Autoatendimento para restaurantes: vantagens e desafios na implementação

mulher fazendo pedido em totem de autoatendimento

O autoatendimento para restaurantes é uma solução tecnológica de atendimento com funcionalidades que possuem o objetivo de simplificar vendas, reduzir erros, aumentar o nível de satisfação do cliente, entre outros vários benefícios que o autoatendimento procura promover.

No entanto, a implementação de um sistema de autoatendimento também traz alguns desafios. Por isso, é importante estar ciente de quais são esses desafios para entender qual o melhor jeito de lidar com eles.

O que é autoatendimento?

Autoatendimento, como o nome já faz referência, é o ato de atender a si, é uma autonomia que os restaurantes, usando tecnologia, conseguem proporcionar a seus clientes, por meio de alguns recursos como cardápio digital, totens e comanda eletrônica.

Ou seja, o autoatendimento é qualquer prática em que os clientes são capazes de realizar o próprio atendimento, sem a necessidade de um atendimento humano para realizar seus pedidos.

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Como funciona?

O autoatendimento é feito de modo bem simples, já que o intuito é facilitar a vida dos clientes na hora de eles fazerem seus pedidos.

O funcionamento do autoatendimento depende muito de qual modalidade o estabelecimento escolheu implementar, já que cada modelo tem sua usabilidade.

Cardápio digital QR code

QR code é um dos modelos mais comuns de autoatendimento. Comumente esses QR codes ficam disponíveis nas mesas, assim, quando o cliente chega à mesa, ele só precisa acessar o cardápio digital e fazer o seu pedido.

Uma particularidade desse modelo é que existem formatos que permitem fazer o pedido direto pelo cardápio digital, enquanto outros permitem apenas a visualização do cardápio e o pedido precisa ser feito com um atendente.

Cardápio digital via tablet

Esse modelo pede um investimento um pouco maior que os outros tipos de autoatendimento, mas é um dos formatos mais satisfatórios. Aqui, tablets com o cardápio digital são postos nas mesas ou em postos estratégicos do estabelecimento. Inclusive, caso não saiba qual o melhor modelo de tablet para investir, nós temos um post sobre quais os melhores tablets para cardápio digital.

Totens

Muito comuns em fast foods, principalmente de grandes redes. Os totens não têm muito segredo, o cliente seleciona os itens desejados, faz o pedido e paga por ele ali mesmo. Depois é só aguardar pelo preparo, retirar o pedido no balcão ou esperar que um garçom leve até o cliente.

Plataformas de pedidos online

Esse modelo se popularizou bastante, principalmente na pandemia devido aos restaurantes deliveries. É requisitado principalmente pelo baixo custo de investimento, sendo usado também para ampliar seu campo de vendas, já que com um cardápio online é possível pedir por outras plataformas com acesso à internet, inclusive WhatsApp.

Desafios de implementar o autoatendimento em restaurante

  • Custo inicial: o que pode desanimar muitos gestores no primeiro momento é o custo para a implementação de serviços de autoatendimento.
  • Manutenção: cardápios via tablets e totens precisam de uma manutenção regular para garantir que sua funcionalidade não esteja comprometida, já que são usados por muitas pessoas ao longo do dia.
  • Usabilidade: para que o autoatendimento tenha sucesso, é preciso garantir que sejam práticos e de preferência intuitivos, para não causarem confusão e não acabem descumprindo sua tarefa, que é simplificar o atendimento.
  • Treinamento da equipe: mesmo com o autoatendimento, é importante treinar os funcionários para poderem ajudar os clientes quando necessário. Além disso, é importante que a equipe esteja totalmente integrada com o autoatendimento, principalmente para evitar problemas operacionais por falta de entendimento. Caso queira algumas dicas, nos falamos sobre como treinar uma equipe aqui.
  • Resistência dos clientes: pode surpreender muitos, mas às vezes um dos maiores problemas é justamente o receio que os clientes têm a mudanças. Muito desses medos vem de achar os modelos de autoatendimento confusos, complicados ou também por não estarem acostumados com a tecnologia. Esse problema pode ser resolvido com sistemas fáceis de usar e instruções claras.

Cardápio digital gratuito

Vantagens em ter um autoatendimento no seu restaurante

  • Redução de erros: pedidos feitos e enviados para a cozinha diretamente por seus clientes têm uma possibilidade mínima de conter erros.
  • Agilidade no serviço: com a automatização dos pedidos e sem a necessidade de esperar por um atendimento, as operações do estabelecimento passam a ser bem mais ágeis.
  • Redução de filas: O autoatendimento ajuda a diminuir o tempo de espera dos clientes, otimizando o fluxo de pedidos e evitando filas longas.
  • Maior controle operacional: Com sistemas de autoatendimento integrados, o restaurante pode ter um controle melhor dos pedidos, estoque e fluxo de clientes, evitando desperdício e melhorando a organização do negócio.
  • Aumento do ticket médio: Muitos estudos mostram que os clientes acabam gastando mais quando fazem pedidos pelo autoatendimento, pois não há a pressão do tempo e do contato com um atendente, o que os incentiva a escolher adicionais e combos. E se você quiser, temos um post com dicas e estratégias para aumentar o ticket médio de um restaurante.

Simpliza sistema que automatiza o seu atendimento

garçonete sorrindo com um tablet em mãos

O autoatendimento é uma ferramenta poderosa para a automatização do atendimento do seu estabelecimento. Mas para que sua implementação seja bem feita, é necessário contar com um sistema de qualidade que seja comprometido em oferecer a você e seus clientes o melhor que a tecnologia tem a oferecer.

E para isso você pode contar com o sistema Simpliza!

O Simpliza é um software pensado para simplificar todas as operações destro de um restaurante, do atendimento até o estoque. O Simpliza oferece diversas ferramentas para otimizar a sua gestão.

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