A fidelização de clientes é um ponto-chave em qualquer estabelecimento, e um cartão de fidelidade para restaurante pode tornar essa tarefa mais efetiva.
Quando um cliente retorna a um estabelecimento comercial, significa que ele não só aprovou o serviço, como também que continuará contribuindo para seu sucesso. Mas, como formular e utilizar um cartão de fidelidade? Entenda nesse artigo as vantagens desse cartão para restaurante e como ele auxilia no sucesso dos clientes.
O que é um cartão fidelidade para restaurantes?
Seja impresso ou digital, o cartão de fidelidade para restaurantes é um elemento que beneficia os clientes conforme eles compram no local. Nesse documento, ficam registradas as compras até que a pessoa receba um benefício.
Quando ele atinge uma quantia específica de pontos, o cartão de fidelidade permite que ele resgate um prato, desconto ou bebida no local. Os estabelecimentos podem usar da criatividade na hora de oferecer prêmios pelo cartão.
Como funciona o cartão fidelidade para restaurante?
O cartão de fidelidade compõe uma estratégia de fidelização de consumidores oferecendo vantagens a eles por acúmulo de pontos. Desta maneira, quanto mais um cliente frequenta o local, mais vantagens ele acumula. Essas vantagens podem ser:
- Descontos em novas compras;
- A troca de pontos por determinados produtos;
- Serviços exclusivos;
- Reserva gratuita;
- Entre outras.
O funcionamento do cartão de fidelidade magnético registra os pontos a partir de um programa, e computa automaticamente o desempenho de cada cliente.
No caso de cartões impressos, os pontos podem ser medidos a partir de carimbos, conforme o cliente realiza as compras. Consequentemente, ao atingir a quantidade exigida, o comprador apresenta o cartão e usufrui do benefício combinado.
Benefícios de ter um cartão fidelidade do restaurante
Como foi possível notar, o cartão de fidelidade pode incentivar o aumento das vendas de um restaurante, já que promove vantagens aos compradores.
Ainda assim, os benefícios não terminam por aí, e tanto o cliente quanto o estabelecimento saem ganhando. Dentre as diversas vantagens, listamos:
- Valorização de clientes que apoiam mais: os consumidores mais frequentes, sem dúvidas, são os que promovem ganhos maiores ao restaurante. Consequentemente, o cartão de fidelidade promove certa exclusividade, fazendo-os sentir mais valorizados e incentivando-os a permanecer fiéis
- Desenvolver maior clientela: os clientes que desejam comprar mais também podem se sentir motivados com o cartão de fidelidade. Assim, é possível atingir maiores públicos de recorrência;
- Divulgação do restaurante: novos clientes podem se sentir atraídos a partir do cartão, já que é um diferencial em relação a outros estabelecimentos;
- Melhora na popularidade do restaurante: com o aumento no número de clientes recorrentes, é possível melhorar a divulgação boca a boca e alcançar maiores índices de satisfação.
Como criar um cartão fidelidade virtual?
Um cartão fidelidade pode ser mais vantajoso e tecnológico se calcular os pontos de maneira virtual. Assim, evitam-se erros e o sistema pode identificar automaticamente quais prêmios podem ser revindicados com os pontos, agilizando o processo.
Para criar um cartão de fidelidade virtual, portanto, basta adquirir um aplicativo que realize a gestão de suas vendas. Assim, o cliente pode acessar seus pontos diretamente do celular, e realizar as compras quando desejar trocar sua pontuação.
Como montar um programa de fidelidade? 4 Dicas
Devemos lembrar que o cartão de fidelidade será somente uma parte da estratégia de fidelização.
Desta maneira, é muito importante que o gestor desenvolva um programa de fidelidade que incentive a utilização do cartão. Para auxiliar nesse processo, separamos 4 dicas para desenvolver um programa de fidelidade do zero:
1. Pontuação por compra mínima
Estabelecer uma pontuação por compra mínima é o primeiro passo do programa de fidelidade, já que o sistema de pontos depende do cliente.
Os valores mínimos garantem que o estabelecimento não terá prejuízos com o cartão, já que a relação de proporcionalidade será empregada.
Desta maneira, é interessante definir a partir de qual valor o cliente poderá resgatar seus prêmios e contabilizar pontos.
2. Validade dos pontos
Lembre-se também de definir prazos para o resgate dos pontos. Isso porque se o objetivo é fidelizar clientes, é importante que ele esteja engajado na aquisição de pontos, e retorne dentro de um período estabelecido.
3. Divulgue seu sistema de pontuação
Por ser de grande participação dos clientes, é importante divulgar e detalhar o funcionamento do cartão de fidelidade do restaurante.
Isso impede possíveis conflitos por falta de informação acerca do sistema, e melhora a experiência com o estabelecimento.
A dica é utilizar canais como as redes sociais ou mesmo panfletos que detalham o funcionamento do programa e as condições para o resgate. Assim, nada fica abstrato para a clientela e o objetivo de fidelização fica mais claro.
4. Colete os dados dos clientes
Por fim, a coleta de dados pode ser uma tarefa que possibilita a melhora do sistema de fidelização. Invista em pesquisas de satisfação para entender a opinião dos participantes sobre o programa e avaliar se o foco foi mantido ao longo do processo.
Entender feedbacks negativos e melhorar pontos fracos no programa é a melhor maneira de conquistar os clientes participantes.
Desta maneira, o restaurante se mostra preocupado com a opinião do público, e oferece um serviço cada vez mais qualificado.
5. Clareza nas regras
Quem já sabe administrar um restaurante entende a seriedade que é desenvolver confiança na clientela. Com o cartão de fidelidade isso não pode ser diferente, pois se ocorrerem dualidades, o efeito de fidelização pode ser completamente oposto.
O ideal é deixar registrado em um panfleto ou cartaz cada uma das regras de uso do cartão de fidelidade. Estabeleça o prazo de resgate, os métodos de acúmulo de pontos e os prêmios que podem ser conquistados pelos clientes.
6. Cálculo dos custos
O objetivo do cartão de fidelidade é fidelizar novos clientes e, consequentemente, aumentar as vendas do seu restaurante. Por isso, além de ganhar participantes, é fundamental que a estratégia traga resultados positivos para a empresa.
Dessa maneira, é fundamental realizar cálculos de custos que permitam compreender se o investimento no cartão está promovendo melhorias. Avalie se as vendas cresceram e se os clientes estão satisfeitos com a novidade.
Também é importante documentar, em média, o valor investido nos benefícios do cartão de fidelidade e compará-lo aos resultados obtidos. Esse parâmetro é ideal para melhorar a estratégia e torná-la mais rentável ao negócio.
Como controlar o programa de fidelidade do seu restaurante?
Mas, afinal, como realizar o controle de pontos do cartão de fidelidade para que ele promova resultados positivos ao restaurante? Na prática, o ideal é contar com um sistema para restaurante que promova essa base e facilite a mensuração de resultados.
O Simpliza é uma ferramenta completa que pode auxiliar no controle de caixa e na gestão do cartão de fidelidade.
Com o sistema de comanda eletrônica, por exemplo, os pedidos dos clientes podem ser registrados e fica mais fácil contabilizar os pontos do cartão.
Partindo de um sistema de pontos, o cartão de fidelidade para restaurante garante uma experiência de compra positiva e maior chance de retorno dos clientes.
Para garantir precisão na contagem de pontos e um cartão virtual, portanto, é importante contar com um bom software de gestão em seu restaurante.
Conte com o Simpliza para gerenciar seu programa de fidelidade e evite as taxas das plataformas tradicionais!
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