Você sabe o que é precificação? O processo de precificação determina o preço de venda dos produtos ou serviços oferecidos por um negócio. Quando falamos sobre restaurantes, ela envolve calcular o quanto deve ser cobrado por pratos, bebidas e outros itens do menu, para que assim os custos possam ser cobertos e o lucro possa ser gerado.
A precificação vai muito além de apenas somar custos e adicionar um valor superior a eles para gerar um lucro. Ela precisa de estratégia e análise.
Passo a passo da precificação
Fazer uma precificação de modo eficiente para ter lucros é uma tarefa extremamente importante, necessária e bem complexa. Saber quanto cobrar por seus pratos é vital para garantir o sucesso do seu negócio, pois é através da precificação que você consegue estabelecer sua margem de lucro. Inclusive já falamos sobre como definir a margem lucro de um restaurante neste post.
No geral, para calcular a precificação você pode usar a seguinte fórmula:
Custos + despesas + lucros = preço de venda
Mas para que ela seja realmente feita com precisão, é necessário saber mais do que uma fórmula. Por isso, hoje trouxemos alguns passos que você pode seguir para conseguir fazer uma precificação correta no seu estabelecimento.
1 Tenha a ficha técnica de seus pratos
Não subestime esse item, pois a ficha técnica é um dos recursos mais importantes para manter a organização de um negócio de modo eficiente. A ficha técnica é o que contém todas as informações dos pratos servidos, como ingredientes usados, métodos de preparo, custo dos ingredientes e quais quer informações sobre o prato.
A ficha técnica deve ter precisão de tudo que está no menu, saladas, sobremesas, drinks, desde pratos elaborados até os mais simples.
2 Saiba quanto custa cada ingrediente
Cada prato tem ingredientes específicos e variados, alguns mais caros, outros já são mais em conta. Para uma precificação correta, é importante levar em consideração todos os ingredientes, desde o elemento principal para o prato até os temperos usados.
3 Estude a concorrência
É sempre importante saber como estão seus concorrentes, principalmente quando o assunto são os preços. Preço quase sempre é o fator decisivo quando as pessoas estão procurando um restaurante. Claro que existem outros fatores particulares de cada um nessa hora, mas quase nenhuma com o mesmo peso dos preços. Por isso, fique atento em como está o preço de seus concorrentes, se eles estiverem cobrando preços muito diferentes do seu, isso pode ser um alerta.
Preços muito abaixo: Caso seus concorrentes estejam cobrando mais barato em pratos que você também serve no seu restaurante, pode ser que, na verdade o seu produto esteja caro. Alguns dos motivos podem ser fornecedores mais caro, qualidade dos alimentos, mão de obra mais qualificada, margem de lucro muito alta ou na pior das hipóteses, precificação errada.
Preços muito altos: Se seus concorrentes estão com preços muito mais altos que os seus, pode significar que você está saindo no prejuízo. Ou seja, é certo de que sua precificação foi feita de forma erronia, muitas vezes não considerando todos os custos para a preparação de seus pratos.
Mas é claro, leve em consideração fatores como público-alvo, tempo de mercado e tamanho do negócio. Estude concorrentes que tenham modelos de negócios parecidos com o seu.
4 Qual o custo de cada prato
Considere todos os seus gastos para saber quanto cada prato custou para ser feito. Aqui é onde fica o peso maior na hora de definir o preço do prato, é a parte crucial para a precificação e infelizmente é onde ocorrem muitos erros. A falta de conhecimento sobre seus gastos juntamente a falta de consciência em saber o que deve ser considerado levam a uma série de erros. Então para que a precificação seja certeira lembre-se de considerar:
- Custo dos ingredientes.
- Custos operacionais como aluguel, energia, água e mão de obra.
- Embalagens
- Impostos
- Margem de lucro
5 Conheça seus clientes
Quem você espera no seu restaurante? Pois saiba que é muito importante entender quem são seus clientes. Procure focar em um público-alvo, trace um perfil que você quer atingir, alinhe a imagem do seu estabelecimento de acordo com esse perfil, e é claro ajuste os preços de seus pratos conforme o poder de compra do seu público.
Simpliza sistema de gestão para restaurantes

Ter um restaurante exige muita atenção aos detalhes, um erro que parece pequeno pode ser mais prejudicial do que imaginamos. Mas ainda bem que temos maneiras de simplificar certos processos
Com o sistema Simpliza o seu estabelecimento ganha um upgrade na gestão, com ferramentas eficientes capazes de transformar o dia a dia do seu restaurante.
Otimizando todas as áreas do seu negócio, desde o atendimento com a comanda eletrônica e o cardápio digital, que agilizam o trabalho do garçom, minimizam as chances de erros nos pedido e ainda melhoram a experiência dos seus clientes, até pontos mais complexos de gestão como controle financeiro e controle de estoque. Além de contar com integrações com plataformas como iFood, Aiqfome, Goomer e Omie.
Além de todas essas ferramentas o Simpliza ainda conta com um plano totalmente gratuito!
Então não perca tempo, entre em contato conosco e agende já uma apresentação grátis!
Leia mais…
Tudo o que você precisa saber sobre a sangria de caixa