Economizar água em restaurante: Dicas para a redução de água

A redução do consumo de água em restaurantes é de extrema importância! É uma ótima estratégia se você, como dono de restaurante, quiser economizar nas contas no final do mês, evitar prejuízos e aumentar seu lucro. 

Além disso, atualmente o Brasil (e o mundo todo) está passando por crises ecológicas e a água está cada vez mais escassa. Com isso, economizar o recurso é de responsabilidade de todos.

Antes de conferimos as dicas para economizar água em restaurante, confira esse artigo completo em nosso blog sobre Como ter um restaurante sustentável: o que fazer para ter um empreendimento mais ecológico.

Dicas para economizar água em restaurante

A conscientização sobre a importância da redução de água tem se tornado cada vez mais relevante nos dias atuais, especialmente em setores que fazem uso intensivo desse recurso, como é o caso dos restaurantes.

Além da preocupação ambiental, há também a questão econômica, uma vez que a redução no consumo de água pode resultar em economia significativa nas despesas operacionais do estabelecimento.

Nesse contexto, muitos restaurantes têm adotado medidas para reduzir o consumo de água em suas atividades, e neste texto vamos explorar algumas dessas estratégias.

Você está buscando por dicas para reduzir o uso de água no seu negócio? Confira agora em nossa lista de práticas de redução de água em restaurantes:

1) Treine sua equipe de funcionários

Antes de mais nada, é importante frisar que a redução do uso de água em qualquer lugar, seja um empreendimento ou lar domiciliar, é de responsabilidade coletiva. Estabeleça as regras para o seu restaurante e treine os seus funcionários para que estes estejam cientes sobre o que precisam fazer no dia a dia do restaurante para a economiza da água. Se necessário, faça uma reunião ou um dia de imersão para explicar o tópico, além de fazer uma lista com todas as normas para economizar a regra e distribuir para cada pessoa e deixar disponibilizada em pontos estratégicos do local.

2) Economize na hora de lavar a louça

Criar uma maior consciência e treinamento para economizar água na hora de lavar louça é uma das principais estratégias para a redução do uso excessivo de água no seu restaurante. Para isso, nada de torneiras abertas com água corrente no momento de lavar a louça. Caso seus utensílios de cozinha estejam muito engordurados, deixe-os de molho em bacias com detergente e água para que no momento de lavá-los, pouca água seja necessária para a lavagem.

3) Use utensílios que sujam menos

Adquira para o seu restaurante utensílios de cozinha que sujam menos. Por exemplo, utensílios de silicone podem ser limpados muitas vezes com panos, se pouco sujos, além de não precisar usar muita água para limpá-los com sabão. Pode ser um gasto no início, mas irá te ajudar na economia na conta de água, sendo então um investimento a longo prazo.

4) Evite a água corrente quando possível

Como já foi mencionado nas dicas anteriores, evite o máximo possível a água corrente. Ao lavar vegetais, legumes e verduras por exemplo, lave em uma bacia com água parada.

5) Crie estratégias para reutilizar água

Em alguns casos, é possível reutilizar água em seu restaurante. A água usada para ferver legumes e verduras pode ser reutilizada para cozinhar arroz e outros pratos.

6) Instale arejadores nas torneiras

Conhecidos também como bicos de borracha, os arejadores são instalados nos bicos das torneiras para ajudar na redução da vazão e por consequência, reduzir o gasto de água. Coloque nas torneiras dos banheiros e nas da cozinha.

O Simpliza é um sistema para restaurante e sistema delivery com integração iFood completo

7) Revise as instalações hidráulicas

É necessário revisar as instalações hidráulicas de empreendimentos periodicamente, principalmente em construções antigas.

Danos nas estruturas de canos, gotejamentos e vazamentos são uma das principais causas no aumento das contas de água em restaurantes. Preste atenção em atividades anormais e vazamentos no seu restaurante.

8) Use mais a panela de pressão

Uma forma de economizar água na cozinha é utilizando a panela de pressão. Esse utensílio, quando fechado adequadamente, consome menos água do que as panelas convencionais. Além disso, é possível cozinhar alimentos como carnes de forma mais eficiente, cobrindo o fundo da panela com uma camada de cebola, que é rica em água e ajuda a evitar o ressecamento dos alimentos. Com essas práticas simples, é possível reduzir o consumo de água na cozinha e contribuir para um uso mais consciente desse recurso tão importante.

9) Pesquise técnicas alternativas de cozimento

]Uma alternativa para economizar água na cozinha é cozinhar diferentes alimentos na mesma panela ou utilizar técnicas alternativas. Por exemplo, para cozinhar legumes de forma mais suave e macia, é possível assá-los no forno com azeite e ervas em vez de colocá-los em panelas com água fervente por um longo período de tempo. Isso reduzirá significativamente o consumo de água e ainda dará um toque especial ao sabor dos alimentos.

Conheça o sistema para restaurante grátis Simpliza: Um software completo, acessível e simplificado!

programa para restaurante Simpliza oferece diversas ferramentas de gestão para bares e restaurantes, incluindo a comanda eletrônica.

Além disso, disponibilizamos um software gratuito, fácil de usar e que não exige treinamento prévio.

Nossa missão é simplificar as vendas do seu estabelecimento, oferecendo uma gestão integrada, rápida e automatizada.

Não cobramos taxa de fidelidade e nosso sistema de vendas é 100% online, com atendimento e suporte humanizados.

Entre as funcionalidades do Simpliza, destacam-se a integração com iFood e aiqfome, um PDV completo, um painel administrativo, a comanda eletrônica, o cardápio digital e um sistema de delivery.

Além disso, oferecemos um plano grátis, suporte especializado e um banco de ajuda com mais de 50 tutoriais sobre o sistema.

Caso necessite de um retaguarda mais robusto e equipado, temos integração com a Omie, onde você pode contratar nosso Caixa simples e eficaz, juntamente com a gestão financeira poderosa da Omie.

Também oferecemos integração com a Goomer Go, que é referência em autoatendimento no Brasil, com tablets e totens de última geração.

Não perca mais tempo, entre em contato com nossa equipe de atendimento clicando aqui.

Agende uma apresentação sem custo e conheça melhor nosso sistema!

Conclusão

Contrate um sistema delivery completo! No sistema Simpliza, basta cadastrar seu cardápio digital (que nós oferecemos) região e pagamento. E rápido assim você começa suas vendas. O sistema Simpliza para restaurante delivery é descomplicado e eficiente, te dando a oportunidade de controlar seu tempo, ter acesso a um painel de pedidos completo e possuir um app delivery próprio.

Aproveita e corre dar uma olha­­da no restante do nosso blog! Publicamos semanalmente artigos com dicas, novidades, notícias e sugestões para você, dono restaurante, bar ou lanchonete!

Nos siga no Instagram e receba dicas de gestão e vendas além de notícias sobre o mercado alimentício.

Continue lendo…

5 Dicas para redução de energia em restaurante: Economize na conta de luz do seu restaurante!

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You May Also Like