Como treinar e motivar a equipe do meu restaurante? Volta aqui e confira!

Quer motivar a equipe do seu restaurante?

Veja neste artigo soluções que separamos para motivar a equipe do seu restaurante e sugestões dos principais treinamentos que precisam ser aplicados para aperfeiçoamento dos colaboradores e parceiros.

Tópicos que você verá neste artigo:

  • Por que devo motivar a equipe do meu restaurante?
  • Como motivar a equipe do meu restaurante? Confira 5 DICAS
  • Como treinar meus funcionários? Invista no seu time e organize treinamentos
  • Melhore seu atendimento e otimize suas vendas: Confira como nosso sistema pode te ajudar
  • Conclusão
  • Continue lendo…

Um dos elementos que causam mais influência no negócio gastronômico é a equipe de restaurante, tanto no número de vendas e lucro, quanto na fidelização dos clientes.

Afinal, sua equipe de funcionários são os principais responsáveis pelos processos e pela operação do estabelecimento, certo?

E para garantir que o atendimento mantenha o nível de excelência que seus clientes merecem e assim fidelizar seu público, é preciso deixá-los atualizados e motivados constantemente, além de oferecer treinamento e qualidade de vida profissional.

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É essencial que, ocasionalmente, treinamentos, reuniões ou imersões sejam agendados entre a equipe na intenção de oferecer um serviço impecável e os resultados do negócio continuem sendo aprimorados e em evolução.

Para alguns administradores, motivar e treinar pode ser um desafio, mas não precisa se preocupar! Nós do Simpliza separamos algumas dicas para treinar e motivar a equipe do seu restaurante.

Siga lendo o texto e conheça mais sobre motivação e treinamento em restaurante!

Por que devo motivar a equipe do meu restaurante?

Motivar a equipe do seu restaurante é crucial para que experiência do seu cliente seja tão boa quanto sua comida. Visto que, os seus funcionários tem contato direto com público, fazendo parte do atendimento ao cliente.

Em meio à crise ou simplesmente em algum momento difícil, manter a equipe “animada” pode ser um grande desafio, mas se não quer perder dinheiro ou funcionários, está na hora de começar a pensar em como motivar e unir sua equipe!

Segundo estudos e pesquisas de Della Bradshaw, do Financial Times, a busca da felicidade no ambiente de trabalho e como é de extrema importância. De acordo com os estudos, as pessoas mais felizes são saudáveis, mais criativas para solucionar problemas e, ainda, ganham mais dinheiro.

Não tem como negar que uma equipe motivada é mais produtiva, por isso, dê a mesma importância que você dá ao feedback do cliente para o ao feedback do funcionário.

Logo, se manter o foco na felicidade do seu colaborar, consequentemente, terá um negócio próspero com um atendimento de qualidade e a experiência do cliente será um sucesso!

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Como motivar a equipe do meu restaurante? Confira 5 DICAS

1. Reconheça os esforços da sua equipe

Valorizar a dedicação da sua equipe é de extrema importância. Com isso, uma forma de demonstrar aos funcionários que todos os esforços valeram a pena é aderir um programa de “empregado do mês”.

Torne público o reconhecimento por todas as realizações em seu restaurante, por exemplo, coloque uma foto do funcionário do mês na parede ou dê um troféu, para simbolizar a conquista.

Além de homenagear o colaborador, discuta como a pessoa conseguiu essa conquista com o restante para equipe. Assim, toda a equipe pode se espelhar para que consigam melhorar o nível de serviço.

Por fim, incentive o funcionário para se esforçar ainda mais para ganhar o título de “empregado do mês”. O inventivo não precisa ser um bônus salarial, por exemplo, você pode oferecer um dia de folga para o funcionário do mês um dia de folga.

2. Comunicação e saber ouvir é a chave do negócio

Como gerente ou dono de restaurante, evite ao máximo apresentar uma postura defensiva-agressiva para que sua equipe sempre se sinta à vontade para conversar, resolver casualidades de maneira tranquila e sem conflitos.

Mesmo que você acredite estar preparado para tudo e seus funcionários estejam motivados, seja um bom ouvinte.

Para saber gerenciar uma equipe você precisa saber se comunicar, sendo importante ser compreensivo, educado e não possuir favoritismo com os colaboradores. Assim, será fácil todos aceitarem facilmente que são um time. Resolva todos os problemas juntamente com os contratados do restaurante, encoraje-os a realizar críticas e sugestões, pois são os que mais possuem informações valiosas dos clientes.

Mostre a eles que juntos irão criar um ambiente cada vez melhor.

3. Busque feedbacks da sua equipe

O primeiro passo para motivar o seu funcionário é ouvindo, escute o que ele pensa sobre a empresa, colegas e a rotina do seu trabalho.

O feedback do funcionário pode ser coletado em conversas em grupo ou individuas, o importante é estar de mente aberta para ouvir seu colaborador sem ter uma postura defensiva.

Em outras palavras, o objetivo não é lavar roupa suja entre a equipe, mas buscar feedback que possam agregar na gestão do seu restaurante.

Como sugestões para melhorar o ambiente de trabalho, a relação entre os colaboradores e, consequentemente, sua motivação.

4. Ofereça incentivos além de funcionário do mês

Se você tem um item novo no seu cardápio, pode motivar sua equipe a vender esse prato, assim, quem tiver o maior número de vendas será recompensado.

Caso não tenha um prato novo, faça isso mensalmente, acompanhe as estatísticas de vendas e, em seguida, ofereça um bônus para o funcionário que vender mais pratos no final de cada mês.

Logo, o bônus pode ser um “voucher” de certo valor para ser gasto em seu restaurante, por exemplo.

