A experiência do cliente está cada vez mais presentes nas listas de prioridades dos donos dos restaurantes. Mas por que?
A pesquisa “O Futuro do Food Service”, realizada pela Fispal Food Service e FGV Jr., revela que os principais fatores atraentes para os consumidores em um restaurante são:
- Qualidade da comida: 71,13%
- Preço: 56,5%
- Qualidade do serviço: 43,75%
- Ambiente: 32,63%
- Rapidez do atendimento: 22,63%
- Apresentação da comida: 15,75%
- Proximidade de casa: 10,88%
Os principais diferenciais atribuídos aos estabelecimentos de qualidade incluem:
- Serviço excepcional: 21%
- Ambientação/decoração: 21%
- Apresentação dos pratos
- Cozinha visível aos clientes
- Menus de degustação
- Boa carta de vinhos e drinks
Investir em atendimento de excelência, campanhas de fidelização e contar com uma equipe experiente são ideias inteligentes para aprimorar o serviço ao cliente.
Bom, a questão é que um dos principais objetivos que você deve ter para seu negócio é aumentar suas vendas e conquistar cada vez mais público, certo? E o segredo para isso é a fidelização de clientes. E como você os fideliza?
A resposta é simples: melhorando a experiência do cliente no seu restaurante! E é exatamente sobre isso que vamos trabalhar neste artigo.
Iremos apresentar um breve estudo sobre os estágios que compõem a experiência de clientes e depois, te oferecer uma lista com dicas claras e objetivas de como melhorar a experiencia do cliente do seu restaurante. É só seguir lendo este artigo!
Simplifique suas vendas com um sistema PDV 100% gratuito e automatizado
O que você vai ver neste artigo:
- Estágios que compõem a experiência do cliente
- 7 dicas para melhorar a experiência do cliente do seu restaurante
- Experiência gastronômica: 6 estratégias para fidelizar o público do seu restaurante
- Os benefícios de oferecer uma experiência gastronômica visando melhorar a experiência do cliente em seu restaurante
- Conclusão
- Conteúdo extra: Continue lendo…
Estágios que compõem a experiência do cliente
Cada vez mais os clientes não se satisfazem somente com a comida ou bebida de ume estabelecimento. Na verdade, hoje em dia as pessoas procuram, acima de tudo, uma experiência completa composta por ambientação, música, apresentação dos pratos, cores, cheiros e atendimento. Uma boa experiência do cliente é composta por 3 estágios, sendo estes:
- Pré-experiencia: Consiste na primeira impressão do indivíduo sobre o lugar, que permite o cliente criar certa expectativa sobre seu restaurante.
- Experiência: É seu foco! Se tratado momento do consumo do seu produto por parte do cliente, além do serviço e atendimento feito.
- Pós-experiência: Ocorre depois que o cliente deixa seu restaurante, sendo uma fase de conclusão onde o indivíduo avaliará a experiência que teve no seu negócio. Se essa for boa, este cliente com certeza irá voltar para visitar seu restaurante novamente, além de recomendá-lo claro.
Se estes três estágios forem bem sucedidos, você alcançará o seu objetivo de oferecer uma boa experiência ao cliente e assim, aumentará suas vendas e irá fidelizar seu público.
Contrate um cardápio digital para seu restaurante e aumente suas vendas!
7 dicas para melhorar a experiência do cliente em seu restaurante
Confira nossa lista com dicas objetivas e claras para fidelizar seus clientes através de uma boa experiência:
1) Ambientação boa
A experiencia do seu cliente vai muito além do paladar! Os 5 sentidos devem ser acionados e agradados (paladar, olfato, visão, audição e tato). Seu restaurante deve oferecer sensações agradáveis para o indivíduo.
Pense no conforto das mesas e cadeiras, no cheiro do seu restaurante, nas músicas que tocam, na iluminação do seu estabelecimento, a paleta que ele tem e quais sensações ela desperta e claro, oferecer comida boa e bem servida!
