Como oferecer preços competitivos em seu delivery

Um grande desafio dos empreendedores de food service atualmente está em estabelecer preços no delivery. Muitos têm dificuldade de driblar as taxas e investimentos que o delivery requer, e acabam negligenciando seu delivery, ou atrapalhando as vendas comuns. 

Esse é um problema comum na gestão de restaurantes que pode ser complicado de resolver. Por causa dos custos com as taxas dos aplicativos, das embalagens e de todo o aparato para delivery, o preço final acaba aumentando.

Quando você encarece demais o preço do delivery, as vendas caem e você continua no prejuízo. Você pode se perguntar se não existe um meio termo, uma maneira de resolver essa situação, certo?

Um estudo realizado em 2020 pela empresa de delivery iFood, por exemplo, mostrou que o preço médio de uma refeição em delivery no Brasil é de cerca de R$ 29,49, mas esse valor pode variar bastante dependendo da região e do tipo de comida.

Infelizmente a competitividade é uma realidade do mercado alimentício. Muitos negócios vão à falência por conta de preços altos, e muitos também por preços baixos demais. É importante se perguntar se você está sabendo precificar seus produtos. 

Para te ajudar com essa tarefa, preparamos um material que vai te ensinar a precificar seus produtos da maneira correta. E ainda te damos dicas de como ter um preço de delivery mais competitivo. Confira: 

O que você verá neste artigo: 

  • Preços de delivery: como precificar corretamente meu produto?
  • Como tornar os preços de delivery mais competitivos? 
  • Chega de taxas! Diminua o preço do delivery com o delivery do Simpliza
  • Conclusão
  • Leia mais: conteúdo extra… 
Como oferecer preços competitivos em seu delivery

Preços de delivery: como precificar corretamente meu produto?

O primeiro passo para precificar seus produtos em um restaurante ou para determinar o preço no delivery é saber conhecer seus custos. Para saber exatamente quanto você gasta para fazer um determinado prato, é necessário precificar todos os ingredientes, custos fixos e custos variáveis, além de todos os custos administrativos do seu negócio. 

Para tanto, vamos te ensinar a fazer uma ficha técnica do seu prato. 

Uma ficha técnica para restaurante é um documento que lista todas as informações relevantes sobre um determinado prato, incluindo ingredientes, medidas, tempo de preparo, rendimento e custos. 

Aqui estão algumas informações que geralmente são incluídas em uma ficha técnica:

  1. Nome e foto do prato;
  2. Liste os ingredientes utilizados e quantidade daquele ingrediente que vai na receita;
  3. Calcule o preço de cada ingrediente necessário para a receita;
  4. Adicione outros custos, como mão de obra, energia elétrica, gás, aluguel, despesas e água, por exemplo;
  5. Divida o custo total pelo número de porções;
  6. Adicione a margem de lucro.

Esses são os passos para saber o preço de um prato, seja o preço dele no restaurante ou no delivery. Quando falamos de preço no delivery, é necessário adicionar mais alguns fatores como: 

  • Embalagens;
  • Guardanapos e talheres;
  • Molhos;
  • Brindes se houver;
  • Taxas de aplicativo;
  • Gastos com funcionários e motoboys;
  • Entre outros..

Como podemos ver, os gastos do delivery são maiores, então é normal que os preços do delivery sejam maiores também. O problema é quando esse preço deixa de ser competitivo e diminui suas vendas. 

Como oferecer preços competitivos em seu delivery

Como tornar os preços de delivery mais competitivos? 

Analise a concorrência

Faça uma pesquisa de mercado e veja quanto os seus concorrentes estão cobrando por produtos semelhantes. Isso lhe dará uma ideia do que é considerado um preço justo em seu mercado.

Considere seus custos

É importante que você tenha uma boa ideia de quanto custa produzir cada item do cardápio, incluindo os ingredientes, mão de obra, energia elétrica e outros custos. Isso ajudará você a definir um preço para seu delivery. 

Ofereça opções com preços variados

Se você tiver opções de pratos com preços variados, isso pode ajudar a atrair clientes que buscam diferentes níveis de preço. Por exemplo, você pode ter uma opção de prato executivo mais barato, além de opções mais sofisticadas e caras.

