Conheça 6 estratégias imperdíveis para divulgar cardápio digital do seu restaurante e aumente suas vendas!
O cardápio digital é uma ferramenta para bares e restaurantes que facilita o acesso do cliente ao seu estabelecimento e oferece mais autonomia para seu negócio
Precisa de estratégias para fazer seu cardápio chegar até os clientes? Separamos algumas dicas para divulgação que vão te ajudar a aumentar seu lucro.
O que você verá neste artigo:
- Estratégias para divulgar cardápio digital: 6 dicas imperdíveis
- Simpliza: Conheça o sistema gratuito com cardápio digital personalizável
- Conclusão
- Leia mais: Conteúdo extra
Os cardápios digitais existem há muito tempo, mas se popularizaram durante a pandemia e o aumento do consumo por meio de delivery. De acordo com uma pesquisa feita pelo instituto de pesquisas Dataessential, 65% dos clientes de restaurantes já preferem cardápios digitais aos físicos.
Esse dado mostra o quão essencial é aderir às novas tecnologias do mercado de alimentos, e se adaptar às vontades dos clientes.
É claro que você não quer ficar de fora das tendências, e pode até já ter uma versão digital do seu cardápio. Mas você sabe como divulgá-lo?
Só ter um cardápio digital não é suficiente, é preciso que você saiba usá-lo para converter vendas e ter mais independência dos aplicativos de delivery.
O cardápio digital ajuda nas vendas presenciais e no delivery!
Pensando na importância dessa ferramenta, preparamos algumas formas simples e inteligentes de divulgar o cardápio digital para seus clientes e apresentar seu menu para quem não conhece seu negócio.
Nós já publicamos algumas estratégias de divulgação para cardápio digital, confira as dicas anteriores:
Dicas para divulgar cardápio digital para restaurante
Divulgação de cardápio digital: dicas e estratégias para seu restaurante
Agora vamos te apresentar mais 6 estratégias para divulgar cardápio digital. Vamos nessa?
Estratégias para divulgar cardápio digital: 6 dicas imperdíveis
1. Construa uma identidade visual marcante
Muitas dicas para divulgação do seu negócio falam sobre utilizar as redes sociais para a divulgação, ou materiais gráficos. Porém, é muito importante que seu negócio tenha uma boa identidade visual, que seja marcante para quem a veja e passe confiança para os clientes.
A identidade visual diz respeito aos elementos gráficos de divulgação e comunicação da sua empresa. Está relacionada ao nome, logo, cores, tipografia, embalagens, slogans, e outros produtos de comunicação.
A identidade visual é fundamental para a divulgação, já que as pessoas levam em consideração esses elementos estéticos na hora de visitar um restaurante ou pedir por delivery.
Para desenvolver uma boa identidade visual, é melhor que você contrate um profissional da área. Não pense nisso como gasto, mas como investimento, já que a publicidade é parte fundamental de um negócio.
2. Misture estratégias de ‘soft sell’ e ‘hard sell’
Quando for pensar em estratégias para as redes sociais, leve em consideração esses dois termos do marketing. Eles dizem respeito a estratégias de divulgação de uma marca ou produto.
‘Hard sell’, seria algo como “venda pesada”, trata de ações mais diretas, com mensagens objetivas, que apresentam o seu produto ou marca de maneira direta. Por exemplo: um post nas redes sociais com o QrCode de seu cardápio digital, que chama o cliente para conhecê-lo.
Já o ‘Soft sell’, é uma estratégia mais sutil de marketing. Nele, você “disfarça” a apresentação do produto em um conteúdo que parece mais neutro. Por exemplo: você ensina o descarte de produtos recicláveis enquanto mostra as embalagens do seu restaurante.
Pode parecer um exagero pensar nessas estratégias tão específicas, mas sabemos que a concorrência exige que o empreendedor esteja sempre se reinventando. Essas são estratégias publicitárias consolidadas e utilizadas por grandes empresas.
