Quanto custa um sistema para restaurante, bar e lanchonete?

ATendente em cafeteria operando pdv

Quanto custa um sistema para restaurante? Saiba agora!

Segundo o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, a categoria de serviços e alimentação (bares, restaurantes, lanchonetes e food trucks) foi a que mais registrou novos negócios nos primeiros seis meses de 2022.

E por que isso está acontecendo? Bom, além do cenário brasileiro estar lentamente voltando ao normal e superando a pandemia, o baixo investimento que é necessário para empreender na criação de empreendimentos da alimentação também é motivo para a grande quantidade de empreendedores abrindo seus negócios.

Ou seja, o setor alimentício está em ascensão, vários restaurantes abrindo e com isso, se torna necessário contratar um sistema e ferramentas que te ajudem a ser bem sucedido no seu empreendimento.

Um software para restaurante vai te auxiliar a se destacar da alta concorrência por bom atendimento, tecnologia, rapidez, inovação e organização.

O que você verá neste artigo:

  • quanto custa um sistema para restaurante?
  • Principais ferramentas e funções para procurar em um sistema para restaurante
  • Vantagens de contratar um sistema para restaurantes
  • Você já conhece o sistema para restaurante grátis Simpliza?
  • Conclusão
  • Continue lendo…

Pensando nisso, quanto custa um sistema para restaurante?

Os valores variam muito nas empresas que vendem sistema de restaurante.

Cada empresa de automação oferece o software de forma diferente, algumas cobram por uma licença que é paga mensalmente e já inclui o suporte técnico, enquanto outras vendem o software e oferece o suporte à parte, caso você deseje contratar.

O valor dos sistemas depende das ferramentas que oferecem, além das vantagens e integrações.

Independente do programa que escolher contratar, leve em conta o valor do software ou licença e preço do suporte.

Por fim avalie se está incluso no preço da sua contratação o treinamento de gestão do próprio sistema, pois algumas empresas cobram a parte esse serviço.

O Simpliza, por exemplo, não cobra por treinamento e nem apresentação do sistema, além de contar com suporte especializado e não cobrar a mais por isso.

Hoje no mercado podemos encontrar sistemas para restaurantes com preço mensal de no mínimo R$50,00 a R$150,00.

Tenha em mente que independente do tamanho do seu restaurante, o necessário para que ele seja bem sucedido é possuir controle sobre todas as operações e informações bem documentadas e organizadas.

O Simpliza é um sistema para restaurante grátis e delivery com integração ifood completo

Atendimento em restaurante com comanda eletrônica
Uma vantagem de um sistema de comanda eletrônica para restaurantes, bares e lanchonetes é a agilidade no atendimento ao cliente. Os pedidos são registrados de forma rápida e precisa por um tablet ou smartphone, reduzindo erros de anotação e melhorando a eficiência do serviço, o que, por sua vez, resulta em uma experiência mais satisfatória para os clientes.

Principais ferramentas e funções para procurar em um sistema para restaurante

Cada sistema para restaurante é diferente, com funções e ferramentas diferentes. Para contratar um programa para seu negócio, você precisa conhecer as necessidades do seu estabelecimento e estudar quais ferramentas são necessárias para “tocar as vendas” de forma bem sucedida.

Por exemplo, se seu restaurante não trabalhar com consumo no local, faz sentido contratar um sistema especializado em entregas delivery, certo?

Porém, existem algumas ferramentas e funções que são geralmente o que a maioria dos restaurantes precisam para começar as vendas e organizar a gestão administrativa.

São as principais ferramentas e funções a se procurar em um software:

Além dessas 3 funções que são o básico para começar suas vendas, há outras funções que podem automatizar sua gestão e alavancar suas vendas:

  • Sistema KDS

Tudo vai depender do que você precisa e o quanto pode investir em um sistema para seu restaurante!

Balcão em cafeteria com dono/atendente operando pdv
Quanto custa um sistema para restaurante, bar e lanchonete? O sistema para restaurantes Simpliza é grátis!

Vantagens de contratar um sistema para restaurantes

Um programa para restaurante ou bar é basicamente um software que se chama ERP (Enterprise Resource Planning).

Trata-se de um sistema feito para facilitar e automatizar todos os processos de vendas e gestão de um restaurante.

