Sistema para restaurante: Melhores ferramentas de atendimento para restaurante

Melhores ferramentas de atendimento para restaurante

Neste artigo você encontra uma lista com as melhores ferramentas de atendimento para restaurante e mais!

O sistema para restaurante Simpliza separou todos os benefícios de cada ferramenta da lista, como usá-las e assim, fidelizar seus clientes com um atendimento de qualidade.

Confira agora mesmo as melhores ferramentas de atendimento para restaurante e comece a fidelizar seu público!

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Gerenciar um restaurante não é nada fácil, pois sabemos que são inúmeros setores para serem cuidados: delivery, controle de estoque, administrativo etc…

No meio de tantas responsabilidades, podemos acabar “deixando passar” a importância do atendimento ao cliente, não focando em estratégias para melhorar a experiência da freguesia.

E com isso, é crucial lembrar que o processo de atendimento para restaurante focado na experiência do cliente pode transformar a rotina do seu negócio e garantir o sucesso nas vendas.

Atendentes em balcão de bar.
Sistema para restaurante: Melhores ferramentas de atendimento para restaurante

Além disso, agregar valor ao seu atendimento aumentam as chances de fidelizar seus clientes, através de uma experiência agradável e satisfatória.

Melhorar o atendimento de um restaurante, bar ou lanchonete requer estratégia e não é fácil, mas são essas iniciativas que aumentarão seu ticket médio e impulsionarão seu restaurante ao sucesso!

Por isso, separamos as melhores ferramentas de atendimento para restaurante e dicas sobre qual sistema para restaurante contratar.

Confira agora!

O que você verá neste artigo

  • Importância de ter um bom atendimento para o seu restaurante
  • Melhores ferramentas de atendimento para restaurante
  • Melhores sistemas de gestão e atendimento para restaurante
  • Quais as vantagens de contratar um sistema para restaurante
  • Como oferecer bom atendimento em um restaurante – Dicas extras
  • Conheça o sistema para restaurante Simpliza para gestão e vendas
  • Conclusão
  • Continue lendo…

Importância de ter um bom atendimento para o seu restaurante

Em seu artigo A importância de um bom atendimento ao cliente em restaurante, a Casa Magalhães afirma que “Um atendimento ao cliente em restaurante de qualidade é imprescindível para assegurar a satisfação do consumidor”, o que aumenta a possibilidade do seu cliente voltar a consumir em seu restaurante.

Além disso, ressalta que atributos como educação, gentileza e atenção nos detalhes fazem toda a diferença na experiência do cliente, sendo necessário treinar sua equipe e contratar para seu restaurante ferramentas que automatizem seu atendimento.

Ademais, garantir um atendimento de qualidade no seu estabelecimento traz grandes vantagens para seu restaurante, como já explicamos no artigo Fidelização de clientes: Como fazer no seu restaurante e fidelizar seu público.

São algumas dessas vantagens:

  • Seus clientes serão fiéis à sua marca e dificilmente escolherão o concorrente, pois valorizam o seu trabalho e do seu restaurante;
  • Seu público aumentará, pois, quando há uma fidelização de clientes, eles indicam seu restaurante para conhecidos e assim, suas vendas aumentam;
  • Você terá mais segurança financeira em seu negócio ao ter uma rede de clientes fixos.

Para alcançar a excelência no seu atendimento para restaurante, existem ferramentas que te ajudarão em noto o processo.

Confira agora tudo sobre elas!

Melhores ferramentas de atendimento para restaurante

Um sistema para restaurante tem a finalidade de facilitar a gestão do empreendedor e automatizar os processos de atendimento e vendas com suas ferramentas.

Mais especificamente, existem algumas ferramentas de atendimento para restaurante que podem te ajudar, e muito!

1) Cardápio digital

O cardápio digital é uma ferramenta de pedidos e atendimento que permite que os clientes escolham seus pedidos através de dispositivos móveis, tendo assim mais autonomia e flexibilidade no processo de pedir a refeição.

E além disso, também é um site de pedidos próprio do seu negócio, para que seu delivery não dependa somente dos aplicativos como iFood e DeliveryMuch.

Existem diversas vantagens em contratar um cardápio digital para seu restaurante, e existem diversas formas de usar seu cardápio online:

1.1 QR Code

O cardápio digital QR Code   permite ao cliente ter acesso ao menu do local sem precisar manusear um cardápio físico, de papel ou qualquer outro material impresso. Sendo necessário para o consumidor somente um aparelho celular ou tablet para ler o código e ter acesso direto ao cardápio.

