Experiência do consumidor no delivery: 7 dicas para satisfazer seu cliente

Experiência do consumidor no delivery: 7 dicas para satisfazer seu cliente

A experiência do consumidor no delivery é tão importante quanto a presencial no seu restaurante. Vamos te ensinar a otimizar essa experiência!

Foque na experiência do consumidor no delivery e tenha clientes satisfeitos, fidelizados e ótimas avaliações nos apps de delivery!

Se engana quem pensa que o delivery não deve ser uma prioridade na gestão do restaurante. O delivery se tornou fundamental para a sobrevivência e sucesso de qualquer negócio!

Dados da Food Consulting divulgados no site da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) apontaram que as vendas e entregas em domicílio pelos aplicativos cresceram 80% em 2018.

Por isso, é importante que você, enquanto dono de bar ou restaurante, saiba como gerenciar o seu delivery e proporcionar uma experiência satisfatória. 

É importante ressaltar também que, hoje em dia, você não precisa depender apenas dos aplicativos para ter um serviço de delivery. Existem alternativas, como os sistemas de gestão, que criam um delivery próprio para seu negócio. 

Seja pelos aplicativos ou não, é fundamental preparar seu delivery para satisfazer o gosto dos clientes. Afinal, uma avaliação negativa no delivery pode até afetar o fluxo do seu restaurante. 

Acompanhe aqui algumas dicas de como aprimorar essa experiência: 

O que você verá neste artigo:

  • Experiência do consumidor no delivery: 7 dicas para otimizar
  • Simpliza: Sistema de gestão gratuito com delivery integrado
  • Conclusão
  • Leia mais: Conteúdo extra
Experiência do consumidor no delivery: 7 dicas para satisfazer seu cliente
Delivery: 7 dicas para melhor a experiência do seu cliente

O Simpliza é um sistema para restaurante e sistema delivery com integração iFood completo

Experiência do consumidor no delivery: 7 dicas para otimizar

1. Organize-se!

Não é fácil organizar perfeitamente um delivery, afinal, depende de muitos fatores que muitas vezes fogem do seu controle, como o tempo de preparo, de entrega etc.

Apesar de difícil, não é impossível, e você deve sempre almejar a melhor experiência possível para seu cliente. Para tanto, tente precisar quanto tempo cada prato demora para ser preparado.

Treine sua equipe para trabalhar o mais rápido possível e se possível, deixar parte do trabalho adiantada para somente preparar os alimentos.

É importante também reforçar com sua equipe o uso correto das embalagens, para evitar acidentes no percurso. Nada pior do que uma comida que chega revirada na casa do cliente, certo? Portanto, reforce esse ponto com a equipe da cozinha e seus entregadores. 

Também é fundamental deixar tudo preparado antes de abrir sua loja nos deliverys ou começar as entregas. Se faltar algum elemento de um pedido, vai ser muito trabalhoso repor, e seu cliente pode se frustrar.

A ideia é que o pedido chegue na casa do cliente perfeito!

2. Entregue o prometido

Muitas vezes o dono de restaurante acha que é um bom negócio prometer algo e não entregar exatamente o prometido. Por exemplo: coloca uma foto linda do seu produto no cardápio e entrega um prato de qualidade e beleza inferiores.

É claro, nenhum produto vai sair exatamente igual a uma foto, e nem deve. Mas a qualidade dos ingredientes e a quantidade/tamanho dos produtos deve ser igual ao prometido, sempre!

É um fator decisivo para a experiência do consumidor no delivery: perceber que recebeu exatamente aquilo que pediu, nem mais e nem menos. 

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3. Pense nas embalagens

Possivelmente um dos fatores mais importantes num serviço de delivery, as embalagens devem ser planejadas com todo o cuidado. Considere os seguintes fatores para ter uma embalagem perfeita:

  • A embalagem é fácil de abrir e fechar?
  • Sua embalagem tem o tamanho correto para comportar o seu produto?
  • As embalagens conservam a temperatura do alimento até chegar ao cliente?
  • A embalagem é bonita?
  • Sua embalagem ajuda a divulgar seu negócio?
  • Sua embalagem consegue ser usada por sua equipe e pelos clientes?

Pode parecer besteira, mas se você encaixar sua embalagem nessas demandas, ela será ideal para seu cliente. E você não quer vender nada além do ideal, certo?

Dê importância principalmente para a segurança da embalagem, se ela chega no destino intacta e se permite que a comida chegue em boas condições na casa do cliente.

