Manter o controle de vendas sobre o seu restaurante é algo de extrema importância tanto para a saúde financeira do seu negócio quanto para entender o que está funcionando no seu cardápio e com o seu público.
Além de uma das várias obrigações de um gestor, analisar as vendas do seu restaurante também é uma forma de organizar as operações, verificar o que está dando certo e errado e qual a melhor estratégia para melhorar.
Por que ter um controle de vendas?
O controle de vendas é necessário por diversos motivos, principalmente para não haver surpresas indesejadas no financeiro do seu restaurante, mas não resumido apenas nisso, o controle de vendas possibilita analisar e acompanhar alguns fatores importantes no seu negócio, como:
Acompanhamento do desempenho
Não tem como saber se o seu restaurante está indo bem sem saber como estão as vendas dele. Um controle de vendas permite analisar as vendas diárias, mensais ou qualquer outro período específico. Fazendo com que seja possível identificar como está o crescimento do seu negócio, se está crescendo, estável ou se teve quedas. Com esses dados precisos, é mais fácil traçar metas realistas e estratégias visando melhorar cada vez mais o desempenho.
Identificação de pratos mais vendidos
Identificar quais são os itens mais vendidos do cardápio é necessário para: saber em quais insumos você deve investir mais na hora da compra, quais pratos precisam de uma promoção para se promoverem melhor e quais precisaram deixar o cardápio. Além de ajudar no controle de estoque, ainda possibilita ver onde você deve trabalhar mais em cima e o que é melhor deixar de lado, o que está trazendo retorno, o que ainda pode trazer mais e o que não é mais uma boa aposta.
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Tomada de decisões estratégicas
Tomar decisões tendo como base dados reais na gestão do seu restaurante fica muito mais assertiva. Ajustes de preços, melhorias no atendimento, investimento em marketing e tantos outros passos são muito melhor ajustados com um controle de vendas eficiente.
Prevenção de fraudes
Um bom controle ajuda a identificar falhas ou inconsistências nos registros de vendas. Se houver divergências entre o que foi vendido e o que foi registrado no caixa, por exemplo, o gestor consegue investigar e corrigir rapidamente.
Facilidade na contabilidade e gestão financeira
Ao integrar os dados de venda com relatórios financeiros, é possível acompanhar o fluxo de caixa, calcular lucros, prever receitas futuras e ter uma visão clara da saúde financeira do restaurante. Tudo isso sem precisar depender apenas de suposições ou achismos.
Como analisar vendas?
Para analisar vendas de um restaurante, é importante manter alguns tipos de controle. Eles vão desde os mais simples até os mais completos, e quanto mais automatizado for esse processo, mais fácil e preciso ele se torna.
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Tipos de controle de vendas
Manual
É o modelo tradicional, antigo e de certo ultrapassado, e muito propício a falhas humanas, além de ser pouco prático. Esse é o tipo de controle de venda que dá a impressão ao processo de ser complicado, porque manter ele manualmente realmente é difícil e errôneo. Mas, ainda bem que a tecnologia evoluiu e atualmente contamos com jeitos mais eficientes e automatizados para esse processo.
Planilhas
É basicamente uma evolução do controle manual. Com uma planilha é possível registrar vendas, fazer cálculos automáticos e até mesmo dá para ter uma organização melhor dos dados. Mas, mesmo que seja uma opção melhor do que o controle manual em papel, ele ainda demanda tempo e dedicação, e mesmo planilhas eletrônicas ainda podem sofrer com a falha humana.
Sistemas
Sem dúvidas a melhor escolha. Um sistema de gestão, como o sistema Simpliza, além de manter o controle de vendas em dia, automatiza o processo e ainda fornece relatórios completos sobre suas vendas, integrando tudo com o estoque, financeiro e até com plataformas de delivery. Permitindo que você acompanhe processos em tempo real, tenha uma gestão muito mais profissional e eficiente.
Se o seu restaurante já cresceu ou está em fase de crescimento, contar com um sistema como o Simpliza pode ser o diferencial que você precisava para dar o próximo passo com mais segurança.
Melhores sistemas de gestão para o controle financeiro

Simpliza
O Simpliza é o sistema mais completo para restaurantes que querem crescer com controle e organização. Ele oferece recursos como comanda eletrônica, cardápio digital via QR Code, controle de estoque em tempo real, integração com plataformas de delivery, relatórios automáticos de vendas e muito mais. Tudo isso com uma interface simples e suporte humanizado. É uma solução ideal tanto para quem está começando quanto para quem já tem um restaurante consolidado e quer profissionalizar a gestão.
Goomer
Conhecido por oferecer soluções de autoatendimento, como totens e cardápio digital. O Goomer é bastante usado por restaurantes que buscam trazer mais autonomia ao cliente na hora de fazer o pedido.
Consumer
O Consumer oferece funcionalidades como frente de caixa (PDV), controle de estoque, cadastro de produtos e emissão de relatórios simples. Também conta com planos variados que se adaptam ao tamanho do negócio.
Saipos
O sistema Saipos oferece ferramentas tecnológicas como controle de pedidos, integração com aplicativos de entrega, gestão de cardápio e controle financeiro. Também permite acompanhar o desempenho do restaurante por meio de relatórios personalizados.
Cada sistema tem seu próprio foco e modelo de funcionamento, então o ideal é avaliar o que o seu restaurante precisa e qual solução melhor atende ao seu momento atual. E se a ideia é ter tudo integrado em um único sistema, com facilidade de uso e suporte completo, e quando falamos de sistema completo automaticamente falamos do Simpliza que segue sendo uma das principais escolhas para quem quer profissionalismo, aficiência e uma gestão com tranquilidade.