Guia para oferecer uma Experiência Gastronômica em seu restaurante

Embora seja um campo vasto, repleto de possibilidades, a gastronomia, até o momento presente, parece ter suas vertentes bem estabelecidas.

Desde os restaurantes mais sofisticados e renomados, repletos de glamour, até os self-services com comida caseira e saborosa, todos compartilham um elemento essencial: a experiência gastronômica.

Nos últimos anos, o mercado de food service tem despertado um interesse sem precedentes nas pessoas.

De acordo com os últimos resultados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) o setor de bares e restaurantes registrou um aumento de 1,2% no número de empregos em um período de 12 meses, enquanto o crescimento geral foi de 0,9% para outros setores

Além disso, os programas de TV focados em culinária conquistaram o paladar do público em geral, levando até mesmo os menos familiarizados com o assunto a se interessarem mais pela arte gastronômica, buscando receitas com conteúdo técnico e experiências surpreendentes.

A gastronomia ganhou um espaço significativo nesses canais, e não é para menos.

Afinal, estamos falando de uma necessidade básica humana: alimentação.

Será que é possível oferecer uma Experiência Gastronômica para seu público digna de se sentirem em um episódio do Masterchef?

Acreditamos que ainda há espaço para se destacar e obter grande sucesso nesse universo gastronômico com seu restaurante.

É por isso que, neste artigo, vamos explorar como você pode alcançar esse sucesso, mergulhando em um mundo totalmente novo: a Experiência Gastronômica, e como você pode implementá-la em seu próprio negócio. Vamos juntos nessa jornada!

Tópicos do artigo

  • Como oferecer uma experiência gastronômica?
  • Guia de perguntas e respostas: Como planejar uma experiência gastronômica para seu restaurante
  • 8 formas e dicas para montar uma experiência gastronômica em restaurantes
  • O bom uso da tecnologia favorece a Experiência Gastronômica em seu negócio
  • Conclusão
  • Continue lendo…

Como oferecer uma experiência gastronômica em um restaurante?

Um restaurante que proporciona uma experiência gastronômica cuida de cada detalhe, desde o atendimento até a apresentação dos pratos.

A comida em si deve ser preparada com capricho e criatividade, buscando despertar sensações únicas no cliente.

Pode ser uma comfort food reconfortante ou uma combinação de sabores e apresentações visualmente impressionantes.

O objetivo é criar uma experiência memorável, que fique gravada na mente do cliente e o incentive não apenas a retornar, mas também a divulgar o estabelecimento.

Essa abordagem não se trata necessariamente de algo luxuoso, mas sim de atenção aos detalhes e criatividade.

É por isso que essa tendência gastronômica tem sido tão bem-sucedida para diversos tipos de estabelecimentos, desde lanchonetes e bares até restaurantes pet-friendly.

Ela melhora a lucratividade ao proporcionar uma experiência diferenciada aos clientes.

No entanto, é importante entender que uma experiência gastronômica começa antes mesmo de o consumidor entrar no restaurante.

Envolve uma fase pré-experiência, a própria experiência durante a refeição e também uma fase pós-experiência.

Todas essas etapas são fundamentais para oferecer uma experiência gastronômica completa e podem ser implementadas de forma adequada, independentemente do tipo de estabelecimento.

Guia de perguntas e respostas: Como planejar uma experiência gastronômica para seu restaurante

Antes de passar pelas nossas dicas para oferecer uma experiência gastronômica para seus clientes, montamos um guia com perguntas e reflexões para te ajudar a montar um plano. Vamos começar:

Quem são seus clientes?

A alimentação é uma necessidade básica de todos os seres humanos, porém, a gastronomia vai além disso, pois não possui uma conceituação única e não se baseia somente em “matar a fome”.

É importante compreender essa distinção, uma vez que, com a evolução da culinária e a diversidade de paladares, diferentes regiões, classes sociais e grupos étnicos possuem gostos e desejos distintos, não é mesmo?

