É possível aumentar não só o consumo no restaurante, como também seu lucro e a clientela por meio de algumas ações e ferramentas. Claro, são necessárias estratégias e organização. Confira aqui algumas dicas e respostas para sua pergunta.
“Afinal, como aumentar o consumo em meu restaurante?”
Bom, antes de mais nada vale a pena salientar que o cliente atual não busca apenas um local para se alimentar, ele procura por uma experiência completa e única. Ou seja, oferecer uma comida deliciosa não é mais suficiente para fidelizá-lo. Para conquistar e encantar os clientes, é preciso cuidar de diversos aspectos, como o ambiente do restaurante, a mobília, o cardápio, o atendimento e outros detalhes.
Se você é proprietário de um restaurante, deve estar sempre atento à busca pelo aumento do consumo dos clientes, já que eles estão cada vez mais exigentes. É importante testar e inovar constantemente na forma de atendimento e nos pratos oferecidos, a fim de manter os clientes habituais e atrair novos.
A busca pelo aumento do consumo é fundamental para garantir a sustentabilidade do negócio. É necessário evitar o uso de táticas repetitivas e investir em boas estratégias, atualizando-as sempre que necessário. Apesar de ser uma das áreas mais rentáveis, a concorrência nunca dorme e é preciso estar sempre se renovando para se destacar no mercado.
Mas ei, não se preocupe! Não precisa ser tão difícil ou complicado realizar essas mudanças. Siga o artigo e confira nossas dicas e segredos para aumentar o consumo do seu restaurante.
O que você verá neste artigo:
- Como traçar meu objetivo de faturamento?
- 5 formas de aumentar o consumo em restaurantes
- O que torna um restaurante bom?
- Como a tecnologia de softwares pode aumentar o consumo e lucro em restaurantes
- Continue lendo…
Como traçar meu objetivo de faturamento?
Antes de traçar estratégias para aumentar seu lucro, é necessário identificar de quanto é s=o valor do seu ticket médio.
Se você está se perguntando qual é o ticket médio ideal em um restaurante, é importante conhecer o resultado do faturamento médio de seus pratos. Para calcular esse indicador, basta dividir o faturamento total pelo número de vendas realizadas. Por exemplo, se você faturou R$ 4 mil vendendo 25 pratos, o ticket médio diário é de R$ 160.
No entanto, não é possível definir um valor ideal de ticket médio, já que ele pode variar dependendo de diversos fatores, como o tipo de restaurante, localização e público-alvo. Por isso, é importante utilizar essa métrica como uma ferramenta para entender a realidade do faturamento do negócio.
O ticket médio é um indicador valioso porque ajuda o proprietário de um restaurante a obter uma percepção realista do seu faturamento. Às vezes, a percepção pode ser enganosa, baseada apenas no movimento do salão ou no resultado do fechamento do caixa. Com o ticket médio, o gestor pode identificar as ações que podem ser realizadas com segurança financeira para otimizar o desempenho do negócio.
5 formas de aumentar o consumo em restaurantes
Qualquer empreendedor no ramo gastronômico busca aumentar o consumo em seu restaurante. Para alcançar essa meta, é preciso estar atento às oportunidades disponíveis, tais como estimular o ciclo de compras, criar diferenciais para o negócio, investir em delivery, oferecer promoções, tornar o cardápio mais atraente, aprimorar o autoatendimento e ouvir o feedback dos clientes.
É possível implementar várias ações para alcançar um aumento no consumo em seu negócio, sabia?
Neste artigo, abordaremos cada uma dessas estratégias para inspirar você a aplicá-las em seu restaurante. Aproveite a oportunidade para melhorar suas vendas, utilizando uma ou todas essas estratégias!
1) Conheça seus clientes e ouça seu feedback
Para começar, tente passar um tempo observando os processos do seu restaurante. Como é o seu fluxo? Observe quanto tempo o cliente demora para encontrar uma mesa, fazer um pedido, receber o que pediu, etc. Lembre-se de que todos buscam agilidade nos serviços e é fácil nos irritarmos quando o atendimento demora mais do que esperávamos.