Considere a margem de lucro

Ao precificar seus produtos, lembre-se de que você precisa ter uma margem de lucro adequada para manter seu negócio viável. Considere se sua margem de lucro não está muito alta para algum determinado produto.

Leve em conta a sazonalidade

Alguns alimentos podem ser mais caros em determinadas épocas do ano, como frutas e verduras na safra ou pescados em períodos de pesca proibida. Leve isso em conta ao definir os preços dos seus produtos.

Estude seu cardápio

Com uma engenharia de cardápio, fica fácil traçar estratégias de preço para delivery. A engenharia de cardápio é uma técnica que pode trazer até 20% mais faturamento. Consiste em usar seu cardápio como uma vitrine e fazer uma engenharia estratégica dos itens do cardápio.

Clique aqui para saber mais sobre engenharia de cardápio

Invista em marketing

Muitas vezes, não é seu preço no delivery que está caro, e sim que as pessoas não veem valor naquele produto. Para adicionar valor a um produto existem muitas formas, você pode aumentar a qualidade dos produtos, deixando ele mais caro. Ou você pode investir no marketing daquele produto. Por exemplo, uma foto boa de um produto vale milhões nos aplicativos de delivery. Um bom naming e descrição do produto também. Procure melhorar esses fatores. 

Como oferecer preços competitivos em seu delivery

Chega de taxas! Diminua o preço do delivery com o Simpliza

Descubra agora como aumentar a eficiência do seu restaurante e ainda economizar dinheiro! Com o sistema de delivery do Simpliza, você pode acabar de vez com as taxas de delivery e ainda aumentar suas vendas.

Com a nossa tecnologia de ponta, você pode gerenciar seu restaurante de forma mais eficiente e aumentar sua lucratividade. Nosso sistema permite que você controle os pedidos e entregas de seus clientes, além de gerenciar seu estoque, programar seus cardápios e analisar suas vendas, tudo em um só lugar.

A melhor parte? Com o sistema delivery do Simpliza, você pode acabar com as taxas de delivery que tanto prejudicam o seu negócio.

Nós oferecemos uma plataforma de pedidos online que é fácil de usar e personalizável, permitindo que você gerencie seus próprios pedidos sem pagar comissões para terceiros.

No sistema de Delivery Simpliza, você cadastra o cardápio digital, região e pagamento. E já está pronto para vender! 

Todos os pedidos feitos pelo iFood ou outros apps de delivery vão aparecer na sua tela de gestão do Simpliza, basta você aceitar ou rejeitar o pedido.

E mais: depois de aceito o pedido, a venda fica registrada no sistema que tem integração com sua frente de caixa, ou seja, não é necessário registrar duas vezes.

Assim, você salva tempo, dinheiro e diminui os erros!

O sistema Simpliza para restaurante delivery é descomplicado e eficiente, te dando a oportunidade de controlar seu tempo, ter acesso a um painel de pedidos completo e possuir um app de delivery próprio.

E tem mais: Agora, o sistema Simpliza cadastra mais de duas lojas suas no iFood integrado ao nosso PDV

Se você tem mais de uma loja no iFood, sua visibilidade é maior e consequentemente suas vendas aumentam. Esse modelo é amplamente usado no mercado de varejo.

Tá esperando o que para aproveitar essa oportunidade? Faça logo uma consulta grátis clicando aqui

Conclusão

Não tem mais como fugir dos deliverys! Se você é dono de bar ou restaurante, precisa dominar os pedidos dos apps com maestria para não perder dinheiro.

Utilizando a tecnologia de um sistema para delivery gratuito, você facilita essa tarefa e diminui os erros, que podem acarretar em avaliações negativas nos apps, prejudicando seu negócio.

Conte com a tecnologia do Simpliza para facilitar sua gestão, economizar dinheiro e vender mais!

Leia mais…

Melhores sistemas para delivery: Melhor sistema delivery para restaurante, bar e lanchonete

Como vender comida pelo Instagram: Dicas de marketing, delivery e muito mais!

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