Sistema para lanchonete: como funciona e como escolher o ideal?

qual o melhor sistema para lanchonete
smiling coffee shop assistant using pos point of sale terminal to put in order from note paper at restaurant register. waitress lady working in counter in cafe store. young girl staff using cashbox.

Você sabe qual o melhor sistema para lanchonete? Consegue identificar o ideal para o seu estabelecimento? Se não, saiba que para a sobrevivência e sucesso do seu negócio é essencial se atentar para essa questão. 

Isso porque a implementação de um bom software é crucial para otimizar e agilizar os muitos processos do estabelecimento, como o controle de vendas, a gestão de estoque, entre muitos outros. 

Por isso preparamos este conteúdo que vai te ajudar a encontrar o sistema ideal para o seu negócio. Veja só!

Simplifique as vendas do seu restaurante, atenda seus clientes de um jeito mais rápido, seguro e eficiente!

Afinal, o que é um software para lanchonete?

Comumente chamado de sistema, o software para lanchonete é um programa eletrônico que tem a finalidade de gerenciar as operações comerciais da empresa. Assim, essa ferramenta facilita as atividades do negócio em diversos setores.

Para que você possa compreender melhor o que é um software, vamos exemplificar com o sistema da Simpliza. Dentre outras tarefas, ele é capaz de:

  • Controlar o fluxo de caixa em tempo real;
  • Gerenciar o estoque;
  • Emitir notas fiscais;
  • Controlar as contas a pagar;
  • Controlar o fluxo de vendas;
  • Oferecer comanda eletrônica aos clientes;
  • Vender por delivery sem precisar de aplicativos.

Ou seja, ao ter essas aplicações e oferecer o suporte adequado ao cliente, o software consegue otimizar todas as funções da lanchonete. 

Como funciona um sistema para lanchonete?

O sistema deve funcionar de forma a integrar todas as atividades da lanchonete visando a otimização dessas. 

Nesse sentido, ele vai receber os pedidos realizados de forma online ou aqueles feitos pela comanda eletrônica. Esses serão impressos diretamente na cozinha para que os lanches sejam preparados. 

Vale lembrar que o software também realizará o fechamento das contas dos consumidores de forma automatizada.

Mas, além dessas atividades que ocorrem no momento em que a lanchonete está aberta, o sistema também permitirá que o proprietário do estabelecimento tenha controle sobre: 

  • o que é preciso comprar para completar o estoque; 
  • os dias e horários em que as vendas são maiores; 
  • os fornecedores que precisa pagar; 
  • as notas que precisa emitir;
  • entre outras tarefas administrativas. 

Tudo isso se torna possível porque o software emite relatórios que ajudam o dono da lanchonete a ter uma visão geral sobre o seu negócio. 

Como saber se sua lanchonete precisa de um sistema?

Todo proprietário que pretende ver sua lanchonete crescendo, precisa investir em um sistema. Isso porque é humanamente impossível dar conta de todas as funções do estabelecimento sem um processo de automação.

Embora em um primeiro momento não aparente, um negócio do ramo alimentício demanda inúmeros cuidados, que vão desde a preparação íntegra dos alimentos até a administração financeira.

Por isso, para que seja plenamente possível uma organização e uma gestão eficiente de todas as áreas, é preciso contar com a ajuda de um software. Não tem outra saída!

Por que investir em um sistema para lanchonete?

O sistema para lanchonetes permite um melhor aproveitamento dos profissionais e um atendimento mais inteligente ao cliente. Além disso, nos processos administrativos é possível diminuir erros e agilizar as atividades.

O setor de restaurantes e lanchonetes também sempre foi muito aquecido no Brasil. Antes da pandemia, os negócios cresciam cerca de 11% ao ano, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos.

Com a crise sanitária, muitos negócios tiveram que se reinventar com um app de delivery para permanecer no mercado. Na verdade, o ponto é que um sistema para lanchonete permite essa adaptação mais ágil às condições como essas.

Além disso, com o fim da quarentena próximo é esperado que os negócios voltem a crescer no país. Dessa maneira, dada a competitividade do setor, investir em um sistema para lanchonete pode ser uma excelente maneira de se destacar.

Quais são as vantagens de investir em um sistema para lanchonete?

Agora que você já sabe que para a sobrevivência da sua lanchonete é indispensável a implementação de um sistema, é hora de conhecer as inúmeras vantagens que ele traz para a rotina do seu negócio. Confira mais a fundo cada uma delas!

Automação

A automação dos processos é um dos benefícios mais aparentes e perceptíveis a curto prazo. Isso porque, ao automatizar os processos, o sistema otimiza todas as atividades e, inclusive, elimina algumas. 

Nesse sentido, o atendente não precisa ir até a cozinha levar o pedido; se torna possível criar estratégias para aumentar as vendas; e dificilmente uma conta vencerá sem que tenha sido paga por esquecimento. 