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4. Dê brindes

É fundamental dar a opção de seu cliente receber utensílios e guardanapos junto com sua comida. Isso porque nem todo mundo que pede comida está em casa, e pode se tornar impossível comer sem esses elementos, o que vai estragar a experiência dele.

Além do básico, muitos negócios costumam mandar brindes para seus clientes. É claro que você deve focar em entregar aquilo que o cliente pediu, mas um adicional pode fazer toda a diferença. 

Coisas como bilhetes, docinhos, balas e chicletes; que são coisas baratas, podem fazer toda a diferença para a experiência do cliente. E você pode diluir o custo dos brindes nos produtos, sem prejuízos. É a intenção que conta!

5. Faça promoções

Promoções específicas pelo delivery podem melhorar a experiência do consumidor no delivery. Coisas como cupons para clientes que já pediram mais de 3 vezes têm se tornado comuns. 

Pense em uma forma de dar um cupom para compras futuras para os seus clientes fiéis ou um cupom de primeira compra para aqueles que ainda não conhecem seu produto.

6. Foque no atendimento ao cliente

Por mais que você planeje e organize seu delivery para ser perfeito, erros irão acontecer! Quando alguma coisa der errado, não se desespere.

Muitos erros podem ser solucionados com um bom atendimento ao cliente!

Esteja sempre ligado aos telefones, whatsapp e todas as formas de contato possíveis para atender os clientes com possíveis dúvidas ou reclamações. Quando seu cliente ligar, tenha em mente que seu objetivo é agradar o cliente. 

Nem sempre é possível resolver um problema, e nem sempre vai ser fácil ou rápido resolvê-lo. Mas tente confortar seu cliente, peça desculpas, tente oferecer outro produto. Enfim, faça o possível para que ele termine satisfeito.

Isso vai fazer toda a diferença, afinal, todos sabemos que erros acontecem. Mas como você lida com aquele erro é o que te destaca aos olhos do cliente.

7. Melhore a experiência digital do seu cliente

Um elemento que pode melhorar a experiência do seu cliente com o delivery é uma presença digital forte. Por exemplo, ter um cardápio digital, um sistema de delivery pelo Whatsapp ou por site próprio.

Seu cliente vai apreciar não ter que pagar as taxas dos aplicativos e você também. É uma vantagem para ambos os lados. 

Páginas em redes sociais também podem ajudar nesse sentido. Pense nessas alternativas digitais, e tenha uma presença para além dos aplicativos de delivery. 

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Delivery: 7 dicas para melhor a experiência do seu cliente

Simpliza: Sistema de gestão gratuito com delivery integrado

No sistema de Delivery Simpliza, você cadastra o cardápio digital, região e pagamento. E já está pronto para vender! 

Todos os pedidos feitos pelo iFood ou outros apps de delivery vão aparecer na sua tela de gestão do Simpliza, basta você aceitar ou rejeitar o pedido.

E mais: depois de aceito o pedido, a venda fica registrada no sistema que tem integração com sua frente de caixa, ou seja, não é necessário registrar duas vezes.

Assim, você salva tempo, dinheiro e diminui os erros!

O sistema Simpliza para restaurante delivery é descomplicado e eficiente, te dando a oportunidade de controlar seu tempo, ter acesso a um painel de pedidos completo e possuir um app de delivery próprio.

E tem mais: Agora, o sistema Simpliza cadastra mais de duas lojas suas no iFood integrado ao nosso PDV

Por isso, o sistema de gestão para restaurante Simpliza criou a integração completa entre todas as ferramentas de gestão e vendas e o Gestor de Pedidos para delivery.

Mas o que isso significa?

Basicamente, você terá seu sistema de vendas instalado em seu restaurante, e nele, chegarão todos os pedidos de entrega, seja do seu cardápio digital, Whatsapp ou apps.

Isso mesmo! Você não precisa ficar de olho em várias telas e preocupado(a) com os aplicativos de delivery. Todos seus pedidos chegam juntos em um único sistema de vendas para restaurante.

Está esperando o que? Marque uma demonstração sem custo agora mesmo!

Conclusão 

Dê a devida importância para o seu serviço de delivery, pois ele pode salvar ou quebrar seu negócio. Aprimorar a experiência do seu cliente quando pede por delivery é fundamental.

Seguindo as dicas dadas aqui e organizando sua gestão para que tudo saia perfeito, você não terá problemas e com certeza vai receber apenas avaliações positivas.

Conte com o Simpliza para facilitar sua gestão de delivery!

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