7 Melhores estratégias de vendas para restaurantes

garçonete com m tablet em mãos

Pode não parecer, mas criar estratégias de vendas para restaurantes vai muito além de divulgar promoções com fotos dos pratos. Na verdade, essa é uma área que demanda muito estudo e pesquisa. Uma campanha mal direcionada pode acabar atraindo o cliente errado e agir como um efeito rebote, ao invés de aumentar as vendas, pode prejudicar a imagem do seu restaurante.

Por isso, para que você acerte e alcance os seus objetivos, trouxemos algumas das melhores estratégias para aumentar as vendas do seu restaurante.

O que são estratégias de vendas?

Antes de começar a falar propriamente sobre cada estratégia, é importante entender o que elas são.

Uma estratégia de venda é um planejamento criado com base em pesquisa de mercado e estudos para compreender como vender um produto para um determinado tipo de consumidor, e através disso estabelecer objetivos, metas e prazos para avaliar os resultados.

É quase como se um mapa fosse criado para mostrar qual o caminho para alcançar os clientes certos. Mostrando onde e como oferecer seus produtos e serviços para quem procura, ou até mesmo para quem nem estava procurando.

Importante ressaltar que, uma boa estratégia de venda precisa ser sustentada por uma gestão financeira eficiente. Ferramentas como o controle financeiro do sistema Simpliza permitem que você acompanhe suas receitas e despesas de forma precisa, ajudando a garantir que as promoções e campanhas sejam viáveis e lucrativas.

Por que é importante adotar uma?

Um restaurante sem uma estratégia de vendas bem estabelecida está fadado à perda de clientes e consequentemente ao prejuízo financeiro. A construção de uma boa estratégia de vendas é a base para vários pontos na imagem do seu restaurante.

Pense que planejar uma estratégia de vendas não se trata apenas de vender mais, mas de criar um posicionamento no mercado, fidelizar clientes e construir uma reputação sólida. Afinal, clientes satisfeitos retornam e ainda indicam seu restaurante para outras pessoas.

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Tipos de estratégias de vendas

Existem várias estratégias de vendas para os diversos segmentos no mundo. Para o mundo gastronômico, os restaurantes têm se mostrado fortes quando o assunto é atrair e vender. Entre as estratégias mais usadas estão:

Aposte no Marketing Digital

O meio digital abriu portas para muitas estratégias de vendas, possibilitando que as marcas se conectem com seus consumidores, podendo servir também como uma vitrine do seu negócio para o público. A principal vantagem dessa estratégia é a sua capacidade de poder atingir um grande número de pessoas, sem a necessidade de investir um alto valor.

Presença Online: Manter um perfil profissional ativo nas redes sociais é algo fundamental na atualidade, principalmente porque possibilita aumentar a visibilidade do seu estabelecimento.

Food Porn: Fotos e vídeos de alta qualidade com um alto apelo visual, conseguem criar o desejo no consumidor por meio de imagens. Quer saber mais detalhes sobre essa estratégia? Temos um post falando apenas sobre o Food Porn.

Conteúdo de Qualidade: seja interativo nas redes sociais e presente nas redes sociais, mas não se esqueça da qualidade nos seus conteúdos. Priorize a qualidade em vez da quantidade, muitas vezes postar menos vezes na semana, porém com qualidade, é muito melhor do que postar todos os dias conteúdo sem estrutura.

Campanhas de Marketing: campanhas de marketing bem elaboradas ajudam a atrair novos clientes e manter os antigos engajados. Desde campanhas sazonais até ações mais criativas, é importante entender o que funciona para o seu público e investir em estratégias que tragam bons resultados.

Melhore a experiência do cliente

É claro que, para que suas vendas aumentem, seus clientes precisam comprar mais, e para isso é importante garantir que toda a experiência dele dentro do seu restaurante seja satisfatória. Até porque, ninguém retorna ou recomenda um lugar em que teve uma experiência ruim. Por isso, é importante se atentar a alguns pontos para melhorar a experiência do seu cliente.

Tenha uma equipe treinada: funcionários bem treinados fazem a diferença, seja para lidar com alguma situação inesperada, ou somente para oferecer um atendimento excepcional. Uma equipe preparada e devidamente treinada só agrega melhorias no seu restaurante.

Atendimento personalizado: alguns detalhes como lembrar o nome do cliente durante o atendimento, fazer sugestões inteligentes, além é claro da simpatia. São detalhes pequenos como esses que criam um clima confortável e uma experiência.

Ambientação: Um ambiente limpo, organizado, bem decorado e confortável é fundamental, não apenas para a experiência do cliente mas também para a própria imagem do seu negócio.

