6 dicas eficazes para fidelizar os clientes do seu restaurante

A fidelização de clientes é de extrema importância para qualquer negócio, e não seria diferente com restaurantes, bares e lanchonetes. Fidelizar seus clientes é a chave para o sucesso do seu empreendimento!

Pensando nisso, nós aqui do Simpliza separamos tudo que você precisa saber sobre fidelização de clientes para seu restaurante. Vamos conferir nossas dicas?!

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A fidelização de clientes trata-se de criar estratégias para conquistar um comprador/consumidor que retorne frequentemente ao seu negócio. É sobre oferecer uma boa experiência e vantagens ao cliente para que o mesmo consuma sua marca e a indique para conhecidos.

Ou seja, a fidelização de clientes é o processo de conquistar pessoas que já consumiram em seu restaurante pelo menos uma vez e criar essa relação de confiança e vantagem entre empresa e cliente.

Você sabia que procurar um cliente novo custa de cinco a sete vezes mais que manter os antigos? A constatação do pai do Marketing, Philip Kotler, ainda é atual e precisa ser um mantra para qualquer empresário que deseje ter sucesso, e isso inclui você e seu restaurante!

Isso significa que é preciso investir somente nos clientes antigos e esquecer a captação? É claro que não! O foco, na verdade, precisa ser a fidelização, ou seja, a promoção de ações que façam o consumidor optar sempre — ou a maioria das vezes — pela sua empresa.

E o esforço vale a pena, pois investir na fidelização dos clientes em seu restaurante traz vantagens para seu negócio, como por exemplo:

  • Seus clientes irão ser fiéis à sua marca e dificilmente escolherão o concorrente, pois irão valorizar o seu trabalho e do seu restaurante;
  • Seu público irá aumentar pois quando há uma fidelização de clientes, eles indicam seu restaurante para conhecidos e assim, suas vendas aumentam;
  • Você terá mais segurança financeira em seu negócio ao ter uma rede de clientes fixos.

Fidelização de clientes: estratégias

Existem diversas estratégias para fazer a fidelização dos seus clientes:

  • Promoção de indicação: ofereça algum tipo de bônus para cada indicação feita pelo cliente
  • Cartão fidelidade: crie um cartão fidelidade para seu negócio e entregue um para cada consumidor novo do seu restaurante. A cada compra, um carimbo e quando chegar em um determinado número de carimbos presentes no cartão, o cliente recebe algum tipo de prêmio, bonificação ou desconto
  • Faça parcerias: firme parcerias com outras empresas para que uma ofereça um desconto especial para clientes da outra. Essa é uma estratégia boa para alcançar mais público e fidelizar oferecendo vantagens não só em uma empresa, mas duas ou mais
  • Ouça os feedbacks: os clientes se sentem valorizados quando percebem a abertura de poder dar o feedback sobre um restaurante ou qualquer outro negócio que frequentam. É importante ouvir e entender as críticas construtivas e sempre buscar melhorar o atendimento e serviços baseando-se nos feedbacks recebidos
  • Promoções: uma das principais e mais antigas estratégias de fidelização de clientes é oferecer promoções. Quando um cliente vê a vantagem econômica de consumir em um local, com certeza ele irá voltar mais vezes

Confira agora 6 passos para fidelizar seu público:

1) Invista em bom atendimento

O atendimento do seu restaurante é diferenciado? Ou é feito só o “feijão com arroz”?

Saiba que oferecer uma boa experiência é obrigatório e já deixou de ser um fator competitivo há muito tempo. A questão é que, para agradar seus clientes, você também precisa investir nos seus colaboradores e equipe de funcionários.

Profissionais engajados e motivados são fundamentais para o bom atendimento aos clientes. Além disso, eles também devem ser treinados e conhecer o cardápio e a política do seu restaurante. Dessa forma, é possível alcançar a excelência.

Nesse momento, é importante treinar os colaboradores a respeito do atendimento adequado. Demonstre que eles são responsáveis por acabar com possíveis objeções dos consumidores e pela personalização — ou seja, o cliente precisa se sentir importante.

Junto a isso, capacite sua equipe a entenderem possíveis solicitações. É necessário entender as diferenças entre vegetarianos, veganos, ovolactarianos, intolerantes a lactose e glúten etc. Assim, os clientes sabem que podem contar com o seu restaurante e que ali é saudável e seguro — um ponto forte de fidelização.

2) Tenha um cardápio atrativo e sirva comida de qualidade

Sabe aqueles locais que oferecem menus degustação e/ou pratos diferenciados? Eles apostam nos cardápios para atrair clientes. Esse é mais um ponto de fidelização dos clientes — portanto, empregue esforços para isso.

Tenha em mente que seu negócio é a comida. Por isso, ter bons profissionais de cozinha, que fazem produtos de qualidade e com boa apresentação é essencial. Mais que isso, toda a equipe precisa estar preparada para agradar o consumidor e atender às suas sugestões.

