Fechamento de caixa: Como fazer? Checklist eficiente para restaurante, bar e lanchonete

A organização financeira é a principal e mais importante responsabilidade a se ter ao abrir um restaurante ou qualquer outro negócio. Controlar seu setor financeiro requer muita atenção e estratégia, e se feito corretamente, o sucesso do restaurante é garantido.

O fechamento de caixa é um dos principais elementos do financeiro e você, ou a pessoa encarregada da tarefa, precisa estar ciente da importância de seguir um passo a passo organizado e realizar a tarefa com muita atenção e responsabilidade.

Não importa muito a frequência com que se faz o fechamento de caixa do seu negócio (do dia, da semana etc) mas é crucial fazê-lo, pois sem fazer seu fechamento de caixa não há como ter controle total sobre seus gastos e lucros.

E foi pensando nisso que nós do Simpliza separamos informações essenciais e um checklist para você nunca mais ter problemas ou passar nervoso com seu fechamento de caixa para restaurante.

Gerencie todos os processos do seu restaurante com um painel administrativo completo

Antes de tudo, o que é exatamente o fechamento de caixa?

O fechamento de caixa de um negócio está relacionado com o fluxo de caixa e tem como objetivo conferir todas as entradas e saídas de dinheiro de um certo período do seu restaurante (geralmente é feito do período de um dia, sendo feito então o fechamento de caixa no final do expediente).

Basicamente, o encarregado da função confere se os valores de ganho estão corretos e os gastos sem erros de acordo com as despesas do restaurante.

Checklist e dicas para faze um fechamento de caixa eficiente

Delegação de tarefa:

Antes de tudo, defina a pessoa que será encarregada da função. Deve ser alguém de confiança e que tenha muita responsabilidade, atenção e de preferência uma certa facilidade com números. Esse é um ponto muito importante pois é o fechamento de caixa que fornece os dados referentes a lucros e prejuízos que o restaurante enfrenta ou enfrentará;

Fluxo de caixa:

É possível realizar seu fluxo de caixa em uma planilha, porém vale a pena investir em um sistema de gestão e vendas para restaurante que possua um administrativo que faça o processo, assim você garante que não ocorra errosde lançamento. O fluxo de caixa é uma das principais ferramentas de gestão financeira de um empreendimento e seu objetivo é realizar as contas das entradas e saídas de capital. Nele, você ou a pessoa encarregada irá anotar as quantias em número bruto de entradas e saídas de dinheiro no restaurante;

Abertura do caixa:

É normal sempre ter um saldo disponível no caixa no início do dia, sendo esse valor um reserva que fica a disposição para troco e demais movimentações do dia. Não esqueça de anotar esse valor inicial antes de iniciar o expediente do seu restaurante e fazer qualquer movimentação financeira, é um passo muito importante do fluxo de caixa;

Anotação de entrada e saída:

Após a abertura de caixa, todas as movimentações devem ser anotadas e de preferência com notas fiscais, se foi cartão, dinheiro etc e a descrição do que foi feito. Por menor que seja o valor da movimentação, anote tudo e com todas as informações necessárias;

Conferência dos valores:

Outro ponto muito importante do controle e fechamento de caixa de um restaurante é a conferência de valores das despesas e receitas, desse modo os erros que as vezes acontecem no dia a dia serão localizados e resolvidos. É importante fazer a conferencia frequentemente e se em seu restaurante há troca de turnos, confira os valores a cada troca para que os erros sejam identificados e resolvidos de maneira mais fácil pelo responsável;

Fechamento de caixa:

Por fim, ao final do dia, após conferir todos os valores e resolver possíveis erros, você ou o responsável poderá partir para o fechamento do caixa. Some todas as entradas do dia e subtraia o total de saídas, e assim você terá um valor atualizado do seu saldo que será usado para começar o dia seguinte.

Checklist resumido do passo a passo para seu fechamento de caixa

1. Delegação da tarefa

2. Realização do fluxo de caixa

3. Faça a abertura do caixa

4. Anote todas as entradas e saídas

5. Confira todos os valores lançados do dia

6. Faça o fechamento do caixa do dia

Tenha um site de pedidos próprio para seu restaurante e aumente suas vendas

Conclusão

Esperamos ter te ajudado a organizar seu fechamento de caixa para restaurante com esse passo a passo que organizamos em nosso checklist! Não esqueça de sempre conferir todos os valores lançados e garantir que o encarregado do fluxo do caixa tenha sempre muita atenção no momento de checar e anotar a movimentação.

Aproveita e corre dar uma olhada no restante do nosso blog! Publicamos semanalmente artigos com dicas, novidades, notícias e sugestões para você, dono restaurante, bar ou lanchonete!

Nos siga no Instagram e receba dicas de gestão e vendas além de notícias sobre o mercado alimentício.

CONHEÇA A AUTORA
0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You May Also Like