Como definir taxa de entrega do seu delivery com 7 dicas

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Você trabalha com entregas de pedidos ou deseja implementar esse modelo em seu restaurante? Então, é indispensável saber como calcular a taxa de entrega do seu delivery. 

Afinal, esse é um dos fatores que levam os clientes a fazerem um pedido com você. Taxas muito elevadas podem espantar o consumidor.

Porém, se o preço não for bem calculado, você pode acabar tendo prejuízos. Ou seja, o valor tem que ser justo para ambos os lados. 

Para te ajudar a definir taxas do eficiência, preparamos este guia. Não perca!

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7 Dicas para definir a taxa de entrega do seu delivery

Se você quer montar um delivery de sucesso, precisa ter em mente que muitos fatores impactam na lucratividade do seu negócio, como é o caso da taxa de entrega delivery.

Sem uma definição estratégica você poderá ter prejuízos na entrega ou gerar custos desnecessários ao cliente.

Mesmo com os deliverys gratuitos, nenhuma entrega é livre de custos. Sabendo disso, é preciso entender como calcular a taxa de entrega do delivery para que o preço seja justo para os clientes, entregadores, e claro, para o seu negócio.

Porém, taxas muito altas podem espantar os clientes, por isso é preciso balancear os custos do produto e do transporte. 

Porém, com algumas dicas simples, fica mais fácil definir corretamente a taxa do seu delivery:

1) Delimite a área de entrega

A distância interfere diretamente nos custos da taxa de entrega delivery. Afinal, quanto mais longe, maior será o custo para enviar um pedido. 

Por essa razão, delimite a área de entrega do seu restaurante, estabeleça raios nos quais você cobrará determinado valor e aumente progressivamente conforme a distância.

2) Entenda qual vai ser a modalidade de entrega adotada

Existem diferentes formas de entregar pedidos, além da possibilidade de permitir que o cliente retire a compra em seu estabelecimento para economizar com frete.

Você pode escolher a modalidade de acordo com as seguintes opções de veículos:

  • bicicleta: cada vez mais recorrente em grandes centros urbanos, compatível ao novo conceito de logística sustentável e baixo custo. Contudo, a área coberta precisa ser menor e o tempo de entrega pode ser maior;
  • moto: a mais comum nos restaurantes, pois proporciona agilidade e economia nos custos em comparação com o automóvel;
  • carro: geram custos mais elevados, mas possibilitam transportar um número maior de entregas. Com um planejamento de rota inteligente, pode ser uma opção vantajosa.

3) Fique atento aos gastos operacionais da entrega

Cada fator envolvido na entrega deve ser considerado na hora de definir as taxas. Por isso, considere todos os custos operacionais para chegar a um valor justo, como:

  • custo do combustível;
  • custo de manutenção do veículo;
  • salário dos entregadores ou frota terceirizada;
  • possíveis imprevistos.

Com esses valores bem especificados, é possível analisar o custo de cada envio de pedido para definir corretamente a taxa de entrega delivery.

Além disso, também permite identificar formas de reduzir custos  na entrega para conseguir deixar a taxa mais atrativa.

4) Análise preço cobrado pela concorrência

Não se esqueça de conferir os valores cobrados pelos seus concorrentes. Essa pesquisa fornece bons parâmetros do que é considerada uma taxa justa. 

Uma estratégia para conquistar a clientela é colocar fretes mais atrativos para se destacar da concorrência. Porém, sem baixar muito o preço para não acabar saindo no prejuízo. 

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5) Escolha entre a taxa única ou cobrar por distância

Agora que já conhece as taxas praticadas pelos seus concorrentes e os custos operacionais envolvidos nas entregas, é hora de escolher um método de cobrança.

Você tem duas alternativas: cobrar uma taxa de entrega delivery com preço padrão, válido para todos os pedidos, ou calcular de acordo com a distância.

Analise as opções e veja qual é mais vantajosa para o seu negócio!

6) Pense na entrega grátis como um diferencial

A taxa de entrega delivery gratuita pode ser um diferencial competitivo para o seu negócio, seja ele uma hamburgueria, pizzaria ou marmitaria.

Essa é uma ótima estratégia para de marketing para atrair mais clientes e lucrar mais, ainda que signifique diminuir sua margem de lucro.

Isso ocorre porque ao oferecer frete grátis um número maior de consumidores irão acessar seu cardápio digital. Além disso, quanto mais vendas e mais acessos você tiver, melhor o seu posicionamento no ranking dos aplicativos.

Para cobrir a taxa de entrega grátis, você pode aumentar um pouco os preços dos seus produtos, mas sem encarece-los demais.

Outra alternativa para conseguir baixar os fretes das entregas é economizar com as taxas e comissões de aplicativos de marketplace. Para isso, você pode ter um app próprio para o seu restaurante.

Assim, toda a porcentagem dos lucros ficará para você, o que aumenta a receita do seu empreendimento para você criar promoções de frete grátis.

7) Tenha um equilíbrio no preço

Nem todo delivery pode oferecer frete grátis. Se esse for seu caso, tudo bem. Você pode buscar outras alternativas, como taxa grátis em um dia específico da semana ou para um determinado valor em compras.

O importante é que o preço seja equilibrado. Ou seja, que seja atrativo para o cliente, mas também vantajoso para você.

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Afinal, como calcular a taxa de entrega de delivery na prática?

Agora que você já conhece todos os pontos que precisa considerar antes de definir o valor da taxa de entrega delivery, fica mais fácil iniciar seu cálculo na prática.

Uma dica é começar separando os gastos mensais (como gasolina e salário do entregador) dos anuais (IPVA do veículo, manutenções, décimo terceiro e férias do entregador).

Em seguida, some as despesas anuais e divida pela quantidade de dias trabalhados no ano. Assim, você saberá qual valor das despesas anuais diariamente.

Faça o mesmo com as despesas mensais, mas divida pelo número de dias trabalhados no mês. Por fim, some os valores para ter uma noção aproximada de quanto você deve cobrar por delivery para arcar com esses custos operacionais.

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Assim, você salva tempo, dinheiro e diminui os erros!

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Conclusão

Agora que você já sabe como calcular a taxa de entrega delivery, conseguirá acertar na cobrança do valor e garantir um preço justo para você e também para o consumidor.
Vale lembrar que ao vender pela internet todos os detalhes importam para conseguir gerar lucro pro seu negócio. Por isso, não deixe de colocar as dicas em prática para definir o valor ideal de frete para o seu restaurante.

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