O que é KPI? E Como ele ajuda no desempenho do seu restaurante?

dois garçons servindo uma mesa

Todo negócio para ter sucesso precisa estabelecer suas próprias métricas, para que assim consiga avaliar o próprio desempenho. Saber se auto avaliar é uma pratica que todo gestor deve manter, pois a escassez de dados sobre a saúde administrativa do seu negócio pode trazer inúmeros malefícios, como falta de estratégias de vendas e marketing, falta de clareza sobre seus lucros, não saber como está a satisfação do seu cliente e o que precisa melhorar, entre outros vários problemas.

Mas calma, não precisa entrar em desespero pois nesse post te apresentaremos o KPI e mostraremos como ele é um grande aliado para a gestão do seu restaurante.

O que é KPI

KPI é a sigla para Key Performance Indicador, em português indicador-chave de desempenho. Ou seja, KPI são métricas que avaliam o desempenho de modo geral de um restaurante, desde o modo operacional até o financeiro.

Em resumo os KPIs têm como objetivo oferecer uma visão precisa do desempenho do seu restaurante. Possibilitando a identificação de possíveis erros que podem estar sendo cometidos na gestão do seu restaurante, para que assim eles possam ser eliminados e também evitados futuramente.

Como ele funciona?

KPI como dito anteriormente, são indicadores de desempenho para saber onde é preciso melhorar para obter um desempenho mais satisfatório na gestão do seu estabelecimento. Para te ajudar a entender melhor como ele funciona selecionamos alguns dos indicadores mais usados no setor alimentício.

Custo de mercadoria vendida: Diretamente relacionado com a precificação do seu produto esse indicador consiste em considerar qual o custo para produzir cada item do cardápio, sendo uma das métricas mais importantes pois está ligada diretamente com a precificação dos seus pratos e qual será o seu lucro em

Satisfação do Cliente: Entender o que os clientes pensam do seu restaurante é fundamental para saber se fatores como atendimento, ambiente e a comida são satisfatórios. Indicadores como avaliações online, enquetes de satisfação e feedbacks ajudam a medir como anda a experiência do cliente.

Ticket Médio: O ticket médio é calculado dividindo o faturamento total pelo número de clientes atendidos em um período. Esse indicador tem o objetivo de apontar quanto, em média, cada cliente gasta no seu estabelecimento.

Lucro: O lucro é um dos indicadores mais básicos e importantes para qualquer restaurante. Ele aponta quanto o negócio está de fato ganhando, considerando todas as despejas, receitas e custos.

Percentual de Crescimento por Período: Esse indicador mede o crescimento do restaurante em termos de vendas ou outros fatores, como número de clientes atendidos, em comparação a períodos anteriores. Para saber se o seu restaurante está tendo um bom crescimento de acordo com o segmento é importante acompanhar as pesquisas feitas e divulgadas por sites confiáveis.

Tempo de Ciclo do Pedido: Mede quanto tempo leva desde o momento em que o cliente faz o pedido até a entrega na mesa. Ter um ciclo rápido que mantem a qualidade melhora a experiência do cliente, o que mostra a eficiência do atendimento do restabelecimento.

Horas de Trabalho da Equipe: Usado para avaliarse os turnos estão bem organizados e se o restaurante está usando a mão de obra de forma correta.

Taxa de Ocupação: Mede quanto do espeço do restaurante estão sendo ocupados durante o horário de funcionamento. É utilizado para mostrar quantos clientes o restaurante está conseguindo atrair.

Lembrando que é importante determinar quais objetivos você quer alcançar para poder escolher em quais KPIs focar. Selecione indicadores que estejam diretamente ligados aos seus objetivos, evitando usar muitos KPIs para não gerar confusão. Além disso tenha suas metas bem estabelecidas para cada KPI.

Benefícios de usar KPIs no seu restaurante

Melhora na tomada de decisões: Tendo dados concretos a sua disposição de certo será mais simples tomar algumas decisões mais precisas, estratégias e eficazes.

Aumento da lucratividade: Otimizando alguns processos a redução de desperdícios é natural, o que é ótimo para o aumento da lucratividade do restaurante.

Maior satisfação do cliente: Monitorar indicadores de atendimento e qualidade ajuda a oferecer uma experiência ainda melhor para os clientes.

Planejamento estratégico: Com dados claros, é possível definir metas e ações mais estratégicos para realmente impactar no crescimento do seu negócio.

Simpliza a solução para a gestão do seu resturante

um garçom e a sua gestora olhando para um tablet

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Leia mais…

Como definir a margem de lucro do seu restaurante

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Sistema de controle de estoque

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