Na hora de montar o cardápio, considere o tipo de restaurante que você tem. Se é um buffet, coloque opções saudáveis e uma boa oferta de saladas. Se deseja atrair público diferenciado, ofereça pratos vegetarianos, veganos etc.

Vale a pena ainda considerar o layout do cardápio oferecido ao cliente. Use cores compatíveis e adequadas com o seu restaurante. Coloque imagens de qualidade e que chamem a atenção dos clientes. Assim, eles sempre voltam para experimentar outro prato.

Confira os seguintes artigos para saber mais sobre como aumentar suas vendas e fidelizar os clientes com seu cardápio:

Como montar um cardápio mais atrativo: Aumente suas vendas

Cardápio online para restaurante: Como funciona? Por que devo contratar?

3. Faça promoções

Sabe os pratos e bebidas mais pedidas no seu restaurante? Faça promoções deles para fidelizar os clientes. Aqui, vale oferecer um desconto ou fazer combos com bebidas ou sobremesas. Dar um presente no aniversário do cliente também é válido.

A atenção recai sobre a melhor promoção para os seus clientes. Nesse momento, considere seus hábitos de consumo. Avalie ainda os dias estratégicos para oferecê-las, especialmente aqueles que têm menos vendas. Desse modo, você mantém um fluxo constante de pessoas.

Por fim, pense ainda em estratégias de divulgação das promoções. Insira posts nas suas redes sociais, coloque displays nas mesas e informativos próximos dos caixas, informe pessoalmente aos clientes na hora de pagar e o que mais você achar necessário.

4. Implemente um programa de fidelidade

Incentivar seu cliente a voltar sempre ao seu restaurante é a meta máxima da fidelização. Para isso, uma boa dica é usar os programas de fidelidade. Existem diferentes modelos e você pode escolher aquele que achar mais adequado ao seu negócio.

Uma estratégia de programa são os cartões de fidelidade. Basta fazer o do seu negócio, personalizado, e oferecer aos clientes. A cada refeição é inserido um carimbo. Ao completar, o consumidor recebe um prêmio, como uma refeição ou bebida grátis, ou um desconto significativo.

Você ainda pode inovar e oferecer 5% de redução do valor devido ao cliente que fizer check-in no Facebook ou se cadastrar no site, ou até entregar um cupom de desconto para a próxima visita.

Além disso, evite perturbar o consumidor. A ideia é facilitar o processo. Por isso, vale a pena usar um modelo de pontuação online, a fim de evitar a potencial perda de um cartão físico.

5. Crie um bom ambiente

Com certeza, você já foi a restaurantes em que se sentiu bem e outros em que não gostou do local. O ambiente é a primeira impressão, e esse é um ponto importante para a fidelização dos clientes.

Para criar uma boa imagem dos eu negócio, invista em uma decoração positiva, que transmita os valores do seu restaurante e sua proposta, atendimento e tipo de cozinha.

Assim, se a comida é temática, por exemplo se for mexicana, crie um ambiente com o mesmo viés.

Se a ideia é atrair um público de alta renda, aposte em um local com requintes de luxo, como um lustre bonito, cadeiras e mesas de alta qualidade etc. Por sua vez, se a comida é caseira, fazer do seu restaurante uma casa confortável, que lembre a das avós, é uma boa pedida.

Perceba que a decoração atrai mais que os olhos. Ela também influencia a percepção pelo cheiro e sabor, assim como traz à tona sentimentos e sensações. É assim que você oferece mais que uma refeição e cria, de fato, uma experiência.

Decoração de restaurante: Como organizar seu restaurante [5 PASSOS SIMPLES]

6. Aposte na força do relacionamento para fidelizar os clientes

Todos os fatores apresentados até agora ajudam a fortalecer o relacionamento com os clientes. No entanto, para fidelizá-los, é preciso automatizar processos e garantir a lembrança de todos os detalhes importantes.

Como fazer isso? A resposta está na tecnologia. Um sistema para restaurante é uma ferramenta indispensável para melhorar a experiência e conhecer os hábitos de consumo. Para isso, basta anotar os detalhes de cada consumidor e registrar todas as comunicações.

Com o tempo, o software com seu administrativo se torna um repositório de informações valiosas, que ajudam a definir estratégias e fazer mudanças acertadas no seu negócio. Por exemplo, com a ajuda desse sistema, você identifica se há pedidos por uma comida mais saudável ou vegetariana. Ao mesmo tempo, verifica sugestões e reclamações.

Todos esses detalhes ajudam a definir o que fazer. Ao mesmo tempo, você entra em contato com o cliente nos seus aniversários, quando fizer uma promoção, tiver alguma reformulação de cardápio etc., a fim de fornecer descontos, informá-lo e convidá-lo a voltar.

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fonte dicas: https://www.casamagalhaes.com.br/blog/bares-e-restaurantes/fidelizar-os-clientes-restaurante/

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Conclusão

Esperamos ter sanado suas dúvidas a respeito de fidelização de clientes! Não esqueça de sempre dar prioridade aos feedbacks para melhorar cada vez mais seu atendimento e também oferecer vantagens para que seus clientes sempre voltem.

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