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5. Solucione os problemas

Talvez o atendimento do seu restaurante esteja ruim pela falta de equipamento adequado. Já pensou nisso?

Não adianta ter uma equipe qualifica se ainda trabalha com o velho bloquinho de notas e caneta para anotar pedidos.

Atualmente, existem plataformas e programas que podem facilitar o serviço e atendimento do seu funcionário.

Um sistema de gestão para restaurante, ou seja, um sistema para restaurante, é crucial para otimizar os processos e tornar a experiência do cliente ainda mais agradável.

Por exemplo, o sistema para restaurante eficiente conta com a comanda eletrônica, onde os pedidos são enviados automaticamente para a cozinha.

Com isso, o garçom não precisa ficar correndo de lá pra cá anotando e levando o pedido na cozinha, além de poder ocorrer erro na produção do prato pela ortografia ser ilegível.

Assim, você pode disponibilizar o cardápio digital no smartphone ou totem digital para o seu cliente efetue o pedido de maneira autônoma, deixando seu garçom livre para dar total atenção aos clientes.

Além disso, você terá todo controle de suas vendas, acesso a relatórios com um software para restaurante, como é o caso do Simpliza!

Como treinar meus funcionários? Invista no seu time e organize treinamentos

Todos os funcionários do seu restaurante precisam receber treinamentos básicos, sejam eles de rotinas de segurança alimentar, limpeza e orientações para atendimento.

Esses treinamentos devem ser obrigatórios e rotineiros para garantir a padronização dos seus colaboradores e a harmonia no local de trabalho. Além disso, cada setor deve ter suas especificações para aprendizagem dos mais novos ou reforço profissional do veteranos.

Quer exemplos? Te damos alguns:

1) Treinamento da equipe de recepção e caixa

A equipe de recepção e caixa são times essenciais para o bom desenrolar da operação venda, portanto é preciso ter noções gerais sobre todos os aspectos do estabelecimento.

Tente realizar o treinamento abrangendo os seguintes aspectos:

  • como recepcionar os clientes;
  • conhecimento do plano de chão (números de mesa, área de barra, seções, etc.);
  • tour do restaurante (para saber onde fica tudo: banheiros, estoque, frigobar, estações, etc);
  • curso de etiqueta para atendimento em restaurante;
  • normas de conduta;
  • respeito à presença e à opinião do cliente;
  • importância de possuir atenção;
  • conhecimentos a respeito do cardápio;
  • higiene;
  • postura;
  • cálculo básico;
  • regras do restaurante;
  • como trabalhar em equipe;
  • atualizações a respeito de tendências, cardápio, regras, atendimentos; entre outros.

2) Treinamento da equipe de garçons

Para saber como treinar os garçons, é importante saber que alguns dos tópicos já mostrados acima também fazem parte do treinamento deles, como você verá na lista abaixo.

Contudo, há outros itens específicos para treinar sua equipe de atendimento:

  • técnicas apropriadas para servir;
  • conhecimentos a respeito do cardápio;
  • conhecimento específico de ingredientes para complementos e combinações;
  • conhecimento de lista e de como servir vinhos se tiver em seu restaurante;
  • limpeza de mesas;
  • higiene.

Além desses, é importante treinar aspectos já citados para a equipe de recepção e caixa, também, como:

  • conhecimento do plano de chão (números de mesa, área de barra, seções, etc.);
  • tour do restaurante (para saber onde fica tudo: banheiros, estoque, frigobar, estações, etc);
  • curso de etiqueta;
  • normas de conduta;
  • postura;
  • respeito à presença e à opinião do cliente;
  • importância de possuir atenção;
  • cálculo básico;
  • regras do restaurante;
  • como trabalhar em equipe;
  • atualizações a respeito de tendências, cardápio, regras, atendimentos; entre outros.

3) Treinamento da equipe da cozinha

O foco do treinamento da equipe de cozinha deve abranger:

  • conhecimentos a respeito do cardápio;
  • conhecimento específico de ingredientes para complementos e combinações;
  • redução de desperdício;
  • importância de higienização própria e dos alimentos;
  • segurança alimentar;
  • delegação de responsabilidades;
  • regras do restaurante;
  • como trabalhar em equipe.

Contudo, como já citado para as outras equipes, é importante treinar, também:

  • conhecimento do plano de chão (números de mesa, área de barra, seções, etc.);
  • tour do restaurante (para saber onde fica tudo: banheiros, estoque, frigobar, estações, etc);
  • curso de etiqueta;
  • normas de conduta;
  • postura;
  • respeito a presença e a opinião do cliente;
  • importância de possuir atenção;
  • atualizações a respeito de tendências, cardápio, regras, atendimentos; entre outros.

Alguns treinamentos podem ser efetuados por todos da equipe, já outros são mais específicos para alguns times e pode não interessar tanto os demais integrantes do restaurante.

Não deixe de sugerir a participação geral para a aquisição de conhecimento, mas também saiba quando um assunto precisa ser tratado de forma mais privada e diz respeito a apenas um grupo.

Marque os treinamentos com antecedência para que haja planejamento por parte dos colaboradores, espalhe recados ou pequenos cartazes para que ninguém esqueça a data e horário e reforce a importância da participação.

Fonte: https://guiagphr.com.br/noticias/como-treinar-e-motivar-a-equipe-do-seu-restaurante/

Melhore seu atendimento e otimize suas vendas: Confira como nosso sistema pode te ajudar

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Conclusão

Não se esqueça que reconhecer os esforços faz com que as equipes conquistem melhores resultados – e depende do gestor criar um ambiente acolhedor e de incentivo. Logo, ofereça motivações e estabeleça uma relação de confiança com e entre seus funcionários.

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