Decoração de banheiro: Como decorar banheiro de bares e restaurantes? (Dicas e tendências)

Está procurando um pouco de inspiração para decorar o banheiro do seu negócio? Confira aqui dicas maneiríssimas sobre decoração de banheiro de bares e restaurantes.

O que você verá neste artigo

  • Como deve ser o banheiro de um restaurante ou bar? Dicas para organizar a sua toalete
  • Como decorar banheiro de bares e restaurantes?
  • Inspirações de decoração em banheiros de bares e restaurantes
  • Você já conhece o sistema de gestão de bares e restaurante grátis Simpliza?
  • Conclusão
  • Continue lendo…

De acordo com um estudo realizado pela Ibope Zogby International (EUA), cerca de 80% dos consumidores afirmam que evitam frequentar um restaurante ou bar com banheiro sujo e “feio” em suas concepções.

Por isso, é muito importante zelar pela limpeza, decoração, sinalização e acessibilidade dos banheiros do seu restaurante ou barzinho.

Quando essas áreas não são bem cuidadas, os clientes geralmente tiram conclusões negativas sobre a organização e higiene do estabelecimento, como também da comida e ambiente.

E é por isso que, indo além das estratégias de marketing e pesquisas de mercado, empresários vêm apostando cada vez mais em bons projetos de arquitetura para alcançar os resultados esperados em seus empreendimentos. Ou pelo menos, tomam um cuidado a mais ao pensarem na decoração de seus negócios.

Ambiente limpo e bem organizado são requisitos mínimos para causar uma boa impressão no seu cliente, certo? Porém, se o espaço ainda contar com algum diferencial decorativo, esse pode ser o grande atrativo para atrair pessoas e fidelizá-las.

E foi pensando na grande diferença que uma boa decoração dos banheiros faz na experiencia dos clientes, nós separamos neste artigo várias dicas para organizar seu banheiro, para sua decoração e ainda, separamos algumas inspirações de toaletes para seu restaurante.

Como deve ser o banheiro de um restaurante ou bar?

Dicas para organizar a sua toalete

Antes de mais nada, a higiene e limpeza do ambiente é um aspecto fundamental para estabelecimentos como bares e restaurantes, mas não é só na cozinha que ela é necessária.

Segundo dados fornecidos pela Vigilância Sanitária, banheiros e vestuários precisam ser construídos longe de onde os alimentos são preparados, e a higiene é fundamental e deve ser mantida.

Como já falamos anteriormente aqui, banheiros sujos e desorganizados podem destruir toda a experiência do cliente, gerar desconforto e uma má avaliação do seu restaurante ou bar, mesmo que os outros fatores, como o serviço e o atendimento prestado, tenham sido excelentes.

Para não errar ao montar o banheiro do seu restaurante, atente-se às dicas que vêm aí.

1) Mantenha seu banheiro limpo e bem higienizado

O banheiro do seu restaurante deve ser limpo e ventilado, com acessórios adequados e janelas bem posicionadas ou ventilação mecânica para que odores não comprometam o ambiente.

Outra dica é utilizar aromatizantes e difusores que mantenham o ambiente cheiroso e com a sensação de que acabou de ser limpo.

E atenção para a limpeza, que deve ocorrer pelo menos a cada 2 dias para não ter maus odores e sujeira no chão e nas pias.

2) Sustentável

Banheiros comerciais geram muitos custos financeiros com água e energia, que acabam pesando no bolso do proprietário no fim do mês.

Além disso, clientes modernos e conscientes se importam com a procedência dos materiais consumidos e querem saber se o seu negócio é comprometido com o meio ambiente.

Já falamos mais sobre a importância da sustentabilidade em restaurantes e bares no artigo 10 Dicas para ter um restaurante sustentável e mais ecológico

Como tornar meu banheiro mais sustentável? Algumas soluções simples podem tornar o seu banheiro mais sustentável são:

  • sanitários que controlem o fluxo de descarga e torneiras automáticas que reduzem o consumo de água;
  • iluminação natural e abundante;
  • luminárias com sensor de presença para diminuir o uso da eletricidade sem necessidade;
  • sistema de reaproveitamento de água através da captação de água da chuva.

Ademais, o toque sustentável pode refletir também na decoração do seu restaurante e do seu banheiro principalmente, com o uso de plantas que ajudam a purificar o ar, tais como jiboias, antúrio e a espada-de-são-jorge.

3) Ao decorar ou reformar seu banheiro, faça um processo organizado

Ao decorar ou reformar o banheiro do seu restaurante, escolha materiais que tenham maior resistência para evitar reformas e mudanças recorrentes com custos adicionais.

Além disso, alguns materiais podem ajudar na proliferação de fungos, já que banheiros são locais bastante úmidos. Preste atenção a esses fatores.

