Use o cardápio do WhatsApp para fidelizar clientes com essas 5 dicas!

Cardápio WhatsApp

Não é surpresa que as vendas pela internet podem ser muito significativas para o empreendedor, e o WhatsApp se apresenta como uma plataforma para isso. 

Sendo a terceira rede social mais utilizada no Brasil, com o cardápio do WhatsApp a aplicação se tornou ainda mais completa ao usuário. Não à toa, diversos restaurantes e bares investem na função para ampliar suas vendas.

Não deixe que a concorrência chegue antes! Separamos um conteúdo completo do cardápio desse aplicativo para você vender mais. Vamos lá?

Simplifique as vendas do seu restaurante, atenda seus clientes de um jeito mais rápido, seguro e eficiente!

Cardápio WhatsApp: O que é?

O cardápio do WhatsApp é uma função de catálogo, que permite uma apresentação detalhada de cada um dos produtos. Dessa maneira, no conforto do app de mensagens o cliente pode acessar as informações sem precisar perguntá-las.

A funcionalidade é permitida para todas as contas comerciais feitas na rede social. Com isso, dá para inserir fotos e todas as opções disponibilizadas. É um verdadeiro cardápio digital, extremamente confortável para seus clientes.

Por que fazer um Cardápio WhatsApp?

Mas, por que começar a investir no WhatsApp? Bem, primeiramente, essa é uma excelente maneira de aumentar as vendas no delivery

Como o cliente terá seu número, diferentemente de outras plataformas, nessa rede social a concorrência diminui.

Também é um meio de maior intimidade com o público. Pense que as pessoas utilizam o Whatsapp para falar com familiares e amigos, e se seu negócio também está presente, é um sinal de maior participação com o cliente.

Ao invés de baixar aplicações de delivery com o iFood, o usuário permanece no aplicativo que já utiliza diariamente para pedir comida. Com o cardápio, ele ainda pode ter mais praticidade e facilidade em escolher seus pratos favoritos.

Basicamente, vamos a um resuminho dos motivos para fazer seu cardápio no WhatsApp:

  • Maior praticidade ao cliente;
  • Não há a necessidade de responder perguntas sobre os valores dos pedidos;
  • Mais contato com seu público;
  • Menor concorrência;
  • Mais facilidade em oferecer e divulgar combos e ofertas limitadas.

Como colocar cardápio no WhatsApp comercial?

Para inserir seu catálogo, antes de tudo é fundamental ter uma conta comercial no WhatsApp. Assim, comece baixando o WhatsApp Business se você ainda não possui. Tendo a aplicação, siga o passo a passo para inserir o cardápio:

  1. Vá em Menu;
  2. Selecione “Configurações da Empresa”;
  3. Selecione a opção “Catálogo”;
  4. A opção adicionar produto ou serviço irá aparecer, selecione-a;
  5. Insira as informações do seu produto, como preço;
  6. Você também pode colocar uma descrição sobre o prato ou pedido, inserindo até mesmo um link para o cliente realizar a compra;
  7. Selecione “Salvar” e repita o processo para inserir os demais pratos. 

Vale apostar na criatividade para inserir informações pertinentes ao seu negócio e as opções oferecidas. A seguir, separamos algumas dicas para criar um bom cardápio na rede social:

Passo a passo de como criar seu cardápio no WhatsApp

Antes mesmo que seus pedidos pelo WhatsApp comecem a chegar é fundamental ter em mente as principais práticas para um bom cardápio. 

Como criar um cardápio no WhatsApp

Aproveitar as funções desta aplicação permite uma divulgação melhor, e ainda poupa seu tempo com a ferramenta. Quer conferir como fazer isso? Vamos lá!

1. Selecione imagens com qualidade

Mostre o melhor dos seus produtos no cardápio do WhatsApp! Ao escolher imagens de qualidade você enche os olhos dos clientes e demonstra a seriedade do seu negócio para as vendas.

