gestão e vendas além de notícias sobre o mercado alimentício.

Continue lendo…

Melhor sistema para restaurante: A inovação dos melhores softwares de vendas e gestão

Controle de estoque para restaurante: Como fazer e dicas valiosas

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You May Also Like