Para pensar nisso tudo, tenha a proposta do seu restaurante bem definida, estude seu público-alvo e pense em cada detalhe que irá compor o ambiente.
2) Atendimento de qualidade
Talvez esse seja um dos principais pontos de uma boa experiência de clientes, sendo um fator decisivo para o individuo decidir se gosta ou não do seu restaurante, e se volta a frequentar e recomendá-lo para outros ou não.
Para garantir um bom atendimento no seu estabelecimento, treine sua equipe e motive seus funcionários (leia 5 dicas para ter uma equipe de atendimento de qualidade)! Além disso, use e abuse de ferramentas e tecnologia para otimizar sua gestão e serviços. Como fazer isso? Automatize seu restaurante com um sistema de vendas e gestão poderoso e automatizado.
3) Feedback de clientes
A melhor forma de saber como está seu atendimento e a experiencia do seu cliente é muito simples: Ouça seu público e saiba o que estão achando do seu restaurante! Afinal, o objetivo é melhorar a experiencia deles, não é mesmo?
Não esqueça de perguntar, interagir e conversar com sua clientela! Peça feedbacks e saiba se sua estratégia está funcionando. É através desse feedback que você saberá onde está acertando e em quais pontos precisa melhorar, seja de atendimento, comida, ambiente etc…
4) Pós-experiência
A pós venda é tão importante quanto o momento de vender. Afina, esse é o terceiro estágio que compõe a experiencia do cliente, como já explicamos no início desse artigo.
Para garantir a pós-experiência do seu cliente, mantenha uma boa relação fora do restaurante. Seja através das redes sociais ou alguma estratégia de fidelidade.
5) Exceder às expectativas
Para criar uma experiência gastronômica memorável e conquistar a fidelidade dos clientes, é importante ir além das motivações básicas de comer e beber. Proporcionar sensações positivas que permaneçam na memória do cliente é essencial.
No caso de clientes de delivery, não se esqueça de que a embalagem desempenha um papel determinante na construção da experiência do cliente. Uma embalagem bem planejada, com design que reflita a essência do restaurante, é fundamental para transmitir a percepção de qualidade do produto.
Muitos gestores de restaurantes e fast foods cometem o erro de focar apenas no sabor dos pratos, esquecendo-se da pré e pós-experiência do cliente. No entanto, a experiência do cliente é o núcleo do restaurante, e ao criar uma experiência valiosa, é possível se diferenciar da concorrência e alcançar os objetivos do negócio.
É importante lembrar que o restaurante tem dois momentos para conquistar o cliente. O primeiro é quando ele chega e se senta para comer (pré-experiência) e o segundo é quando o convence de que fez uma boa escolha. Além disso, a embalagem que acondiciona as sobras da refeição também influencia a experiência do cliente, estendendo-a e reforçando suas conclusões pós-experiência. Portanto, é crucial garantir que o acondicionamento seja adequado e reproduza fielmente a experiência vivida no restaurante, adicionando mais satisfação e convicção de ter feito uma ótima escolha.
6) Segurança do cliente
Os clientes atuais valorizam a segurança associada a marcas reconhecidas, o que vai além de aspectos como piso seco, cadeiras resistentes ou um bairro tranquilo. Consumir marcas desconhecidas pode não despertar a sensação de segurança desejada.
Um exemplo disso é o caso do Catupiry®. Muitas pizzarias optam por marcas mais baratas de requeijão cremoso que podem ter melhor qualidade e sabor do que o tradicional Catupiry®, mas os clientes frequentemente questionam se o “catupiry” utilizado é realmente o verdadeiro Catupiry®.
O mesmo acontece com restaurantes que utilizam marcas de produtos enlatados, condimentos, entre outros. Embora sejam mais baratas e de boa qualidade, podem afastar os clientes por não transmitirem a sensação de segurança desejada.
