Como usar a inteligência artificial no seu restaurante

tablet em umamesa

A inteligência artificial já é uma presença forte na vida de muitas pessoas, assim também ela é uma ferramenta de trabalho na rotina de muitos gestores.

O meio digital está transformando e revolucionando a maneira como muitos negócios operam. No meio gastronômico, entre os restaurantes, não seria diferente. Mas como as IAs se aplicam no food service? É a pergunta que vamos responder no post de hoje.

Saber integrar a inteligência artificial em pontos do seu negócio, como em atendimento online, planejamentos e marketing, é fundamental para estar alinhado com a atualidade, assim você consegue se manter competitivo no mercado, trazendo novas formas de se reinventar.

Por que usar a inteligência artificial no seu restaurante

Aderir a uma inteligência artificial já é uma ideia muito mais comum para quem busca eficiência, principalmente quando falamos de um ambiente em que cada minuto conta para garantir a satisfação do cliente e o sucesso do negócio.

Além disso, a inteligência artificial automatiza tarefas que podem ser cansativas e repetitivas. No atendimento, a IA possibilita personalizar e padronizar o atendimento online, o que evita a perda de clientes por demora nas respostas.

Ou seja, mais do que uma forte tendência, a AI também é um novo meio para aumentar o lucro, a agilidade no atendimento sem necessariamente precisar aumentar os custos.

Entre os motivos para usar a IA estão:

Previsão de demanda: se baseando em dados de vendas anteriores do seu restaurante, a inteligência artificial consegue identificar padrões dos consumidores que frequentam o seu estabelecimento, quais horários e dias são mais movimentados e o que é mais consumido.

Decisões rápidas e inteligentes: com relatórios de vendas baseados em dados reais atualizados, nenhuma decisão no seu restaurante será feita através de achismos, já que com esses relatórios você pode se basear em fatos.

Atendimento mais eficiente: principalmente no ambiente digital, o atendimento se torna mais rápido e preciso, além de que a chance de esquecer de prestar o atendimento a algum cliente diminui drasticamente.

Simpliza, sistema de gestão grátis

Como funciona a inteligência artificial para restaurante

Inteligência artificial funciona por meio de dados, e o seu restaurante gera esses dados o tempo todo, como? Por meio de pedidos realizados, ingredientes que saem do estoque, horário mais movimentado, avaliação de clientes.

São todos os dados necessários que uma IA precisa, coleta e processa para buscar e entender padrões que nem sempre são visíveis aos nossos olhos. Mas, além de armazenar e analisar esses dados, a melhor vantagem é que tudo é feito de forma automatizada, sem a necessidade de alimentar uma planilha manualmente ou algo do tipo.

Quais os tipos de IA para restaurantes?

A IA no food service pode aparecer em diversas formas. Algumas das mais utilizadas são:

Chatbots: usadas para fazer o atendimento ao cliente por canais como WhatsApp ou redes sociais, tirando dúvidas e recebendo pedidos automaticamente. Apesar de ser uma ótima alternativa para atendimentos mais simples, é preciso monitorá-la para caso houver alguma pergunta fora do roteiro que ela foi programada para seguir.

Análise preditiva: antecipa tendências de vendas com base no comportamento de compra do cliente. É muito útil para servir de ajuda em funções com reposição de estoque e no planejamento de cardápio.

Recomendação personalizada: indica pratos com base no histórico de pedidos do cliente, aumentando o ticket médio.

Gestão de estoque: sistemas que automatizam o estoque são, além de eficientes, muito necessários, pois acabam dando baixa nos insumos conforme eles vão sendo utilizados, mostrando a quantidade real disponível de cada ingrediente. Ajudando a evitar tanto a falta de ingredientes quanto o excesso de um item que talvez nem seja tão utilizado, mas que por falta de informações precisas ainda era comprado em quantidades desnecessárias.

Como implementar uma IA em restaurantes?

Como já é uma realidade para muitos estabelecimentos, usar a tecnologia de inteligências artificiais no seu restaurante

Sistema de gestão

O primeiro passo é contar com um sistema de gestão completo que consiga reunir e organizar os dados de que a IA precisa para trabalhar.

É aí que entra o sistema Simpliza, ele não apenas registra pedidos, estoque e movimentações financeiras, como também usa essas informações para gerar relatórios automáticos que te ajudam a tomar decisões mais inteligentes.

Use relatórios

Uma das grandes vantagens de usar IA no restaurante é ter acesso a relatórios com análises de vendas. Pois é através desses relatórios que você encontra informações importantes como: horários de pico, pratos mais e menos vendidos, produtos com maior margem de lucro.

E com esses dados é possível definir com precisão estratégias, metas, ajustar cardápio, preços e promoções.

Organize seus processos

A inteligência artificial entrega melhorias, porém ela depende da qualidade dos dados que recebe. Por isso, é importante que o seu restaurante tenha processos organizados. Quando os pedidos são lançados corretamente, o estoque é atualizado em tempo real e os dados são bem estruturados, os resultados da IA se tornam muito mais confiáveis.

O Simpliza facilita isso com ferramentas como:

Para que o uso da inteligência artificial seja satisfatório e forneça bons resultados ao seu restaurante, é preciso que os dados coletados do dia a dia sejam, como já falado antes, organizados.

Já mencionamos que o sistema Simpliza tem um importante papel, já que ele fornece ferramentas que automatizam processos, facilitando recursos que usam IA, com ferramentas práticas e intuitivas, como:

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