Como montar um cardápio mais atrativo: Aumente suas vendas!

Saiba como montar um cardápio mais atrativo que chame a atenção dos clientes e aumente suas vendas agora!

Quando você decide ingressar no ramo alimentício, um dos primeiros detalhes que precisa se atentar é quanto a criação do cardápio da pizzaria, bar ou restaurante. 

Independentemente de qual for seu tipo de negócio, o cardápio precisa ser bem planejado e atrativo para o público. Afinal, ele é o principal cartão de visitas do seu estabelecimento e deve auxiliar os clientes a escolherem pratos e bebidas.

Para te ajudar a ter sucesso nessa tarefa, a Simpliza listou oito dicas infalíveis que você precisa conferir para deixar seu cardápio mais atrativo. Não perca!

Simplifique as vendas do seu restaurante, atenda seus clientes de um jeito mais rápido, seguro e eficiente!

8 Dicas para montar um cardápio mais atrativo

Criar um menu perfeito e atrativo, seja ele um cardápio da pizzaria, hamburgueria ou restaurante, não é tão simples assim. 

Afinal, não basta apenas escrever em um papel os produtos que serão servidos em seu estabelecimento, também é preciso planejar e colocar em prática boas práticas.

Ainda mais se levarmos em consideração que vivemos em uma sociedade extremamente visual. Dados comprovam que as pessoas prestam mais atenção em informações se elas vierem acompanhadas de imagens.

Segundo o site institutoptico.pt, o ser humano é essencialmente visual. Mais de 80% de toda a informação que captamos do exterior é obtida visualmente.

Dentro do ambiente dos restaurantes, o visual está presente em tudo: a boa apresentação das comidas, um local aconchegante e agradável, a identidade visual da empresa e, é claro, o cardápio dos produtos.

Por isso, adicionar fotos dos seus produtos ao menu é uma grande oportunidade de atrair novos públicos e de fidelizar os clientes antigos.

Agora, confira oito dicas para montar um cardápio mais atrativo para a sua pizzaria, bar ou restaurante:

1. Idealize o menu do seu restaurante

Todo o processo começa com a definição de um menu, ou seja, quais pratos você irá servir no seu restaurante ou delivery.

Para fazer essa escolha, você precisa considerar o seu público-alvo. Quem irá frequentar o seu estabelecimento ou pedir em seu delivery, e quais experiências eles buscam? Cada perfil tem gostos e preferências, e é importante conhecê-los.

Considere também a sua localização para determinar o tipo de cliente que você irá atrair. Por exemplo, se seu restaurante está situado em uma avenida principal cercada de empresas, você provavelmente irá atrair os trabalhadores da região.

dicas-para-montar-menu-de-restaurante
Como montar um cardápio mais atrativo: Dicas para aumentar suas vendas

2. Mostre as informações do modo mais claro possível

É importante deixar sempre evidente as principais informações referentes ao seu restaurante: nome do prato, ingredientes, valor e formas de pagamento.

O cardápio do seu restaurante precisa ser objetivo mas, ao mesmo tempo, conter detalhes importantes. Com isso, pessoas com alguma alergia ou restrição alimentar se sentirão respeitadas, sabendo quais pratos poderão pedir, e quais não poderão.

Também inclua sempre os valores dos pratos, para a pessoa já se preparar financeiramente para realizar o pagamento. Todas essas informações demonstram respeito e consideração para com seu público.

O que é Food Porn? Como usar a técnica no marketing para restaurante

3. Dê nomes criativos aos seus principais pratos e combos

Uma opção simples e divertida de agregar valor ao seu cardápio mais atrativo é ter nomes criativos para os pratos e combos mais populares. Essa estratégia captura a atenção das pessoas por mais tempo, e as deixa curiosas.

Caso você tenha, por exemplo, uma casa de lanches com uma temática mais nerd, nomes como “Toca do hobbit” (numa alusão aos livros do Tolkien) ou “O último Jedi” (fazendo menção aos filmes da saga Star Wars) ajudam a aumentar as vendas. Afinal, os fãs vão querer experimentar os pratos, e os curiosos também.

Como montar um cardápio mais atrativo: Dicas para aumentar suas vendas

4. Escolha cores que representem a identidade visual do seu negócio

Seu negócio, possivelmente, já deve possuir uma identidade visual, com logo, símbolo e cores de marca. Por isso, é muito importante que todos os pontos de contato da sua marca evidenciem sua identidade visual: isso também inclui o seu cardápio.

Faça cardápios que respeitam e complementam as cores do seu negócio: se possível, utilize as mesmas cores.

Se seu logotipo for amarelo, tente utilizar essa mesma cor no seu cardápio, junto com cores neutras, como branco e preto. Essas boas práticas visuais auxiliam a fortalecer sua marca e fidelizar seus clientes.

Sobre isso, confira nosso artigo Identidade visual para restaurante: importância de ter uma marca forte

5. Considere oferecer opções vegetarianas e/ou veganas

Uma tendência que tem crescido muito nos últimos anos é a da alimentação saudável. Isso inclui desde pratos fitness (que priorizam verduras e proteínas) até mesmo pratos vegetarianos (sem nenhum tipo de carne) ou veganos (sem nenhum tipo de ingrediente de origem animal, como carnes, leite e ovos). 

