Marketing para doceria: Como cativar os clientes do seu Instagram

Criar estratégias de marketing para doceria não precisa ser um bicho de sete cabeças! Você pode traçar um plano simples que vai engajar seus clientes e solidificar o nome do seu negócio com pouco esforço.

Utilizando as redes sociais, você pode divulgar seu negócio, seu produto e sua marca para um público maior. Se você tem a intenção de fazer sua doceria crescer, com certeza vai precisar de estratégias de marketing para doceria.

Preste atenção nestes dados: de acordo com um estudo da Square, os restaurantes que promovem seus negócios nas redes sociais veem um aumento médio de 20% nas vendas.

Outra pesquisa feita pela Social Media Today mostrou que 70% dos consumidores alegaram ter suas decisões de compras influenciadas por Ads no Facebook. Isso mostra o incrível potencial das redes sociais para marketing de food service.

Você não quer ficar para trás das tendências de mercado, certo? Então é preciso ter algumas noções básicas para desenvolver um planejamento de marketing para doceria.

Para te ajudar na tarefa, o Simpliza desenvolveu esse conteúdo especial, que te dá dicas de como fazer um planejamento de marketing, a importância dele para seu negócio e estratégias infalíveis. Confira!

O que você verá neste artigo:

  • Por que usar marketing para doceria?
  • Como começar uma estratégia de marketing para doceria?
  • Instagram para doceria: como bombar o insta do seu negócio
  • Sistema para doceria gratuito: conheça o Simpliza
  • Conclusão
  • Leia mais: conteúdo extra…

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Marketing para doceria: Como cativar os clientes do seu Instagram

Por que usar marketing para doceria?

É através do marketing que você pode fazer da sua marca famosa, atrair novos clientes e fidelizar os já existentes. É importante que seu negócio seja conhecido na sua região ou cidade, e que as pessoas fiquem interessadas em conhecer seu produto.

A principal motivação para o marketing é sempre vender mais. Mas sabemos que isso não é fácil. Por isso o marketing foca em: conseguir novos clientes, fidelizar os antigos e construir uma imagem positiva do seu negócio para que ele seja duradouro.

Além disso, o marketing também pode te ajudar na tarefa de se diferenciar da concorrência. Se o seu produto ou o seu negócio tem algo de especial, o marketing para doceria vai ressaltar isso.

Basicamente o marketing ajuda a convencer as pessoas de que seu produto é bom e confiável. As pessoas já querem consumir doces, você só precisa convencê-las de que os seus são os melhores.

De acordo com uma pesquisa da Euromonitor International, o mercado brasileiro de doces e sobremesas cresceu 22,5% em valor entre 2013 e 2018, com as vendas ultrapassando os R$ 41 bilhões em 2018.

Isso mostra uma tendência de crescimento gigante, e você pode se aproveitar dessa tendência estabelecendo um planejamento de marketing eficaz para sua doceria. Em um mercado tão competitivo, o marketing vai poder ajudar as confeitarias a se diferenciarem e se destacarem de seus concorrentes, destacando seus produtos, serviços e experiências exclusivas do cliente.

Como começar uma estratégia de marketing para doceria?

Qualquer publicitário ou especialista de marketing passa por esses passos para definir a estratégia de uma empresa ou cliente. Confira quais são.

1. Conheça seu público-alvo

Pesquise e defina qual é o público atual do seu negócio. Tente começar com uma média de idade, gênero, localização, interesses e renda. Você pode utilizar as estatísticas das redes sociais para te ajudar nessa tarefa. Depois, tente pensar em qual seria o público ideal do seu negócio. Aquele público que você ainda não conquistou mas gostaria de conquistar. Defina também as características desse público. 

2. Analise sua concorrência

É isso mesmo! Busque saber tudo sobre as estratégias de marketing dos seus 5 maiores concorrentes diretos e indiretos. Observe quais mídias eles usam, com qual frequência, qual a linguagem utilizada para falar com os clientes e tente classificar tudo o que você acha bom e ruim na estratégia do concorrente. 

3. Escolha o formato de mídia

Agora que você conhece seu público alvo, é capaz de saber quais são as redes sociais que eles mais usam (instagram, facebook, twitter etc.), como eles preferem consumir (delivery ou presencial) e o que eles têm interesse em consumir. Se seu público usa mais o Facebook, você irá fazer um planejamento de postagens frequentes para o Facebook, possivelmente utilizando posts patrocinados.