Ao definir com precisão a persona do seu negócio, ou seja, o perfil fictício que representa o público que você deseja alcançar, você estará dando um passo fundamental na análise do seu plano de negócios.

Então quem é seu cliente? O perfil do seu público? Reflita sobre seus gostos não só em paladar como também com músicas, decoração ambiente e interesses diversos.

Qual é o perfil do seu negócio?

Existem diversos tipos de restaurantes, bares e estabelecimentos food service, onde cada um possui propostas diferentes para com seu público.

Por isso, foque sempre nas suas habilidades e nas áreas a qual tenha mais afinidade. Além de maior propriedade para lidar com o assunto, a jornada será ainda mais prazerosa.

Ou seja, para criar uma experiência gastronômica, tenha bem definido o perfil do seu negócio e foque nas suas habilidades e afinidades.

Cada tipo de restaurante tem propostas diferentes, por isso é importante compreender o conceito que deseja seguir

Vamos entender alguns tipos de restaurantes e suas particularidades, segundo o estudo de caso realizado pelo Sebrae:

  1. Bistrô: Oferece uma experiência íntima, com atendimento personalizado. Baseia-se na sazonalidade dos ingredientes e pode trazer uma releitura de pratos clássicos. O ambiente deve ser agradável e sofisticado.
  2. Brasserie: Possui um ambiente descontraído e oferece bebidas no cardápio. Apesar do caráter mais parecido com a culinária brasileira, a comida deve ser de qualidade, preparada por uma boa equipe de chefs e cozinheiros. O público costuma ser mais jovem.
  3. Buffet: Oferece uma variedade de porções de diferentes tipos de comida. O cliente se serve de forma independente, escolhendo o que e quanto deseja comer. O cardápio de bebidas pode incluir refrigerantes, água e, em alguns casos, bebidas alcoólicas. É importante manter a reposição constante das porções.
  4. Cafeteria, Café ou Coffee Shop: Ambientes aconchegantes e sofisticados, com uma grande variedade de opções de tortas, bolos e, é claro, café. Os ingredientes devem ser de alta qualidade, proporcionando uma experiência diferenciada aos consumidores.
  5. Cantina: Associada à culinária italiana, mas pode abranger outras culinárias também. Deve transmitir uma sensação familiar, tanto na comida quanto no ambiente. As porções costumam ser maiores, permitindo que sejam compartilhadas. A comida deve remeter ao carinho e afeto, como aquela feita pelas avós.
  6. Food Truck: Os food trucks são veículos adaptados para servir alimentos e bebidas em locais específicos. Eles oferecem uma experiência gastronômica móvel e são populares em eventos, festivais e áreas de grande circulação. A comida servida nos food trucks pode variar desde hambúrgueres gourmet, tacos, sanduíches especiais até pratos étnicos, trazendo diversidade culinária para as ruas.
  7. Restaurante Gourmert: Os restaurantes de luxo são conhecidos por oferecer uma experiência gastronômica sofisticada e requintada. Eles geralmente têm uma atmosfera elegante e oferecem pratos elaborados com ingredientes de alta qualidade. O serviço é excepcional, com atenção aos detalhes e uma extensa carta de vinhos. Esses restaurantes visam proporcionar aos clientes uma experiência gastronômica memorável, combinando sabores refinados, apresentação impecável e serviço impecável.
  8. Restaurante à La Carte: Os restaurantes à la carte oferecem uma experiência gastronômica mais formal e personalizada. Nesse formato, os clientes escolhem pratos individuais de um menu diversificado, em vez de optar por um buffet ou refeições pré-definidas.
  9. Bar: Os bares são locais conhecidos por oferecer uma ampla seleção de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, juntamente com opções de petiscos e alimentos leves. Eles proporcionam uma atmosfera descontraída e social, onde as pessoas podem se reunir para desfrutar de uma bebida e socializar. Alguns bares também oferecem pratos mais substanciais, como hambúrgueres, sanduíches e pratos típicos de pub. A experiência gastronômica em bares geralmente é complementada pela atmosfera animada e pela música ao vivo em alguns casos.
  10. Choperia: As choperias são estabelecimentos especializados em servir chope, geralmente acompanhado de petiscos e comidas para harmonização. Elas oferecem uma variedade de marcas e estilos de chope, com destaque para o serviço de chopp tirado na hora. Além disso, as choperias costumam ter um ambiente descontraído, onde as pessoas podem desfrutar de uma bebida gelada em um clima de confraternização. A gastronomia nessas choperias pode incluir porções, petiscos e pratos que combinem com a bebida.

