Engenharia de cardápio para restaurante: O que é e como usar

Engenharia de cardápio para restaurante: O que é e como usar

A engenharia de cardápio para restaurante é uma estratégia de baixo investimento que pode te ajudar a aumentar seu lucro em até 20%! Saiba mais:

Com a engenharia de cardápio para restaurante você otimiza seu cardápio com base na lucratividade dos seus produtos, aumentando o lucro por venda.

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Quando você chega para comprar em uma loja, a primeira coisa que vê é a vitrine, certo? As vitrines sempre mostram os melhores produtos da loja e estão sempre estilizadas para atrair os clientes.

O cardápio do seu restaurante é a sua vitrine. É a oportunidade de mostrar aos clientes o que seu restaurante tem de melhor. De maneira rápida e eficiente, você tem alguns minutos de atenção total do seu cliente para apresentar seu negócio e seus produtos.

Pensando nisso, você não pode deixar seus piores produtos na vitrine, não é? Mas afinal, como saber quais são os melhores ou piores produtos do seu restaurante? Será que os melhores são os mais caros? Ou os que vendem mais?

É isso que a engenharia de cardápio para restaurante busca responder. Essa estratégia, que foi criada na década de 80 por pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, pode ajudar a aumentar seu lucro em até 20%.

A engenharia de cardápio nada mais é do que um uso estratégico do layout de um cardápio, para organizar os produtos de acordo com o que vai trazer mais lucratividade para seu negócio. 

Quer saber mais sobre o uso estratégico de cardápios? Continue lendo e confira o conteúdo que o Simpliza preparou para você!

O que você verá neste artigo:

  • O que é engenharia de cardápio para restaurante?
  • Como aplicar a engenharia de cardápio para restaurante?
  • Simpliza: Conheça o software que automatiza a sua gestão de cardápio
  • Conclusão
  • Leia mais: Conteúdo extra…
Engenharia de cardápio para restaurante: O que é e como usar
Engenharia de cardápio para restaurante: O que é e como usar

O que é engenharia de cardápio para restaurante?

A engenharia do cardápio, também conhecida como menu engineering, serve para otimizar o cardápio do seu restaurante, determinando quais produtos vão ser apresentados e em qual ordem, para influenciar no pedido do seu cliente.

Pode parecer complexo, mas é muito simples. Com base na popularidade dos produtos e na margem de lucratividade de cada um, você consegue analisar todos os itens de um menu, selecionando o que seu cardápio tem de melhor.

Trata-se de uma técnica de Neuromarketing, de apresentação de informações, que influencia nas escolhas dos clientes na hora de pedir. Isso pode ser alcançado apenas com o reposicionamento da apresentação dos pratos no menu.

Além da popularidade e da margem de lucro de cada produto, você também pode avaliar os horários em que cada prato tem mais saída, por exemplo. E mais: a engenharia de cardápio também leva em consideração detalhes como a descrição dos produtos, fotos dos pratos e a diagramação das informações!

Todos esses detalhes são fundamentais, pois com todas essas informações, você é capaz de traçar uma estratégia de otimização do seu cardápio. 

A engenharia de cardápio para restaurante é muito importante e também é muito fácil de ser aplicada. Continue lendo para saber como…

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Engenharia de cardápio para restaurante: O que é e como usar
Engenharia de cardápio para restaurante: O que é e como usar

Como aplicar a engenharia de cardápio para restaurante?

Para conseguir aplicar a estratégia, você precisa primeiro ter mais informações sobre seus produtos e seu cardápio. 

1. Selecione o período de observação

Comece selecionando um período de observação, analise os preços cobrados por cada prato e o custo de cada um. Essa é uma prática que deve ser recorrente no seu restaurante, para entender melhor seus custos e lucro. 

Dentro desse período, anote todas essas informações e quantidade de vendas de cada item. Lembre-se de atentar também para detalhes, como o dia ou período em que certos pratos vendem mais ou menos.

2. Faça os cálculos dentro desse período

Feita essa observação, você deve calcular o custo de cada prato. Para fazer isso, você deve incluir todos os custos de produção de um prato e todos os ingredientes usados. Depois, você subtrai o custo do prato desse valor. Esse é o cálculo da lucratividade do prato.

