Experiência do cliente: Como melhorar no meu restaurante?

A experiência do cliente está cada vez mais presentes nas listas de prioridades dos donos dos restaurantes. Mas por que?

Bom, a questão é que um dos principais objetivos que você deve ter para seu negócio é aumentar suas vendas e conquistar cada vez mais público, certo? E o segredo para isso é a fidelização de clientes. E como você os fideliza?

A resposta é simples: melhorando a experiência do cliente no seu restaurante! E é exatamente sobre isso que vamos trabalhar neste artigo.

Iremos apresentar um breve estudo sobre os estágios que compõem a experiência de clientes e depois, te oferecer uma lista com dicas claras e objetivas de como melhorar a experiencia do cliente do seu restaurante. É só seguir lendo este artigo!  

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O que você vai ver neste artigo:

  • Estágios que compõem a experiência do cliente
  • 4 dicas para melhorar a experiência do cliente do seu restaurante
  • Conclusão
  • Conteúdo extra: Continue lendo…

Estágios que compõem a experiência do cliente

Cada vez mais os clientes não se satisfazem somente com a comida ou bebida de ume estabelecimento. Na verdade, hoje em dia as pessoas procuram, acima de tudo, uma experiência completa composta por ambientação, música, apresentação dos pratos, cores, cheiros e atendimento. Uma boa experiência do cliente é composta por 3 estágios, sendo estes:

  1. Pré-experiencia: Consiste na primeira impressão do indivíduo sobre o lugar, que permite o cliente criar certa expectativa sobre seu restaurante.
  2. Experiência: É seu foco! Se tratado momento do consumo do seu produto por parte do cliente, além do serviço e atendimento feito.
  3. Pós-experiência: Ocorre depois que o cliente deixa seu restaurante, sendo uma fase de conclusão onde o indivíduo avaliará a experiência que teve no seu negócio. Se essa for boa, este cliente com certeza irá voltar para visitar seu restaurante novamente, além de recomendá-lo claro.

Se estes três estágios forem bem sucedidos, você alcançará o seu objetivo de oferecer uma boa experiencia ao cliente e assim, aumentará suas vendas e irá fidelizar seu público.  

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4 dicas para melhorar a experiência do cliente em seu restaurante

Confira nossa lista com dicas objetivas e claras para fidelizar seus clientes através de uma boa experiência:

Ambientação boa

A experiencia do seu cliente vai muito além do paladar! Os 5 sentidos devem ser acionados e agradados (paladar, olfato, visão, audição e tato). Seu restaurante deve oferecer sensações agradáveis para o indivíduo.

Pense no conforto das mesas e cadeiras, no cheiro do seu restaurante, nas músicas que tocam, na iluminação do seu estabelecimento, a paleta que ele tem e quais sensações ela desperta e claro, oferecer comida boa e bem servida!

Para pensar nisso tudo, tenha a proposta do seu restaurante bem definida, estude seu público-alvo e pense em cada detalhe que irá compor o ambiente.


Atendimento de qualidade

Talvez esse seja um dos principais pontos de uma boa experiência de clientes, sendo um fator decisivo para o individuo decidir se gosta ou não do seu restaurante, e se volta a frequentar e recomendá-lo para outros ou não.

Para garantir um bom atendimento no seu estabelecimento, treine sua equipe e motive seus funcionários (leia 5 dicas para ter uma equipe de atendimento de qualidade)! Além disso, use e abuse de ferramentas e tecnologia para otimizar sua gestão e serviços. Como fazer isso? Automatize seu restaurante com um sistema de vendas e gestão poderoso e automatizado.


Feedback de clientes

A melhor forma de saber como está seu atendimento e a experiencia do seu cliente é muito simples: Ouça seu público e saiba o que estão achando do seu restaurante! Afinal, o objetivo é melhorar a experiencia deles, não é mesmo?

Não esqueça de perguntar, interagir e conversar com sua clientela! Peça feedbacks e saiba se sua estratégia está funcionando. É através desse feedback que você saberá onde está acertando e em quais pontos precisa melhorar, seja de atendimento, comida, ambiente etc…


Pós-experiência

A pós venda é tão importante quanto o momento de vender. Afina, esse é o terceiro estágio que compõe a experiencia do cliente, como já explicamos no início desse artigo.

Para garantir a pós-experiência do seu cliente, mantenha uma boa relação fora do restaurante. Seja através das redes sociais ou alguma estratégia de fidelidade.

Conclusão – Como melhorar a experiência do cliente

Esperamos ter ajudado com nossa lista de dicas sobre como melhorar a experiência do cliente de seu restaurante! Não esqueça de focar no atendimento e em manter uma boa relação pós venda.

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Aproveita e corre dar uma olhada no restaurante do nosso blog! Ele está cheio de artigos com dicas, sugestões, novidades e notícias para donos de restaurantes, bares e lanchonetes.  

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