Ou seja, é um programa com ferramentas essenciais de administração que te permite realizar operações de gestão e vendas em um programa só.

Desse modo, o software será o responsável por automatizar seu negócio e evitar erros que você ou seus funcionários podem cometer na correria do dia a dia.

Contratar um sistema para seu negócio pode de trazer diversas vantagens! São algumas delas:

1) Pedidos integrados e em tempo real com a comanda eletrônica

Usar comandas para registrar os pedidos no seu restaurante é uma ótima maneira de controlar suas vendas. Ela organiza seu atendimento e agiliza os processos do seu negócio. 

As comandas eletrônicas representam o futuro dos estabelecimentos alimentícios, que precisam estar cada vez mais conectados e online, para prosperarem. 

Além disso, elas são a melhor alternativa para economizar tempo e dinheiro, com a possibilidade de integrar os pedidos das mesas e dos deliverys com a sua cozinha e seu fechamento de caixa. 

A comanda eletrônica simplifica o trabalho do seu garçom, economizando no tempo gasto no atendimento. Agiliza também o trabalho da sua equipe de cozinha, que recebe o pedido automaticamente e de maneira clara. 

O resultado é que seu cliente recebe seu pedido muito mais rápido, aumentando a satisfação com seu estabelecimento. 

Comanda eletrônica para bar e restaurante: Saiba tudo sobre a ferramenta

2) Relatórios de negócios precisos com a frente de caixa

Um sistema para restaurante facilita na hora de fazer suas contas, isso porque a comanda eletrônica integrada com delivery e pedidos no seu estabelecimento registra tudo de maneira simplificada.

Na hora de fazer seu balanço do final do mês, o software consegue te dar informações específicas e precisas sobre o consumo no seu estabelecimento.

E ele consegue te dizer por qual canal os pedidos foram feitos, seja no balcão, mesas, delivery, site, ou quantos canais você tiver. 

3) Integração com aplicativos de delivery

As integrações com apps de delivery, como Ifood e Aiqfome simplificam os processos e agilizam seu atendimento. 

Basicamente, você terá seu sistema de vendas instalado em seu restaurante, e nele, chegarão todos os pedidos de entrega, seja do seu cardápio digital ou iFood.

Isso mesmo! Você não precisa ficar de olho em várias telas e preocupado(a) com o iFood. Todos seus pedidos chegam juntos em um único sistema de vendas para restaurante.

E assim, você diminui seu estresse, otimiza seu tempo e facilita sua gestão delivery.

Dessa maneira, tudo pode ser entregue com muito mais agilidade, fazendo valer muito a pena. 

Conheça nosso sistema para delivery gratuito integrado iFood

4) A praticidade dos cardápios digitais

O cardápio digital é basicamente um recurso tecnológico que permite que os clientes escolham seus pedidos através de dispositivos móveis, tendo assim mais autonomia e flexibilidade no processo de pedir a refeição.

Você registra seu cardápio em um sistema para cardápios digitais e ele fica organizado por seções para que seu cliente possa olhar com calma e escolher.

O cardápio digital que você registrou no software pode ser visto no site, ou podem ser disponibilizados no seu estabelecimento, através de QRCode ou tablets. 

Dessa forma, seu cardápio se torna digital, atualizável e livre de custos. Seus clientes podem se beneficiar da rapidez e conforto de escolher pelo cardápio digital e pedir por ali mesmo. 

Dicas para divulgar cardápio digital para restaurante

5) Diminuição de erros

Essa é uma grande vantagem do sistema para restaurante, isso porque o software gerencia suas operações do dia a dia com perfeição, não há perigo de falhas ou erros de cálculo.

Diminuir os erros também significa economizar dinheiro, afinal, não é vantajoso ter que refazer um processo custoso do zero, certo?

Com essa tecnologia, suas contas ficam mais equilibradas, afinal, ajudamos em todos os cálculos com nossas ferramentas de gestão, evitando que você tenha resultados financeiros ruins.

