Como reduzir consumo de energia em seu restaurante

Como reduzir o consumo de energia: saiba como economizar na conta de luz em seu restaurante, sendo mais sustentável também! Confira agora tudo sobre redução de energia.

Nós publicamos em nosso blog um artigo completo sobre Redução de água em restaurante: Dicas para economizar água no seu restaurante.

Com isso, pensamos ser interessante agrupar algumas dicas sobre redução nas contas de luz também 🙂

Seguindo essa lista de dicas simples, você com certeza irá reduzir os gastos de luz e energia no seu restaurante, economizando assim no final do mês e consequentemente aumentar o seu lucro. Além de ser uma atitude benéfica ao meio ambiente.

Vamos conferir nossas dicas sobre redução de energia em restaurante?!

O que você verá neste artigo:

  • Como reduzir o uso de energia em restaurantes? Vem que a gente te conta e te ajuda com algumas dicas!
  • Como diminuir custo de energia em uma lanchonete?
  • Você já conhece o sistema de vendas e gestão para restaurantes Simpliza?
  • Conclusão
  • Continue lendo…

Como reduzir o uso de energia em restaurantes? Vem que a gente te conta e te ajuda com algumas dicas!

Os restaurantes e bares no Brasil estão enfrentando um aumento em suas contas de energia elétrica, assim como muitas outras partes do país.

Isso ocorre devido à diminuição da quantidade disponível de energia. Isso é agravado pelo fato de que o atual cenário também representa a recuperação econômica após as reduções de jornada e receitas mensais reduzidas devido à pandemia de coronavírus, o que pode prejudicar ainda mais o já delicado caixa de muitos estabelecimentos.

Para enfrentar e melhorar essa situação, existem medidas que podem ajudar a controlar os gastos e reduzir o desperdício, permitindo que os custos se mantenham dentro de um valor viável para o empreendimento. Uma boa coordenação é fundamental para garantir a longevidade dos serviços oferecidos.

Dado que a energia elétrica é um dos gastos fixos dos bares e restaurantes, é importante entender como a fatura é calculada e quais as possíveis economias que podem ser implementadas no local. Além disso, é crucial identificar quais equipamentos consomem mais energia e adotar soluções adequadas ao perfil do negócio.

Isso ocorre porque estima-se que a eletricidade representa cerca de 40% de todas as despesas de uma empresa, o que destaca ainda mais a necessidade de tomar medidas que minimizem seu impacto final no orçamento.

E com tudo isso em mente, separamos dicas para reduzir o consumo de energia do seu restaurante e economizar nas contas de luz! Confira:

1) Mantenha os aparelhos desligados enquanto não são utilizados

A estrutura de um restaurante necessita de diversos aparelhos na cozinha, caixa e ambiente de consumação, certo?

É comum os empreendimentos deixarem seus aparelhos em modo stand-by, ou seja, em modo de espera. Isso significa que o aparelho está ligado em modo de redução de energia, porém o mesmo continua consumindo luz. Com isso em mente, uma ótima dica é desligar da tomada todos seus aparelhos, pois mesmo sem usá-los, o modo stad-by consome energia.

É uma coisa muito simples e que fará uma grande diferença nas contas do final de mês.

2) Instale sensores de presença

Instalar sensores no seu restaurante será um gasto a mais, porém será um investimento para o futuro! Isso porque muitas pessoas se esquecem de desligar as luzes ao sair da cabine do banheiro por exemplo, ou até mesmo a cozinha.

Instalando sensores de presença nos banheiros, por exemplo, as luzes ficarão sempre desligadas quando os mesmos estiverem vazios, e as pessoas não precisarão se preocupar em desligar os interruptores.

3) Treine e conscientize sua equipe de funcionários

É muito importante salientar o fato de que que a redução do uso de energia (assim como de água) em qualquer lugar, seja um empreendimento ou lar domiciliar, é de responsabilidade de todos. Sendo assim, crie e estabeleça regras para o seu restaurante e treine sua equipe de funcionários para que estejam cientes sobre o que precisam fazer no dia a dia do restaurante para a economiza de energia. Faça uma reunião ou encontro para explicar o tópico, além de fazer uma lista com todas as regras para economizar a regra e distribuir para cada funcionário.

4) Use lâmpadas de LED

Segundo dados disponibilizados pelo g1.globo.com, as lâmpadas de LED reduzem os gastos de energia em até 80%. Mesmo sendo mais caras que outros tipos de lâmpadas, é um forte investimento para o seu restaurante, visto que uma lâmpada incandescente consome em média 60 watts de energia, já uma fluorescente compacta consome 15 watts e a lâmpada LED chega a consumir apenas 10 watts! Além do benefício da redução de custos de manutenção, durando muito mais tempo.

5) Faça a manutenção do seu ar condicionado

O ar condicionado é um dos aparelhos que mais consomem energia, seja em lares ou em empreendimentos. E não seria diferente em seu restaurante.

Pensando nisso, você deve sempre fazer a manutenção do seu ar condicionado para que ele consuma o menos de luz possível.

6) Ar condicionado

Para evitar o desperdício de energia elétrica, é necessário realizar a manutenção regular deste equipamento, substituir os filtros e limpar os canos de água. Essas ações previnem bloqueios que podem forçar o motor a trabalhar mais para resfriar o ar, aumentando os custos de eletricidade.

Outra medida importante é evitar a exposição do equipamento à luz solar, o que pode afetar o seu desempenho. Além disso, é recomendado ligá-lo somente quando necessário, levando em conta os horários de tarifas mais caras.