Ao planejar e criar estratégias para o seu negócio, leve em consideração o perfil do seu cliente e as possibilidades de ação do seu estabelecimento.

Como você pode personalizar sua Experiência Gastrônomica?

Se você já possui um restaurante ou outro tipo de negócio food service, então está aqui em busca de renovação, certo?

Logo, analise como seu negócio está sendo gerenciado atualmente e pense em como é possível personalizar a experiência que seus clientes já estão tendo hoje.

Além de cuidar da escolha dos móveis e da decoração do espaço, é necessário estender esse cuidado às louças e talheres selecionados.

Cada pequeno detalhe importa, pois são eles que definirão o quão satisfatória será a experiência gastronômica para o cliente em seu restaurante.

8 dicas para montar uma experiência gastronômica em restaurantes

O conceito de Experiência Gastronomica, com já mencionamos antes, está relacionado ao momento em que o cliente está em seu restaurante criando uma memória especial.

Vai além da refeição, sendo comer em seu restaurante um conjunto de fatores que envolvem e aguçam os sentidos e emoções do cliente.
Que tal explorarmos algumas estratégias para aprimorar a experiência gastronômica em seu restaurante?

1)Conheça seu cliente

Para proporcionar uma experiência gastronômica personalizada, é essencial conhecer seu público-alvo.

Conhecer seu cliente é o primeiro passo para oferecer uma experiência que ele procura.

Entenda seus gostos, preferências e necessidades. Realize pesquisas, colete feedbacks e esteja atento aos comentários dos clientes.

Isso permitirá que você adapte seu cardápio, ambiente e serviço de acordo com as expectativas do seu público, proporcionando uma experiência mais satisfatória.

2) Pense nos pratos e/ou bebidas

Invista na criação de pratos e bebidas que sejam únicos, memoráveis, criativos ou temáticos.

Explore combinações de sabores criativas, ingredientes frescos e técnicas culinárias diferenciadas, dentro da proposta do seu restaurante e do perfil que seu público têm.

Considere oferecer opções vegetarianas, veganas e adaptadas a restrições alimentares, para atender a diferentes preferências e necessidades dos clientes.

Além disso, o layout do seu cardápio, precisa estar alinhado com o estilo e a identidade visual do seu negócio ou do seu evento temático, se for o caso para sua Experiência Gastronômica.

Restaurantes mais clássicos pedem cardápios mais clássicos, o que não quer dizer que precisem necessariamente de um cardápio físico, pois até mesmo os restaurantes mais clássicos já adotaram um toque de tecnologia na hora de apresentar seus produtos, como por meio de tablets ou QR Code.

Nessa hora, vale deixar a criatividade fluir e ir coletando os feedbacks para validação das ideias.

3) Invista no ambiente e decoração

O ambiente e a decoração do restaurante são elementos fundamentais para criar uma experiência gastronômica agradável.

Escolha cuidadosamente a ambientação, garantindo que esteja alinhada com o conceito do seu restaurante e transmita uma atmosfera convidativa.

Também cuide da iluminação, mobiliário, cores, música ambiente e detalhes decorativos que contribuam para a experiência do cliente.

A importância do ambiente vai além da comida em si. É o local onde os clientes irão desfrutar da refeição e criar memórias especiais.

Portanto, investir na qualidade do ambiente deve ser uma prioridade, visando oferecer uma experiência gastronômica que se destaque perante o mercado.

Um ambiente bem planejado e decorado cria um clima agradável, tornando a experiência mais envolvente e memorável para os clientes.