Para evitar contaminação por microrganismos nesses ambientes, são recomendados revestimentos cerâmicos e porcelanato para pisos e, nas bancadas, o granito ainda é o melhor material a se utilizar.

Além disso, pense na disposição dos ralos, janelas e espelhos.

4) Garanta SEMPRE um banheiro organizado e bem abastecido

Não esqueça de manter o seu banheiro sempre abastecido com itens essenciais como papel higiênico e sabonete, por exemplo.

A presença de kits com absorventes, itens femininos e de higiene para eventuais emergências também são uma ótima opção, além de ser um diferencial que pode agradar a clientela.

Como decorar banheiro de bares e restaurantes?

Quando questionadas sobre a qualidade de suas experiências em restaurantes e bares, os banheiros são um dos itens mais citados pelas pessoas, tanto por pontos positivos e de destaque quanto em situações bastante desagradáveis.

Por isso é importante que esses ambientes estejam preparados adequadamente para receber seu público.

Dê uma olhada nessas dicas sensacionais que enumeramos para a decoração do banheiro do seu bar ou restaurante:

1) Design diferenciado

O design decorativo também deve ser levado aos banheiros de restaurantes.

Muitos bares e restaurantes inclusive apostam nisso como uma estratégia comercial: ostentando detalhes curiosos e criativos, o banheiro passa a ser o cartão de visita e um atrativo para clientes.

Um banheiro instagramável, por exemplo, faz toda a diferença na experiência do cliente. Veja o exemplo do barzinho Mr. Hoppy, sediado em Maringá (PR):

Porém, é importante que o projeto do seu banheiro se relacione com a linguagem de todo o restaurante, traduzindo a personalidade do lugar e do tipo de público frequentador.

Deve existir uma conexão nas cores, materiais de acabamento e estilo de decoração utilizados para que o cliente não tenha a impressão de que ao entrar no banheiro, entrou em “outro lugar ou atmosfera”. Ou seja, o banheiro pode (ou deve) puxar referencias do tema do seu restaurante ou bar.

Em hipótese alguma o cliente deve sentir a sensação de que o banheiro não transparece a mesma “energia” que o restante do salão, pois isso pode impactar numa percepção ruim do cliente em relação ao estabelecimento.

É como se o restante do espaço estivesse tentando “mascarar” o nível de qualidade, que não se vê nos banheiros.

2) Materiais e iluminação

Banheiros de restaurantes e bates devem ser projetados pensando numa maior durabilidade, pois deve-se evitar o custo de reformas e manutenções constantes, como já comentamos antes.

Escolha materiais que apresentem maior resistência à umidade e que possuam maior durabilidade. Evite o uso de revestimentos ou materiais porosos em banheiros, pois podem acumular fungos e dificultar a limpeza.

Revestimentos cerâmicos e porcelanatos são bastante recomendáveis para os pisos e para as bancadas granito, aço inox ou compostos resinados, como silestone ou corian.

Quanto ao uso de cores, deve-se lembrar que algumas cores prejudicam a sensação de limpeza do ambiente, sendo preferíveis tons mais claros e neutros, o que não impede que outros itens de decoração ganhem destaque.

Veja mais sobre revestimentos: Conheça os tipos de revestimentos e fique por dentro das novidades mercado!

Já a iluminação do banheiro também pode ser trabalhada de forma a potencializar o projeto, criando diferentes ambientações.

No caso dos banheiros femininos, é importante lembrar que a iluminação deve possibilitar o retoque da maquiagem, ponto muito valorizado em banheiros pelas mulheres.

Já em banheiros masculinos é importante que o espaço seja dividido entre mictórios e cabines e não esqueça do espelho aqui também, afinal, eles também adoram um registro para as redes.

3) Itens especiais de destaque

Alguns itens especiais podem fazer a diferença em projetos de banheiros. Muitos estabelecimentos comerciais food service tem investido em soluções mais elaboradas e sofisticadas, como sistemas eletrônicos de TV e som, que trazem uma ambientação diferenciada e uma nova experiência de uso desses espaços.

Porém, para fazer uso dessas soluções, é importante que o ambiente esteja preparado: muitas vezes, para fazer reparo ou troca dessas instalações, é preciso remover revestimentos ou pisos.

Por isso, deve-se escolher materiais que permitam a remoção e recomposição, lembrando que é interessante guardar algumas peças caso seja necessária essa troca, já que lotes diferentes podem apresentar tonalidades também diferentes.

Outro item bastante valorizado na utilização de banheiros de estabelecimentos comerciais são acessórios como cabides para bolsas, protetores de vaso sanitário, dispensers de álcool para as mãos, produtos de higiene bucal e outros. Eles contribuem para uma melhor experiência do usuário, que sente que o estabelecimento prezou pelo seu conforto.