2. Programe mensagens automáticas

Uma mensagem automatizada no WhatsApp pode ser muito efetiva para informar os horários de funcionamento do seu restaurante. 

Assim, se o seu negócio está fechado, por exemplo, e o cliente faz o pedido, é possível informar o horário adequado para a venda. 

As mensagens automáticas também servem para agilizar o atendimento com o cliente. É possível, por exemplo, solicitar dados de endereço e outras informações antes de preparar o pedido.

3. Aproveite a função “status”

Divulgue promoções, novas opções de pedidos e o próprio cardápio pela função status da rede social! 

Como vimos, o negócio estará em um ambiente de muito vínculo com o cliente, e isso permitirá que ele se lembre da empresa com mais frequência.

Use isso a seu favor e invista em ideias criativas para chamar a atenção e despertar o interesse em seus produtos. 

4. Gerencie seus pedidos

Agora, quando os pedidos começarem a ferver, é fundamental iniciar um processo de gerenciamento, para não se perder. 

Para auxiliar nesse processo, você pode contar com um sistema para restaurante ou lanchonete, capaz de organizar suas finanças e atender melhor seus clientes.

O que não pode faltar ao criar o cardápio no WhatsApp?

Não deixe de inserir uma descrição detalhada e atrativa de cada um dos seus produtos no cardápio do WhatsApp! Seus clientes terão contato apenas com esse detalhamento, portanto não é vantajoso incluir termos muito ambíguos ou genéricos.

Também não deixe de lado uma estimativa do tempo de entrega para os pedidos. O ideal é inserir um tempo maior do que o período médio, de modo a não atrasar na hora das entregas.

Por fim, investir em um cartão de fidelidade ou outras estratégias para estimular as vendas é sempre bem-vindo! 

Como atender delivery pelo WhatsApp? Dicas de atendimento ao cliente

Afinal, como é possível atender seu cliente pelo WhatsApp para encantá-lo com seu negócio? Bem, o fundamental é compreender que o atendimento pode superar até mesmo a qualidade da entrega quando o assunto é fidelização.

Isso porque, se o diálogo é desinteressado ou rude, dificilmente o consumidor será estimulado a pedir novamente pelo WhatsApp. 

Lembre-se de que você está em um ambiente digital que é muito próximo do consumidor, por isso é fundamental ter uma abordagem leve. Para isso, siga algumas dicas:

  1. Seja empático: trate o cliente como um amigo ou como gostaria de ser tratado;
  2. Use emojis: aproxime-se do cliente com essa comunicação, pois ela demonstra maior humanidade no negócio;
  3. Use jargões e frases de efeito do seu negócio na comunicação;
  4. Seja compreensivo com problemas e reclamações;
  5. Não envie mensagens constantemente sem a autorização do cliente.

No mais, pode ser muito vantajoso pedir um feedback após a entrega do produto. Dessa maneira, o cliente não só se sente ouvido como também pode auxiliar na melhoria constante do seu serviço. Simplifique sempre os seus processos!

Delivery pelo WhatsApp

Simplifique as vendas do seu restaurante, atenda seus clientes de um jeito mais rápido, seguro e eficiente!

Conclusão

Estar presente em uma rede social com mais de 2 bilhões de usuários faz toda a diferença no momento de vender. O cardápio do WhatsApp é simplesmente uma opção feita para auxiliar os negócios que já utilizam essa plataforma.

Além disso, vale ressaltar que o sucesso nessa rede social vai muito além de um bom cardápio. É fundamental que seu restaurante ou bar invista em um bom atendimento e se organize para atender com agilidade.

O Simpliza é uma ferramenta feita para auxiliar quem trabalha com sistemas de delivery, inclusive pelo WhatsApp. Não deixe de testar gratuitamente nossa ferramenta e facilitar suas vendas hoje mesmo!

Leia também: Fotografia de Alimentos: 7 dicas para fazer as melhores fotos!

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