Ideias de decoração para restaurantes com dicas e inspirações

decoração de restaurante
Confira as melhores dicas de decoração para restaurantes e crie os melhores ambientes para seus clientes! Veja agora aqui na Simpliza!

Investir tempo e energia na decoração do seu restaurante pode ser o diferencial que seu negócio está precisando para dar aquele upgrade!

Afinal, o ambiente do seu restaurante e como seus clientes se sentem nele (é aconchegante? é bem iluminado?) fará toda a diferença na hora de fidelizar este público, além de atrair novos fregueses também.

Pensado nisso, separamos algumas ideias, dicas e inspiração de decoração para restaurante!

O que você verá neste artigo:

  • Dicas para planejar a decoração do seu restaurante
  • Dicas para decoração de restaurante com inspirações e ideias
  • Como deixar meu restaurante mais aconchegante?
  • Como decorar um restaurante pequeno com pouco dinheiro?
  • Bônus: melhore também a experiência dos seus clientes
  • Continue lendo…

Dicas para pensar e planejar a decoração do seu restaurante

Para atrair clientes, um restaurante precisa oferecer mais do que apenas um cardápio interessante e comida de qualidade. A atração começa antes mesmo de o cliente sentar à mesa, sendo que a decoração do restaurante é um dos principais pontos para conquistar a atenção das pessoas.

É importante lembrar que a primeira impressão é a mais importante, e as pessoas tendem a associar um ambiente desorganizado e mal decorado à falta de higiene. Por isso, a decoração deve passar conforto aos clientes, com um ambiente fresco, climatizado e bem decorado.

A decoração de um restaurante não precisa necessariamente ser cheia de objetos, mas deve ter elementos que caracterizem o restaurante de forma agradável e sem exageros. Saber como decorar o restaurante é uma das técnicas de marketing que os donos de estabelecimentos devem ter em mente, já que a decisão dos clientes em retornar ou não ao restaurante dependerá do atendimento, da comida e do ambiente como um todo.

Por isso, é importante prestar atenção à decoração do restaurante, pois a primeira impressão conta muito. Para ajudar, reunimos as seguintes dicas para a decoração do seu restaurante, com informações e sugestões que podem ser aplicadas na hora de repaginar o visual do estabelecimento. Confira:

1) Estude seus concorrentes da região

Conheça bem a sua região e seus devidos concorrentes presentes nela. Você deve estudar a concorrência e conhecer o estilo e padrão que as mesmas estão tomando. 

Assim, você conseguirá traçar um plano para que a sua fachada se diferencie na multidão e ganhe destaque aos olhos do público.

2) Consulte um profissional ou alguém experiente

A fachada de um restaurante é a parte mais importante da decoração e do marketing do seu negócio, e para que você a planeje e execute a ideia com sucesso, consulte um profissional da área! 

Existem muitos profissionais qualificados e especialistas no assunto, e a voz da experiência é sempre bem-vinda, certo?

3) Estude as tendências e foque no seu público alvo

Estude e leia bastante sobre a tendência de decoração do momento, para que a sua fachada esteja dentro da moda atual. 

Além disso, você deve traçar um plano de qual é o seu público alvo para que a sua fachada seja perfeita para atrair a atenção dele! 

Faça algo que seja “a cara” dos seus clientes para que assim você atraia cada vez mais pessoas como esses.

4) Defina um tema ou estilo

Ter um tema ou estilo definido pode ajudar a criar uma experiência mais memorável para o cliente. Pode ser algo relacionado ao tipo de culinária, uma região geográfica ou até mesmo um estilo de decoração específico.

Tipos de embalagem para delivery: Como escolher e dicas para personalizar

decoração de restaurante dicas

5) Pense em criar um ponto focal

Ter um ponto focal no restaurante pode ajudar a criar uma impressão duradoura na mente do cliente. Pode ser uma obra de arte, uma parede decorada ou uma peça de mobiliário interessante.

6) Considere plantas e flores

Plantas e flores podem trazer vida e frescor para o ambiente, além de criar uma atmosfera mais natural e agradável.

7) Aposte em mobiliário confortável

O conforto dos clientes deve ser uma prioridade. Escolha cadeiras e mesas confortáveis que possam acomodar diferentes tipos de clientes.

8) Mantenha a decoração limpa e organizada

Uma decoração suja e desorganizada pode afetar negativamente a percepção do cliente sobre o restaurante. Mantenha o espaço limpo e organizado para garantir uma experiência agradável.

9) Decorando as paredes

Para decorar as paredes do seu restaurante, procure uma seleção de quadros e outros objetos que possam ser fixados para ajudar a dar uma personalidade ao ambiente. Não existem regras quanto ao que pode ou não ser pendurado nas paredes. A decoração das paredes do restaurante pode ser feita de várias maneiras.