Foto de balcão em restaurante fino com computador e pdv.
Uma vantagem de um sistema de comanda eletrônica com PDV integrado para restaurantes, bares e lanchonetes do Simpliza é a gestão simplificada e abrangente do negócio. O sistema pdv permite o controle de pedidos, pagamentos, estoque e relatórios financeiros em um único lugar, aumentando a eficiência operacional e facilitando a tomada de decisões estratégicas para o estabelecimento.

6) Controle de vendas

O programa para restaurante permite que você monitore detalhadamente todas as vendas feitas pelo seu restaurante.

Sejam elas feitas através do balcão, mesas, site, aplicativo de delivery e até Whatsapp, todas essas vendas vão para o mesmo sistema.

Isso te permite controlar melhor o caixa do seu restaurante e ter mais informações sobre cada uma dessas vendas.

Essa ferramenta vai te ajudar a ter uma visão da lucratividade em tempo real, oferecendo um controle mais preciso das vendas diárias, semanais e mensais.

7) Gestão de estoque

Além da gestão de vendas, o programa para restaurante também ajuda na sua gestão de estoque. 

A manutenção de um estoque é fundamental para o bom funcionamento de qualquer bar, restaurante ou lanchonete.

E, além de controlar as vendas, a ferramenta vai ajudar você a ter uma noção melhor do que entra e o que sai da sua despensa.

Isso facilita também na hora de fazer sua ficha técnica, ou cálculos como o markup e ticket médio.

Assim fica muito mais fácil saber quando repor os seus insumos e quando foi a sua última reposição.

Controle de estoque para restaurante: Como fazer e dicas valiosas

8) Controle das contas

A automação feita a partir de um sistema para restaurante vai permitir que você, gestor, tenha um melhor controle no faturamento.

Tenha noção de onde está a ferida do seu estabelecimento com o uso de um sistema para venda e para restaurantes para impulsionar ainda mais as suas vendas e o crescimento da equipe.

Essas são apenas algumas das vantagens que um sistema para restaurantes pode te oferecer, esse programa foi desenvolvido por especialistas para suprir todas as necessidades do seu negócio!

9) Cadastro e organização dos seus clientes

Depois que seus clientes fazem um pedido, seja fisicamente no seu restaurante, ou digitalmente por aplicativos de delivery, site ou Whatsapp, você pode armazenar os dados daquele pedido.

Isso te oferece um controle maior sobre seus clientes, regiões da cidade e informações em geral sobre os padrões de consumo.

O software guarda as informações dos clientes e permite gerenciá-las de qualquer dispositivo.

Com os dados sempre à mão, os colaboradores podem compartilhá-los e colocar ações de fidelização em prática.

 10) Aumento faturamento

Automatizar os serviços do seu negócio é sinônimo de otimização de tempo.

Isso porque seus garçons não vão precisar mais anotar pedidos ou resolver problemas na cozinha, isso será resolvido pela comanda eletrônica. 

Esse tempo pode ser utilizado para dar atenção ao seu cliente, o que pode encorajar o público a consumir mais, ou pratos mais caros e exclusivos. 

Dessa forma, você aumenta suas vendas e lucra mais!

Zoom em mãos operando pdv

Você já conhece o sistema para restaurante grátis Simpliza?

Simpliza é um programa de vendas e gestão 100% online, grátis e não temos taxa de cancelamento. Além disso, oferece diversos planos recheados de vantagens para diversos tipos de negócios.

Além de gratuito, o sistema possui todas as funcionalidades que seu negócio precisa. Para completar, ainda auxilia nas vendas de balcão, de comanda, e delivery.

O suporte do Simpliza é via chat direto com nosso suporte. Então, se no seu orçamento não cabe um software caro, o plano gratuito do Simpliza pode te ajudar.

Marque uma demonstração grátis agora mesmo!

Conclusão

Existem muitas opções de sistema para restaurante, então não é fácil escolher o melhor para seu negócio. Muitos planos parecem semelhantes, mas é preciso se atentar para os detalhes. Estude seu negócio e saiba exatamente o que você precisa para organizar sua gestão e realizar as vendas sem estresse e de maneira automatizada.

Aproveita e corre dar uma olhada no restante do nosso blog! Publicamos semanalmente artigos com dicas, novidades, notícias e sugestões para você, dono restaurante, bar ou lanchonete!

Continue lendo…

Guia completo para contratar o melhor sistema para restaurante

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You May Also Like