4) Garanta agilidade nos processos e atendimento

Um serviço ágil e eficiente é crucial para a satisfação dos clientes, não é mesmo?

Certifique-se de que seus processos internos sejam bem organizados e que sua equipe esteja treinada para atender de forma rápida e cordial.

Reduza o tempo de espera entre o pedido e o serviço dos pratos, ofereça opções de reservas e implemente sistemas de atendimento eficientes, como o uso de comandas eletrônicas.

Sistema para restaurante: Melhores ferramentas de atendimento para restaurante

5) Tenha cuidado com a iluminação

A iluminação do ambiente pode influenciar diretamente na percepção dos clientes. Busque um equilíbrio entre uma iluminação adequada para visualização dos pratos e uma atmosfera aconchegante.

Evite luzes muito intensas, que podem causar desconforto, e opte por iluminação mais suave e intimista em determinadas áreas, como mesas de jantar.

Essa não é uma regra, mas pode funcionar muito bem no seu espaço e na diferenciação da sua experiência gastronômica, uma vez comprovado que pessoas costumam se sentir melhores quando expostas a luzes dessa forma.

Um ambiente com iluminação perfeita é aquele que não é excessivamente brilhante a ponto de incomodar e invadir a privacidade dos clientes, mas também não é tão escuro a ponto de dificultar a visibilidade.

6) Atenção aos fornecedores (sim, detalhes importam!)

Escolha fornecedores de confiança, que ofereçam produtos frescos, de qualidade e alinhados com a proposta do seu restaurante.

Garanta que a origem dos ingredientes seja sustentável e ética. Detalhes como a qualidade dos ingredientes, o sabor e a apresentação dos pratos fazem toda a diferença na experiência gastronômica dos clientes.

Também já pensou em apoiar os fornecedores locais? Assim, seu restaurante também apoiará o comercio local, mostrando que valoriza de onde vêm.

Pensando nesses fatores, um fornecedor que trabalha na sua região é sempre o mais adequado para atender essas necessidades. 

Além de poder te atender com maior agilidade, ainda terá insumos mais frescos e o tempo de transporte do alimento será mais curto, garantindo a entrega de um produto melhor. 

Ademais, sabemos que a relação restaurante e fornecedor é de codependência, portanto, a vida longa dos negócios locais pode garantir a vida longa do seu restaurante também. 

Inclusive, quando seu fornecedor é da sua região, fica mais fácil para você visitar a empresa e conhecer as referências, criando uma relação mais duradoura. 

7) Ofereça o melhor atendimento possível

Quando se trata de atendimento no mundo dos negócios, a excelência é o termo que melhor descreve essa expectativa.

Todos desejamos um atendimento sublime ao contratarmos um serviço. Queremos ser ouvidos, atendidos com gentileza e educação, sem abrir mão da agilidade.

Nenhum esforço ou investimento em estrutura, marketing ou plano de negócios será suficiente para sustentar um restaurante que oferece um atendimento ruim, com funcionários desatentos, grosseiros ou em um ambiente desorganizado e lento.

Por isso, é essencial prestar muita atenção na escolha dos funcionários responsáveis pelo atendimento em seu restaurante.

Após contratá-los, é importante garantir que haja alinhamento entre a equipe e que eles sejam capacitados conforme surgem oportunidades de aprendizado.

Um atendimento excelente é um dos principais pilares para criar uma experiência gastronômica memorável. Treine sua equipe para ser atenciosa, prestativa e cordial.

Esteja presente para ouvir as necessidades dos clientes e resolver possíveis problemas de forma ágil e eficiente.

Um serviço personalizado e acolhedor fará com que os clientes se sintam valorizados e desejem retornar ao seu restaurante.

8) Garanta presença nas redes sociais e marketing

Aproveite o poder das redes sociais e do marketing para promover seu restaurante. Crie perfis nas principais plataformas sociais, compartilhe fotos atraentes dos pratos e divulgue promoções especiais.

Também invista em estratégias de marketing digital, como anúncios direcionados e parcerias com influenciadores.

