Para muitos restaurantes, desenvolver um cardápio infantil pode parecer sem sentido. Realmente, quando chega o momento de desenvolver um cardápio, ele deve fazer sentido para o tipo de público que você quer atrair. Mas, é um fato: quanto mais abrangente o seu restaurante se preocupa em ser, mais olhares diversificados ele atrai.
Por que ter um cardápio infantil?
A decisão de oferecer um menu voltado para crianças não é apenas um agrado ao público familiar, mas uma estratégia de mercado altamente lucrativa. Para provar o que estamos dizendo, trouxemos alguns pontos para mostrar por que o cardápio infantil é um bom investimento.
Aumenta o ticket médio
Para começar, aumentar o ticket médio é algo importante e todos os restaurantes buscam conseguir, inclusive já demos várias dicas de como aumentar o seu ticket médio nesse post.
Mas, para quem dúvida que um cardápio infantil pode ajudar a aumentar o ticket médio de um restaurante, saiba que um estudo da NPD Group, que analisa tendências de food service, mostrou que restaurantes com opções infantis bem estruturadas têm um ticket médio até 20% maior do que aqueles que não oferecem essas opções.
O público familiar é lucrativo
Famílias que saem para comer geralmente gastam mais do que grupos menores ou indivíduos sozinhos. Se o seu restaurante oferece um ambiente acolhedor e um menu adequado para crianças, a tendência é que os pais retornem mais vezes, aumentando a frequência e o ticket médio por visita.
Saiba como definir a margem de lucro do seu restaurante
Atrai um número maior de clientes
Muitos pais optam por restaurantes que tenham opções seguras e saudáveis para os filhos. Ao oferecer um cardápio infantil equilibrado, você abre seu restaurante para um público maior e fideliza famílias que buscam um espaço adequado para comer com tranquilidade.
Diferenciação e fidelização no mercado
O ramo alimentício é um dos setores mais competitivos no mundo, sendo sempre importante considerar formas de se destacar dos demais e fidelizar seus clientes. Apesar do cardápio infantil não ser exatamente uma novidade, é perceptível que restaurantes que oferecem opções específicas para crianças têm uma vantagem competitiva sobre aqueles que não possuem um cardápio infantil estruturado.
Segundo o relatório “2024 Family Dining Trends”, 60% dos pais afirmam que voltariam a um restaurante que tivesse um menu infantil variado e saudável. Além disso, 30% mencionaram que deixariam de frequentar um local se não houvesse opções adequadas para seus filhos.
Como montar um cardápio infantil?
Agora que já mostramos as vantagens de aderir a um cardápio infantil no seu estabelecimento, vamos para o próximo passo, entender como montar e implementá-lo de modo eficiente.
Planejamento
Um cardápio infantil deve equilibrar três fatores: sabor, nutrição e diversão. Acredite, crianças são seletivas e, muitas vezes, exigentes na alimentação. Por isso, os pratos precisam ser atraentes visualmente com uma aparência lúdica e infantil, talvez em formatos diferentes, nutritivos.
Também precisam ser fáceis de consumir, por se tratar de crianças, as porções precisam ser pequenas, com ingredientes simples, sem espinhos ou ossos.
Sistema de gestão para restaurantes grátis
Apresentação dos pratos
Todos comemos primeiramente com os olhos, crianças não são diferentes, a diferença está em como chamar a atenção delas de forma positiva. Aqui é o momento de ser criativo: pratos coloridos, formatos divertidos.
Treine sua equipe
Lidar com crianças pode ser muito mais desafiador do que lidar com adultos, por isso sua equipe precisa estar preparada para atender esse público com paciência e atenção. Invista em treinamento para sua equipe, principalmente para garçons e atendentes, que precisam lidar de forma direta com os clientes.
Divulgação
Divulgue seu cardápio infantil nas redes sociais, no site do restaurante e em plataformas de delivery. Utilize fotos atrativas e descrições criativas para despertar o interesse das famílias.
O que levar em consideração
- Tenha um controle de estoque eficiente, para garantir que os ingredientes essenciais para os pratos infantis estejam sempre disponíveis, evitando frustrações por falta de itens no momento do pedido.
- Também é preciso esclarecer que as porções de um prato infantil devem seguir as medidas de: 50% do prato composto por verduras e legumes, 25% deve ser carboidrato, e nos 25% restantes devem ser incluídas as proteínas.
- Além das proporções, é importante ressaltar o cuidado com os temperos que serão utilizados. Pois, além do paladar infantil, o estômago de uma criança também é mais sensível a temperos fortes. Crianças são muito acostumadas a gostos simples, por isso evite páprica ou pratos apimentados.
- Comanda eletrônica e cardápios digitais podem permitir que os pais personalizem os pedidos, escolhendo ingredientes ou ajustando porções de acordo com as necessidades das crianças. Isso melhora a experiência do cliente e reduz erros na cozinha.
- Outra consideração deve ser feita aos alimentos ultraprocessados. Segundo os últimos dados do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) 80% das crianças abaixo dos cinco anos consomem alimentos ultraprocessados, muito atrativos nos sabores, porém podem trazer diversas desvantagens para a saúde dessas crianças como, por exemplo, o sobrepeso e até mesmo a obesidade infantil.
