Fotografia de Alimentos: 7 Dicas Para Fazer as Melhores Fotos?

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Quem trabalha no ramo alimentício precisa dominar a arte da fotografia de alimentos. Afinal, a imagem é a grande responsável por despertar o desejo no consumidor e convencê-lo a fazer um pedido com você.

Portanto, as fotos são parte essencial do seu marketing, já que vendem muito mais do que textos. Além disso, quando falamos de versões digitais, as possibilidades são imensas.

Neste artigo, você vai descobrir como tirar fotos incríveis e de qualidade dos seus pratos para acelerar suas vendas. Vamos lá?

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7 Dicas Para Fazer Boas Fotografias de Alimentos

Seja para usar nas redes sociais, no site do estabelecimento ou em seu cardápio digital, a fotografia de alimentos deve sensibilizar os sentidos do consumidor por meio do olhar.

Para isso, é necessário capturar uma boa fotografia do prato ou do produto que seja capaz de aguçar o apetite, além de trazer percepção de texturas, suculência e sabor. Ou seja, é preciso deixar o alimento visualmente atraente na foto. 

Para te ajudar nessa missão, listamos as melhores dicas para fotografar os pratos do seu restaurante:

1. Fique Atento à Iluminação

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Uma boa iluminação faz toda a diferença, inclusive na fotografia de alimentos. A luz deve ser suave, abundante e angulada, assim é possível visualizar texturas e deixar a imagem com um visual mais apetitoso.

Já a ausência de luz prejudica a qualidade da foto. Por isso, dê preferência por fotografar durante o dia e capriche nos ângulos para despertar os sentidos de quem visualiza a imagem.

Outra dica é priorizar a luz natural, que é mais branda, não cria sombras indesejáveis e não altera a cor da comida, como é o caso do flash. Se o ambiente for escuro, use lanternas ou velas, que são mais favoráveis que o flash.

2. Priorize Fundos Neutros

O foco da fotografia de alimentos é, claramente, o prato a ser fotografado. Portanto, prefira fundos neutros para que a cena tenha o mínimo de poluição visual.

Quadros negros e superfíceis de madeira, por exemplo, estão em alta e proporcionam um contraste interessante para a foto. 

Porém, sempre preste atenção nos contrastes. Se o prato for branco, prefira um fundo escuro. Agora, se usar um prato escuro, fundos claros harmonizam melhor.

3. Aposte em Alguns Truques

Sabia que existem alguns truques capazes de tornar o prato mais irresistível? Carnes e vegetais, por exemplo, ficam melhores na foto quando não estão completamente cozidos. Esse truque deixa os alimentos mais suculentos.

Outra dica é pincelar óleo vegetal na comida para que os ingredientes fiquem com um brilho mais atraente. 

Já para criar o efeito de fumaça no prato quente, você pode colocar fogo em um algodão ou papel e posicioná-lo atrás do prato. 

4. Sempre Use Alimentos Frescos

Se você quer conseguir deixar o espectador com água na boca, é preciso usar alimentos frescos para transmitir a sensação de que a comida foi feita na hora. 

Afinal, a aparência do alimento pode variar de acordo com o tempo e apresentar características e cores diferentes do original. Isso pode fazer com que a imagem surta o efeito contrário, deixando o cliente sem apetite.

5. Busque um Melhor Ângulo

Na fotografia de alimentos, o ângulo pode fazer toda a diferença. Os alimentos possuem um “melhor lado” que pode ser valorizado na foto.

Um truque é focar no ingrediente principal e deixar os acompanhamentos em segundo plano. Quanto mais detalhes e texturas estiverem visíveis, melhor. 

Porém, em vez de se aproximar muito do objeto, considera dar um zoom com a câmera. Assim, você não bloqueia a luz e nem cria sombras indesejáveis na foto.

Agora, se quiser contextualizar o prato com o ambiente, as fotos feitas com um ângulo de cima são ótimas opções.

Contudo, evite tirar fotos de frente, por um ângulo que vem debaixo. Esse tipo de foto não é muito atrativa, já que costuma ser o primeiro ângulo que as pessoas veem um prato de comida, que é servido a sua frente. 

6. Adicione Adereços

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Espaços em branco no prato podem desfocar o olhar do espectador e comprometer a beleza da foto.

Por isso, você pode preencher a fotografia de alimentos com alguns adereços, como folha de hortelã, salsinha , pimenta biquinho ou até uma calda.

Para complementar o cenário e deixar a foto com mais estilo, você também pode adicionar complementos, desde que ajudem a embelezar o prato principal, como xícaras ou copos com bebida.

Talheres, toalhas de mesa e diferentes tipos de pratos (de preferência, sem desenhos), também são boas pedidas. Porém, lembre-se que menos é mais!

7. Inclua um pouco de ação

Em vez de apenas utilizar fotos estáticas do seu prato pronto, é possível inovar ao trazer movimento à composição, o que dá mais impacto à imagem. Derramar algum líquido no alimento ou polvilhar sal são algumas ideias simples.

Além disso, você também pode fotografar a preparação da comida, fotografar os ingredientes, o processo de corte e cozimento e por aí vai. Esse gesto valoriza o ambiente do restaurante e traz mais destaque ao trabalho do chef.

Quais as Vantagens da Fotografia de Alimentos Para Seu Cardápio Digital?

Quando bem feita, as imagens são capazes de proporcionar diversos benefícios para o seu estabelecimento, seja um bar, uma cafeteria um restaurante, uma pizzaria ou uma hamburgueria.

Veja só as vantagens da fotografia de alimentos:

  • mostra o seu produto e desencadeia o desejo de compra no consumidor;
  • demonstra a variedade de produtos e ingredientes que você vende;
  • evidencia o cuidado que seu restaurante tem com a preparação dos pratos;
  • define e fortalece sua marca no mercado;
  • faz com que o consumidor queira conhecer mais sobre seu restaurante;
  • ajuda a aumentar as vendas.

Simplifique as vendas do seu restaurante, atenda seus clientes de um jeito mais rápido, seguro e eficiente!

Conclusão

A fotografia de alimentos ajuda o cliente a visualizar seus pratos com mais clareza, além de ser o primeiro contato que ele tem com o seu negócio.

Portanto, é crucial caprichar na hora de fotografar seus produtos para aproveitar as vantagens dos elementos visuais, despertar o desejo no consumidor e, consequentemente, aumentar suas vendas.

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