Dispensers de papel higiênico, sabonete e papel toalha devem ser planejados de forma a atender a demanda do público e posicionados em locais que evitem que as pessoas tenham que fazer um longo percurso com as mãos pingando.

Planeje quais tipos de acessórios serão utilizados e escolha modelos que combinem com o estilo e decoração do projeto do banheiro.

4) Identifique os banheiros

Ninguém merece entrar sem querer no banheiro errado, não é mesmo? Por isso, destaque já na porta para qual público o banheiro é destinado através de placas, pinturas ou quadros decorativos.

5) Faça um ambiente mais instagramável

O restaurante instagramavel é uma nova tendência que surgiu no mercado de food service, sendo muito utilizada como estratégia de marketing para restaurantes.

Isso por que ter um restaurante instagramável contribui com o alcance do seu negócio na internet, através de publicações nas redes sociais de seus clientes.

Afinal, no mundo todo, tem se tornado cada vez mais importante divulgar e chamar a atenção do público pelas redes sociais. Visto que é por lá que muitos clientes buscam referências e indicações de restaurantes. 

Como tornar restaurante instagramável: Dicas e tendências

Dessa forma, é preciso não apenas estar presente nessas redes, mas também encontrar maneiras de postar um conteúdo visualmente atrativo. 

Com isso, não é só você que precisará tirar fotos e realizar o marketing do seu negócio. Seus próprios clientes irão tirar fotos o seu estabelecimento e postar em suas redes pessoais. Divulgando assim seu restaurante!  

E o banheiro, como já exemplificamos com o Mr. Hoppy, é uma ótima oportunidade para montar um ambiente instagramável em seu restaurante ou bar.

Fontes: https://www.vivadecora.com.br/pro/banheiro-de-bares-e-restaurantes/ https://www.abrahao.com.br/blog/marketing/banheiros-de-restaurantes-e-bares

Inspirações de decoração em banheiros de bares e restaurantes

Nós já te mostramos dicas valiosas para decorar seu banheiro, né? Agora, separamos algumas inspirações de decoração de restaurantes e bares:

Você já conhece o sistema de gestão de bares e restaurante grátis Simpliza?

Somos um sistema com tudo o que você precisa! O Simpliza é um programa de vendas e gestão para restaurante completo e fácil de usar, sendo nossa missão simplificar suas vendas ao máximo.

O sistema para restaurante Simpliza é completo, grátis, integrado, digital e com inúmeras ferramentas para você simplificar suas vendas!

Nós te oferecemos um programa de vendas com delivery, comanda eletrônica, integração iFood e aiqfome, cardápio digital, PDV completo/frente de caixa e o nosso dashboard/painel administrativo.

Nosso dashboard para restaurante é completo e te ajuda a gerenciar todos os processos do seu empreendimento: fiscal, integrações, caixa e muito mais!

Ainda não acabou! Nós também temos integração com a Omie, onde você pode contratar nosso Caixa simples e eficaz junto com a gestão financeira poderosa da Omie.

E também temos integração com a Goomer Go, que é referência em autoatendimento no Brasil com tablets e totens de última geração.

Clique aqui e saiba mais sobre nosso sistema de gestão e PDV!

Conclusão

Não se esqueça que a decoração do banheiro do seu restaurante é importante porque ela fornece uma experiência agradável e confortável para seus clientes. Além disso, a decoração pode refletir a personalidade e o estilo do estabelecimento, criando uma imagem positiva e memorável para os visitantes. Além disso, uma boa decoração do banheiro pode ajudar a manter a higiene e a organização do espaço, o que é crucial para a saúde e segurança dos clientes. Em resumo, a decoração do banheiro em um restaurante é uma parte fundamental da experiência geral do cliente e deve ser cuidada com atenção.

Nos siga no Instagram e receba dicas de gestão e vendas além de notícias sobre o mercado alimentício.

Aproveita e corre dar uma olhada no restaurante do nosso blog! Ele está cheio de artigos com dicas, sugestões, novidades e notícias para donos de restaurantes, bares e lanchonetes.  

Continue lendo…

Fluxo de caixa para bar e restaurante: Dicas para fazer e se organizar melhor

6 restaurantes temáticos para inspirar seu negócio

5 Dicas para Decoração de Restaurante que Atrai Clientes

7 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You May Also Like
Ler mais

Como aumentar as vendas do meu restaurante na pandemia?

Para que você, dono de restaurante, não tenha a possibilidade de cair na crise e ser prejudicado pela possível nova onda de COVID-19, o Simpliza está lançando a nova versão dos serviços e sistema, com muitas melhoras pensadas estrategicamente para esse período difícil que estamos passando! E além disso estamos priorizando as integrações com os aplicativos de pedido, automatização do WhatsApp e site próprio de pedidos.