Começar uma lanchonete é um investimento que tem muito para dar certo e ser um negócio de sucesso. No entanto, mesmo sendo uma boa aposta no mercado de food service, estratégias para conseguir aumentar as vendas de sua lanchonete são necessárias, porém é importante se atentar para não cometer alguns erros que podem causar justamente o oposto do esperado.
Aumentar as vendas é um objetivo de todos que possuem seu próprio negócio. Mas, a ânsia em ver o caixa cheio pode atrapalhar mais do que ajudar. Neste artigo, vamos falar sobre os 5 principais equívocos cometidos nesse processo e, mais importante, como evitá-los de forma inteligente e eficiente.
Quais os 5 erros ao tentar aumentar as vendas da sua lanchonete?
Promoções sem planejamento
Promoções sem uma estratégia estruturada acabam sendo uma dor de cabeça no futuro. Ao criar uma promoção, é preciso ter propósito e um prazo definido, caso o contrário, promoções muito longas, sem tempo certo para acabar, acabam desvalorizando o produto já que os clientes se acostumam com o preço baixo. Isso inclusive pode comprometer a saúde financeira da sua lanchonete.
Fazer substituições no seu cardápio sem critérios
Inovar o cardápio com novos pratos ou dar uma cara nova a alguns lanches pode ser uma boa alternativa para trazer novidade e manter o seu cardápio interessante, no entanto, é algo que precisa de estudo para que nada saia errado.
Antes de tomar decisões, procure ouvir seus clientes, uma boa forma de fazer isso é usando as redes sociais, interagindo com seus seguidores, abrindo enquetes e caixas de perguntas para saber a opinião da maioria sobre possíveis mudanças. Até mesmo pedindo sugestões do que eles gostariam de ver no cardápio.
Não conhecer o mercado em que está atuando
Esse é um ponto de erro de muitos gestores de lanchonetes, não entender o seu mercado de atuação implica também em não conhecer seus concorrentes nem o seu público. Trabalhar com o desconhecido não é somente difícil, é insustentável a longo prazo.
Então, antes de mais nada, procure conhecer o segmento do seu negócio, seus concorrentes, o perfil do seu cliente e, a partir desse estudo, procurar traçar qual a melhor forma de aumentar suas vendas.
Apostar apenas no preço para vender mais
Por mais que o seu produto seja bom e o preço esteja atrativo, ele não vai se vender sozinho. Contar somente com esses dois fatores como garantia de vendas é um grande erro, já que não é apenas isso que vale para muitos clientes.
Não prestar atenção na margem de lucro
Outro erro bem comum, mas não menos prejudicial, é colocar sua margem de lucro lá em baixo. Tentar apelar só para o preço baixo causa, além dos problemas de desvalorização do seu item, a baixa lucratividade e retorno financeiro que aquele produto trará.
Ou seja, mesmo vendendo bem, a venda do produto pode não estar compensando todos os gastos, dando até mesmo prejuízo.
Como evitar esses problemas e otimizar a sua lanchonete
Evitar os erros que citamos acima é possível, e na maioria das vezes envolve organização, planejamento e boas escolhas na gestão do negócio.
Esses erros, apesar de prejudiciais, ainda são bem comuns, então já pensou que eliminar eles pode te dar uma grande vantagem? Em um setor tão competitivo, isso certamente fará a diferença.
Tenha objetivos claros com suas promoções
Antes de fazer qualquer tipo de promoção, pense em pontos como: por que ela deve existir? Qual retorno ele dará à lanchonete? Esse é mesmo o melhor momento ou produto para uma promoção?
Com essas perguntas respondidas, e já estando ciente de tudo que você quer causar com essa promoção, então é preciso entender qual a melhor forma de comunicá-la para seus clientes.
Conheça bem o seu público e seus concorrentes
É preciso entender o seu público, saber quem é o seu cliente, até quanto ele está disposto a pagar, que tipo de ambiente ele prioriza, quais são as suas preferências dentro da sua lanchonete.
É igualmente importante conhecer e estudar os seus concorrentes, saiba no que eles apostam como diferencial, como se posicionam e quais as oportunidades que você consegue encontrar naquilo que eles não fazem.
Foque na experiência do cliente
Além do produto e dos preços, foque em outros aspectos. Ofereça um ambiente agradável, decoração instagramavel, iluminação correta, música em volume agradável, atendimento preciso e de qualidade são pontos que podem trazer muito mais retorno e vender mais do que muitas promoções.
Use a tecnologia a seu favor
Gerenciar uma lanchonete do jeito manual já não é mais tão viável. O uso de tecnologia se torna algo necessário, tanto para a fluidez de processos quanto pela eficiência no controle da gestão.
Contar com tecnologias como o sistema Simpliza é um sistema pensado justamente para facilitar o dia a dia de quem tem restaurante, lanchonete ou qualquer tipo de food service. Com ele, você consegue acompanhar o movimento em tempo real, organizar pedidos, controlar o estoque e até integração com plataformas de delivery.
Treine sua equipe constantemente
Uma equipe bem treinada não só evita erros no atendimento, como também ajuda a oferecer uma experiência de alta qualidade para o cliente. Investir em treinamentos, mesmo que rápidos e práticos, faz diferença.
Organize sua operação
Um balcão desorganizado, demora no preparo ou falha nos pedidos atrapalham diretamente a experiência do cliente.
Graças a tecnologia ferramentas que favorecem a organização das operações se popularizaram, como as comandas eletrônicas, por exemplo, que evita as chances de erros nos pedidos e ainda agiliza todo o processo do atendimento, dando mais autonomia aos garçons que conseguem atender um número maior de clientes em menos tempo.
Trabalhe o marketing de forma contínua
Estar presente nas redes sociais, fazer boas fotos dos produtos, divulgar novidades e manter uma comunicação ativa com os clientes é uma maneira simples de aumentar o movimento e se manter na memória do público.
Aumentar as vendas da sua lanchonete não precisa ser um bicho de sete cabeças. Com boas escolhas, organização e atenção aos detalhes, o crescimento acontece naturalmente. E com o apoio de ferramentas como o Simpliza, tudo fica ainda mais fácil, ágil e eficiente.