Uber Eats não faz mais entregas no Brasil: Isso impacta meu negócio?

A saída do Uber Eats do mercado brasileiro foi amplamente noticiada por veículos internacionais. Saiba como isso pode afetar seu negócio e o que fazer a partir de agora.

A Uber encerrou as operações do Uber Eats no Brasil no dia 7 de março de 2022. Em nota enviada para Mobile Time, o Uber afirma que a partir de agora, a empresa vai trabalhar em duas frentes: com a Cornershop by Uber, para serviços de intermediação de entrega de compras de supermercados, atacadistas e lojas especializadas; e de entrega de pacotes pelo Uber Flash.

A partir da data que passou, os usuários podem usar o app do Uber Eats para aproveitar a melhor seleção de supermercados e atacadistas do Brasil, assim como itens de decoração, papelaria, bebidas e produtos para pets, entre outros.

Atualmente, o Cornershop está disponível em mais de 100 cidades do Brasil. De acordo com a companhia, o delivery de mercado quase triplicou o número de pedidos. A Uber afirmou para a Mobile Times que ainda que expandirá o Uber Direct, produto corporativo que permite que lojas façam entregas no mesmo dia para seus clientes e que mantém o “compromisso com seus mais de 1 milhão de motoristas parceiros” que geram renda fazendo viagens e entregas pela plataforma.

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Qual é o impacto disso para os donos de restaurantes?

Segundo a Mobile Times, a Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O) disse em nota para a plataforma que, se concretizado, o fim das operações no Brasil da Uber Eats é muito ruim para o setor.

A ABO2O afirmou que “O mercado precisa de mais empresas competindo no segmento de entrega de restaurantes. Sem um ambiente regulatório e decisões, especialmente do CADE, que assegurem essa boa competição, consumidor e restaurantes ficarão cada vez mais vinculados a algumas opções de aplicativos disponíveis no País”.

Já a Associação Nacional de Restaurantes (ANR) lamentou o encerramento das atividades da Uber Eats no Brasil em 2022, e vê a saída do app como uma “perda de competitividade” no setor de food service.

“Neste momento ainda delicado, no qual a economia precisa de maior tração, é importante ter um leque de operadores. Embora seja uma baixa importante, o mercado de delivery vem ganhando novos atores com propostas inovadoras e bastante interessantes para garantir melhores condições e benefícios a todo o ecossistema – dos entregadores aos restaurantes e consumidores”, responde a ANRa Mobile Time.

Ainda sobre o impacto do encerramento da Uber Eats no Brasil, o presidente do Sindicato dos Mensageiros, Motociclistas, Ciclistas e Mototaxistas Intermunicipais do Estado de São Paulo (SindimotoSP), Gilberto Almeida dos Santos, disse que a saída do Uber Eats do segmento de delivery de bares e restaurantes acontece devido ao domínio do iFood com mais de 80% do mercado. Na visão do SindimotoSP, é menos uma empresa para “precarizar a situação dos entregadores”. Ainda assim, enxergam o iFood como o “grande vilão” na piora de entrega de alimentos nos dias atuais.

Por fim, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci, acredita que é sintomático que a saída da Uber Eats do segmento aconteça um mês após o fim do Delivery Center também ocorrido em 2022 no Brasil: “Ficamos em alerta máximo especialmente pelos motivos aventados: a dificuldade de transpor as barreiras impostas pela empresa líder desse mercado. Embora essas hipóteses ainda não estejam confirmadas, o fato da Uber Eats ter encerrado as atividades apenas por aqui é um indicativo de que esse mercado esteja adoecido, precisando de um remédio mais forte”, afirma Solmucci em resposta ao Mobile Time.

Na visão do representante da Abrasel, a solução para o setor seria o Open Delivery, um código aberto para padronização de cardápios e pedidos. Assim como o SindimotoSP, os comerciantes também citam como problema o amplo domínio do iFood. Solmucci lembra que a associação de bares e restaurante entrou com um pedido – ao lado de 99, Rappi e Uber – no CADE para acabar com os contratos de exclusividade do iFood, algo que foi aceito em 2021.

Análise sobre o iFood e o cenário feita pela Mobile Time

Buscando entender o cenário atual do mercado de delivery e marketplaces no Brasil, a Mobilw Time realizou uma análise sobre a relação do encerramento de entregas da Uber Eats em relação ao aplicativo mais usado no país para pedir delivery,  o iFood.

De acordo com a análise feita pela plataforma, mesmo com a saída do Uber Eats do delivery de bares e restaurantes, ainda é cedo para dizer que o iFood ganhou o mercado de delivery no Brasil. Sim, o iFood é o maior player de procedência nacional. Mas, o app ligado tem uma série de desafios adiante:

  • Encara ampla e franca concorrência com Rappi que vem recebendo fortes rodadas de investimento anualmente;
  • Os grandes marketplaces avançaram em entregas de mercado e começam a olhar para bares e restaurantes, basta lembrar dos movimentos de aquisição de apps do Magalu nos últimos dois anos;
  • O avanço de competidores de nicho, como o Zé Delivery, que tem construído junto aos comerciantes na pandemia com taxas atrativas;
  • Há demandas por regras mais rígidas para o setor que podem ameaçar o domínio do iFood e incentivar mais competição. Um exemplo é a CPI dos Apps que ocorre atualmente na Câmara dos Vereadores de São Paulo.

A vitória do iFood não é completa uma vez que a saída do Uber Eats foi total. A companhia norte-americana ainda tenta ganhar espaço com a entrega de itens de mercado com o Cornershop, que foi comprado em 2021, mas poderia muito bem ter fechado a operação de delivery de vez, ou vendido para um rival menor que o iFood de modo que não houvesse percalços de aprovação no CADE.

Importante lembrar que o próprio iFood comprou a unidade local do Pedidos Já no passado, um outro app de delivery que não ganhou tração no mercado delivery brasileiro. E a Uber vendeu sua operação na Rússia para o Yandex.

fonte: https://www.mobiletime.com.br/noticias/06/01/2022/uber-eats-nao-fara-mais-entregas-de-restaurantes-no-brasil/

Quais são as estratégias que devo ter agora como dono de restaurante ou empreendedor food service?

E agora, o que fazer para não sofrer o impacto do encerramento de diversos aplicativos de entrega no Brasil? O que fazer com a dependência do iFood que restaurantes possuem?

Uma estratégia para ter mais segurança e menos dependência dos aplicativos delivery é contratar um cardápio digital para seu restaurante, bar ou lanchonete.

O cardápio digital é basicamente um recurso tecnológico que permite que os clientes escolham seus pedidos através de dispositivos móveis, tendo assim mais autonomia e flexibilidade no processo de pedir a refeição.

Além disso, o cardápio online é um site delivery próprio para seu restaurante, e quanto mais seus clientes optarem por pedir por lá, mais você ficará livre das taxas altas dos aplicativos delivery como o iFood.

Mas é importante lembrar que como o iFood é o aplicativo delivery mais utilizado no Brasil, é importante que você garanta boas vendas na plataforma.

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