- Se o seu restaurante também trabalha com delivery, um sistema de gestão que integre pedidos online facilita a inclusão de um menu infantil. Além disso, permite ajustar promoções específicas para esse público e garantir um atendimento mais rápido e organizado. Inclusive, se quiser saber mais sobre sistemas integrados para food service clique aqui.

Ideias de pratos para o menu de um cardápio infantil
Existem muitas ideias que podem ser exploradas na hora de montar um cardápio infantil, mas antes de colocar “a mão na massa” é preciso de algo muito importante: conversar com um nutricionista infantil.
Já deu para perceber durante o post que a alimentação infantil é delicada, por isso, consultar uma especialista em nutrição infantil é necessário para garantir que o seu menu infantil consiga oferecer tanto sabor quanto qualidade alimentar.
Para começar a montar um cardápio infantil não é preciso uma grande variedade de pratos, como já falado antes, crianças têm gostos simples.
Simpliza sistema de gestão gratuito
1. Mini Hambúrguer com Batata Sorriso
Ingredientes:
100g de carne moída
1 pão de hambúrguer pequeno
1 fatia de queijo
1 folha de alface
1 rodela de tomate
Batata sorriso (pronta para fritar)
Modo de preparo:
Modele a carne moída em formato de mini-hambúrguer e grelhe até dourar.
Monte o lanche com pão, carne, queijo, alface e tomate.
Sirva com batata sorriso assada ou frita.
Apresentação: Coloque o lanche em um prato colorido e sirva com um molho em formato de carinha feliz.
2. Omeletes em Formatos de Bichinhos
Ingredientes:
2 ovos
1 colher de sopa de leite
1 pitada de sal
Queijo e presunto picados
Manteiga para untar
Modo de preparo:
Misture os ovos, o leite e o sal.
Despeje em uma frigideira untada e cozinhe até firmar.
Use cortadores de biscoito para moldar em formatos de bichinhos.
Apresentação: Monte no prato com rodelas de tomate e pepino para decorar os “olhos” dos bichinhos.
3. Massinha Colorida com Molho Suave
Ingredientes:
150g de macarrão colorido (cenoura, espinafre e beterraba)
1 colher de sopa de requeijão
1 colher de sopa de molho de tomate caseiro
Modo de preparo:
Cozinhe a massa até ficar al dente.
Misture com o requeijão e o molho de tomate.
Apresentação: Sirva com parmesão ralado e cenouras cortadas em formato de estrela.
4. Sanduíche Divertido
Ingredientes:
2 fatias de pão integral
1 fatia de queijo
1 fatia de presunto
1 folha de alface
1 rodela de tomate
Modo de preparo:
Monte o sanduíche com os ingredientes.
Corte em formatos diferentes usando moldes divertidos.
Apresentação: Use cenouras raladas e pepino para criar rostinhos no prato.
5. Nuggets Caseiros Assados
Ingredientes:
200g de frango moído
½ xícara de aveia
1 ovo
Sal a gosto
Modo de preparo:
Misture os ingredientes, molde em formatos divertidos e asse até dourar.
Apresentação: Sirva com ketchup caseiro e batata-doce chips.
6. Sopa Cremosa de Abóbora com Frango
Ingredientes:
200g de abóbora
1 peito de frango desfiado
1 batata
1 cenoura
Sal e azeite a gosto
Modo de preparo:
Cozinhe os vegetais até ficarem macios.
Bata no liquidificador até formar um creme e misture com o frango desfiado.
Apresentação: Sirva em uma tigelinha colorida, com croutons caseiros.
7. Escondidinho de Carne com Purê de Mandioquinha
Ingredientes:
200g de carne moída
1 cebola pequena picada
300g de mandioquinha cozida e amassada
Sal e azeite a gosto
Modo de preparo:
Refogue a carne com cebola e azeite.
Monte camadas de carne e purê em um refratário e leve ao forno por 15 minutos.
Apresentação: Sirva em porções individuais em potinhos coloridos.
8. Purê Colorido de Beterraba e Frango Desfiado
Ingredientes:
1 beterraba cozida e amassada
1 batata cozida e amassada
100g de frango desfiado
Sal a gosto
Modo de preparo:
Misture a beterraba com a batata até formar um purê.
Sirva com frango desfiado por cima.
Apresentação: Monte no prato desenhando um rostinho divertido.
9. Brownie de Banana e Cacau
Ingredientes:
2 bananas amassadas
½ xícara de cacau em pó
1 xícara de aveia
1 ovo
Modo de preparo:
Misture os ingredientes e asse a 180°C por 25 minutos.
Apresentação: Corte em quadradinhos e sirva com morangos frescos.
10. Sorvete de Manga com Iogurte Natural
Ingredientes:
1 manga madura picada
1 pote de iogurte natural
Modo de preparo:
Bata os ingredientes no liquidificador e congele por 4 horas.
Apresentação: Sirva com raspas de limão por cima.