Ter presença online amplia sua visibilidade e facilita a conexão com clientes em potencial.

Foque suas publicações em boas fotos dos produtos e do espaço do restaurante, fazendo do Instagram uma vitrine atrativa. Facilite a comunicação com os clientes, disponibilizando o link do WhatsApp na biografia do Instagram e respondendo às dúvidas de forma cordial.

Após oferecer um excelente atendimento e experiência gastronômica, incentive os clientes a compartilharem sua experiência nas redes sociais, alcançando novas pessoas de forma natural e efetiva.

Como divulgar meu restaurante? 23 dicas de divulgação pelo especialista do marketing Neil Patel

O bom uso da tecnologia favorece a Experiência Gastronômica em seu negócio

A tecnologia pode ser sua melhor amiga na tarefa de oferecer uma experiência gastronômica em seu restaurante.

Por exemplo, o uso de um sistema de automação, para enviar pedidos diretamente para a cozinha pode reduzir o tempo de espera dos clientes.

Utilize tecnologia para automatizar processos e melhorar a comunicação entre a cozinha e o salão.

Um sistema e ferramentas podem automatizar seu negócio de diversa formas, como por exemplo:

  1. Integração com os principais aplicativos de delivery do mercado, permitindo ampliar o alcance e a conveniência para os clientes.
  2. Sistema de controle de estoque e financeiro, facilitando a gestão e garantindo a disponibilidade dos ingredientes necessários.
  3. PDV personalizado que permite atualizar o cardápio e outras informações de forma ágil e fácil, mantendo tudo atualizado conforme necessário.
  4. Gestão de pedidos e controle de motoboys para garantir uma operação eficiente e organizada.
  5. Utilização de comanda eletrônica e gestão de garçons para agilizar os processos, reduzir erros e melhorar a produção dos pedidos.
  6. Uso de monitor KDS para enviar os pedidos diretamente do caixa para a cozinha, agilizando o fluxo de trabalho.
  7. Impressão de comandas e cupons fiscais em múltiplas impressoras simultaneamente, garantindo eficiência na entrega e controle fiscal.
  8. Criação de um site de delivery exclusivo para o seu negócio, proporcionando uma experiência personalizada para os clientes e facilitando as vendas online.

Conclusão

Essas foram algumas dicas sobre como transformar o seu negócio de comida em uma verdadeira experiência gastronômica para os clientes.

Oferecer uma boa experiência gastronômica traz diversos benefícios tanto para os clientes como para o próprio restaurante.

Apesar de demandar tempo, paciência e investimento, os resultados compensam, certo?

Continue lendo…

Como dobrar a capacidade de oferta e atendimento do seu restaurante

Guia de Harmonização de Cervejas: Harmonize Cervejas com o Menu do Seu Restaurante

Você já conhece o sistema para restaurantes grátis Simpliza?

Simpliza oferece a comanda eletrônica, entre muitas outras ferramentas de gestão para bares e restaurantes.

Nós oferecemos um software gratuito que não precisa de treinamento para usar!

Além disso, não há taxa de fidelidade, além de se apresentar como um sistema de vendas 100% online e humanizado em seu atendimento e suporte.

O Simpliza é um sistema de venda para bar, lanchonete e restaurante com:

  • integração iFood e aiqfome
  • PDV Completo
  • Dashboard/Painel administrativo
  • comanda eletrônica
  • cardápio digital
  • Sistema delivery
  • Plano grátis
  • Suporte especializado
  • Banco de ajuda com mais de 50 tutoriais sobre o sistema

E maaaais! Caso você queira um retaguarda mais robusto e equipado, nós temos integração com a Omie, onde você pode contratar nosso Caixa simples e eficaz junto com a gestão financeira poderosa da Omie.

Também temos integração com a Goomer Go, que é referência em autoatendimento no Brasil com tablets e totens de última geração.

Clique aqui e converse com nossa equipe de atendimento! Marque uma apresentação sem custo nenhum e conheça nosso sistema.

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You May Also Like