Como aceitar vale refeição e alimentação em restaurante?

Entenda neste artigo as principais vantagens de aceitar o voucher no seu estabelecimento e aprenda passo a passo como aceitar vale refeição e alimentação em seu restaurante.

O que você verá neste artigo:

  • Qual é a diferença entre vale refeição e vale alimentação?
  • Requisitos básicos para aceitar vale refeição e alimentação em restaurante
  • Como aceitar vale refeição e alimentação em restaurante?
  • Confira um passo a passo para aceitar VR e VA em seu restaurante
  • Vantagens em aceitar vale alimentação em restaurantes
  • Conheça o sistema para restaurante grátis Simpliza: PDV completo + administrativo financeiro
  • Conclusão
  • Continue lendo…

A alimentação fora de casa é parte da rotina de milhões de brasileiros, especialmente de quem vive nas grandes cidades, onde voltar para casa para almoçar é por muitas vezes difícil.

Apesar de não ser obrigatório por lei no Brasil, muitas empresas oferecem o benefício de uma refeição por dia aos funcionários, por meio de vales ou vouchers, observando as normas do Programa de Alimentação do Trabalho (PAT).

O valor é definido em convenções coletivas ou no contrato de trabalho, e o desconto na folha salarial do empregado é limitado a 20% do total.

Além dos vales alimentação e refeição, há também os de combustível, cultura e presente, sendo que os dois primeiros são os mais utilizados.

Qual é a diferença entre vale refeição e vale alimentação?

Antes feitos em papel, os vales hoje são cartões semelhantes aos de crédito ou débito, carregados mensalmente e aceitos em várias maquininhas de pagamento.

Com milhões de pessoas se alimentando fora de casa, você pode perder vendas caso trabalhe com comida e não aceite nenhum vale-refeição ou vale-alimentação no seu restaurante.

Mas, antes de solicitar o cadastramento do seu estabelecimento em uma das empresas fornecedoras dos cartões, você deve verificar em qual das duas categorias você se encaixa.

O vale-refeição:

  • O que é: serve para custar refeições prontas, como almoço e jantar.
  • Quem pode aceitar: só estão credenciados a receber esse meio de pagamento os estabelecimentos que forneçam este tipo de alimento, como restaurantes, cafeterias, lanchonetes, bares e padarias.

O vale-alimentação:

  • O que é: tem como finalidade a compra de alimentos diversos, que não precisam estar necessariamente prontos.
  • Quem pode aceitar: estabelecimentos como supermercados, mercearias e padarias que não servem refeições podem se habilitar para receber esse benefício como forma de pagamento.

Requisitos básicos para aceitar vale refeição e alimentação em restaurante

Para aceitar VR e VA em seu restaurante, há alguns requisitos que seu estabelecimento deve cumprir:

  • O ramo de atividade do seu negócio tem de estar de acordo com o benefício –por exemplo, restaurantes, hipermercados, armazéns, padarias, cafeterias, mercearias e bares podem se habilitar;
  • Possuir conta corrente jurídica em nome da empresa;
  • Possuir uma máquina de cartão para pagamento, como as opções de maquininha da Cielo, que se destacam por aceitar mais de 80 diferentes bandeiras de cartão – entre crédito, débito e vouchers, ampliando a sua chance de aumentar a clientela;

Como treinar e motivar a equipe do meu restaurante? Volta aqui e confira!

Como aceitar vale refeição e alimentação em restaurante?

Estabelecimentos que atuam com refeições, como restaurantes, lanchonetes e padarias, podem incluir o vale refeição em sua lista de modalidades de pagamento. 

O processo para aceitar o benefício não é complicado e pode ser feito de maneira prática e rápida pela internet. 

O empreendedor deve ter registro na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) na categoria correta para aceitar o vale-refeição. Com o cadastramento finalizado, é possível habilitar as maquininhas do restaurantee para esse tipo de pagamento.

Depois é só sinalizar o restaurante, lanchonete ou padaria com os adesivos do fornecedor de benefício.

Confira um passo a passo para aceitar VR e VA em seu restaurante

  • No caso das redes Alelo, Ticket e Sodexo, por exemplo, antes de se credenciar para aceitar vale alimentação e vale refeição, você precisa ter uma maquininha das prestadoras aceitas – como a da Cielo;
  • Abrir uma conta-corrente jurídica em nome da empresa, caso ainda não tenha;
  • Possuir ramo de atividade compatível com o produto;
  • Em seguida, preencher um formulário e aceitar a proposta comercial da bandeira desejada. A Ticket, por exemplo, não cobra taxa de credenciamento, enquanto a Sodexo dá desconto na adesão on-line;
  • Depois disso, será enviado um e-mail para você confirmar seu credenciamento;
  • Por fim, envie os documentos requisitados e assine o formulário de credenciamento – em até dez dias úteis você passa a ser credenciado e pode aceitar vale refeição e vale alimentação no seu negócio.