3. Produza engajamento na internet
Saiba utilizar as redes sociais a seu favor. Apenas divulgar seu negócio objetivamente pode ser uma estratégia ultrapassada.
Procure fazer conteúdos que engajem de fato seus seguidores, ou que vão ser compartilhados e vistos por quem não te segue. Dê preferência para conteúdos informativos, que mostrem a marca de maneira sutil.
Você também pode utilizar do bom humor para divulgar sua marca. Fazer um post com o qual as pessoas se identifiquem e depois pedir para que marquem um amigo é uma ótima estratégia.
Utilizar esses formatos nas redes sociais pode fazer sua marca ficar conhecida, e todo engajamento no seu perfil pode ser convertido em vendas.
É importante salientar que as redes sociais têm características e públicos diferentes, então atente-se para o seu público alvo antes de pensar sua estratégia de marketing.
4. Treine seus funcionários para divulgar sua marca
Você pode utilizar um QrCode do seu cardápio digital para fazer a divulgação em lugares inusitados. Por exemplo, seus motoboys do delivery podem aderir a estratégia no uniforme, ou na própria caixa da moto.
Vale tudo quando o assunto é publicidade! Seus funcionários podem te ajudar na divulgação com suas próprias redes sociais ou no boca-a-boca com seus clientes.
Afinal, um cliente que vai até o seu estabelecimento também vai pedir delivery em uma outra ocasião. Portanto, aproveite esse momento para divulgar seu delivery também.
5. Ofereça condições especiais
Quem tem um negócio sabe que conquistar novos clientes é mais oneroso que fidelizar os que já se tem. Pensando nisso, ofereça descontos e condições especiais para aqueles que fizerem pedidos vindos do seu cardápio digital.
Você pode fazer isso oferecendo descontos nos produtos, ou taxa de entrega gratuita. Se você tiver um aplicativo de delivery próprio, isso fica ainda mais fácil.
Aqueles que clientes que fizerem pedidos pelo Whatsapp ou que acharem seu cardápio pelas redes sociais também poderão usufruir desses benefícios.
Assim, os clientes que já pediram com você, vão continuar pedindo. Isso faz parte da estratégia de fidelização.
6. Aplique estratégias de pós-venda
Ao contrário do que muitos pensam, a estratégia de venda não acaba depois que o cliente recebe o produto e paga por ele.
O pós-venda é uma estratégia muito importante na fidelização. São coisas como pesquisa de opinião, mandar mensagem checando se o pedido foi entregue da maneira correta e outros pedidos de feedback.
Essa estratégia é importante porque o cliente pode se tornar um divulgador do seu cardápio digital, principalmente se houver promoções especiais nele.
Simpliza: Conheça o sistema gratuito com cardápio digital personalizável
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Nosso cardápio digital é a ferramenta ideal para aumentar suas vendas e controlar seus pedidos. Integramos seu delivery, pedidos iFood e cardápio digital direto em nosso PDV, trazendo agilidade e economia para seu restaurante e sistema de entrega.
Seu cardápio digital é totalmente personalizável com sua identidade visual e você pode colocar as fotos que quiser.
Nosso delivery foi pensado para ser um módulo integrado ao sistema de vendas Simpliza, que traz tudo relacionado às vendas do seu delivery online. Suas integrações com os aplicativos de pedido e seu cardápio digital estão neste módulo.
Além disso tudo, não cobramos taxa de instalação e nem de fidelidade, pois garantimos nossos clientes com base na qualidade de nosso sistema e serviços.
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Conclusão
Divulgar seu cardápio digital vai aumentar sua lucratividade e com certeza te ajudará a fidelizar mais clientes delivery.
Pesquise quais são os principais meios de comunicação utilizados pelo seu público-alvo e invista na divulgação do seu cardápio digital nessas plataformas ou aplicativos.
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