Como usar o Email marketing para restaurante e bar para vender mais

Já ouviu falar em email marketing para restaurante? Trata-se de uma estratégia de marketing ainda muito utilizada por restaurantes, bares, lanchonetes e muitos estabelecimentos. 

O objetivo é fidelizar clientes e descobrir mais sobre seu público alvo. Existem diferentes estratégias possíveis dentro do email marketing para restaurante, dentre elas podemos citar newsletters, pesquisas de satisfação, envio de brindes e cupons, mensagens personalizadas de aniversário, entre outras.

Você pode estar pensando: “marketing por email não é muito ultrapassado”? Essa dúvida é comum, afinal, quando pensamos em marketing digital, logo pensamos nas redes sociais, certo?

Mas o marketing por email também pode ser muito eficaz. De acordo com uma pesquisa sobre email marketing, o retorno do investimento de email marketing é de R$44 a cada R$1 investido. 

Além disso, o público do email marketing é muito maior que o das redes sociais, visto que 92% de todos os usuários da internet têm pelo menos uma conta de email. Esses números são importantes na hora de pensar suas estratégias.

Se você está interessado em expandir suas estratégias de marketing digital gastando menos, continue lendo esse conteúdo especial sobre email marketing para restaurante.

O que você verá neste artigo:

  • O que é email marketing
  • Quais as vantagens do email marketing para restaurante 
  • Como usar email marketing para restaurante: 8 estratégias
  • Sistema para restaurante grátis Simpliza: delivery, PDV e muito mais…
  • Conclusão
  • Leia mais: conteúdo extra…

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Como usar o Email marketing para restaurante e bar para vender mais

O que é o email marketing

O email marketing para restaurante é uma forma de marketing direto que envolve a comunicação com um público-alvo através de mensagens por e-mail. Envolve o envio de e-mails promocionais ou informativos para assinantes ou clientes que optaram por receber esses e-mails.

O principal objetivo do marketing por e-mail é construir relacionamentos com clientes ou clientes em potencial, promover uma marca ou produto e, por fim, impulsionar as vendas. 

As campanhas de marketing por e-mail podem incluir uma variedade de tipos de conteúdo diferentes, como boletins informativos, atualizações de produtos, ofertas promocionais, convites para eventos e muito mais.

O marketing por e-mail pode ser uma maneira econômica de atingir um grande público de maneira rápida e fácil, além de oferecer a capacidade de rastrear e analisar os resultados em tempo real. 

Quais as vantagens do email marketing para restaurante?

O email marketing para restaurante tem muitas vantagens. Se você conseguir seguir algumas regras para evitar ser visto como spam, você pode ter muito sucesso com essa estratégia. Entre as vantagens, destacamos:

1. Posicionamento de marca: o marketing por email pode ajudar seu restaurante a ser lembrado pelos assinantes na hora de procurar um lugar para comer, e pode ajudar mandando conteúdos de posicionamento de marca. Assim, os clientes que se identificam com seu restaurante estarão sempre voltando.

2. Estreita a relação com o cliente: ao fornecer conteúdos e ofertas especiais pelo email, você pode interagir com os clientes de maneira personalizada. Oferecendo, inclusiva informações sobre seu menu, seu local, futuros eventos ou promoções e etc.

3. Aumenta a fidelidade do cliente: pelo email marketing para restaurante, seu cliente se sente especial por receber informações, avisos e promoções exclusivas por email. Isso ajuda você a construir relacionamentos mais fortes com seus clientes e aumentar a fidelidade à sua marca.

4. Aumenta as vendas: as campanhas de marketing por email podem ser usadas para impulsionar vendas, promovendo promoções especiais, descontos por pacotes para assinantes. 

5. Custo-benefício: o email marketing para restaurante é uma forma relativamente barata de atingir seu público e o retorno é muito alto. Cerca de R$44 são ganhos para cada R$1 gasto.

6. Marketing direcionado: o marketing por email permite que você segmente e direcione seus emails para públicos específicos com conteúdo personalizado. E quanto mais personalizado o marketing, mais aumenta sua chance de conversão. 

No geral, o email marketing pode ser uma ferramenta eficaz para os restaurantes atingirem seu público-alvo. No entanto, é importante garantir que os e-mails sejam direcionados, relevantes e forneçam valor ao destinatário para maximizar a eficácia e evitar que sejam vistos como spam.

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8 estratégias de email marketing para restaurante

Conheça algumas estratégias de email marketing para restaurante que qualquer restaurante pode usar para criar proximidade com os clientes e aumentar as vendas:

1. Crie uma lista de emails: para começar, peça o email dos seus clientes através das compras ou pelas redes sociais. Você pode oferecer um cupom para os primeiros inscritos na sua lista. Isso vai fazer com que você tenha muitos emails coletados. Convença seus clientes de que seus emails terão benefícios como promoções e novidades exclusivas. 

2. Crie conteúdos regulares: veja bem, a frequência com que você manda emails deve ser muito bem pensada e repensada ao longo da estratégia. Afinal, se você mandar emails demais seus clientes vão sair da sua lista e possivelmente te bloquear. E se você mandar poucos emails, não vai ter os resultados esperados. Por isso, estabeleça um dia da semana ou mês para mandar consistentemente os conteúdos, evitando surpresas desagradáveis. 

3. Promova seus eventos: quando falamos de eventos, estamos falando de trocas de menu, uma noite especial com música ao vivo, um menu sazonal e outras coisas do tipo. Use o email marketing para restaurante a fim de divulgar esses acontecimentos. 

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4. Fale de assuntos cativantes: se você conhece seu público alvo, sabe do que eles gostam e do que se interessam. Fale sobre sua equipe, seu produto, sua missão e valores. Os clientes vão gostar de saber mais sobre a história da empresa e saber que os funcionários trabalham em harmonia. 

5. Aproveite para divulgar seus produtos: apesar do email marketing para restaurante ser muito focado em texto, você pode sim utilizar imagens e até vídeos de alta qualidade dos itens do seu menu. Isso vai provocar seu cliente e chamar a atenção dos assinantes para visitar seu restaurante. 

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6. Use mensagens de convite: você tem que chamar a atenção do cliente no assunto do email. Por isso, use uma mensagem clara e chamativa, mas que reflita o conteúdo real do seu email. Assim, seus clientes têm mais chances de clicar e ler sua mensagem. 

7. Personalize os emails: existem ferramentas que mandam os emails com o nome do seu remetente. Procure personalizar ao máximo esses emails para que seu cliente se sinta especial e valorizado. 

8. Forneça ofertas exclusivas: é óbvio que seu cliente quer ser assinante dos seus emails pelas promoções, então não esqueça de colocar com certa frequência alguns cupons ou promoções exclusivas nos emails. O interessante é que o cliente não saiba exatamente qual email terá a promoção ou não, para assim, clicar em todos os que você manda. Uma boa estratégia, né?

Ao implementar essas estratégias de email marketing, os restaurantes podem aumentar o engajamento, a fidelidade e as vendas com seu público.

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Conclusão

O email marketing para restaurante é uma estratégia de marketing digital que pode ser muito lucrativa, visto que para cada R$1 de investimento, o retorno em vendas pode ser de até R$44.

Pensando nisso, é uma estratégia com alto custo benefício. Ela pode te ajudar a se aproximar dos seus clientes, fidelizar seu público, apresentar melhor seus produtos e principalmente aumentar suas vendas.

Com as dicas acima, você pode fazer o email marketing um case de sucesso no seu restaurante!

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