Líder no delivery dos EUA, Doordash começa a apostar no mercado Brasileiro

Foto? Divulgação Doordash

O aplicativo de delivery DoorDash, líder de entregas nos Estados Unidos, está apostando no mercado brasileiro de delivery e contratando profissionais para iniciar suas operações no país.

A chegada da empresa pode ser uma oportunidade para os restaurantes expandirem seus negócios, além de ser um recomeço para o mercado de delivery no Brasil como um todo para se tornar mais competitivo.

O momento é decisivo para a entrada de competidores na categoria no país, após um acordo firmado em fevereiro entre o líder iFood e o Cade que busca equilibrar a concorrência no setor.

“A chegada de um concorrente seria um sinal muito bacana de que possa haver competição nesse mercado e o setor precisa disso”, afirma Paulo Solmucci, presidente executivo da Abrasel.

O acordo firmado entre o iFood e o Cade abriu novas portas para o mercado de delivery no Brasil, e o DoorDash está contratando profissionais em diversas áreas, como operações, finanças, marketing e vendas, para sua nova operação no Brasil. A empresa já começou a contratar gerentes de contas e representantes de vendas para atender restaurantes em São Paulo.

Como aponta a Abrasel em seu portal de notícias e conforme o Valor apurou, recentemente a Doordash, que conta com 59% do mercado de delivery de comida nos EUA, segundo dados da consultoria Statista, contratou uma empresa de recrutamento em busca de profissionais de tecnologia e análise de dados que atuam no setor.

Procurada pelo Valor, a equipe da Doordash confirmou que está contratando na região e que está “animada com os talentos técnicos locais no Brasil”. A empresa não informou se abrirá uma operação no país.

Foto: Divulgação Doordash

A empresa que, embora esteja sempre buscando formas de aprimorar e expandir sua plataforma para atender mais clientes, comerciantes e Dashers em todo o mundo, isso não está diretamente ligado a qualquer plano para iniciar operações em determinado local. A entrada de um concorrente forte no setor é uma das consequências esperadas pelo Cade após a assinatura de um Termo de Cessação de Conduta (TCC) com o iFood.

Paulo Solmucci, presidente executivo da Abrasel, acredita que a chegada de um concorrente seria um bom sinal de que pode haver concorrência nesse mercado e que o setor precisa disso. Ele aponta que a Uber Eats foi um exemplo de empresa que desistiu de atuar no Brasil.

Em 2020, a Abrasel juntou-se a outros aplicativos de delivery em petições ao Cade, pedindo que a autarquia investigasse as práticas adotadas pelo iFood em contratos exclusivos com estabelecimentos. A investigação resultou no TCC firmado há um mês com duração de quatro anos. A Uber Eats deixou o mercado brasileiro em março de 2021.

Segundo dados compilados pela Statista em julho de 2022, a Uber Eats detinha 24% do mercado americano de delivery em 2022, ficando 35 pontos percentuais atrás da Doordash, líder do mercado. A Grubhub, fundada em Chicago, ficou em terceiro lugar, com 14% do mercado americano. Já a Postmates, com 3%, foi contabilizada pela Uber Eats, uma vez que foi adquirida pela Uber em julho de 2020 por US$ 2,65 bilhões.

Koen van Gelder, analista da Statista, avalia que, mesmo após um aumento de demanda no auge da pandemia, os aplicativos de delivery tendem a crescer não apenas nos Estados Unidos, mas em todo o mundo. A consultoria estima que a receita de entrega de comida online em todo o mundo seja de US$ 85 bilhões em 2024, um aumento de 60,4% em relação ao resultado de US$ 53 bilhões em 2019, antes da pandemia.

No Brasil, o setor deve faturar US$ 766,3 milhões em 2023, um aumento de 20% em relação ao resultado de US$ 638,3 milhões em 2022.

Fontes: https://abrasel.com.br/noticias/noticias/doordash-lider-no-delivery-dos-eua-contrata-no-brasil/

Foto: Divulgação Doordash

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