O cálculo de popularidade é feito com base na quantidade de vezes que você vendeu aquele item no período de tempo determinado previamente. 

Para fazer esses cálculos você pode contar com a tecnologia. O software do Simpliza te fornece todos os dados das vendas automaticamente.

Como calcular Markup em restaurante?

3. Categorize os itens baseado em sua lucratividade e popularidade

A metodologia da engenharia de cardápio para restaurante é baseada nessas duas variáveis: lucratividade e popularidade. Agora que tem todos os cálculos você vai dividir os itens do seu menu em 4 categorias:

Estrelas (Stars) – Vendem muito e têm lucro alto

Burros de carga (Plowhorses) – Vendem muito, mas tem lucro baixo

Quebra-cabeças (Puzzles) – Vendem pouco, mas têm lucro alto

Cachorros (Dogs) – Vendem pouco e tem lucro baixo

Engenharia de cardápio para restaurante: O que é e como usar
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4. Modifique seu cardápio

Depois de categorizar todos os itens do seu cardápio, é hora de reorganizar as informações. Uma dica importante aqui é utilizar uma tecnologia de automação com cardápio digital, assim, você pode modificar o cardápio sempre que necessário, sem gastar muito. 

Começando pelas estrelas: Estes itens devem ter o maior destaque no seu cardápio. Coloque as melhores fotos e descrições que aumentem o interesse por esses pratos num lugar de maior evidência, de preferência no começo da primeira página.

Cavalos: Seus clientes adoram esses pratos, mas eles não te trazem muito lucro. Você pode pensar em aumentar o preço destes produtos ou reduzir o custo de produção, lembrando de não diminuir a qualidade. 

Quebra-cabeças: Aqui você tem grande lucro, mas pouca popularidade. Estes produtos também precisam ter mais destaque no seu cardápio. Talvez melhorar as fotos ou as descrições podem te ajudar a vender mais estes produtos.

Cachorros: Esses produtos não precisam de grande destaque no seu menu. Você pode tentar mudar os ingredientes, o preço ou a receita. Se nada funcionar, é indicado que sejam retirados do cardápio. 

Engenharia de cardápio para restaurante: O que é e como usar
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Simpliza: Conheça o software que automatiza a sua gestão de cardápio

Ter um software de automação facilita todos os processos do seu restaurante! Inclusive o da engenharia de cardápio. Com um sistema como o Simpliza, você fica sabendo de todos os detalhes sobre as vendas, e pode personalizar seu cardápio digital sempre que quiser!

O Simpliza nasceu com o propósito de mudar a vida de gestores de restaurantes, bares e lanchonetes, como você. 

Nossa missão é te ajudar a simplificar seu negócio e aumentar suas vendas. Nosso método é um sistema moderno e fácil de usar para automatizar funções do seu restaurante. 

O Simpliza é um sistema de vendas para restaurantes que oferece soluções práticas e tecnológicas para a gestão do seu restaurante! Nossa missão é simplificar suas vendas e te ajudar a aumentar seu lucro.

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Nosso cardápio digital com pedidos via WhatsApp é a ferramenta ideal para aumentar suas vendas e controlar seus pedidos. Integramos seu delivery, pedidos Ifood e cardápio digital direto em nosso PDV, trazendo agilidade e economia para seu restaurante e sistema de entrega.  

Além disso, não há taxa de fidelidade, além de se apresentar como um sistema de vendas 100% online e humanizado em seu atendimento e suporte.

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Conclusão

A engenharia de cardápio para restaurante é uma estratégia simples e de baixo custo que pode ajudar a aumentar seu lucro em até 20%!

Utilizando as dicas que o Simpliza te deu, você descobre mais sobre suas vendas, sobre a preferência dos seus clientes e ainda otimiza todo seu cardápio, aumentando sua margem de lucro. 

Aproveita e corre dar uma olhada no restante do nosso blog! Publicamos semanalmente artigos com dicas, novidades, notícias e sugestões para você, dono restaurante, bar ou lanchonete!

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Leia mais: Conteúdo extra…

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