Cartão Fidelidade para restaurante: entenda como funciona e seus benefícios

cartão fidelidade restaurante

A fidelização de clientes é um ponto-chave em qualquer estabelecimento, e um cartão de fidelidade para restaurante pode tornar essa tarefa mais efetiva. 

Quando um cliente retorna a um estabelecimento comercial, significa que ele não só aprovou o serviço, como também que continuará contribuindo para seu sucesso. 

Mas, como formular e utilizar um cartão de fidelidade? Entenda nesse artigo as vantagens desse cartão para restaurante e como ele auxilia no sucesso dos clientes.

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O que é um cartão fidelidade para restaurantes?

Seja impresso ou eletromagnético, o cartão de fidelidade para restaurantes é um elemento que beneficia os clientes conforme eles compram no local. Nesse documento, ficam registradas as compras até que a pessoa receba um benefício. 

Quando ele atinge uma quantia específica de pontos, o cartão de fidelidade permite que ele resgate um prato, desconto ou bebida no local. Os estabelecimentos podem usar da criatividade na hora de oferecer prêmios pelo cartão.

Como funciona o cartão fidelidade para restaurante?

O cartão de fidelidade compõe uma estratégia de fidelização de consumidores oferecendo vantagens a eles por acúmulo de pontos. Desta maneira, quanto mais um cliente frequenta o local, mais vantagens ele acumula. Essas vantagens podem ser:

  • Descontos em novas compras;
  • A troca de pontos por determinados produtos; 
  • Serviços exclusivos;
  • Reserva gratuita;
  • Entre outras.

O funcionamento do cartão de fidelidade magnético registra os pontos a partir de um programa, e computa automaticamente o desempenho de cada cliente.

No caso de cartões impressos, os pontos podem ser medidos a partir de carimbos, conforme o cliente realiza as compras. Consequentemente, ao atingir a quantidade exigida, o comprador apresenta o cartão e usufrui do benefício combinado.

Benefícios de ter um cartão fidelidade do restaurante

Como foi possível notar, o cartão de fidelidade pode incentivar o aumento das vendas de um restaurante, já que promove vantagens aos compradores.

Ainda assim, os benefícios não terminam por aí, e tanto o cliente quanto o estabelecimento saem ganhando. Dentre as diversas vantagens, listamos:

  • Valorização de clientes que apoiam mais: os consumidores mais frequentes, sem dúvidas, são os que promovem ganhos maiores ao restaurante. Consequentemente, o cartão de fidelidade promove certa exclusividade, fazendo-os sentir mais valorizados e incentivando-os a permanecer fiéis
  • Desenvolver maior clientela: os clientes que desejam comprar mais também podem se sentir motivados com o cartão de fidelidade. Assim, é possível atingir maiores públicos de recorrência;
  • Divulgação do restaurante: novos clientes podem se sentir atraídos a partir do cartão, já que é um diferencial em relação a outros estabelecimentos;
  • Melhora na popularidade do restaurante: com o aumento no número de clientes recorrentes, é possível melhorar a divulgação boca a boca e alcançar maiores índices de satisfação.

O que colocar no cartão de fidelidade para restaurante?

Para planejar os prêmios dos consumidores é muito importante mensurar o ticket médio dos produtos e avaliar seu nível de valor. 

Assim, é possível estabelecer, a partir da quantidade de pontos, os produtos que exigem maiores pontos e os que são mais fáceis de adquirir.

A exemplo, um cartão de fidelidade do restaurante pode ter produtos que variam desde um refrigerante até um prato gratuito. Para estabelecer a quantidade de pontos, portanto, pode-se calcular a proporção dos custos com o prêmio.

Vale ressaltar ser essencial entender se a quantidade de retornos ao restaurante que proporcionam prêmios oferece ganhos relevantes para o estabelecimento. 

Isso porque, se cada compra representar a mesma quantidade de pontos, independentemente do valor, podem ocorrer prejuízos ao restaurante.

Assim, definir relações de proporcionalidade tanto aos valores de compra a serem convertidos em pontos quanto aos os prêmios garante ganhos à empresa. Para exemplificar, considere:

  1. Um refrigerante possui um ticket médio 10 vezes menor que um determinado prato;
  2. Consequentemente, podemos dizer que os pontos necessários para o refrigerante, podem ser 6, enquanto para o prato 60.
  3. O mesmo vale para o valor da compra do cliente: sabendo que uma compra de R$100,00 vale 10 pontos, uma de R$50,00 valeria 5. 
  4. Para a fidelização, pode ser vantajoso estabelecer um bônus, como: caso o cliente realize 2 compras de R$50, acumulará 12 pontos.

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Como criar um cartão fidelidade virtual?

Um cartão de fidelidade para restaurante pode ser muito mais vantajoso se os pontos forem calculados automaticamente. 