Autoatendimento: Com um sistema de autoatendimento, os clientes têm mais autonomia para fazer pedidos, reduzindo filas e tornando o atendimento mais rápido. Além disso, comandas eletrônicas e cardápios digitais evitam erros nos pedidos e otimizam a operação do restaurante.

Tenha serviço delivery

Um serviço que ficou muito popular na pandemia, o delivery que era um diferencial e agora é quase uma obrigação. Já que no cenário atual grande parte dos consumidores possui uma rotina agitada a qual não permite, ou ao menos tira, muito da vontade das pessoas saírem de casa e irem até um estabelecimento de comida. Muitos preferem saborear um prato delicioso no conforto de sua própria casa.

Entrega grátis: é claro que sabemos que essa opção nem sempre é viável para todos os estabelecimentos, podendo muitas vezes pesar no financeiro. Mas, caso seja uma possibilidade para o seu negócio, investir em entregas gratuitas é uma ótima estratégia para delivery, já que estabelecimentos que oferecem essa opção são os mais procurados entre os consumidores.

Para um delivery eficiente, contar com integração a plataformas como iFood e Aiqfome, além de um sistema próprio de pedidos, pode garantir maior controle sobre as vendas e otimizar os processos logísticos.

Promoções e Descontos

Com certeza são as mais conhecidas entre as estratégias de vendas, porém o que mais tem se visto por aí são elas sendo usadas incorretamente. Muitos estabelecimentos oferecem descontos sem realmente terem procurado saber qual o melhor item, ou qual a melhor condição para a aplicação de um desconto ou promoção.

Promoções Estratégicas: programas de fidelidade, cupons de compras, descontos em primeira compra… as opções são muitas, mas para saber qual estratégia aplicar no seu restaurante, é preciso se atentar a alguns fatores, para assim avaliar qual promoção trará melhor retorno.

Promoções Sazonais: Promoções em datas comemorativas são amplamente utilizadas por restaurantes. Aproveitar eventos como dia dos namorados, natal, dia das mães e outras datas festivas podem ser uma excelente forma de atrair novos clientes e incentivar os antigos a voltarem. Mas cuidado, a oferta precisa ser atrativa e bem planejada para realmente gerar impacto positivo.

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Cardápio estratégico

Aqui entramos em um tópico mais profundo do que parece, pois manter um cardápio bem estruturado, com itens bem pensados e estrategicamente precificados, pode ser a chave que muitos nem imaginam para aumentar as vendas.

Destaque os pratos mais rentáveis: Use design e posições estratégicas para incentivar a escolha dos pratos que oferecem maior margem de lucro.

Variedade sem exageros: Ter opções suficientes para agradar diferentes gostos é importante, mas um cardápio com muitas escolhas pode confundir o cliente e dificultar a operação da cozinha.

Atenção à descrição e fotos: Boas descrições e imagens apetitosas podem fazer toda a diferença na decisão de compra do cliente.

Lembre-se que, o criar seu cardápio, é importante ter visibilidade sobre o estoque disponível. Com a ferramenta de gestão de estoque do Simpliza, você pode saber quais ingredientes estão mais ou menos disponíveis, o que ajuda a decidir quais pratos devem ser destacados ou mesmo modificados.

Qualidade nos ingredientes e no atendimento

Independentemente do tipo de estabelecimento, público, ingrediente ou qualquer outro fator, uma coisa é certa: todos devem prezar por oferecer a melhor qualidade possível para seus clientes. Um restaurante pode ter a melhor estratégia de marketing do mundo, mas se o produto e o atendimento não forem bons, nada disso adiantará. Clientes satisfeitos retornam e indicam o local para outras pessoas. Já clientes insatisfeitos podem prejudicar a reputação do seu restaurante rapidamente.

Como identificar a melhor estratégia de venda para o seu restaurante

Como tudo na vida e nos negócios, nem sempre o que funciona para um automaticamente para o outro. Também é importante ressaltar que nem sempre o melhor é apostar em todas as estratégias de uma vez, já que nem todas funcionaram bem para os seus objetivos e metas.

O segredo é investir em mais de uma estratégia de forma planejada e personalizada, focando em atrair clientes de diferentes maneiras. Com o tempo, você pode identificar quais abordagens trazem os melhores resultados, ajudando a transformar os consumidores em clientes fiéis.

Além disso, ao contar com um sistema de gestão eficiente, como o Simpliza, você pode acompanhar e analisar os dados de vendas em tempo real. Isso permite ajustar rapidamente suas estratégias e, com o tempo, identificar quais campanhas e promoções estão trazendo os melhores resultados para o seu restaurante.

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