Possuir opções que contemplam também esse público é uma prática importante e demonstra respeito a todos os perfis de clientes.

Pode ser que o carro-chefe da sua lanchonete seja o hambúrguer artesanal, por exemplo. Mas, caso um vegetariano vá acompanhar um amigo e veja uma opção que lhe atenda, ele se sentirá incluído dentro da sua empresa.

Para conferir algumas ideias de porções vegetarianas, confira nosso artigo 5 ideias de porções vegetarianas para servir no seu restaurante ou bar: com receitas

Mas, atenção! Tenha certeza de que seus pratos são, de fato, vegetarianos ou veganos. Pesquise sobre esse tipo de alimentação e seja honesto quanto aos ingredientes.

Como montar um cardápio mais atrativo: Dicas para aumentar suas vendas

  

6. Capriche nas fotos

Como vimos, vivemos em uma sociedade visual. Por isso, mais do que nunca, você deve utilizar fotos em seu cardápio para que as pessoas sintam desejo de consumir seus produtos.

Porém, não se esqueça de que as fotos precisam ser realmente dos seus produtos. Então, capriche na fotografia e utilize imagens de boa qualidade.

Essa regra vale para qualquer tipo de estabelecimento, tanto para o cardápio da pizzaria, como também para o menu de uma marmitaria.

Para ler dicas e melhorar suas fotos, leia nosso artigo completo Fotografia de Alimentos: 7 Dicas Para Fazer as Melhores Fotos?.

7. Crie Layouts Interessantes

A estética do cardápio também é um detalhe importante. Não basta adicionar fotos e descrições de qualquer maneira, você deve criar um layout funcional e interessante.

Utilize letras simples e legíveis, adicione fotos bem produzidas e use um layout moderno que não tem erro.

Para caprichar no design do seu cardápio, a dica é utilizar ferramentas de edição, como o Canva, que é gratuito e possui diferentes templates personalizáveis. 

Confira nosso post Canva: o que é e como usar para editar imagens e saiba como usar esta plataforma para deixar seu cardápio mais atrativo.

8. Utilize um Cardápio Digital

cardapio-digital-como-montar

Por fim, a última dica é utilizar um cardápio digital. Essa ferramenta é um diferencial para você se destacar dos concorrentes e fugir de taxas de marketplaces nas vendas por delivery.

Além disso, um cardápio digital em seu restaurante proporciona diversas vantagens para você e para seus clientes:

  • diminuição de erros nos pedidos;
  • maior velocidade no atendimento ao cliente e no preparo dos pratos;
  • menos gastos e mais lucros;
  • automatização de pedidos no WhatsApp;
  • fácil e prático de utilizar.

Contrate um sistema para restaurante grátis com integração iFood, Omie e Goomer Go!

Sistema para restaurante Simpliza

O Simpliza é um sistema para restaurante fácil de usar, simples de entender e foi desenvolvido para automatizar todas as etapas da gestão do seu negócio!

Nossa tela é super intuitiva e possui todas as ferramentas que você precisa para organizar sua gestão.

Somos um programa de vendas e gestão 100% online, grátis e com um suporte sempre disponível para te auxiliar na gestão do seu restaurante.

Nosso sistema para gestão de restaurantes, bares e lanchonetes é completo: painel administrativo, fiscal, integração iFood, delivery, cardápio digital, comanda eletrônica e muito mais!

E além disso, caso você queira um retaguarda mais robusto, nós temos integração com a Omie, onde você pode contratar nosso Caixa simples e eficaz junto com a gestão financeira poderosa da Omie.

E não acabou! Também temos integração com a Goomer Go, que é referência em auto atendimento no Brasil com tablets e totens de última geração.

Está esperando o que? Marque uma demonstração sem custo agora mesmo!

Conclusão – Como montar um cardápio mais atrativo

Essas boas práticas para criar um cardápio de pizzaria, restaurante ou bar são importantes para que seu negócio possa crescer mais e, também, vender mais.

Um cardápio com informações claras e honestas ajuda, e muito, a atrair mais pessoas até seu balcão para fazer um pedido. Já fotos atrativas despertam o desejo do consumidor. Por isso, capriche nesse elemento, que é o principal cartão de visita do seu estabelecimento.

Aproveita e corre dar uma olha­­da no restante do nosso blog! Publicamos semanalmente artigos com dicas, novidades, notícias e sugestões para você, dono restaurante, bar ou lanchonete!

Nos siga no Instagram e receba dicas de gestão e vendas além de notícias sobre o mercado alimentício.

Continue lendo…

Marketing para restaurante: 8 bancos de imagens gratuitos para você usar na sua divulgação

Cardápio digital para restaurante: Como fazer um cardápio online?


0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You May Also Like
Ler mais

Como cadastrar meu restaurante no Waze?

São poucas as pessoas que ainda usam o GPS próprio do carro, ou até mesmo aqueles que vinham em um aparelho separado. Hoje em dia tornou-se normal usar o próprio smartphone para inserir a localização e se guiar por lugares que não se conhece. Por isso, vamos te ensinar a inserir o seu restaurante, bar ou lanchonete no Waze, o aplicativo de GPS mais popular no nosso país!