Ou seja, é uma ferramenta d autoatendimento que concede mais velocidade ao processo de escolha de pedidos e ainda economiza o uso de papel para impressão dos cardápios. Muito prático, certo?

cardápio digital qr code
cardápio digital QR Code

Você pode adicionar o link do seu cardápio digital na biografia do Instagram de seu restaurante. Desse modo, ao acessar o perfil do seu negócio, o cliente verá logo de cara seu cardápio digital, o encontrando facilmente e aumentando as chances de realizar um pedido delivery.

Confira nosso artigo sobre o assunto: Como colocar o link do meu cardápio digital no Instagram?

Exemplo de link na bio do Instagram:

cardápio digital link na bio do Instagram
cardápio digital link na bio

1.3 Totens e tablets de autoatendimento

Outra forma de usar o cardápio digital é através de totens e tablets para autoatendimento. Você pode posicionar o totem do lado do balcão ou entrada do seu restaurante, e assim seu cliente poderá realizar os pedidos direto pelo cardápio digital, antes mesmo de chegarem às mesas.

Além disso, outra possibilidade é colocar um tablet com cardápio digital nas mesas, e desse modo seus clientes podem fazer os pedidos sozinhos, sem precisar de garçom. Isso torna seu atendimento e produção mais rápido e automatizado.

Totens e tablets de autoatendimento
tablet com cardápio digital

O cardápio digital é uma ótima ferramenta para agilizar o atendimento e oferece diversas maneiras de ser usado, certo?

Confira o restante da nossa lista com as melhores ferramentas de atendimento para restaurante:

2) Comanda eletrônica

A comanda eletrônica para restaurante é a grande solução para os dias de restaurante lotado, onde o garçom pode se perder no meio de tantos pedidos!

Com isso, essa ferramenta proporciona maior rapidez nas informações e menor chance de erros, essa comanda pode melhorar o sistema por completo. 

Com a comanda eletrônica, seu garçom lança os pedidos através de um celular ou tablet diretamente da mesa para a cozinha. Assim, já não é mais necessário fazer anotações ou impressões como na comanda tradicional. 

Cada mesa possui um código e são conectadas ao computador do estabelecimento com um sistema para restaurante instalado.

A comanda eletrônica agiliza o atendimento, e isso com certeza melhora o atendimento e a satisfação do cliente, certo?

Garçom atendendo em restaurante com comanda eletrônica
Sistema para restaurante: Melhores ferramentas de atendimento para restaurante

3) PDV/ Frente de Caixa

Sistema PDV significa “ponto de venda”, conhecido também como Frente de Caixa.

Ele é basicamente o terminal usado pelo caixa ou vendedor para finalizar as compras do restaurante para contabilização, apuração de valores e pagamentos.

O software de ponto de venda tem como objetivo realizar as vendas de um negócio de forma ágil e segura, sendo responsável pelo fechamento das vendas.

É uma ferramenta essencial para o sucesso das vendas de um negócio, além de garantir tanto controle financeiro quanto fiscal para seu negócio.

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O PDV é a principal ferramenta de atendimento e vendas, e se você já tem um restaurante, então com certeza já possui um Frente de Caixa.

Porém, o segredo de um atendimento para restaurante de qualidade não é ter um PDV, mas sim, qual PDV você contratou.

Afinal, é através do Frente de Caixa que você realiza suas vendas, e ele que organiza e automatiza todo o processo.

Por isso é importante contratar um PDV que seja simples de entender, fácil de mexer, sem travamento e com todos os recursos de venda necessários.

Confira nosso artigo: Frente de caixa para restaurante: Qual o melhor sistema PDV para o meu restaurante? Como escolher? e saiba tudo sobre suas vantagens, como usar da forma mais correta e qual sistema PDV para restaurante contratar.

Atendente em restaurante e cliente realizando o pagamento.

Sistema para restaurante: Melhores ferramentas de atendimento para restaurante

Melhores sistemas de gestão e atendimento para restaurante

Contratar um sistema de vendas de qualidade para um restaurante é crucial para garantir bom atendimento e uma gestão organizada.

Antes de contratar um programa para restaurante, é importância que você pesquise o mercado e compare os preços e vantagens de cada sistema.

Além disso, estude as necessidades do seu negócio e qual sistema “encaixa” melhor com o que você precisa.

Neste caso de melhorar seu atendimento, procure por sistemas para restaurantes que possuam ferramentas como comanda eletrônica e cardápio digital.

E se em outro caso você queira melhorar suas entregas, procure um sistema com o máximo de integrações possíveis, tal como o Simpliza que possui integração iFood, aiqfome, Goomer e Omie.

Esperamos que tenha entendido com nossos exemplos e não se esqueça de estudar e pesquisar antes de tomar a decisão de qual sistema para restaurante contratar.