Além da cor escolhida, que já pode dizer muito sobre o ambiente, os enfeites pendurados podem ajudar a construir a personalidade do local. Seja uma camisa de clube de futebol ou uma coleção de fotografias em preto e branco, o importante é que o conteúdo dos objetos tenha relação com o tema da casa.

Dessa forma, o restaurante não cai na armadilha de um salão repleto de quadros que não dizem nada e funcionam apenas como preenchimento de espaço.

As opções de enfeites para o restaurante são muitas. Basta saber qual visual é o ideal para o seu estabelecimento e usar a criatividade na hora de escolher os objetos de decoração.

Ideias para a decoração do seu restaurante com inspirações

Sem dúvidas, a decoração do restaurante faz toda a diferença no conforto e mesmo na escolha dos clientes. Afinal, todos gostam de um local leve, bem decorado e confortável para frequentar.

Desde a fachada, posicionamento de mesas e até mesmo a iluminação podem influenciar na atração da freguesia. Pensando nisso, que tal se inspirar em restaurantes já decorados para montar um local igualmente atrativo?

Confira as 5 dicas de decoração para restaurantes que separamos e conquiste novos clientes com um visual agradável!

1. Detalhes rústicos

A decoração de um restaurante rústico traz muito conforto e uma sensação mais natural ao ambiente. Por mais que aspectos sofisticados sejam muito positivos, investir em uma peça mais amadeirada pode dar um charme maior ao local.

2. Estilo & cor

É certo que cada estabelecimento possui suas próprias marcas e peculiaridades. Por isso, antes de iniciar a decoração, é importante definir as cores-chave do local, considerando a sensação que deseja despertar nos clientes:

  • Azul e tons frios: transmitem calma, tranquilidade e serenidade. As cores deixam o ambiente perfeito para clientes que querem relaxar após o trabalho, por exemplo.
  • Vermelho e cores vivas: trazem energia, vigor e animação. Pode ser muito bom em churrascarias, locais mais agitados ou restaurantes com pratos picantes.

Quanto ao estilo, é possível definir modalidades que se relacionem ao público alvo. A exemplo, ao utilizar mesas e bancos com formatos geométricos e coloridos, a decoração se torna mais moderna.

Também é possível investir em versões preto e branco ou mais básicas, para um estilo mais tradicional. 

Não se esqueça que as cores podem influenciar o humor e a percepção dos seus clientes sobre o ambiente. Cores quentes, como vermelho e amarelo, podem estimular o apetite, enquanto tons mais suaves, como azul e verde, podem criar uma sensação de tranquilidade.

Leia também: Ideias para restaurante: 6 ideias inovadoras para conhecer

3. Invista em espaço e minimalismo

Os restaurantes mais confortáveis são aqueles que oferecem um local amplo para que os garçons transitem sem incomodar os clientes. O espaço entre as mesas também é fundamental para o conforto de quem está no ambiente.

Além disso, uma tendência que vem ganhando espaço, o minimalismo, deixa o ambiente muito mais elegante e leve para os consumidores. 

decoração de restaurante minimalismo

4. Não se esqueça da iluminação!

Um local mal iluminado ou com luzes excessivas simplesmente perde todo o seu charme e acolhimento. 

Por isso, na hora de pensar na decoração do seu restaurante, lembre-se de investir em uma iluminação que faça sentido ao restante da decoração. 

A exemplo, luzes mais leves em ambientes com cores frias trazem uma sensação de leveza.

Por fim, vale aproveitar também as luminárias e os lustres para melhorar o visual do estabelecimento. Com eles, a elegância e sofisticação podem ser acentuados, atraindo públicos mais exigentes.

5. O piso transforma o local

Não se esqueça de investir em pisos que estejam alinhados ao estilo e às cores escolhidas na decoração. 

Afinal, o piso é um elemento importante na decoração de um restaurante, mesmo que muitas vezes seja deixado de lado. O cimento queimado é uma ótima opção para ambientes rústicos, com variações de cores além do cinza.

Para ambientes clássicos, o porcelanato e a cerâmica são ideais, pois são fáceis de limpar e têm diversas opções de cores e tamanhos. Além disso, pisos de madeira, como o laminado e o taco, também podem ser utilizados, mas é importante aplicar um verniz impermeabilizante para manter o brilho e evitar acúmulo de sujeira.

Se você possui um restaurante de estilo rústico, por exemplo, pode investir em pisos de madeira, ou porcelanato que a imite. Já nos locais modernos, a oportunidade de escolher versões com cores e formas nos pisos é excelente!

decoração de restaurante rustico

Como deixar meu restaurante mais aconchegante?

Além das dicas acima, é interessante pensar no conceito de “se aconchegante”, e como deixar o ambiente do seu restaurante convidativo e agradável para os clientes.

Primeiramente para deixar seu restaurante mais aconchegante, é importante considerar diversos aspectos, como a iluminação, a temperatura, a música e a decoração. A iluminação pode ser trabalhada de forma a criar uma atmosfera acolhedora, utilizando luzes mais suaves e pontuais.