Portanto, é importante fazer o possível para gerar a sensação de segurança nos clientes, muitas vezes traduzida pela escolha de marcas reconhecidas pela sua qualidade inquestionável.
7) Atendimento diferenciado e cuidadoso
A conexão entre gerente, funcionários e clientes é crucial para um serviço bem prestado. Isso inclui prestar atenção nas preferências e particularidades dos clientes. Uma interação positiva com os clientes envolve lembrar-se do que eles gostam e não gostam. Imagine um cliente regular que tem alergia a determinado alimento, e o gerente está ciente dessa condição. Certamente, esse cliente dará preferência ao estabelecimento que sabe de sua condição e adapta o prato às suas necessidades.
O mesmo se aplica aos clientes com crianças, que muitas vezes fazem pedidos específicos para agradar o paladar dos pequenos. Um gerente ou garçom atencioso faz toda a diferença e pode incentivar o retorno desses clientes em futuras ocasiões.
Experiência gastronômica: 6 estratégias para fidelizar o público do seu restaurante
A experiência gastronômica é muito mais do que simplesmente saborear uma refeição. Ela engloba todos os sentidos, o cuidadoso atendimento e a organização do prato.
Além disso, a criatividade na seleção dos ingredientes e a apresentação visual dos pratos são fundamentais. O objetivo é criar uma experiência memorável que faça com que os clientes desejem voltar e divulgar o estabelecimento. Essa tendência gastronômica tem se mostrado altamente lucrativa para os restaurantes.
Vale ressaltar que a experiência começa antes mesmo do cliente chegar ao restaurante, ao adaptar estratégias que atendam às preferências do público-alvo. Seja nos pratos servidos, na música ambiente ou no atendimento, é essencial caprichar para tornar a refeição um momento inesquecível.
A melhor experiência gastronômica vai além do aspecto alimentar, investindo em todos os sentidos para proporcionar uma vivência única. Independentemente do tipo de restaurante, há elementos-chave que não podem ser deixados de lado.
Por isso, vamos apontar a seguir 6 dicas e estratégias que funcionam na criação de uma experiência gastronômica especial para os consumidores:
1. Entenda seu cliente
Para oferecer a melhor experiência gastronômica, é essencial compreender as necessidades e preferências do seu público. Realize pesquisas para conhecer o perfil dos frequentadores do restaurante e busque respostas para perguntas como: O que eles procuram? Do que eles gostam? Como melhorar a experiência para eles? Com essas informações em mãos, você aumentará suas chances de conquistar novos clientes e fidelizar os existentes.
2. Capriche no ambiente
A decoração do ambiente desempenha um papel crucial na experiência gastronômica. Um espaço harmonioso e que esteja alinhado com a proposta do restaurante torna a refeição mais agradável. Além de manter o local organizado e com uma decoração criativa, é fundamental proporcionar conforto e segurança aos clientes. Portanto, invista na decoração, na organização e crie um ambiente que permita aos clientes desfrutarem de uma experiência completa.
3. Ofereça um atendimento de qualidade
Um atendimento rápido e atencioso contribui significativamente para a experiência do cliente. Invista em treinamento para a equipe, garantindo que todos estejam preparados para oferecer um serviço impecável. Lembre-se de que a qualidade do atendimento, juntamente com a boa comida, contribui para a reputação do restaurante e aumenta a satisfação dos clientes.
4. Escolha os melhores ingredientes
A base de uma experiência gastronômica é a comida servida. Portanto, é fundamental selecionar ingredientes de alta qualidade para oferecer refeições memoráveis. Busque fornecedores confiáveis que forneçam produtos frescos e entreguem no prazo. Além disso, dê preferência a ingredientes saudáveis e sustentáveis, permitindo que você crie pratos deliciosos e bons para a saúde.