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Quais as vantagens de contratar um sistema para restaurante?

Um sistema de vendas e atendimento para restaurante automatiza todos os processos do seu negócio e assim, você evita possíveis erros que poderiam acontecer na cozinha, atendimento ou caixa, pois todos esses setores serão automatizados com tecnologia feita para evitar riscos e erros manuais.

Além disso, seus funcionários não ficarão sobrecarregados com atividades repetitivas e cansativas, pois o programa para restaurante automatizará tais processos.

Assim, você terá uma equipe mais disposta e produtiva.

E tem mais! Com um app delivery integrado ao seu sistema, suas entregas agilizam e todo o processo delivery de seu restaurante será facilitado.

O software facilita suas vendas para que assim você consiga focar mais em tarefas estratégicas para crescer seu negócio, ao invés de perder seu tempo com as coisas pequenas do dia a dia, como contar notas para gerar relatórios.

Além disso, você automatiza seu restaurante e faz um upgrade em todos os setores do seu negócio, como o atendimento, delivery, fluxo de caixa e estoque.

Sistema para restaurante: Melhores ferramentas de atendimento para restaurante

Como oferecer bom atendimento em um restaurante

Oferecer um atendimento de qualidade é fundamental para fidelizar clientes e fazer o seu restaurante se destacar. A comida é importante, mas como você lida com os clientes também faz toda a diferença. Afinal, a experiência do cliente é o que vai trazê-los de volta.

Aqui estão algumas dicas para garantir que o atendimento do seu restaurante seja excepcional:

1. Recepcionando de Boas

Receba todos os clientes com o mesmo sorriso no rosto, sem preconceitos. Um atendimento acolhedor é o primeiro passo para uma experiência positiva. Seja sensível às preferências de cada cliente, mostrando respeito e atenção às suas escolhas.

2. Agilidade é Tudo

Ninguém gosta de esperar, né? Seja rápido no atendimento para causar uma boa impressão. Se tiver uma fila de espera, crie um espaço confortável para os clientes enquanto aguardam. Isso evita que eles fiquem impacientes e, claro, não abandonem o barco.

3. Equipe Preparada

Treine sua equipe, especialmente os garçons, para lidar com os clientes de forma profissional e amigável. Eles devem conhecer bem o cardápio e saber lidar com diferentes situações. Compreender as necessidades dos clientes é crucial para um atendimento de sucesso.

4. Atendimento Sem Pressa

Priorize agilidade, mas sem parecer apressado. Ninguém quer se sentir apressado ou ignorado. Encontre o equilíbrio entre eficiência e cuidado no atendimento, mostrando que você se importa com a experiência do cliente.

5. Comunicação Clara

Evite usar termos técnicos complicados. Mantenha a comunicação clara e direta, para que todos entendam. Uma equipe bem treinada e paciente é fundamental para lidar com os clientes e resolver qualquer dúvida ou problema.

6. Honestidade é a Melhor Política

Sempre seja honesto com os clientes. É melhor admitir um erro do que perder a confiança deles ao tentar esconder algo. A sinceridade constrói relacionamentos sólidos e duradouros.

7. Mantenha a Organização

Lembre-se de que você e sua equipe representam o restaurante. Mantenha a aparência apresentável e organize o ambiente. A limpeza e a organização não só impressionam os clientes, mas também facilitam o trabalho de todos.

garçons segurando tablet e sorrindo para foto.

Conheça o sistema de gestão e atendimento para restaurante Simpliza

Nós somos o Simpliza, um sistema de vendas para restaurante completo e fácil de mexer, com as mais diversas ferramentas (comanda eletrônica, delivery, PDV completo, delivery, integração iFood e cardápio digital) para você automatizar seu restaurante, simplificar suas vendas e melhorar sua gestão.

Nossa missão é simplificar suas vendas e seu atendimento!

O sistema para restaurante do Simpliza foi desenvolvido para simplificar a rotina do seu estabelecimento e revolucionar sua forma de vender!

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Conclusão – Melhores ferramentas de atendimento para restaurante

As ferramentas de atendimento para restaurante são um ótimo recurso para fidelizar seus clientes e automatizar seu processo de produção. Vale a pena investir nestes recursos, certo?

Te desejamos boas vendas, e não se esqueça de estudar as necessidades da gestão do seu restaurante para conseguir contratar o melhor sistema para seu negócio!

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Aproveita e corre dar uma olhada no restaurante do nosso blog! Ele está cheio de artigos com dicas, sugestões, novidades e notícias para donos de restaurantes, bares e lanchonetes.  

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Cartão Fidelidade para Restaurante: entenda como funciona e seus Benefícios

4 Conceitos da gestão financeira para restaurante e estratégias

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