4. Faça um calendário de postagens

Apesar de ter definido uma rede social para focar, é importante marcar presença em todas. Para tanto, você precisa de um planejamento bem organizado. Defina os seguintes passos: 

  • Qual a frequência de postagens no Facebook;
  • A frequência de postagens no Instagram;
  • A frequência de stories para ambos;
  • Uma lista de ideias para ir utilizando durante a semana; 
  • Quais horários vai postar;
  • Como vão ser as legendas…

5. Analise as métricas

O marketing começa de verdade na hora de análise de resultados. Afinal, não é só postar qualquer coisa em seu Instagram e esperar o aumento das vendas. Você precisa analisar se aquele conteúdo está fazendo sucesso, gerando views e cliques para as suas páginas. Portanto, utilize o sistema de métricas das próprias redes sociais para avaliar quais postagens foram bem e quais foram mau. Continue planejando com base nisso. 

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Marketing para doceria: Como cativar os clientes do seu Instagram

Instagram para doceria: como bombar o insta do seu negócio

Na hora de criar posts e stories para seu Instagram, existem regras fundamentais para guiar seus conteúdos: 

– Interaja com a sua audiência

– Promova o negócio sem exageros

– Faça conexões genuínas com sua audiência

– Informe sua audiência

– Mostre seu negócio, seus produtos e você mesmo!

Pensando nessas regras básicas e no marketing para doceria, aqui vão algumas dicas de como criar um bom perfil para sua doceria no Instagram:

1. Utilize os destaques para informações básicas do seu negócio

Quando os usuários procuram um perfil de food service, esperam algumas informações básicas, como:

  • Cardápio;
  • Preços;
  • Como comprar;
  • Horário de funcionamento;
  • Endereço;
  • Informações adicionais sobre seu negócio. 

Utilize os destaques do Instagram para colocar essas informações e mantê-las atualizadas sempre. Os destaques são um lugar onde já nos acostumamos a procurar por essas informações, então é melhor seguir esse formato.

2. Coloque seu cardápio digital na bio

Crie um cardápio digital com a identidade visual do seu negócio, mantenha as informações sempre atualizadas. Não se esqueça de colocar o tamanho, peso ou quantidade de cada produto e também os preços. 

3. Invista em boas fotos

De acordo com uma pesquisa da Nielsen, as fotos de produtos são o tipo mais popular de conteúdo compartilhado nas redes sociais pelos consumidores. Isso destaca a importância de postar fotos atraentes de seus produtos nas redes sociais. 

4. Apresente você e sua equipe para o público

Com ferramentas como reels e stories, mostre o “making of” da sua doceria, apresente sua equipe e os processos que vocês fazem diariamente. Não se esqueça que a imagem precisa ter qualidade e você deve seguir todos os padrões de higiene e segurança para mostrar sua produção.

5. Use hashtags

Utilize hashtags relacionadas a docerias, confeitaria e sobremesas para aumentar a visibilidade de suas postagens. Pesquise as hashtags mais populares e relevantes em sua área e utilize-as em suas postagens.

Marketing para doceria: Como cativar os clientes do seu Instagram

Sistema para doceria gratuito: conheça o Simpliza

O melhor sistema para doceria chegou! Pensando em facilitar o trabalho das doceiras e confeiteiras do Brasil, o Simpliza criou um sistema exclusivo que te oferece todas as ferramentas necessárias para gerir seu negócio!

Com o sistema para doceria do Simpliza, você cria um cardápio digital personalizado e pode vender diretamente do seu cardápio pelo Whatsapp. Além disso, nossa integração com apps de delivery como Ifood e Aiqfome permitem mais agilidade no seu delivery.

É possível usar o programa Simpliza em tablets e por QR Code, e é a escolha perfeita para automatizar a sua gestão por completo.

Sendo online delivery ou em autoatendimento, a integração vai diminuir o tempo desses processos e tornar tudo mais rápido e intuitivo.

Tanto os pedidos iFood (aiqfome e DeliveryMuch também) quanto do site de pedidos chegam diretamente para o sistema de gestão e para a cozinha, deixando o seu delivery e atendimento rápido, integrado, automatizado e simplificado!

Não cobramos taxa de instalação e nem de fidelidade, pois garantimos nossos clientes com base na qualidade de nosso sistema e serviços.

Nossas operações são as mais fáceis e completas do mercado, clique aqui e marque uma consulta gratuita e sem compromisso! 

Conclusão

O planejamento de marketing para doceria é fundamental para que suas redes sociais dêem resultado, e não só trabalho!

O Instagram para confeitaria é uma ótima ferramenta para apresentar seu negócio e seu produto para quem ainda não te conhece. Por isso use e abuse dessa rede social para aumentar suas vendas!

Aproveita e corre dar uma olha­­da no restante do nosso blog! 

Publicamos semanalmente artigos com dicas, novidades, notícias e sugestões para você, dono restaurante, bar ou lanchonete! 

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Leia mais: Conteúdo extra…

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