A fachada do seu restaurante, bar ou lanchonete é de extrema importância pois será a primeira impressão que as pessoas terão do seu negócio, certo?
E é por isso mesmo que devemos nos atentar a todos os detalhes e montar uma boa estratégia para que a frente do nosso empreendimento fique marcado na cabeça de quem o frequenta e que chame a atenção de quem passa na frente.
Simplifique as vendas do seu restaurante com o sistema Simpliza
Estude seus concorrentes da região
Conheça bem a sua região e seus devidos concorrentes presentes nela. Você deve estudar a concorrência e conhecer o estilo e padrão que as mesmas estão tomando.
Assim, você conseguirá traçar um plano para que a sua fachada se diferencie na multidão e ganhe destaque aos olhos do público.
Consulte um profissional ou alguém experiente
A fachada de um restaurante é a parte mais importante da decoração e do marketing do seu negócio, e para que você a planeje e execute a ideia com sucesso, consulte um profissional da área!
Existem muitos profissionais qualificados e especialistas no assunto, e a voz da experiência é sempre bem-vinda, certo?
Estude as tendências e foque no seu público alvo
Estude e leia bastante sobre a tendência de decoração do momento, para que a sua fachada esteja dentro da moda atual.
Além disso, você deve traçar um plano de qual é o seu público alvo para que a sua fachada seja perfeita para atrair a atenção dele!
Faça algo que seja “a cara” dos seus clientes para que assim você atraia cada vez mais pessoas como esses.
Conheça a legislação
Creio que a parte mais importante antes de começar a investir na sua fachada é conhecer as leis da sua cidade sobre a paisagem do comércio.
Isso porque cada lugar tem uma legislação própria com regras e limites para preservar a vista urbana. Assim, você evita multas e garante uma fachada que obedeça às diretrizes da sua cidade.
Leia também: Legislação para restaurantes: o que você precisa saber!
5 dicas para decoração de restaurante que atrai clientes

Sem dúvidas, a decoração do restaurante faz toda a diferença no conforto e mesmo na escolha dos clientes. Afinal, todos gostam de um local leve, bem decorado e confortável para frequentar.
Desde a fachada, posicionamento de mesas e até mesmo a iluminação podem influenciar na atração da freguesia. Pensando nisso, que tal se inspirar em restaurantes já decorados para montar um local igualmente atrativo?
Confira as 5 dicas de decoração para restaurantes que separamos e conquiste novos clientes com um visual agradável!
1. Detalhes rústicos
A decoração de um restaurante rústico traz muito conforto e uma sensação mais natural ao ambiente. Por mais que aspectos sofisticados sejam muito positivos, investir em uma peça mais amadeirada pode dar um charme maior ao local.

2. Estilo & cor
É certo que cada estabelecimento possui suas próprias marcas e peculiaridades. Por isso, antes de iniciar a decoração, é importante definir as cores-chave do local, considerando a sensação que deseja despertar nos clientes:
- Azul e tons frios: transmitem calma, tranquilidade e serenidade. As cores deixam o ambiente perfeito para clientes que querem relaxar após o trabalho, por exemplo.
- Vermelho e cores vivas: trazem energia, vigor e animação. Pode ser muito bom em churrascarias, locais mais agitados ou restaurantes com pratos picantes.
Quanto ao estilo, é possível definir modalidades que se relacionem ao público alvo. A exemplo, ao utilizar mesas e bancos com formatos geométricos e coloridos, a decoração se torna mais moderna.
Também é possível investir em versões preto e branco ou mais básicas, para um estilo mais tradicional.
Leia também: Ideias para restaurante: 6 ideias inovadoras para conhecer
3. Invista em espaço e minimalismo
Os restaurantes mais confortáveis são aqueles que oferecem um local amplo para que os garçons transitem sem incomodar os clientes. O espaço entre as mesas também é fundamental para o conforto de quem está no ambiente.
Além disso, uma tendência que vem ganhando espaço, o minimalismo, deixa o ambiente muito mais elegante e leve para os consumidores.

4. Não se esqueça da iluminação!
Um local mal iluminado ou com luzes excessivas simplesmente perde todo o seu charme e acolhimento.
Por isso, na hora de pensar na decoração do seu restaurante, lembre-se de investir em uma iluminação que faça sentido ao restante da decoração.
A exemplo, luzes mais leves em ambientes com cores frias trazem uma sensação de leveza.
Por fim, vale aproveitar também as luminárias e os lustres para melhorar o visual do estabelecimento. Com eles, a elegância e sofisticação podem ser acentuados, atraindo públicos mais exigentes.
5. O piso transforma o local
Não se esqueça de investir em pisos que estejam alinhados ao estilo e às cores escolhidas na decoração.
Se você possui um restaurante de estilo rústico, por exemplo, pode investir em pisos de madeira, ou porcelanato que a imite. Já nos locais modernos, a oportunidade de escolher versões com cores e formas nos pisos é excelente!
Bônus: melhore também a experiência dos seus clientes
De nada adianta um ambiente extremamente atrativo se o atendimento e processos desmotivam os clientes, não é mesmo?
A boa notícia é que implementar sistemas de tecnologia pode potencializar as vendas e fazer com que o consumidor se sinta ainda mais satisfeito com o local.
Simplifique as vendas do seu restaurante com o Simpliza hoje mesmo!
E aí, gostou do conteúdo? As dicas te ajudaram? Deixe aqui nos comentários qualquer dúvida que surgir, dá uma olhadinha no restante do nosso blog e conheça o Simpliza, especialistas em sistemas de gestão para restaurantes!