Além disso, você costuma anotar o que os seus clientes falam sobre seus pratos e serviços? Eu sei que pode ser chato ouvir críticas negativas, mas é super importante ficar ligado no feedback da galera. Afinal, eles é que mandam no rolê e sabem direitinho o que querem.
E se liga, às vezes a sua percepção pode ser diferente da dos seus clientes, então é bom ouvir o que eles têm a dizer para melhorar a qualidade do seu negócio.
Ah, e uma dica bacana é deixar um espacinho para os clientes deixarem a opinião deles, seja uma caixinha de sugestões no salão ou um campo no seu site. Mostra que você se preocupa e respeita o que eles pensam.
E não esquece, se rolar algum problema, seja rápido para pedir desculpas e ajustar tudo direitinho. Isso é super importante para os clientes e pode fazer toda a diferença.
2) Ofereça opções de autoatendimento
O autoatendimento não só é uma ótima forma de melhorar o consumo no seu restaurante, como também se tornou uma tendência. Vivemos na era digital e as pessoas não gostam de esperar e nem de burocracias para fazer os pedidos.
Além do mais, ao usar uma tecnologia que permite o autoatendimento, como o cardápio digital, um totem de autoatendimento ou cardápio por QR Code, você aumenta a eficiência operacional e assim pode reduzir custos, contribuindo para um crescimento saudável do negócio.
Com o cardápio digital, os clientes podem visualizar todas as opções de pratos e bebidas de forma interativa e intuitiva, escolher o que desejam e fazer o pedido diretamente pelo próprio smartphone, sem precisar da intervenção de um garçom.
Isso traz muitas vantagens, pois reduz o tempo de espera do cliente, evita possíveis erros no pedido e ainda pode ser personalizado com informações nutricionais, imagens e até mesmo vídeos, tornando a experiência do cliente ainda mais agradável e atraente.
O cardápio digital também permite que o restaurante tenha um controle maior sobre o estoque e o fluxo de pedidos, além de possibilitar a análise de dados para identificar tendências e padrões de consumo, contribuindo para a tomada de decisões estratégicas.
Portanto, se você ainda não utiliza o cardápio digital no seu restaurante, vale a pena considerar essa opção para melhorar a experiência do cliente, aumentar a eficiência operacional e reduzir custos.
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3) Reformule ou melhore seu cardápio, para torná-lo mais atraente
Já parou pra pensar que um cardápio atrativo pode fazer toda a diferença no consumo do seu restaurante? A aparência e a descrição dos pratos são fundamentais para abrir o apetite do cliente e informá-lo sobre o que está pedindo. Por isso, invista em fotos de alta qualidade e descrições que vão além dos ingredientes, falando sobre o preparo e os cuidados que você tem com cada prato.
E não se esqueça: a antecipação da experiência que o cliente terá ao provar o prato pode fazer toda a diferença. Use o poder das palavras para criar uma sensação de desejo no cliente e despertar o paladar.
Se quiser trazer ainda mais descontração ao ambiente, pode até usar nomes divertidos para os pratos. Mas lembre-se de manter a coerência com o estilo do seu restaurante.
Por fim, lembre-se de que a aparência do prato deve ser semelhante à da foto, para evitar decepções. Com essas dicas, você vai conseguir atrair ainda mais clientes e aumentar o consumo do seu restaurante.
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4) Crie promoções
Nada melhor, quando o objetivo é atrair o cliente, do que investir em promoções criativas e vantajosas!
Isso contribui para ele ter mais atenção e interesse pelo estabelecimento, além de que promoções são excelentes formas de aumentar as vendas.
Mas lembre-se que é importante analisar seus custos e ajustar os preços para não ter prejuízos, mas ainda assim oferecer ofertas atraentes para os clientes. Ou seja, venda a preços acessíveis o suficiente para aumentar o consumo, mas sem comprometer a qualidade.