Sistema para restaurante gratuito download: 5 vantagens que só Simpliza oferece

Vantagens em aceitar vale alimentação em restaurantes

Aqui está uma lista mais detalhada dos benefícios de aceitar vale alimentação em um restaurante:

  1. Maior flexibilidade financeira para os clientes: Alguns clientes preferem pagar com vale-alimentação, especialmente aqueles que recebem essa forma de pagamento como parte de seus pacotes salariais. Aceitar vale-alimentação permite que eles usem esses recursos para pagar suas refeições sem precisar desembolsar dinheiro de sua conta pessoal.
  2. Aumento da clientela: Ao aceitar vale-alimentação, o estabelecimento pode atrair novos clientes que preferem usar esse tipo de pagamento.
  3. Possibilidade de atrair novos públicos: Algumas empresas oferecem vale-alimentação a seus funcionários como benefício adicional. Ao aceitar vale-alimentação, o estabelecimento pode atrair esses funcionários como clientes.
  4. Fidelização dos clientes: Clientes que usam vale-alimentação são mais propensos a frequentar o estabelecimento com maior frequência, o que aumenta a possibilidade de fidelizá-los.
  5. Redução da inadimplência: Vale-alimentação é pago diretamente pela empresa emissora, o que significa que o estabelecimento não precisa se preocupar com a inadimplência dos clientes.

fontes: https://br.mobiletransaction.org/como-aceitar-vale-refeicao/ https://blog.cielo.com.br/dicas-e-historias-de-sucesso/como-aceitar-vale-refeicao-e-alimentacao/https://www.jornalcontabil.com.br/aceitar-vale-refeicao-no-restaurante-e-vantajoso-para-o-estabelecimento/

Conheça o sistema para restaurante grátis Simpliza: PDV completo + administrativo financeiro

Que tal dar um upgrade na gestão do seu restaurante, organizando seu delivery e automatizando suas vendas?

O Simpliza é um sistema para restaurante grátis e desenvolveu um cardápio digital e outras ferramentas para automatizar e simplificar suas vendas. Nosso sistema é simples de operar e nosso objetivo é que sua gestão seja simplificada, organizada e sem estresse!

Além disso, somos destaque no mercado pela nossa equipe de suporte e atendimento humanizada.

Somos um software inteligente de vendas e gestão com todas as ferramentas que você precisa. Confira algumas:

Oferecemos diversos planos recheados de vantagens para seu restaurante!

Não cobramos taxa de instalação e nem de fidelidade, pois garantimos nossos clientes com base na qualidade de nosso sistema e serviços.

E o melhor de tudo, possuímos em nosso sistema um plano grátis! Saiba mais aqui.

Conclusão

Aceitar vale-alimentação em um restaurante é uma boa ideia porque aumenta a flexibilidade financeira para os clientes, o que pode atrair novos clientes e fidelizar os atuais.

Além disso, aceitar vale-alimentação pode ser visto como uma prova de que o estabelecimento está atento às necessidades e preferências dos clientes, o que pode melhorar sua imagem e reputação.

Por fim, é uma forma de diferenciação em relação aos concorrentes, uma vez que alguns estabelecimentos ainda não aceitam esse tipo de pagamento.

Aproveita e corre dar uma olha­­da no restante do nosso blog! Publicamos semanalmente artigos com dicas, novidades, notícias e sugestões para você, dono restaurante, bar ou lanchonete!

Continue lendo…

Como gerenciar restaurante: 8 dicas para vender mais em 2023

Como vender mais no iFood? Confira 6 dicas e aumente as vendas delivery

Como um sistema de gestão muda um restaurante

0 Shares:
2 comments
    1. Olá William!
      Fomos averiguar no site oficial da Ticket e na home deles consta que “O credenciamento de novos estabelecimentos é feito em até 7 dias úteis e sem burocracia. A Ticket® não cobra taxas no momento do credenciamento.”
      No entanto, para esclarecer eventuais dúvidas específicas ou obter informações detalhadas sobre o processo de credenciamento, recomendamos entrar em contato diretamente com a Ticket.
      Agradecemos por seu interesse em nosso conteúdo e ficamos à disposição para quaisquer outras perguntas ou esclarecimentos adicionais que você possa precisar ou quiser fazer!
      Agradecemos pelo comentário e a leitura, ficamos a disposição 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You May Also Like