Redução de água em restaurante: Dicas para economizar água no seu restaurante

A redução do consumo de água em restaurantes é de extrema importância! É uma ótima estratégia se você, como dono de restaurante, quiser economizar nas contas no final do mês, evitar prejuízos e aumentar seu lucro. 

Além disso, atualmente o Brasil (e o mundo todo) está passando por crises ecológicas e a água está cada vez mais escassa. Com isso, economizar o recurso é de responsabilidade de todos.

Antes de conferimos as dicas para economizar água em restaurante, confira esse artigo completo em nosso blog sobre Como ter um restaurante sustentável: o que fazer para ter um empreendimento mais ecológico.

Simplifique as vendas do seu restaurante com o Simpliza

Treine sua equipe de funcionários

Antes de mais nada, é importante frisar que a redução do uso de água em qualquer lugar, seja um empreendimento ou lar domiciliar, é de responsabilidade coletiva. Estabeleça as regras para o seu restaurante e treine os seus funcionários para que estes estejam cientes sobre o que precisam fazer no dia a dia do restaurante para a economiza da água. Se necessário, faça uma reunião ou um dia de imersão para explicar o tópico, além de fazer uma lista com todas as normas para economizar a regra e distribuir para cada pessoa e deixar disponibilizada em pontos estratégicos do local.

Economize na hora de lavar a louça

Criar uma maior consciência e treinamento para economizar água na hora de lavar louça é uma das principais estratégias para a redução do uso excessivo de água no seu restaurante. Para isso, nada de torneiras abertas com água corrente no momento de lavar a louça. Caso seus utensílios de cozinha estejam muito engordurados, deixe-os de molho em bacias com detergente e água para que no momento de lavá-los, pouca água seja necessária para a lavagem.

Use utensílios que sujam menos

Adquira para o seu restaurante utensílios de cozinha que sujam menos. Por exemplo, utensílios de silicone podem ser limpados muitas vezes com panos, se pouco sujos, além de não precisar usar muita água para limpá-los com sabão. Pode ser um gasto no início, mas irá te ajudar na economia na conta de água, sendo então um investimento a longo prazo.

Evite a água corrente quando possível

Como já foi mencionado nas dicas anteriores, evite o máximo possível a água corrente. Ao lavar vegetais, legumes e verduras por exemplo, lave em uma bacia com água parada.

Crie estratégias para reutilizar água

Em alguns casos, é possível reutilizar água em seu restaurante. A água usada para ferver legumes e verduras pode ser reutilizada para cozinhar arroz e outros pratos.

Instale arejadores nas torneiras

Conhecidos também como bicos de borracha, os arejadores são instalados nos bicos das torneiras para ajudar na redução da vazão e por consequência, reduzir o gasto de água. Coloque nas torneiras dos banheiros e nas da cozinha.

Revise as instalações hidráulicas

É necessário revisar as instalações hidráulicas de empreendimentos periodicamente, principalmente em construções antigas.

Danos nas estruturas de canos, gotejamentos e vazamentos são uma das principais causas no aumento das contas de água em restaurantes. Preste atenção em atividades anormais e vazamentos no seu restaurante.

O Simpliza é um sistema para restaurante e sistema delivery com integração iFood completo

O sistema de vendas para restaurante do Simpliza nasceu para descomplicar sua vida e dar mais controle para seu negócio

Conclusão

Contrate um sistema delivery completo! No sistema Simpliza, basta cadastrar seu cardápio digital (que nós oferecemos) região e pagamento. E rápido assim você começa suas vendas. O sistema Simpliza para restaurante delivery é descomplicado e eficiente, te dando a oportunidade de controlar seu tempo, ter acesso a um painel de pedidos completo e possuir um app delivery próprio.

Aproveita e corre dar uma olha­­da no restante do nosso blog! Publicamos semanalmente artigos com dicas, novidades, notícias e sugestões para você, dono restaurante, bar ou lanchonete!

Nos siga no Instagram e receba dicas de gestão e vendas além de notícias sobre o mercado alimentício.

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You May Also Like