Redução de erros

Na rotina de uma lanchonete os erros acontecem, não é mesmo? O garçom anotar um pedido errado ou a equipe da cozinha preparar um lanche equivocado pode ser muito corriqueiro. Entretanto, isso desagrada aos clientes. 

Na contramão disso, o sistema permite que haja a redução dos erros, uma vez que em processos automatizados as chances de ocorrerem equívocos são bem menores. 

Gestão de estoque

Outra vantagem da implementação de um software na lanchonete é a eficácia na gestão de estoque. Com ele é possível acompanhar a quantidade dos itens sem precisar fazer uma contagem manual e de tempos em tempos.

Além disso, ele também permite que o proprietário ou gerente descubra quais são os itens que têm mais saída e, então, diminua as despesas. 

Controle de vendas

O controle de vendas é um importante processo que deve fazer parte de todo negócio que venda algo.

Isso porque ele permite a extração de informações importantíssimas, como o dia e a hora em que há mais vendas, o ticket médio, o melhor canal de vendas, entre outros.

Logo, em cima dessas informações, é possível traçar planejamentos estratégicos e ações específicas para alcançar determinados objetivos. 

Controle financeiro

Manter as contas em dia é fundamental para a saúde do negócio. Agora, em meio a diversos outros processos, essa tarefa pode ser exaustiva ao administrar um restaurante ou lanchonete. 

Nesse sentido, o sistema para lanchonete possibilita uma melhor visualização das finanças e proporciona análises mais completas ao gestor. 

É possível acompanhar também o impacto de ações e promoções na lucratividade, para identificar quais são mais vantajosas ao negócio. 

Controle financeiro de lanchonete

Mais produtividade

Quando um sistema passa a fazer as tarefas que pessoas anteriormente faziam, sobra mais tempo para a realização de outras atividades, ou seja, para se produzir mais.

Isso quer dizer que toda a equipe da lanchonete, que de certa forma é afetada positivamente pela implementação do software, consegue produzir mais. E vale lembrar que produtividade é sinônimo de resultados!

Qual o melhor sistema para lanchonete: O que avaliar para escolher?

É preciso levar em conta algumas variáveis na hora de contratar um sistema para sua lanchonete para que ele realmente atenda às suas expectativas e necessidades. Veja, então, como fazer essa avaliação.

Conheça as necessidades do seu negócio

O primeiro passo nessa análise é conhecer as necessidades do seu negócio. Do que você precisa? Quais são as falhas que você percebe? O que precisa ser melhorado?

Ao responder essas perguntas, você conseguirá avaliar o que um software precisa oferecer para te atender. 

Analise as funcionalidades do sistema

Seguindo em frente na sua avaliação, é preciso analisar quais funcionalidades o sistema oferece e se elas atendem às suas demandas.

Afinal, de nada adianta contratar um software robusto, mas que não tenha funções que se apliquem à sua rotina. 

Verifique se a interface é intuitiva

Desenvolver atividades em um sistema novo nem sempre é uma tarefa fácil. Isso porque alguns recursos tecnológicos podem ser um pouco difíceis de operar. E isso é normal!

Entretanto, saiba que quanto mais intuitiva for a interface da plataforma, mais rápida será a aprendizagem do seu manuseio. Por isso, procure avaliar como se apresentam as suas funcionalidades na tela.  

Saiba se é possível integrar sistema com outros softwares

Pode ser que a sua lanchonete já possua outros softwares instalados ou que você ainda pretenda instalar mais alguns. E isso não é um problema, a menos que o novo sistema não aceite essa integração.

Por isso, para evitar qualquer tipo de problema e desencontro, procure descobrir antes da contratação se o sistema integra com outros.

Analise o custo-benefício

Por fim, mas não menos importante, analise o custo-benefício do sistema. Isso quer dizer que é preciso verificar se o seu preço é compatível com o serviço que ele oferece e com as facilidades que ele trará para as suas atividades.

Lembre-se que todo investimento precisa ser bem analisado para não trazer quaisquer prejuízos.

Afinal, qual é o melhor sistema para lanchonete?

Para emissão de notas fiscais, sistemas de comanda eletrônica, controle de vendas e diversos outros serviços, o Simpliza é o sistema para lanchonete mais completo e inovador para seu negócio.

Com mais de 3 milhões de vendas realizadas, sabemos como a tecnologia pode ajudar sua lanchonete a crescer. Não deixe de experimentar gratuitamente e conhecer na prática as vantagens de um bom sistema para seu negócio!

Qual é o melhor sistema para lanchonete

Simplifique as vendas do seu restaurante, atenda seus clientes de um jeito mais rápido, seguro e eficiente!

Conclusão

Como vimos neste conteúdo, saber identificar qual o melhor sistema para lanchonete, embora não seja uma tarefa tão difícil, é extremamente necessária para o bom andamento do seu negócio. 

Afinal, esse software será responsável por otimizar consideravelmente as atividades cotidianas do seu estabelecimento e até mesmo o gerenciamento administrativo e de finanças. Por isso essa decisão deve ser muito bem pensada e acertada!

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You May Also Like