Aproveite as datas comemorativas, como Dia das Mães, dos Pais, dos Namorados, das Crianças, Natal, Dia do Cliente e Black Friday, para criar promoções temáticas. Crie um calendário no início do ano e planeje antecipadamente quais produtos precisará para essas datas e o que poderá oferecer com preços mais atraentes.
Não esqueça de divulgar as promoções de forma eficaz, tanto em seu estabelecimento quanto nas redes sociais do seu restaurante. Utilize materiais gráficos atraentes e descrições chamativas para chamar a atenção dos clientes e incentivá-los a experimentar suas ofertas.
Se liga nessa lista com ideias de promoções para serem feitas em seu restaurante para aumentar o consumo dos clientes:
- Noite de degustação: Ofereça aos clientes a oportunidade de experimentar um menu de degustação com pequenas porções de seus pratos mais populares.
- Dia temático: Escolha um tema para o dia, como “Dia da Pizza” ou “Dia do Hambúrguer”, e ofereça um desconto especial nesses pratos durante todo o dia.
- Menu infantil gratuito: Ofereça um menu infantil gratuito para crianças de até uma certa idade quando acompanhadas por um adulto pagante.
- Happy Hour prolongado: Estenda o horário do seu happy hour para atrair clientes depois do trabalho.
- Desafio do prato: Crie um desafio de prato onde o cliente deve comer um prato específico dentro de um tempo determinado para ganhar um prêmio ou um desconto.
- Dia da semana com desconto: Escolha um dia da semana mais lento e ofereça um desconto especial nesse dia para atrair mais clientes.
- Menu surpresa: Ofereça um menu surpresa, onde o cliente não sabe o que está pedindo até que chegue à mesa.
- Concurso de fotos: Peça aos clientes que tirem fotos de seus pratos e postem nas redes sociais com uma hashtag específica. O melhor prato ganha um prêmio.
- Menu especial de férias: Crie um menu especial para feriados, como Natal ou Páscoa, para atrair clientes que desejam uma experiência única.
- Cartão de fidelidade: Ofereça um cartão de fidelidade onde o cliente ganha um prêmio ou desconto após um certo número de visitas.
5) Use a tecnologia ao seu favor e inove no delivery
Em um mundo cada vez mais digitalizado, usar a tecnologia é uma excelente alternativa para aumentar o lucro do restaurante, como por exemplo utilizar o cardápio digital como já mencionamos anteriormente aqui no artigo.
Além disso, invista na melhoria do serviço de delivery do seu restaurante, pois isso pode contribuir significativamente para o aumento das vendas. Muitas vezes, os consumidores chegam em casa cansados, mas ainda desejam desfrutar de uma comida de qualidade. O delivery oferece a comodidade de desfrutar de uma refeição saborosa sem precisar sair de casa.
Por isso, é importante pensar em como oferecer entregas de qualidade, garantindo que os pratos cheguem ainda quentes e em embalagens personalizadas e apresentáveis. Lembre-se de que o delivery é uma extensão do seu restaurante e faz parte da sua marca, portanto, a qualidade é fundamental.
Certifique-se de que os entregadores estão cientes dos cuidados com as entregas e, se necessário, contrate motoboys de confiança. Além disso, leve em consideração que o delivery pode atrair novos clientes para o seu estabelecimento, então, faça um esforço para oferecer uma experiência memorável, de modo que o cliente queira pedir novamente e até mesmo visitar o seu restaurante.
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O que torna um restaurante bom?
Apesar das sugestões anteriores, é importante destacar o que torna um restaurante bom aos olhos do público em geral. Isso ajudará você a entender como seus clientes podem começar a considerar seu restaurante verdadeiramente bom e escolhê-lo sempre em vez de visitar os concorrentes.
O setor de food service apresentou uma retomada promissora dos principais indicadores em 2022, com a participação do segmento nas vendas da indústria de alimentos e bebidas crescendo cerca de 26% em 2021, em comparação a uma queda de 24% em 2020, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA).
Então, o que torna um restaurante bom?
Gerenciar um restaurante de sucesso é o objetivo de muitos empreendedores, o que leva os gestores a buscar a receita equilibrada de tudo o que torna um restaurante bom aos olhos do público.