Para escolher um equipamento mais eficiente, é importante avaliar o custo-benefício da aquisição e buscar opções com o selo Procel de eficiência energética. Isso pode ajudar a reduzir o consumo de energia elétrica e os custos associados a ele.

7) Freezers e geladeiras

Em restaurantes, é necessário manter tanto a geladeira quanto o freezer ligados 24 horas por dia para garantir a preservação dos alimentos, o que pode representar um grande impacto nos custos de energia. Por isso, é crucial manter a manutenção desses aparelhos atualizada.

Além disso, é importante evitar forrar a prateleira da geladeira e prestar atenção na saída do duto de ar dentro do eletrodoméstico. Essas medidas garantem que a circulação do ar no interior do equipamento não seja prejudicada, prevenindo falhas e reduzindo o consumo de energia elétrica.

8) Sistema solar fotovoltaico 

As dicas mencionadas anteriormente são importantes para economizar energia elétrica, mas investir em sistemas de autogeração de energia a partir da iluminação solar natural é uma das poucas soluções capazes de resolver o problema de forma contínua.

Além de proporcionar maiores economias, essa tecnologia confere um perfil mais sustentável ao estabelecimento, criando um diferencial positivo em relação aos demais empreendimentos do setor.

9) Degelos frequentes

Para conseguir manter a melhor eficiência energética dos refrigeradores, a melhor medida é realizar degelos periódicos conforme instruído pelos fabricantes.

Colocando a prática na rotina da equipe, o estabelecimento evita o acúmulo de gelo nos equipamentos e evita danos que comprometem a vida útil dos compressores.

10) Indicação – Redução de energia

Caso você queira se aprofundar mais no assunto sobre redução de energia para o seu restaurante, nós queremos te indicar o Aldo.blog. O site possui diversos artigos sobre geração de energia para ecoomizar, sendo o Aldo o maior revendedor de painéis do Brasil.

Como diminuir custo de energia em uma lanchonete?

Pensando agora nas lanchonetes, das mais variadas que são queridinhas do brasileiro, há várias medidas que podem ser adotadas para diminuir os custos de energia em uma lanchonete, tais como:

A) Iluminação

  • Trocar lâmpadas incandescentes e fluorescentes por LED;
  • Utilizar janelas e cortinas para aproveitar a luz natural, diminuindo o uso de luzes artificiais;
  • Instalar sensores de presença para controlar o uso de iluminação em áreas de baixa circulação.

B) Equipamentos

  • Usar equipamentos com selo Procel de eficiência energética;
  • Manter a manutenção dos equipamentos em dia, para garantir seu bom funcionamento e evitar desperdícios de energia.

C) Ar Condicionado

Programar a temperatura do ar condicionado para um nível confortável, evitando temperaturas muito baixas que aumentam o consumo de energia.

D) Desligamento

Desligar aparelhos que não estão sendo usados, como televisões, aparelhos de som, ventiladores e luzes em áreas desocupadas.

E) Distribuição elétrica

Fazer um estudo da distribuição elétrica, identificando as áreas de maior consumo de energia e encontrando formas de reduzir o uso.

Adotar essas medidas pode ajudar a reduzir o consumo de energia elétrica e, consequentemente, diminuir os custos da lanchonete. É importante lembrar que pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença no longo prazo.

Você já conhece o sistema de vendas e gestão para restaurantes Simpliza?

Simpliza oferece a comanda eletrônica, entre muitas outras ferramentas de gestão para bares e restaurantes. Nós oferecemos um software gratuito que não precisa de treinamento para usar!

Além disso, o Simpliza possui como missão simplificar as vendas do seu bar, e por isso oferecemos diversas ferramentas que farão proporcionam uma gestão integrada, rápida e automatizada do seu estabelecimento!

Além disso, não há taxa de fidelidade, além de se apresentar como um sistema de vendas 100% online e humanizado em seu atendimento e suporte.

O Simpliza é um sistema de venda para bar, lanchonete e restaurante com:

  • integração iFood e aiqfome
  • PDV Completo
  • Dashboard/Painel administrativo
  • comanda eletrônica
  • cardápio digital
  • Sistema delivery
  • Plano grátis
  • Suporte especializado
  • Banco de ajuda com mais de 50 tutoriais sobre o sistema

E maaaais! Caso você queira um retaguarda mais robusto e equipado, nós temos integração com a Omie, onde você pode contratar nosso Caixa simples e eficaz junto com a gestão financeira poderosa da Omie.

Também temos integração com a Goomer Go, que é referência em autoatendimento no Brasil com tablets e totens de última geração.

Clique aqui e converse com nossa equipe de atendimento! Marque uma apresentação sem custo nenhum e conheça nosso sistema.

Conclusão

Contrate um sistema de vendas para restaurante completo! O sistema Simpliza para restaurante é super descomplicado e eficiente, te dando a oportunidade de controlar seu tempo, ter acesso a um painel de pedidos completo e possuir um app delivery próprio.

Aproveita e corre dar uma olha­­da no restante do nosso blog! Publicamos semanalmente artigos com dicas, novidades, notícias e sugestões para você, dono restaurante, bar ou lanchonete!

Nos siga no Instagram e receba dicas de gestão e vendas além de notícias sobre o mercado alimentício.

Continue lendo…

Redução de água em restaurante: Dicas para economizar água no seu restaurante


Como ter um restaurante sustentável: o que fazer para ter um empreendimento mais ecológico?


Frente de caixa para restaurante: Qual o melhor sistema PDV para o meu restaurante? Como escolher?

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You May Also Like