5. Inove no cardápio
Um cardápio rico e atrativo é essencial para proporcionar uma experiência gastronômica completa. Saia do comum e ofereça pratos saborosos e inovadores, causando uma ótima primeira impressão nos clientes. Trabalhe com combinações de sabores inusitadas, aromas atraentes e uma apresentação visual cuidadosa. Certifique-se também de orientar os clientes no processo de escolha dos pratos, incentivando-os a experimentar novidades.
6. Invista em divulgação
Uma boa divulgação é fundamental para atrair clientes e criar expectativas antes mesmo da experiência gastronômica. Utilize a internet para criar uma identidade visual atraente e publique fotos dos pratos organizados e irresistíveis. Isso despertará o interesse dos clientes em vivenciar a experiência gastronômica que você promove. Além disso, ofereça promoções especiais, como o dia do cliente, datas comemorativas, combos e cupons de desconto, para otimizar a experiência do consumidor e estabelecer confiança.
Ao seguir essas dicas, você estará no caminho certo para criar uma experiência gastronômica excepcional e conquistar a satisfação e fidelidade dos seus clientes.
Os benefícios de oferecer uma experiência gastronômica visando melhorar a experiência do cliente em seu restaurante
Ricardo Oliveira dos Santos, sócio do Blood in House, destaca que a experiência do cliente em um restaurante é complexa e vai além do simples ato de comer. Os clientes esperam uma experiência gastronômica incrível, com qualidade, sabor, atendimento rápido e simpático, além de preços acessíveis.
Investir em estratégias para aprimorar a experiência do cliente traz diversos benefícios para o restaurante. Entre os principais benefícios destacados por Ricardo estão:
- Fidelização de clientes com mais facilidade;
- Marketing boca a boca positivo;
- Indicações do estabelecimento por parte dos clientes;
- Transmissão de confiança e credibilidade no mercado;
- Diferenciação em relação à concorrência;
- Fortalecimento dos laços de relacionamento com o público;
- Aumento da autoridade da marca.
Ricardo ressalta a importância de priorizar não apenas as estratégias de atendimento digital, mas também as interações presenciais, pois muitas pessoas ainda preferem o atendimento humanizado e presencial, o que contribui para a fidelização do cliente.
Conheça o sistema administrativo do Simpliza, ferramenta gratuita de automação
O sistema do Simpliza não só agiliza seu negócio, mas também te oferece um Painel Administrativo muito fácil de usar, com relatórios completos sobre sua performance nas vendas.
Nosso painel administrativo te ajuda a rastrear e monitorar dados importantes, como relatório de vendas, estoque, delivery etc. Com essas informações, você pode rapidamente identificar as áreas que precisam de melhora, e tomar decisões certas para melhorar seu negócio.
Nossa ferramenta de Ponto de Venda é outra vantagem de nosso sistema. Ela permite que você processe transações rapidamente, organize seu cardápio, seu delivery e tudo isso no próprio sistema.
Com nosso sistema administrativo, você agiliza todos os processos do seu restaurante!
Além disso, nosso sistema é fácil de usar e pode ser customizado para suas necessidades. Com o Simpliza, você pode finalmente dizer adeus às contas manuais e planilhas!
Somos um programa de vendas e gestão 100% online, grátis e não temos taxa de cancelamento.
Automatizando sua gestão, você economiza tempo, dinheiro e diminui os erros cometidos por funcionários e gestores. Oferecemos diversos planos recheados de vantagens para diversos tipos de negócios!
Clique aqui para agendar uma avaliação sem custo e sem compromisso
Conclusão – Como melhorar a experiência do cliente
Esperamos ter ajudado com nossa lista de dicas sobre como melhorar a experiência do cliente de seu restaurante! Não esqueça de focar no atendimento e em manter uma boa relação pós venda.
Nos siga no Instagram e receba dicas de gestão e vendas além de notícias sobre o mercado alimentício.
Aproveita e corre dar uma olhada no restaurante do nosso blog! Ele está cheio de artigos com dicas, sugestões, novidades e notícias para donos de restaurantes, bares e lanchonetes.