O bom atendimento é um dos fatores mais relevantes para trazer o consumidor de volta ao seu espaço. É preciso contar com profissionais experientes em atendimento ao público, que atendam com agilidade, carisma e cordialidade e tenham sensibilidade para ler o ambiente.
Além disso, elementos aparentemente insignificantes, como acabamento dos móveis, iluminação, climatização e decoração do ambiente, são aliados importantes para conquistar o público e cativá-lo através de outros sentidos além do paladar.
Também é fundamental disponibilizar banheiros discretos e higienizados regularmente, de acordo com o fluxo de clientes do restaurante. Isso é essencial para orientar outras questões, como o espaço entre as mesas do local.
O planejamento do espaço não só dá mais comodidade aos clientes, mas também facilita a circulação dos garçons e demais membros da equipe. E falando neles, é importante ressaltar a relevância da motivação e do treinamento constante para cada colaborador.
Por fim, desde a cozinha até a manutenção e limpeza, passando pelos garçons e gestores, o time deve estar coeso e alinhado com os valores que você deseja transmitir ao cliente. Cursos de capacitação são investimentos em que o retorno é um cliente satisfeito que deseja voltar ao espaço e recomendar aos amigos.
Sua equipe deve estar preparada para atender as demandas dos clientes, conhecer bem os pratos da casa, atuar com agilidade e atenção aos detalhes. É igualmente importante treinar a equipe para mediar eventuais conflitos e saber lidar com críticas negativas, aprendendo com elas.
Como a tecnologia de softwares pode aumentar o consumo e lucro em restaurantes
A tecnologia de softwares tem se mostrado uma grande aliada para o setor de restaurantes, proporcionando diversas ferramentas que podem aumentar o consumo e, consequentemente, o lucro do negócio.
Com a utilização de sistemas integrados, é possível melhorar a gestão do estoque, gerenciamento de pedidos e entregas, além de permitir a criação de programas de fidelidade e promoções personalizadas para os clientes. Além disso, softwares de automação podem otimizar o tempo dos funcionários, reduzindo o tempo de espera dos clientes e melhorando a qualidade do atendimento.
Neste sentido, é possível dizer que a tecnologia de softwares tem um papel fundamental na modernização e crescimento dos negócios do setor alimentício.
Um sistema para restaurante como o Simpliza, por exemplo, pode dobrar a capacidade do seu restaurante com muita facilidade. Isso porque ele ajuda a desafogar tarefas da gestão que vão acelerar TODOS os processos do seu restaurante!
Não acredita? Vou te provar. Confira a seguir 3 provas de que o sistema do Simpliza aumenta a oferta de restaurantes.
1. Agiliza o processo de pedidos
O sistema do Simpliza permite que você agilize o atendimento e processamento de pedidos, permitindo que os garçons registrem os pedidos dos clientes em um tablet ou terminal de ponto de venda (PDV) que envia as informações diretamente para a cozinha. Isso elimina a necessidade de papel e garante que os pedidos sejam registrados com precisão e rapidez, evitando atrasos e possíveis erros.
2. Ajuda a controlar seu estoque
O sistema do Simpliza pode ajudar a controlar o estoque do restaurante, evitando o desperdício de alimentos e outros recursos. Isso porque, com ferramentas de registro de estoque e de monitoramento de gastos, você pode monitorar a quantidade de alimentos utilizados em cada prato e saber a hora de acionar seu fornecedores.
3. Agiliza o pagamento
Sabe aquelas filas que se formam no caixa em determinadas horas do dia? Esqueça desse pesadelo com o Simpliza. Os pedidos lançados são automaticamente contabilizados e jogados na comanda do cliente, o sistema também se conecta com a sua maquininha e também emite notas fiscais. Perfeito, né?
O Simpliza oferece todas as ferramentas necessárias para automatizar seu negócio: cardápio digital, comanda eletrônica, painel administrativo, frente de caixa e delivery com integração iFood e Aiqfome.
É um sistema de vendas 100% gratuito, online e que não precisa de cartão de crédito para a contratação.
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