A temperatura do ambiente também é importante, evitando que fique muito quente ou muito frio. A música pode contribuir para criar um ambiente mais relaxante e agradável.

A decoração, por sua vez, deve ser pensada para transmitir conforto e harmonia aos clientes, com escolhas cuidadosas de mobiliário, objetos decorativos e até mesmo plantas.

Todos esses aspectos juntos ajudam a tornar a experiência do seu cliente mais agradável e confortável. temos certeza!

Como decorar um restaurante pequeno com pouco dinheiro?

Se você é dono de um estabelecimento food service, sabe como é difícil atrair clientes quando sua verba não permite grandes investimentos em decoração. Pensando nisso, vamos te passar agora dicas de como decorar um restaurante pequeno com pouco dinheiro.

Não se preocupe, aqui vamos ensinar a transformar o seu pequeno restaurante em um lugar incrível sem precisar gastar rios de dinheiro. Então, pegue seu cofrinho e venha conosco nesta lista!

Pintura

A pintura pode ser uma das formas mais baratas e eficazes de transformar a aparência do seu restaurante. Escolha cores que combinem com a personalidade do seu estabelecimento e use diferentes tonalidades para criar um ambiente acolhedor.

2)Iluminação

A iluminação pode fazer toda a diferença em um ambiente pequeno. Invista em luzes mais quentes e aconchegantes, como luzes de LED, e coloque alguns pontos de luz em destaque para dar um toque especial.

Plantas

As plantas são uma excelente forma de trazer vida e cor para o seu restaurante. Escolha plantas que se adaptem bem ao ambiente interno e coloque em vasos ou jardineiras para criar um ambiente mais verde.

Móveis

Os móveis são uma das principais peças da decoração de um restaurante. Procure móveis de segunda mão ou em lojas de móveis populares para economizar dinheiro, e use a sua criatividade para reformar e personalizar os móveis.

Arte na parede

A arte pode ser uma maneira divertida e econômica de decorar o seu restaurante. Use molduras antigas para criar uma galeria de arte na parede com fotos ou pinturas, por exemplo.

Detalhes personalizados

Crie um ambiente acolhedor e aconchegante com pequenos detalhes personalizados. Utilize peças antigas, como pratos e talheres de família, ou objetos que contem a história do seu restaurante.

Aproveite o espaço

Em um restaurante pequeno, é importante aproveitar cada cantinho disponível. Crie um espaço aconchegante para os clientes, com mesas bem distribuídas, nichos para guardar objetos, e um ambiente bem organizado.

Bônus: melhore também a experiência dos seus clientes

De nada adianta um ambiente extremamente atrativo se o atendimento e processos desmotivam os clientes, não é mesmo? 

A boa notícia é que implementar sistemas de tecnologia pode potencializar as vendas e fazer com que o consumidor se sinta ainda mais satisfeito com o local. 

A gestão do negócio também é importante para garantir um atendimento de qualidade e fidelização dos clientes. É aí que entra a importância de ter um sistema para seu restaurante, que pode ajudar a gerenciar o fluxo de pedidos, agilizar o atendimento e melhorar a organização. Com um software, é possível proporcionar uma experiência mais fluida e eficiente, aumentando a satisfação dos clientes e a rentabilidade do negócio.

O sistema Simpliza oferece comanda eletrônica, PDV/Frente de Caixa, cardápio digital, Painel Administrativo e delivery com integração iFood e aiqme.

Uma das grandes vantagens do programa Simpliza são seus valores, oferecendo até mesmo um plano 100% gratuito e que não precisa de cartão de crédito para a contratação.

Além disso, nosso delivery é integrado ao PDV e tanto os pedidos da integração iFood e aiqfome, quanto do seu cardápio digital chegam na mesma tela de sistema, automatizando e simplificando a gestão do seu delivery.

Não cobramos taxa de instalação e nem de fidelidade, pois garantimos nossos clientes com base na qualidade de nosso sistema e serviços.

E além disso, caso você queira um retaguarda mais robusto, nós temos integração com a Omie, onde você pode contratar nosso Caixa simples e eficaz junto com a gestão financeira poderosa da Omie.

E não acabou! Também temos integração com a Goomer Go, que é referência em auto atendimento no Brasil com tablets e totens de última geração.

Clique aqui e conheça mais sobre nosso sistema de forma gratuita!

Continue lendo…

Solução para delivery: Estratégias de vendas e marketing

Qual é a melhor plataforma de cardápio digital para restaurante?

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You May Also Like
Ler mais

Como aumentar as vendas do meu restaurante na pandemia?

Para que você, dono de restaurante, não tenha a possibilidade de cair na crise e ser prejudicado pela possível nova onda de COVID-19, o Simpliza está lançando a nova versão dos serviços e sistema, com muitas melhoras pensadas estrategicamente para esse período difícil que estamos passando! E além disso estamos priorizando as integrações com os aplicativos de pedido, automatização do WhatsApp e site próprio de pedidos.