O que é Dark Kitchen? Conheça o novo modelo de restaurantes delivery

O que é Dark Kitchen? Conheça o novo modelo de restaurantes delivery que virou tendência e saiba como aumentar seu lucro com ele!

O novo conceito chamado Dark Kitchen está ganhando cada vez mais popularidade entre os empreendedores do ramo alimentício por todas as vantagens que apresenta em sua operação. É barato e popular entre o público, e por isso mesmo que o Simpliza vai te explicar tudo sobre esse novo tipo de restaurante. Vamos la?

Simplifique as vendas do seu restaurante com o sistema de vendas Simpliza

O que é Dark Kitchen?

O modelo de restaurante denominado Dark Kitchen também é conhecido como “restaurante virtual” ou “restaurante fantasma” e foge dos modelos tradicionais dos empreendimentos. É basicamente um restaurante que oferece seu serviço de alimentação somente por delivery.

Esse tipo de estabelecimento que está virando tendência aqui no Brasil oferece somente entregas, não possui espaço para público e consumo no local. Ele funciona estreitamente para entregas e muitas vezes funciona seu delivery através do uso de serviços de entrega terceirizados, como iFood, Aiqfome e DeliveryMuch.

Com as Dark Kitchens ficando cada vez mais populares, abrir um restaurante está mais fácil! Estabelecimentos menores, com menos espaço e localização menos favorável ganham a chance de alavancar as vendas e inovar para alcançar mais público!

Vantagens do modelo Dark Kitchen

– Custo operacional baixo: por não ter um espaço físico para consumo no local e para os clientes retirarem a comida, o preço para abrir e manter o local acaba sendo mais barato que restaurantes tradicionais.

Localização: você não precisa se preocupar muito com a localização do seu restaurante. No caso de estabelecimentos abertos ao público, é necessário avaliar o ponto do lugar: se este atrai pessoas a passeio, estacionamento e centros comerciais. Como a Dark Kitchen se trata de apenas delivery, você exclui essas preocupações com a localização, podendo abrir seu restaurante em qualquer lugar que preferir por motivos de aluguel mais barato e estrutura menor por necessitar apenas de uma cozinha.

– Variedade de cardápio: O modelo de “dark kitchen” te permite experimentar a combinação de vários tipos diferentes de culinária em uma única operação de cozinha.

– Equipe de funcionários: por se tratar apenas de delivery, seu restaurante “dark kitchen” precisará apenas de uma cozinha e serviço de entrega. Assim, sua equipe de funcionários será menor, sem garçons por exemplo, e por isso os custos serão menores e a facilidade de gerenciamento dos funcionários será mais fácil e centralizada.

– Futuro do mercado: O mercado delivery cresceu muito nos últimos anos e está se expandindo cada vez mais. Logo, o conceito de Dark Kitchen parece promissor para o que está por vir.

“As previsões para 2021 são de mais crescimento e estimam um movimento de aproximadamente US$ 6,3 trilhões do delivery em todo o mundo até dezembro”

jornal da USP

Aumente o alcance do seu delivery!

Agora que você já sabe o que é o conceito de dark kitchen, vamos discutir como muitos restaurantes estão utilizando o modelo para aumentar seu público!

Como a estrutura de um restaurante dark kitchen consiste basicamente de uma cozinha, acaba por ser uma alternativa mais barata abrir um negócio desse estilo. Porém, muitos empreendedores viram a oportunidade de aumentar o lucro de seus restaurantes já existentes e abertos ao público usando o “restaurante fantasma”.

No delivery do seu restaurante você possui um raio máximo de entrega certo? Pois passando dessa quilometragem, as entregas começam a dar prejuízo por conta de distância, precificação de gasolina etc. E no caso de alcançar mais partes da cidade, abrir outra filial do seu empreendimento torna-se caro devido ao alto custo de investimento.

E é aí que entra a estratégia do dark kitchen que os empreendedores começaram a usar e viram resultados! Se o seu restaurante com espaço físico e delivery está de um lado da cidade e este não comporta a outra metade, basta abrir um modelo dark kitchen do seu negócio no outro lado e aumentar assim o seu raio de entrega! Será um investimento pequeno por que será ser necessário somente uma cozinha e os devidos equipamentos, e assim, você aumenta seu público e o seu lucro pois conseguirá comportar mais quilometragem.

Embalagem

Por funcionar apenas via delivery, o dono de um restaurante dark kitchen deverá se preocupar com as embalagens de seu estabelecimento. Como você já estará economizando em muitos pontos em seu empreendimento (tal como localização e número de funcionários), há a possibilidade de investir em uma embalagem segura, inteligente e higiênica, para que assim você conquiste a confiança de seus clientes e os fidelize.

Para te ajudar com isso, o Simpliza fez um texto com 4 ideias inovadoras para personalizar a embalagem do seu delivery.

Restaurantes dark kitchen de sucesso

Se você se interessou pelo modelo, é sempre benéfico pesquisar restaurantes que adotaram o nosso sistema de gerenciamento e foram bem-sucedidos. Assim, você pode ter inspiração para o seu estabelecimento. Vamos conferir alguns?!

Sush1: o Sush1 é um restaurante muito famoso de comida japonesa que faz sucesso em Curitiba devido aos seus sushis de R$1,00. Eles adotaram o sistema de dark kitchen e take away e nunca mais pararam de crescer! Atualmente possuem filial no Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e até nos Estados Unidos e México.

Savage by Olivier: o restaurante online do chefe famoso Olivier da Costa serve burritos, tacos e sushi rolls e teve sua primeira unidade “fantasma” em Portugal. É um estabelecimento de grande nome no mercado internacional e nacional, sendo referência quando o assunto é delivery.

Papila Deli: com suas duas sedes localizadas em São Paulo, Papila Deli foca no delivery com pratos de alta qualidade. É um restaurante delivery 100% digital com marcas exclusivas que foram criadas para atender cada tipo de culinária: Papila Poke (culinária havaiana), Papila Fresh (culinária leve e refrescante) e Papila Wok (culinária asiática).

E aí, se interessou pelo modelo de gestão “dark kitchen”? Conta pra gente aqui nos comentários.

Aproveita e corre dar uma lida no restante do nosso blog que está recheado de dicas, sugestões e novidades para os donos e amantes de restaurantes, bares e lanchonetes!

O Simpliza é um sistema de vendas para restaurantes completo e integrado que vai simplificar a gestão do seu restaurante! Confere nossas ferramentas:

Cardápio Digital

Comanda Eletrônica

Delivery

PDV Completo/Frente de caixa

Dashboard

Um sistema com tudo o que você precisa! O Simpliza é um software para restaurante e sistema delivery com integração ifood completo.

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You May Also Like