Assim, evitam-se erros e o sistema pode identificar automaticamente quais prêmios podem ser revindicados com os pontos, agilizando o processo. 

Para criar um cartão de fidelidade virtual, portanto, basta adquirir um aplicativo que realize a gestão de suas vendas. 

Assim, o cliente pode acessar seus pontos diretamente do celular, e realizar as compras quando desejar trocar sua pontuação. 

Como montar um programa de fidelidade? 4 Dicas

Devemos lembrar que o cartão de fidelidade será somente uma parte da estratégia de fidelização. 

Desta maneira, é muito importante que o gestor desenvolva um programa de fidelidade que incentive a utilização do cartão. Para auxiliar nesse processo, separamos 4 dicas para desenvolver um programa de fidelidade do zero:

1. Pontuação por compra mínima

Estabelecer uma pontuação por compra mínima é o primeiro passo do programa de fidelidade, já que o sistema de pontos depende do cliente. 

Os valores mínimos garantem que o estabelecimento não terá prejuízos com o cartão, já que a relação de proporcionalidade será empregada. 

Desta maneira, é interessante definir a partir de qual valor o cliente poderá resgatar seus prêmios e contabilizar pontos. 

2. Validade dos pontos

Lembre-se também de definir prazos para o resgate dos pontos. Isso porque se o objetivo é fidelizar clientes, é importante que ele esteja engajado na aquisição de pontos, e retorne dentro de um período estabelecido.

3. Divulgue seu sistema de pontuação

Por ser de grande participação dos clientes, é importante divulgar e detalhar o funcionamento do cartão de fidelidade do restaurante. 

Isso impede possíveis conflitos por falta de informação acerca do sistema, e melhora a experiência com o estabelecimento.

A dica é utilizar canais como as redes sociais ou mesmo panfletos que detalham o funcionamento do programa e as condições para o resgate. Assim, nada fica abstrato para a clientela e o objetivo de fidelização fica mais claro.

4. Colete os dados dos clientes

Por fim, a coleta de dados pode ser uma tarefa que possibilita a melhora do sistema de fidelização. Invista em pesquisas de satisfação para entender a opinião dos participantes sobre o programa e avaliar se o foco foi mantido ao longo do processo.

Entender feedbacks negativos e melhorar pontos fracos no programa é a melhor maneira de conquistar os clientes participantes. 

Desta maneira, o restaurante se mostra preocupado com a opinião do público, e oferece um serviço cada vez mais qualificado.

5. Clareza nas regras

Quem já sabe administrar um restaurante entende a seriedade que é desenvolver confiança na clientela. Com o cartão de fidelidade isso não pode ser diferente, pois se ocorrerem dualidades, o efeito de fidelização pode ser completamente oposto.

O ideal é deixar registrado em um panfleto ou cartaz cada uma das regras de uso do cartão de fidelidade. Estabeleça o prazo de resgate, os métodos de acúmulo de pontos e os prêmios que podem ser conquistados pelos clientes. 

6. Cálculo dos custos

O objetivo do cartão de fidelidade é fidelizar novos clientes e, consequentemente, aumentar as vendas do seu restaurante. Por isso, além de ganhar participantes, é fundamental que a estratégia traga resultados positivos para a empresa.

Dessa maneira, é fundamental realizar cálculos de custos que permitam compreender se o investimento no cartão está promovendo melhorias. Avalie se as vendas cresceram e se os clientes estão satisfeitos com a novidade.

Também é importante documentar, em média, o valor investido nos benefícios do cartão de fidelidade e compará-lo aos resultados obtidos. Esse parâmetro é ideal para melhorar a estratégia e torná-la mais rentável ao negócio. 

Como controlar o programa de fidelidade do seu restaurante?

Mas, afinal, como realizar o controle de pontos do cartão de fidelidade para que ele promova resultados positivos ao restaurante? Na prática, o ideal é contar com um sistema para restaurante que promova essa base e facilite a mensuração de resultados.

O Simpliza é uma ferramenta completa que pode auxiliar no controle de caixa e na gestão do cartão de fidelidade. 

Com o sistema de comanda eletrônica, por exemplo, os pedidos dos clientes podem ser registrados e fica mais fácil contabilizar os pontos do cartão.

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Conclusão

Partindo de um sistema de pontos, o cartão de fidelidade para restaurante garante uma experiência de compra positiva e maior chance de retorno dos clientes. 

Para garantir precisão na contagem de pontos e um cartão virtual, portanto, é importante contar com um bom software de gestão em seu restaurante.

Conte com o Simpliza para gerenciar seu programa de fidelidade e evite as taxas das plataformas tradicionais!

Leia também: CMV do restaurante: entenda o que é e como calcular.

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