Estratégias para aumentar o ticket médio da sua lanchonete

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Saber reinventar suas estratégias de vendas é fundamental, principalmente em um ramo tão amplo e cheio como o de food service. Mas há também outros motivos para sempre estar repensando suas estratégias, o seu ticket médio, por exemplo.

Identificar novas oportunidades para aumentar o ticket médio da sua lanchonete é essencial para a lucratividade do seu negócio.

O aumento do ticket médio impacta diretamente no financeiro e no crescimento do negócio, já que ele é um indicador de aumento de consumo dos seus clientes no seu estabelecimento.

Muitos donos de lanchonete acreditam que para faturar mais é preciso apenas atrair mais clientes. No entanto, aumentar o ticket médio pode ser uma solução mais eficiente e rentável.

Por isso, hoje trouxemos algumas estratégias para você conseguir aumentar o ticket médio da sua lanchonete.

Mas, por que aumentar o ticket médio?

Muitos não sabem o porquê de aumentar o ticket médio é necessário, mas nós te explicamos.

Aumentar o ticket médio é de extrema importância para garantir uma rentabilidade maior sem necessariamente precisar aumentar o fluxo de clientes na sua lanchonete. Pois o intuito é que cada cliente gaste mais em cada visita, assim gerando mais receita para o seu negócio.

Essa prática se mostra eficaz no momento em que fazer um cliente gastar mais estando na sua lanchonete custa menos do que apostar em estratégias para atrair novos clientes. Além disso, com essa estratégia mesmo em momentos de menor movimento, ou com um fluxo estável, o faturamento cresce.

Agora que você já sabe a importância de aumentar o ticket médio, confira algumas estratégias eficazes para alcançar esse objetivo.

Estratégias Eficazes para Aumentar o Ticket Médio

1. Organização do Cardápio

A organização do cardápio influencia diretamente as escolhas do cliente. Como ele é apresentado, pode deixar seus itens tanto mais quanto menos atrativos. Por isso, destaque itens mais lucrativos e os apresente com fotos atraentes com cores mais chamativas. Além disso, deem descrições detalhadas dos lanches, seus ingredientes e preparo.

2. Psicologia de Preços

O modo como os preços são apresentados também influenciam na decisão de compra do cliente. Algumas técnicas se mostram eficazes para mudar a percepção sobre os valores dos produtos, como:

Preços terminados em .99 passam a sensação de economia. Exemplo: R$ 19,99 em vez de R$ 20,00.

Criar ofertas ancoradas, onde um produto premium parece mais vantajoso comparado a outro. Exemplo: “Hambúrguer simples R$ 20,00, combo com batata e refrigerante por R$ 25,00”.

3. Upselling e Cross-selling

Duas estratégias muito utilizadas no mercado, e bem eficientes para aumentar o ticket médio, pois incentivam os clientes a gastarem mais sem que eles sintam que estão sendo pressionados, são o upselling e o cross-selling.

  • Upselling: consiste em incentivar o cliente a escolher uma versão mais completa ou premium de um lanche que ele já pretende comprar, essa estratégia tem o objetivo de aumentar o valor da venda oferecendo uma opção superior. Exemplo: “Por mais R$ 3,00, você pode adicionar queijo cheddar e bacon ao seu lanche”
  • Cross-selling: aqui a estratégia consiste em sugerir produtos complementares, incentivando o cliente a adicionar mais itens à compra, como uma sobremesa ou um milkshake junto ao pedido. Exemplo: Quer adicionar um milkshake por apenas R$ 10,00? ”

4. Crie Promoções Sazonais e Eventos Especiais

Datas comemorativas e festividades são ótimas oportunidades de estratégias para aumentar o ticket médio da sua lanchonete.

Promoções como “combo especial de Dia dos Namorados” criam um senso de urgência e incentivam os clientes a consumirem mais. Também é possível realizar eventos temáticos, como “noite do hambúrguer artesanal” com opções exclusivas e combos diferenciados.

5. Invista no Treinamento da Equipe

Funcionários que fazem “linha de frente” no atendimento precisam saber vender. Treine seus funcionários para serem capazes de fazerem as chamadas vendas sugestivas, que consistem em saber o que, quando e como sugerir um item para o cliente.

O treinamento é necessário aqui, pois a sugestão não pode virar insistência, ser insistente e pressionar o cliente além de não ser eficiente ainda compromete a experiência do cliente e pode até fazer com que ele não queira mais retornar ao seu estabelecimento.

6. Utilize Tecnologia e Autoatendimento

A tecnologia é uma grande aliada para aumentar o ticket médio da sua lanchonete.

Talvez você nem imagine, mas o simples gesto de implementar opções de autoatendimento já vai dar um upgrade no seu ticket médio.

Totens de autoatendimento e cardápios digitais estimulam os clientes a explorarem mais opções, facilitando pedidos adicionais. A tecnologia também ajuda a reduzir filas e aumentar a eficiência do serviço, estimulando um maior consumo.

Simpliza sistema para lanchonete

atendente com um tablet em mãos

Aumentar o ticket médio é uma ótima estratégia para ter ainda mais estabilidade financeira para a sua lanchonete. Mas sabe o que trará ainda mais benefícios para o seu negócio? Um sistema de gestão!

A gestão manual, apesar de ainda ser usada, já é ultrapassada e pode estar causando problemas na sua lanchonete que você nem imagina. Perda de comanda, pedidos errados, ingredientes em falta no estoque, falta de controle financeiro… são alguns dos vários problemas que a falta de um sistema de gestão eficiente traz ao seu estabelecimento.

Mas nós temos a solução para você bem aqui no Simpliza

O Simpliza é um software para lanchonetes que descomplica as operações do dia a dia do seu estabelecimento.

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